Your SlideShare is downloading. ×
Cultura da Convergência Game of Thrones
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Cultura da Convergência Game of Thrones

366
views

Published on

Trabalho acadêmico realizado na disciplina Comunicação Digital.

Trabalho acadêmico realizado na disciplina Comunicação Digital.

Published in: Education

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
366
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. POR DENTRO DE...
  • 2. INICIOGame of Thrones é o primeiro livro dasérie A Song of Ice and Fire, escritospelo norte-americano George R. R.Martin. No Brasil, recebeu o titulo de“As Crônicas do Gelo e do Fogo”.O primeiro livro de uma série de 07 foipublicado em 06 de Agosto de 1996. Eem 2011 a HBO comprou os direitosautorais e produziu uma série de TVchamada Game Of Thrones.
  • 3. Atualmente, o autor tem se dedicado a produção da série, onde utiliza dois livros por temporada. Como foi contratado como roteirista, atualmente terminou apenas 5 dos 7 livros. - Game of Thrones - Clash of Kings - Sword Storm - A Feast for Crows - A Dance of Dragons - The Winds of Winter - A Dream of Spring-
  • 4. A serie de livros foi bem recebida pelaCritica americana, que exaltou G . R. R.Martin, por ser uma cria diferente deSenhor dos Anéis, já que não faz mençõesa partes românticas ou engraçadas paraaliviar as tensões.Anteriormente a carreira de escritor,Martin já se dedicava ao trabalho deroteirista em Hollywood, o que colaborouem transformar suas publicações em umasérie com orçamento previsto em 60milhões de Dólares.
  • 5. TEASER HTTP://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=XVYTEGSO0WQ
  • 6. Filhos de J. R.R. TolkienComo todos que se aventuram aescrever ficção em universosmísticos, míticos, mágicos efantasiosos são comparados asagas como O Senhor dos Anéisou ate mesmo a Harry Potter,Martin se preocupou com umanarração adulta, onde não háhipótese de haver final feliz. Oambiente é repleto de sombras esangue , onde personagens nãoquerem salvar o Mundo e tudogira em torno de sexo, dinheiro epoder.
  • 7. Como não poderia deixar de ser, pordemorar mais de cinco anos parapublicar o quinto livro, os faz dasaga criaram sites para protestar ademora do autor, que atualmente éprodutor executivo da série. Issoinflamou os as reclamações deleitores que alegam que o escritorvai demorar mais para terminar osexto e sétimo livro.
  • 8. TRAILER HTTP://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=8IXEWRTLIZG
  • 9. A saga gira basicamente em torno de sete Clãs, que disputam poder entre si,ora guerreando, ora fazendo política. O inesperado esta constantementepresente, onde um personagem que o espectador venha a gostar simplesmentemorre dois episódios depois.Desta forma, a trama se tornou um sucesso, tendo uma narrativa dinamica quenão entedia quem assiste.
  • 10. ABERTURA OFICIAL DA 1ª TEMPORADA HTTP://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=OTUIYBEOTFE
  • 11. Outros “produtos” literários originados de Tolkien:
  • 12. Produtos: Fugindo do tradicional “Livro que vira filme”, o trabalho de Martin caminhou em direção a virar uma série, em breve lançada em Box, consecutivamente as temporadas finalizadas. Alem disso, logo após os livros serem lançados, foram criados jogos de RPG em formato de Cards. Atualmente já existem pôsteres, camisetas, bonés, miniaturas de personagens e jogos para video games e para PC (on line) em formato MMORPG.
  • 13. Paper.Li – Diario Gelo e Fogo http://paper.li/CDigital_game/1313516442 Com a busca de fontes no Twitter, encontramos aproximadamente 20 perfis que divulgavam informações sobre Game of Thrones, a grande maioria em Inglês. Percebemos que o material que era linkado nestas micro postagens era referentes a divulgação para conhecimento e também material criado por fãs. Com a utilização de alguns filtros, foi possível contemplar a real dimensão que a serie esta tomando, onde estavam presentes desde as velhas mídias ate mesmo as novas, se interligando e tomando proporções mundiais..
  • 14. A Convergência No que o autor do livro Cultura da Convergência analisa, o capitulo acerca da literatura de Harry Potter traz a tona: - Em ambos, há a imersão dos fãs num mundo de fantasia plausível e bem desenvolvido, com evolução histórica, geografia mapeada em detalhes e magos cheios de entusiasmo e poder, inspirados no modelo dos xamãs. - Nesse mundo de fantasia, tanto crianças como adultos são conduzidos a experiências imaginárias que criam que criam memórias, formam novos valores, guiam seus pensamentos e moldam sua compreensão da realidade.
  • 15. Dentro desta analise, o autor também traz a cena o universo de Star Wars,onde 6 filmes de ficção cientifica movem milhares de fãs ao cinema. Publicoeste que mais do que simples admiradores, são também consumidoresvorazes de TUDO, que diz respeito a marca Star Wars. Coisas que vão desimples dvd´s ate mesmo a torradeiras com formato de capacete de DarthVader.Sendo assim, atualmente o publicitário deve estar ciente de que não existemais uma separação entre texto e hipertexto.“O texto no papel é escrito e é lido linearmente, seqüencialmente – daesquerda para a direita, de cima para baixo, uma página após a outra; o textona tela – o hipertexto – é escrito e é lido de forma multilinear, multi-seqüencial, acionando-se links ou nós que vão trazendo telas numamultiplicidade de possibilidades, sem que haja uma ordem predefinida.” (p.150) ARTIGO “NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: LETRAMENTO NA CIBERCULTURA”, MAGDA SOARES (2002).
  • 16. Desta forma, sabendo que a comunicação digital evolui dia a dia, que ela interage permanentemente entre todas as mídias existentes, o futuro comunicador social deve atentar-se a tendência que já fazem parte de sua rotina e que em breve serão comuns a todos, como a fusão entre TV e PC. Sociedade da informação• A cultura oral e audiovisual vem substituindo a formação clássica e letrada da escola;• Na atual sociedade, ser analfabeto (definindo-se como pessoa que não domina a cultura letrada), não quer dizer que a pessoa não domine a cultura mídiática (oral e audiovisual);• A cultura midiática passa a ser a base de informação em todas as classes sociais.• Vivemos, em nossa sociedade, a introdução de novas modalidades de leitura e escrita, devido as tecnologias da informação e da comunicação.Cecília Goulart (2006), artigo “Letramento e modos de ser letrado: discutindo a base teórico-metodológica de um estudo”:
  • 17. CONCLUSÃO Alem de concluir que a moeda corrente que move o mundo atualmente é a informação, devemos saber que poder e que alcance uma pequena ação on line pode tomar, envolvendo as novas e também as velhas mídias. Muitas ações serão como “Poneis Malditos”, onde não se sabe a proporção que poderá alcançar, porem deve-se estar preparado para compreender e interagir com estes novos paradigmas do mundo digital. Tanto se elas forem positivas como se elas forem negativas. OBRIGADO!