Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
Apresentação.moodle
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Apresentação.moodle

  • 266 views
Published

 

Published in Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
266
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
6
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Estratégia de Mediação do Processo Ensino- Aprendizagem
  • 2.  Atualmente o formato de educação evoluiu muito, indo além das salas de aula e dos muros das escolas, principalmente no âmbito do ensino superior: graduação, pós-graduação e capacitação de profissionais. Esse avanço se deu com o advento do uso de tecnologias como estratégia de mediação do processo ensino e aprendizagem.
  • 3.  Para este novo conceito de ensino, mediado pelo uso de tecnologias, inúmeras oportunidades são ofertadas, sobretudo, para quem busca os cursos a distância. Com base nas novas abordagens para a educação a distância, num ambiente virtual, esta apresentação destaca o uso da plataforma Moodle na construção do processo de formação do aluno, sua utilização e ferramentas.
  • 4. O que é o Moodle? • Modular Object Oriented Distance Learning – sistema modular de ensino a distancia orientado a objetos. • Desenvolvido em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas, o Moodle (...) não só trata a aprendizagem como a atividade social, mas focaliza a atenção na aprendizagem que acontece enquanto construímos ativamente artefatos (como textos, por exemplo), para que os outros os vejam ou utilizem.
  • 5.  É um software livre, de apoio a aprendizagem, executado num ambiente virtual, em um sistema de aprendizagem de trabalho colaborativo  Pode ser visualizado através de qualquer navegador da Web como: Internet Explorer, Netscape, Fire Fox, etc.  Sua distribuição é gratuita (licença GNU – GPL ; software livre), podendo ser instalado em diversos ambientes: MS-Windows, Linux e Unix.
  • 6. Vantagens para o aluno  Atuação ativa na sua aprendizagem;  Permite analisar, investigar, colaborar, compartilhar e construir seu conhecimento, baseado em suas próprias experiências;  Aceita atividades assíncronas - que não ocorrem simultaneamente - para todos os alunos ou entre aluno e professor;  Flexibilidade, ritmo e intensidade de atividades durante o curso.
  • 7. Interação  Acesso, pelo professor, às informações sobre alunos de sua disciplina;  Formação de grupos de alunos;  Monitoramento e registro dos acessos dos usuários;  Verificação das atividades dos alunos;  Agendamento de atividades que são informadas aos alunos;  Sistema de notas;  Upload de arquivos, pelos alunos e professores.
  • 8. Recursos  Usuários: acesso ao moodle por nome de usuário e senha; Participantes (usuários): administrador, criador, professor, tutor, usuário e convidado.  Hiperlinks: obtenção de informação por navegação (web);  Grupos: criação de grupos entre os participantes;  Fórum: principal ferramenta da plataforma, permite discussões e troca de informações entre os participantes (professor e usuários).
  • 9. Avaliação  Critérios (escalas, notas, conceitos);  Administração (controle de atividades);  Atividades (questionários, tarefas, fóruns, diários,trabalhos, oficinas, etc.)
  • 10. Curso de Especialização em Ensino e Tecnologia Disciplina: Recursos Tecnológicos Aplicados às Práticas Pedagógicas Professor: Walmir Eno Pottker Aluna: Maristela Costa de Alencar