Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
Aula 2 introdução a informática apresentar amanha
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Aula 2 introdução a informática apresentar amanha

  • 152 views
Published

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
152
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
8
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. História da Computação. Conceitos Básicos
  • 2. Objectivos No final da Sessão deverão ser capaz de: Conhecer os primórdios da computação; Compreender a Geração de computadores; Conhecer os conceitos básicos de Informática;
  • 3. História da Computação
  • 4.  Já há muito tempo o homem vem tentando livrar-se dos trabalhos manuais e repetitivos, como por exemplo, operações de cálculo e redacção de relatórios.  A palavra CÁLCULO tem sua origem no termo latino CALCULUS. Que os milhares de anos serviam para denominar pequenas pedras que eram usadas para contar, deslizando-se por sulcos cavados no chão. Essa espécie de Ábaco foi descoberta em recentes escavações arqueológicas.
  • 5.  A partir desse elemento de cálculo, outros similares apareceram em diversos lugares do mundo, sendo chamados de ábaco. O mais antigo data de aproximadamente 3500 a.C., no vale entre os rios Tigre e Eufrates. Por volta do ano 2600 a.C. apareceu o ábaco chinês que evoluiu rapidamente e foi chamado em sua forma final de Suan-Pan, de modo semelhante apareceu no Japão o Soroban.
  • 6.  No final do século XVI, o matemático escocês John Napier, inventor dos logarítmos naturais, idealizou um dispositivo baseado em bastões que continham números, capazes de multiplicar e dividir de forma automática!  Também idealizou um calculador com cartões que permitia a realização de multiplicações e recebeu o nome de Estruturas de Napier.
  • 7.  Em 1642, o filósofo e matemático francês Blaise Pascal inventou a primeira máquina automática de calcular, a máquina era feita de rodas dentadas que simulavam o funcionamento do ábaco, realizava apenas soma e subtracção e o resultado era mostrado numa sequência de janelinhas. Primeiro esta máquina foi chamada de PASCALINA, mas terminou, mais tarde, recebendo o nome de Máquina Aritmética de Pascal.
  • 8.  O matemático alemão Gottfried Wilhelm Von Leibnitz, em 1672, aperfeiçoou a Máquina de Pascal, construindo a calculadora universal que realizava soma, subtração, multiplicação, divisão e ainda calculava raiz quadrada.  Em 1801, Joseph Marie Jackuard construiu um tear automático que aceitava entrada de dados através de cartões perfurados para controlar a confecção e desenho dos tecidos. Esta máquina pode ser considerada a primeira máquina mecânica programável.
  • 9.  Charles Babbage, em 1833, projetou a Máquina Analítica ou Diferencial, que de certa forma era semelhante aos computadores atuais, pois dispunha de programa, memória, unidade de controle e periféricos de saída. A ideia da construção surgiu da necessidade de se realizar automaticamente tabelas de logaritmos e funções trigonométricas. Pelos mesmos motivos da sua invenção anterior Babbage não viu essa sua máquina ser construída, mas devido a esse projecto, ele ficou conhecido como Pai da Informática.
  • 10.  Em 1937, Howard H. Aiken, da universidade de Harvard, desenvolve a idéia de Babbage junto com cientistas de seu departamento e engenheiros da IBM. Como resultado desse desenvolvimento, construíram o primeiro computador electromecânico baseado em rêles e engrenagens, denominado Calculadora Automática de Seqüência Controlada (Automatic Sequence Controlled Calculator - ASCC), que recebeu o nome de MARK-I.
  • 11.  O MARK-I acabou de ser construído em 1944 e possuía unidades de entrada, memória principal e unidade aritmética de controle e de saída.  Essa máquina foi o primeiro computador eletro-mecânico a ser construído e a funcionar, ainda que por pouco tempo, pois o desenvolvimento dos computadores electrónicos fez com que esses caíssem logo em desuso.  Tinha 17 metros de comprimento por 2 metros de largura, pesava 70 toneladas, era constituído de 700.000 peças móveis. Somava dois números em menos de 1 segundo e multiplicava em 6 segundos.
