UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
          DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA - DCET
                       ...
   Definição dos Experimentos que contribuíram para afirmação das teorias
         (Abiogênese X Biogênese);
        Con...
 Seqüência Didática


   A professora fará a correção da avaliação do dia anterior e concomitantemente ela
tirará as poss...
OBSERVAÇÕES:
      A correção da avaliação foi bastante significativa, os alunos se demonstraram
bem interessados em enten...
Anexos




                                   O PRESENTE
01- Você é uma pessoa especial, e por isso está recebendo este pr...
11-Se você é calmo (a), mantenha este Dom, porém não se deixe abater pela passividade e deixe sempre
clara a sua opinião. ...
24- Equilíbrio é estabilidade mental e emocional. Requer moderação e prudência. Então, seja equilibrado
e entregue este pr...
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Ix plano de_aula

500

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
500
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcript of "Ix plano de_aula"

  1. 1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA - DCET CAMPUS II – ALAGOINHAS DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II DOCENTE: CLÁUDIA REGINA DISCENTES: VALNISE CHRISTO E ELOÁ BASTOS IX PLANO DE AULA SEMANAL PERÍODO: 20 de Julho de 2010. SÉRIE: 1º ANO – ENSINO MÉDIO TEMA: 1. Célula SUBTEMA: 1.1 Origem da Vida; 1.2 Composição química da célula; 1.3 Introdução a Citologia; 1.4 Envoltórios celulares. OBJETIVOS:  Revisar os conhecimentos adquiridos sobre Origem da Vida, elementos que compõem quimicamente a Célula, introdução a Citologia e envoltórios celulares. CONTEÚDOS:  Conteúdos Conceituais:  Identificação das Teorias da Origem da Vida e os respectivos cientistas que a elaboraram;  Definição e comparação das Teorias (Abiogênese X Biogênese);
  2. 2.  Definição dos Experimentos que contribuíram para afirmação das teorias (Abiogênese X Biogênese);  Conhecimento, identificação e classificação dos elementos químicos da célula;  Conhecimento do histórico das células;  Definição e identificação das estruturas e divisões das células;  Definição e descrição de envoltório celular;  Conhecimento das principais características e funções da membrana plasmática;  Análise de comparação de transporte através da membrana plasmática.  Conteúdos Procedimentais:  Correção e revisão dos conteúdos “As teorias que deram origem a Vida: Biogênese X Abiogênese; Componentes químicos da Célula; Introdução a Citologia e Envoltórios celulares”, através de uma avaliação verificando aprendizagem.  Conteúdos Atitudinais:  Valorização dos conhecimentos formais para vida; PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS COM SEQUÊNCIA DIDATICA  Técnicas:  Revisão da avaliação escrita objetiva.
  3. 3.  Seqüência Didática A professora fará a correção da avaliação do dia anterior e concomitantemente ela tirará as possíveis dúvidas. Posteriormente ela entregará as provas com as médias da unidade. Em seguida a professora fará uma dinâmica “O Presente” como uma espécie de despedida.  Recursos Didáticos  Quadro branco;  Materiais de papelaria;  Avaliação;  Presente. AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados de acordo com os seus respectivos desempenhos na avaliação objetiva. REFERÊNCIAS:  ALBERTS, B. et al. – Biologia molecular da Célula – 4 ed. – Porto Alegre: Artmed, 2004.  PAULINO, W. R.- Biologia: citologia/ histologia, Vol. 1 – 1 ed. – São Paulo - Editora Ática, 2005.  SILVA JÚNIOR, C.- Biologia, vol. 1- 1ª Série – 8ª ed. São Paulo – Editora Saraiva, 2005.
  4. 4. OBSERVAÇÕES: A correção da avaliação foi bastante significativa, os alunos se demonstraram bem interessados em entender os erros cometidos. A dinâmica foi bem divertida. E a despedida foi bem emocionante.
  5. 5. Anexos O PRESENTE 01- Você é uma pessoa especial, e por isso está recebendo este presente, mas, na verdade, não se anime muito, pois este presente não é seu! Entregue-o à pessoa que considera á mais bonita da sala. 02- Para muitos, a beleza é fundamental, mas para você é apenas uma qualidade. Que pena! Este presente também não é seu. Você vai entregá-lo a uma pessoa dinâmica 03- Ser dinâmico é estar sempre presente, ajudando sem cessar. Mas... este presente não é seu .... Entregue-o a uma pessoa realista 04- Como você é realista, então já sabe o que lhe espera, a realidade é que este presente não é seu. Você vai entregá-lo a pessoa que você considera inteligente 05- Ser inteligente é um privilégio, mas a capacidade de entender o mundo é dos sensíveis e inteligentes e você também o é. Pela sua inteligência, você sabe que o presente não é seu, entregue-o a uma pessoa sensível. 