Your SlideShare is downloading. ×
0
Midia   jornal impresso
Midia   jornal impresso
Midia   jornal impresso
Midia   jornal impresso
Midia   jornal impresso
Midia   jornal impresso
Midia   jornal impresso
Midia   jornal impresso
Midia   jornal impresso
Midia   jornal impresso
Midia   jornal impresso
Midia   jornal impresso
Midia   jornal impresso
Midia   jornal impresso
Midia   jornal impresso
Midia   jornal impresso
Midia   jornal impresso
Midia   jornal impresso
Midia   jornal impresso
Midia   jornal impresso
Midia   jornal impresso
Midia   jornal impresso
Midia   jornal impresso
Midia   jornal impresso
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Midia jornal impresso

816

Published on

Trabalho acadêmico da Disciplina Planejamento de Mídia.

Trabalho acadêmico da Disciplina Planejamento de Mídia.

Published in: Business
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
816
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
20
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Universidade do Vale de ItajaíPublicidade e Propaganda 4º PeríodoPlanejamento de MídiaAcadêmicos- Earle Martins, Eliziane Cordeiro e Giselle AraújoProfessora - Ligia Najdzion
  • 2. Introdução Os anos passam, a concorrência aperta, mas segue firma a tendência de alta na circulação dos jornais no país. Para alguns dos principais editores, os jornais tem impressos têm vida longa e promissora assegurada pela frente, até porque ainda há um campo enorme para ser trabalhado na conquista de novos leitores.
  • 3. O fim do Jornal Impresso... E você, o que acha? Será que ele vai acabar?http://www.youtube.com/watch?v=2tIz5S8Y_58
  • 4. A Mídia Jornal Segundo a pesquisa do Grupo de Mídia de São Paulo, intitulada “Midía Dados Brasil 2012”, o Jornal Impresso apresentou os seguintes dados:
  • 5. Share 2011  2012 2º colocado  2º colocado no bolo no bolo publicitário publicitário 12,3%  11,8%
  • 6. Investimento Publicitário
  • 7. Investimento Publicitário porSetor 2011  2012 Comercio (Varejo)  Comercio (Varejo) Mercado Imobiliário  Mercado Imobiliário Veículos  Veículos Cultura/esporte/turism  Serviços o  Cultura/esporte/turism Serviços o
  • 8. Investimento Publicitário nas Mídias Brasil X Mundo
  • 9. Investimento Publicitário naMídia Jornal - Brasil X Mundo
  • 10. As tendências 2011  2012
  • 11. Evolução da Circulação
  • 12. Perfil do Consumidor - 51% Homens 49% Mulheres- Classe B com 26%- 20/29 anos 23% e 30/39 anos com 21% - 51% Homens 49% Mulheres- Classe B com 28%- 20/29 anos 22% e 30/39 anos com 21%
  • 13. Penetração Homens 49% /  Homens 50% / Mulheres 42% Mulheres 43% 71% A1  69% A1 51% 20/29  52% 30/39 anos anos
  • 14. O que o leitor busca no Jornal?- - 82% Noticias locais- - 75% Primeira página- - 69% Noticias nacionais- - 50% Esportes- - 48% Noticias internacionais- - 38% Saúde- - 34% Arte e cultura- - 33% Classificados
  • 15. Horário de Consumo do Meio
  • 16. Informações do Grupo de Mídia de SPAlgumas das informações e analises maisimportantes feitas durante a mesa do Grupo deMídias São Paulo:Segue firme a tendência de alta na circulação dosjornais nos país e, segundo os editores, há aindaum campo enorme para ser trabalhado naconquista de novos eleitores. Para isso, não hásegredos; é preciso continuar investindo naqualidade do conteúdo, hoje distribuído emdiversas plataformas e responsável por asseguraralta credibilidade para o meio.
  • 17. Informações do Grupo de Mídia de SPOs editores comemoram em especial a diversificaçãoda base dos leitores, incrementada com a chegada declasse C. De fato, jornais mais dirigidos a esse targetsão os que mais crescem em circulação, enquanto oschamados quality papers tem seus níveis decrescimento de leitores mais baixos.Os jornais de circulação gratuita vêm crescendorapidamente e se difundindo cada vês por maiscidades, enquanto os editores a auditagem pelo IVCpromete maior segurança ao anunciante. Também osjornais de nichos, como os da área econômica, têminvestido no aumento da circulação.
  • 18. Informações do Grupo de Mídia de SP O crescimento da circulação tem nãoencontrado paralelo nos investimentospublicitários no meio. Segundo o projeto Inter-Meios, o jornal se mantém como segundamídia mais requisitada pelos a anunciante nadivisão das verbas publicitárias do país, mas aparticipação do meio tem caído ano a ano. Atendência se manteve em 2011 o investimentototal cresceu 8,5, porém o percentual do jornalfoi apenas 3,8%.
  • 19. Informações do Grupo de Mídia de SPEntre iniciativas que podem tornar os númerosdos jornais mais representativos, um serviçoespecifico para atrair pequenas e médiaseditoras interessadas em auditar suaspublicações. A iniciativa tem o apoio daSecom, que vai incentivar a participação dosveículos, de forma a melhor direcionar osinvestimentos públicos em publicidade. Oseditores listam também varias iniciativas paraatrair e reter a audiência jovem, sempre muitovisada pelo mercado anunciante.
  • 20. Informações do Grupo de Mídia de SPA distribuição dos conteúdos em plataformasavança em todas as frentes e vem agregandouma grande massa de leitores sendo promissoraalternativa para a geração e receita, mas, nomomento, os resultados em termos publicitáriossão ainda modestos.A agenda dos jornais que circulam fora doacidades do Rio e São Paulo é idêntica a dos seuscongêneres que visam circulação nacional,inovação principalmente quando o desafio édiversificar as plataformas de distribuição deconteúdo.
  • 21. Informações do Grupo de Mídia de SP As audiências nas plataformas digitais sãoanimadores, mas as receitas publicitáriasdecorrentes ainda são limitadas, entre 3%e10% do faturamento dos veículos. Aperspectiva é de crescimento rápido, porémnão tem sido fácil atrair a atenção deanunciante nacional. De forma geral, elesdemonstram preferir projetos integrados. Porisso as empresas investem bastante emprojetos envolvendo vários meios e tambémeventos locais.
  • 22. Informações do Grupo de Mídia de SP Aumentar a base de leitores continua sendomissão fundamental, mas a situação deve seranalisada sob uma perspectiva bastanterealista, até porque o momento é detransformações muito rápidas nos hábitos deconsumo e os custos para a expansão debase assinante elevados.A empresa já tem versões das suaspublicações para tablets, porém a audiência éainda baixa.
  • 23. Informações do Grupo de Mídia de SPInveste-se também na renovação dos parquesgráficos e no aprimoramento da qualidade deimpressão, com diferenciais que podem ajudarna diferenciação das peças publicitárias.Estratégias combinadas na versão impressa eon-line permitem aos jornais seguir tendo nosanúncios classificados uma fonte importantede receita e atração de leitores.
  • 24. FontesANJ – Associação Nacional de JornaisIpsos Marplan Media ResearchNielsenProjeto IntermeiosIAB BrasilInstituto Mapa

×