  • 12.  John W. Mauchly e J. Prester Eckert Jr., junto com os cientistas da Universidade da Pensylvânia, construíram, na Escola Moore de Engenharia Elétrica, o primeiro computador eletrônico, chamado de ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Calculator), que entrou em funcionamento em 1946. Era um projeto militar americano para o cálculo da trajetória de morteiros através de tabelas.
  • 13.  Era 1.000 vezes mais rápido que o MARK-I e realizava a soma de dois números em 0,0002 segundos e a multiplicação em 0,0003 segundos. Possuía volume de 111 metros cúbicos, peso de 30 toneladas, 17.000 válvulas a vácuo, 50.000 comutadores, 70.000 resistências, 7.500 interruptores e tinha um consumo que oscilava entre 100.000 e 200.000 Watts. Quando o ENIAC estava em funcionamento as luzes da Filadélfia sofriam uma grande queda, além disso o equipamento exigia muita ventilação, tornando os custos de manutenção elevados, principalmente devido as válvulas.
  • 14.  Em 1951, Mauchly constrói o primeiro computador da série a ser posto à venda, o UNIVAC-I (computador automático universal), que já utilizava fitas magnéticas. No ano seguinte foram construídos os computadores MANIAC-I, MANIAC-II, UNICAC-II (sendo este com memória de núcleos de ferrite). Com o surgimento destas máquinas acaba a pré-história da informática.
  • 15. GERAÇÃO DE COMPUTADORES  Computadores da 1ª Geração – Surgiram entre 1945 e 1955. A sua principal característica residia no facto de os seus circuitos electrónicos serem constituídos por válvulas – o que fazia com que estas máquinas assumissem dimensões gigantescas;  Reduzidas capacidades de processamento e armazenamento de informação. Só existiam em alguns poucos, locais de investigação científica.
  • 16.  Computadores da 2ª Geração - Surgiram entre 1955 e 1965. A sua principal característica residia no facto de passarem a funcionar fundamentalmente com base em transístores, que vieram substituir as válvulas.  Redução no tamanho dos computadores e aumento das suas capacidades;  Surgiram os primeiros Sistemas Operativos e linguagens de programação de alto nível.  Passaram a ser comercializados embora só as grandes Empresa pudessem adquirir pois um IBM 7094 custava 200.000 US$;  no entanto, eram muito difíceis de operar e de manter.
  • 17.  Computadores da 3ª Geração - Surgiram mais ou menos entre 1965 e 1975. O seu aparecimento ficou a dever-se à criação de chips, ou seja, pequenas pastilhas de circuitos integrados, constituídos por transístores e outros microcomponentes electrónicos.  Redução drástica de tamanho, enquanto as suas capacidades aumentavam bastante.  Sua comercialização aumentou principalmente nos sectores empresariais mais fortes e também em Universidades.
  • 18.  Computadores da 4ª Geração – começaram a surgir na década de 1970, coincidindo com o aparecimento dos primeiros microprocessadores (processadores totalmente contidos em um chip). Tem se caracterizado por dimensões cada vez mais reduzidas, capacidades cada vez maiores e preços cada vez mais baixos. Desta forma, os computadores pessoais, conheceram uma difusão massiva.
  • 19.  Computadores da 5ª Geração – as características desta geração de computadores ainda não se encontram muito bem definidas, mas tem sido caracterizada por: multiprocessamento ou processamento paralelo (vários processadores ou CPU a funcionarem em simultâneo); capacidade para funcionarem com sistemas avançados de inteligência artificial. Nomeadamente comunicação verbal e outras capacidades mais específicas
  • 20.  CONCEITOS BÁSICOS
  • 21.  “Computadores são inúteis. Eles só podem dar respostas.”  (Pablo Picasso)
  • 22.  Dados VS Informação:  Qual é a diferença?  Conceitos básicos
  • 23.  De acordo a (Davenport e Prusak, 1998, p.2) “Dados são conjuntos de fatos distintos e objectivos, relativos a eventos”.  Os dados, por si só, têm pouca relevância ou propósito.  Informação;  São dados com algum significado ou relevância. DADO X INFORMAÇÃO DADO INFORMAÇÃO Data de nascimento: 16/07/61 Idade 52 anos
  • 24.  Tecnologias de Informação:  são os processos de recolha, tratamento, controlo e comunicação da informação. O equipamento mais importante dessa tecnologia é o computador e a Informática estuda essa tecnologia. (Continuação)
  • 25. (Continuação)  Informática:  segundo a Antas, Esteve e Rui Garcia “A palávra INFORMÁTICA foi criada em 1962 pelo francês Philipe Dreifus, a partir da conjugação das palávras Informacion + Automatic” (2000, p. 29). Pode ser entendida como o conjunto de conhecimentos e técnicas utilizado no tratamento automático da Informação.
