éTica a nicômaco
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

éTica a nicômaco

on

  • 5,293 views

 

Statistics

Views

Total Views
5,293
Views on SlideShare
5,008
Embed Views
285

Actions

Likes
1
Downloads
110
Comments
1

1 Embed 285

http://www.colegiosacramentinas.com.br 285

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

éTica a nicômaco éTica a nicômaco Presentation Transcript

  • Ética aNicômaco
  • A obra Ética a este é, sem Nicômaco é dúvida, ocomposta por 10 principal de seus livros. Embora trabalhos noAristóteles tenha ramo.voltado a tratar do tema em outros livros sobre ética,
  • Aristóteles( (384-322 a.C) Aproximadamente em 367 ou 366 a.C. partiuAristóteles nasceu para Atenas, a fim deem Estagira (por instruir-se nas artesisso era chamado filosóficas. também de O Estagirita), província da Macedônia.
  • Aristóteles "Sou amigo deconheceu Platão e, Platão, mas mais ao que consta, amigo da verdade". tornaram-se Aristóteles teria, naamigos, apesar das Academia de Platão, divergências criado as raízes que relativas à lhe permitiramFilosofia. Há uma escrever sobre Ética, celebre frase alguns anos mais creditada à tarde. Aristóteles:
  • O nome do livro Aristóteles foi o deve-se primeiro filósofo aprincipalmente ao distinguir ética da compilador da política, sendo que a obra, que foi primeira exprime aNicômaco, filho de ação voluntária e Aristóteles (o pai moral do indivíduo, de Aristóteles enquanto a segundatambém chamava- exprime as se Nicômaco). vinculações do indivíduo com a sociedade.
  • Ética é umapalavra que podeser definida como Para Aristóteles o a ciência da homem tem um únicoconduta. Designa objetivo a ser as concepções perseguido: o bem.morais nas quais um ser humano tem fé.
  • No livro Por virtudes éticas I, Aristóteles entende-se aquelasdedica-se a virtude que nascem do hábitohumana, que para e as virtudes ele são duas: as dianoéticas sãovirtudes éticas e as aquelas que decorrem virtudes da inteligência e dianoéticas. podem ser desenvolvidas por um ensinamento.
  • No livro II Para isto o homemAristóteles trata da precisa ser educado,virtude. Esta é uma justo, comedido e qualidade razoável. Ela opõe-sepotencial que só se ao mal e possui um realiza quando se valor mediador que agem com justiça. interessa à Aristóteles.A virtude não é um dom e pode ser adquiridamediante o ensino.
  • No livro IIIAristóteles estudao valor das ações Já o relacionamento voluntárias e das paixões com as involuntárias. A ações involuntáriasvirtude relaciona- ocorrem porse com as paixões compulsão ou e ações ignorância. voluntárias.
  • A generosidade é o meio termo em No livro IV são relação à riqueza, descritas certas assim como avirtudes éticas que magnificência. Já a o homem deve ambição é o desejo possuir. por honra. A calma é o meio termo para a cólera.
  • O livro V aborda a as pessoas propensasquestão da justiça, a fazer o que é justo,estudada nos seus desejando e agindo.mais diversos tipos Quando se conhece a e relações. Para boa condição, a máAristóteles, justiça também se torna é a disposição de conhecida.caráter que torna
  • As virtudes a arte tem por dianoéticas são objetivo a criação; aestudadas no livro prudência é baseada VI. Elas dizem no bom senso e na respeito à razão; a inteligênciainteligência e são é a detentora dos cinco: ciência, conhecimentos e, por arte, prudência, fim, a sabedoria é inteligência e necessária para as sabedoria. A mais elevadas açõesciência demonstra ou reflexões. os fatos;
  • No livro VIIAristóteles ataca Para ele, deve-se os homens que evitar o vício, autilizam o saber incontinência e a para objetivos bruteza. nefastos.
  • Os livros VIII e IX, É por meio dela que otratam da amizade homem pode se salvar e o amor. São os e buscar a felicidade. livros mais Homens bons são conhecidos de amigos. O livro segue Aristóteles. A tratando dos tipos de amizade é uma amizade, virtude argumentando que a fundamental, verdadeira amizade necessária para a poupa erros, impele vida. belas ações e constitui a força de amigos.
  • A felicidade éPor fim, no livro X atingida quando o o assunto é a homem se liberta dos felicidade, bem males terrestres, mas supremo não pode ser procurado por contínua. Por isso, é todos os homens. preciso ser virtuoso e respeitar os valores morais.
  • Bibliografia •ARISTÓTELES. •ARISTÓTELES.Ética a Nicômaco. São Coleção "OsPaulo: Martin Claret, Pensadores". Rio de 2003. Janeiro: Nova Cultural, 2000.
  • Análise textual Após uma leituraatenta, mas rápida, pensamento a que o leitor levanta as pertence; nesse dúvidas de estagio, pode ser feito vocabulário, um breve esquema identifica o autor com a identificação no seu contexto dos principais histórico e na tópicos. corrente de
  • Análise temática autor se propõe discutir. Isto nosO leitor aprende a disciplina“ouvir” o autor, a intelectualmente, poiscompreender o que a tendência mais ele diz e as ideias frequente é começar que defende; discordando do autor, destaca, então, as ou seja, interpretamo- ideias central e lo antes mesmo de secundárias, compreendê-lo. identificando o problema que o
  • Análise interpretativa Desenvolve a crítica,O leitor começa a examina a coerência“dialogar” com o do texto (não autor. Levanta contradição), sehipóteses sobre os consegue solucionar subentendido do o problema proposto,texto, relaciona as se avança na ideias do autor a discussão ou não temoutras concepções um pensamento filosóficas. original e assim por diante.
  • ProblematizaçãoO leitor retoma osprincipais temas de questionamentos, sugeridos pelo num âmbito quetexto e os amplia valoriza a reflexãonas mais diversas autônoma, bem como direções. Isto a relação significa que o intersubjetiva na texto é discussão em grupo. desencadeador
  • SEMINÁRIOS O grupo deve nomear Cabe ao grupo a um coordenador apresentação responsável pelacrítica do livro. A organização eexposição deve ser andamento dos feita por todos os trabalhos, elementos do apresentando um grupo, relatório final daproblematizando e participação dos compartilhando componentes durante com restante da a preparação para o classe seminário.
  • Datas e Valores12/07 – Livros I e II. Apresentação dos19/07 – Livros III e IV temas: 4,0 pontos.26/07 – Livros V e VI. 02/08 – Livros VII e Relatório do VIII. coordenador: 1,0 ponto.09/08 – Livros IX e X.