• Save
Projeto comenius news
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Projeto comenius news

on

  • 273 views

 

Statistics

Views

Total Views
273
Slideshare-icon Views on SlideShare
249
Embed Views
24

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

1 Embed 24

http://esgncomenius.blogspot.pt 24

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Projeto comenius news Projeto comenius news Document Transcript

    • Projeto Comenius –5º encontro,República ChecaDecorreu entre 22 e 29 de Setembro oencontro do Projeto Comenius na República Checa.Nela participaram, representando a Escola Secundáriada Gafanha da Nazaré, as alunas Carolina Machado eBeatriz Casqueira e as professoras Fernanda Alegretee Inês Ferreira. O projeto em que participamos, com otítulo “Promoting Magic Places in Europe”, reúne dezpaíses: Portugal, Espanha (Catalunha), Itália,Alemanha, Turquia, Chipre, Grécia, República Checa,Letónia e LituâniaA viagem teve início no dia 22, com umaviagem de comboio até Lisboa, onde embarcámos noavião com destino a Praga.A escola que nos acolheu, o GymnasiumPacov, situada na cidade de Pacov, é uma escolapequena, onde nos sentimos em casa. Os 160 alunosda escola e os 16 professores receberam-nos muitobem. As nossa alunas foram ainda muito bemacolhidas pelas famílias que as alojaram.Chamou-nos à atenção o facto de a escola nãoser murada: à volta do edifício existe um relvado semvedação para o exterior. Outro aspeto que nos tocou,por ser tão diferente do nosso dia-a-dia na escola, foique os alunos e os professores se sentem tão àvontade na escola, que a primeira coisa que fazem,quando chegam de manhã, é tirar os sapatos, pô-losno cacifo e calçar uns chinelos.No dia 23 conhecemos Karlstein, um casteloonde viveu o rei Charles IV, um monumento em estilogótico. À tarde a visita foi pela cidade de Praga quenos encantou.
    • O dia da Europa, dia 24 de Setembro, foicomemorado com uma exposição de trabalhosrealizados pelos alunos; pretendia-se que cada paísmostrasse alguns dos seus elementos característicos.Quase todos apostaram na gastronomia típica. Nóslevámos um puzzle representativo de Portugal e aindicação de alguns dos elementos típicos de cadaregião, bem como uns deliciosos bolinhos de gema.Na terça feira andámos duas horas deautocarro com destino a Kutná Hora, um local pertode Praga, recheado de elementos arquitetónicosinteressantes: a Sedlec Ossuary (capela dos ossos) e aCatedral de Santa Bárbara.Dia 26, pela manhã, rumamos a CeskýKrumlov, uma cidade a 40 km da fronteira com aÁustria, património mundial da UNESCO,caracterizada pela existência de diferentes estilosarquitetónicos: gótico, renascentista e barroco. Aívisitámos também o museu de fotografia Seidl, umlugar único, onde pudemos ver como era a fotografiano séc. XIX.
    • No dia 27 fomos recebidos pelo presidente daCâmara de Pacov, num antigo castelo, utilizado pelastropas alemãs durante a II Guerra Mundial. Dessautilização resta ainda um bunker, construído sob osjardins do castelo, que também visitámos.O resto do dia foi usado para trabalhosrealizados pelos alunos, utilizando programas deedição de imagem para construir roteiros turísticoscom as fotografias e vídeos recolhidos ao longo dasvisitas efetuadas.Este foi também o dia reservado para a últimareunião de trabalhos dos professores dos dez paísesenvolvidos no projeto, onde foi feito o balanço dasatividades realizadas e foram programados ospróximos encontros: Grécia, entre 28 de Outubro e 4de Novembro, Turquia, entre 2 e 9 de Março de 2013e Alemanha, entre 6 e 13 de Maio de 2013.O último dia foi reservado para um contactocom a natureza: um passeio a pé pela colina de Blanic,rica numa vegetação muito diferente da das nossasflorestas e de onde se tinha uma vista soberba sobreos campos circundantes.Durante toda a semana falámos inglês, peloque melhorámos as nossas competências no domínioda língua inglesa e aprendemos algumas palavras eexpressões em checo. Tivemos ainda um contactomuito enriquecedor com uma cultura muito diferenteda nossa. Foi uma experiência excelente, a repetir!