  • 26.  Tipos de dados  Os sistemas de computação, actualmente, manipulam vários tipos de dados: Números Podem ser organizados, alterados, calculados e armazenados. Textos Podem ser escritos, corrigidos, alterados na forma e cor, armazenados e impressos. Imagens Podem ser estáticas (em duas ou três dimensões) ou em movimento (animações e vídeos). Podem ser criadas, alteradas, armazenadas e reproduzidas. Sons Podem ser gerados electronicamente (sintetizados) ou gravados. Podem ser alterados, armazenados e reproduzidos.
  • 27. Áreas de Aplicação da Informática  Cálculo numérico;  Gestão e negócios;  Indústria;  Banca;  Educação;  Medicina;  Comunicação
  • 28.  O que é um computador?
  • 29. Estrutura do Computador  O computador: o termo computador representa na realidade não um, mas um conjunto de vários equipamentos e componentes que, funcionando em conjunto, permitem a obtenção, de forma automática, de um determinado resultado.
  • 30.  A informática assenta em três grandes áreas:  Hardware  Software  Firmware (Continuação)
  • 31.  Hardware refere-se aos dispositivos físicos que constituem um sistema informático. (Continuação)
  • 32. (Continuação)
  • 33. Memória Possibilita ao computador armazenar dados e instruções durante o processamento
  • 34. (Continuação)
  • 35.  Firmware: são todos os programas que se encontram permanentemente no interior do computador em circuitos integrados de memória. As instruções responsáveis pelo carregamento do sistema operativo, encorntram-se no Firmware. (Continuação)
  • 36.  Ciclo de processamento  O computador, de maneira simplificada, realiza uma determinada sequência (“ciclo”) para processar os dados. Entrada Processamento Saída Programa
  • 37. Tipos de Computadores  Classificação de computadores quanto ao porte:  Mainframes: Estes são os computadores mais potentes. Aplicações: Empresas, Banca, Investigação Científica.  Minicomputadores: Estes são uma miniatura dos computadores mais potentes. Aplicações: pequenas e médias empresas “utilizados como servidores de rede”
  • 38.  Microcomputadores: Estes são os computadores mais pequenos. Normalmente designados por Computadores pessoais (PC’s). Aplicações: Consultórios médicos, Tempos livres (jogos).  Notebook ou Laptops:  São computadores que apresentam capacidade de processamento e funcionamento aos dos microcomputadores, mas montados em gabinetes menores e muito mais leves, que integram todos os componentes em um único gabinete, tornando-os portáteis.  Palmtops ou Handhelds São computadores portáteis, pequenos o bastante para serem seguros em uma mão e operados com a outra. (Continuação)
  • 39. Exercícios  Arranque ¼ de uma folha e resolva as seguintes questões:  Identifique Dados e Informação:  Data de nascimento: 16/07/61; Longe; Medição * Métrica de Temperatura = 38º C; Medição * Métrica de distância = 100 Km; Quente; Idade: 52 anos; Soma de Preço Unitário * Quantidade; Valor Total da Factura: 2.500 Kzs;  Que personagem foi conhecida de pai da Informática:  A) John Napier  B) Blaise Pascal  C) Charles Babbage
  • 40.  ANTAS, A.; ESTEVES, M. J.; GARCIA, R. Introdução às Tecnologias de Informação, Plátano, (6ª edição), 2000.  MARÇULA, Marcelo; BENINI, Armando Pio. Informática Conceitos e Aplicações. BIBLIOGRAFIA