06- Ser sensível é um Dom de Deus, qualquer coisa lhe atinge, atinge a sua sensibilidade, e esta sensibilidade lhe diz que este presente não é seu, então, entregue-o a uma pessoa carinhosa. 07- Carinho também é uma forma de amor. Você está de parabéns! (palmas a ela), mas.... todo este carinho você irá demonstrar, entregando este presente a uma pessoa meiga. 08- A meiguice é um Dom que poucas pessoas possuem. Se você é mesmo uma delas, cultive-a que será recompensada (o) por Deus. Sendo meiga(o) já sabe que este presente também não é seu... passe-o para uma pessoa otimista. 09- Ser otimista é estar sempre disposto(a) a começar tudo de novo. Quanta força de vontade tem dentro de você. Você é tão otimista que acredita que este presente é seu, mas ... não é... Você vai entregá-lo a uma pessoa trabalhadora 10-Dizem que Deus ama a quem trabalha, e você deve estar radiante por esse amor de Deus! Pense consigo mesmo que quem trabalha um dia será recompensado. Hoje chegou o meu dia e eu serei recompensado com este presente! Mas não é bem assim, a sua recompensa será ainda maior, não hoje, hoje trabalhe mais um pouco e dê o presente à pessoa calma.
  6. 6. 11-Se você é calmo (a), mantenha este Dom, porém não se deixe abater pela passividade e deixe sempre clara a sua opinião. Mas o presente também não é seu... Entregue-o a pessoa mais criativa. 12- Ser criativo é levar uma vida inventando, imaginando coisas. Para você , as horas são curtas e os dias pequenos demais! Seja criativo para escolher uma pessoa mais do grupo. Aquela que diz na hora o que pensa, uma pessoa sincera, 13- Ser sincero(a) é ser fiel, é ser uma pessoa em quem se possa confiar, tomara que haja mais pessoas como você. Não fique com o presente, seja sincero(a), entregue-o a pessoa mais simpática. 14- Nós admiramos você pela sua simpatia e na sua simpatia, dê uma voltinha..., mas apenas para escolher uma pessoa solidária para você e passe este presente. 15- Ser solidário é fundamental nos dias de hoje, mas nem só de pão vive o homem. Assim, este presente não é seu, entregue-o a pessoa mais sensual 16- Sensualidade é força de vida. Use toda a sua energia e entregue este presente para a pessoa mais romântica. 17- Como pessoa romântica que é, você vê o amor em todas as coisas, mas mesmo assim este presente não é seu, entregue-o a uma pessoa dedicada do grupo, 18- A dedicação é um ato de entrega, então, não vai ser difícil, entregue este presente a pessoa persistente 19- Ser persistente é um ato de coragem frente aos obstáculos da vida, então tenha coragem e entregue este presente a uma pessoa tolerante. 20- Ser tolerante é ser paciente e aceitar certas falhas e erros das pessoas. Desculpe, eu errei, esse presente não é seu entregue-o a urna pessoa empolgada 21- Ser empolgada com as coisas é maravilhoso. Você contagia a todos com pequenos atos, mas não fique muito empolgado(a), pois este presente não é seu, entregue-o à pessoa mais cortês do grupo. 22- A cortesia é a maneira que o homem encontra de demonstrar toda a sua delicadeza, então seja cortes e entregue este presente a uma pessoa interessante do grupo. 23- Ser interessante significa cativar o espírito, a atenção, a curiosidade. Então s interessante e cative uma pessoa equilibrada do grupo, oferecendo-lhe este presente
  7. 7. 24- Equilíbrio é estabilidade mental e emocional. Requer moderação e prudência. Então, seja equilibrado e entregue este presente a pessoa mais amorosa do grupo. 25- Amoroso é quem tem ou sente amor. Aquele que ama, que é bondoso, que tem em seu ser a semente do amor. Demonstre este amor e entregue este presente a uma pessoa que considere prudente. 26- Prudência é qualidade de quem age com moderação, buscando evitar todo que causa dano. Evite danos maiores e entregue este presente a uma pessoa coerente 27- Ser coerente é possuir atitudes que buscam harmonia. Exercite este Dom e passe o presente á pessoa que julga ser competente. 28- Ser competente é possuir várias habilidades, portanto passe esse presente para uma pessoa muito organizada turma 29- O organizado faz tudo na hora certa. Sua prontidão lhe ajudará a se organizar para entregar este presente a pessoa mais confiante. 30- A confiança é fundamental, nos orienta a atingir nossos ideais, mas você já está confiante demais. Este presente não lhe pertence, entregue-o à pessoa mais amiga do grupo. 31- Você foi eleita a pessoa mais amiga. Parabéns! Ser amigo é primordial, é reunir um pouco de todas as qualidades, é Ter amor no coração. Este presente é para você. E você como amigo, irá reparti-lo com todos os amigos que estão compartilhando este momento especial. Que Deus dê a todos a esperança e a força para continuarmos lutando por um ideal.

×