Alimentação Equilibrada

3,508 views
3,373 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,508
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
141
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Alimentação Equilibrada

  1. 2. Qual destes meninos terá uma alimentação equilibrada
  2. 3. <ul><li>O excesso ou a carência de nutrientes pode causar problemas de saúde. </li></ul><ul><li>A carência de proteínas pode provocar: </li></ul><ul><li>atrasos de crescimento; </li></ul><ul><li>incapacidade de aprendizagem na idade escolar; </li></ul><ul><li>pouca resistência às doenças. </li></ul>Como reage o organismo à carência ou ao excesso de nutrientes:
  3. 4. <ul><li>O consumo excessivo de hidratos de carbono e lípidos pode permitir o aparecimento de: </li></ul><ul><li>obesidade ( excesso de peso); </li></ul><ul><li>doenças cardiovasculares; </li></ul><ul><li>diabetes (açúcar no sangue). </li></ul>Como reage o organismo ao EXCESSO de Hidratos de Carbono e Lípidos:
  4. 5. <ul><li>A carência de vitaminas no organismo provoca doenças chamadas avitaminoses . </li></ul><ul><li>Carência de vitamina B1 </li></ul><ul><li>Provoca fraqueza muscular e dificuldades respiratórias </li></ul>Beribéri Raquitismo <ul><li>Carências da vitamina D </li></ul><ul><li>Problemas de crescimento e deformação dos ossos </li></ul>Como reage o organismo à CARÊNCIA de Vitaminas:
  5. 6. <ul><li>Causa: Falta de vitamina C </li></ul><ul><li>Inchaço e hemorragia nas gengivas. </li></ul><ul><li>Causa: Falta de vitamina PP </li></ul><ul><li>O nome 'vitamina PP' faz referência à acção Preventiva à Pelagra. </li></ul><ul><li>Provoca dermatites, diarreias e demência </li></ul>Escorbuto Pelagra Como reage o organismo à CARÊNCIA de Vitaminas:
  6. 7. Como reage o organismo à CARÊNCIA de Vitaminas:
  7. 8. <ul><li>Causa: Falta de iodo </li></ul><ul><li>aumento generalizado da tiróide </li></ul>Bócio <ul><li>O cálcio e o fósforo intervêm na formação dos ossos e dentes ( associados à Vit.D) </li></ul>Descalcificação Como reage o organismo à CARÊNCIA de Sais Minerais:
  8. 9. Anemia <ul><li>O ferro intervém na formação dos glóbulos vermelhos, que são responsáveis pelo transporte do oxigénio </li></ul><ul><li>O flúor aumenta a resistência dos dentes; </li></ul><ul><li>A falta de flúor facilita o aparecimento da cárie dentária. </li></ul>Cárie dentária Como reage o organismo à CARÊNCIA de Sais Minerais:
  9. 10. <ul><li>Pela falta de sódio, cloro potássio e fósforo. </li></ul>Mau funcionamento Como reage o organismo à CARÊNCIA de Sais Minerais:
  10. 11. Fluorose <ul><li>Causa: Excesso de flúor </li></ul><ul><li>Manchas, em geral esbranquiçadas, que aparecem nos dentes, geralmente de forma simétrica. </li></ul>Calcificação <ul><li>Causa: Excesso de cálcio </li></ul><ul><li>Calcificação em locais não próprios. </li></ul>Como reage o organismo ao EXCESSO de Sais Minerais:
  11. 12. Como reage o organismo ao EXCESSO/CARÊNCIA de Sais Minerais:
  12. 13. Alimentação Equilibrada É aquela que fornece ao organismo todos os nutrientes necessários à vida e nas quantidades adequadas.
  13. 14. Gorduras e Óleos – 2% Lacticínios – 18% Carne, pescado, ovos – 5% Cereais e derivados, tubérculos – 28% Hortículas – 23% Fruta 18% Leguminosas – 4%
  14. 15. O que nos ensina a roda dos alimentos De uma forma simples, a nova Roda dos Alimentos transmite as orientações para uma Alimentação Saudável , isto é, uma alimentação: Completa - comer alimentos de cada grupo e beber água diariamente; Equilibrada - comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor quantidade dos que se encontram nos grupos de menor dimensão, de forma a ingerir o número de porções recomendado; Variada - comer alimentos diferentes dentro de cada grupo variando diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano.
  15. 16. Cereais e derivados, tubérculo Hortículas Fruta Grande fornecedor de energia para a manutenção da vida e a realização de trabalho. Fornecedores de minerais , vitaminas e fibras . Para se conseguirem as quantidades necessárias destes nutrientes, têm de se ingerir boas porções dos alimentos deste grupo. Grandes fornecedores de vitaminas , glícidos e fibras .
  16. 17. Gorduras e Óleos Lacticínios Carne, pescado, ovos Leguminosas É o grupo de menor área porque, por um lado, o nosso organismo necessita de uma pequena quantidade de lípidos e, por outro, os alimentos que os fornecem são quase inteiramente constituídos por eles. Grandes fornecedores de proteínas de origem animal. Fornecedores de proteínas de origem vegetal e de fibras. Alimentos indispensáveis para que o organismo receba proteínas, vitaminas e cálcio.
  17. 18. Não nos devemos esquecer de, em cada refeição… <ul><li>Escolher, pelo menos, um alimento de cada sector; </li></ul><ul><li>Variar o mais possível os alimentos dentro de cada sector, pois eles são substituíveis entre si; </li></ul><ul><li>Comer em maior quantidade os alimentos dos sectores com maior área da roda e em menor quantidade os alimentos dos sectores com menor área. </li></ul>
  18. 20. <ul><li>A pirâmide da alimentação saudável é um novo modelo que: </li></ul><ul><li>procura distinguir as gorduras boas das gorduras prejudiciais ao organismo, dando preferência aos óleos vegetais; </li></ul><ul><li>procura distinguir os hidratos de carbono bons e os hidratos de carbono prejudicais ao organismo, aconselhando os cereais integrais; </li></ul><ul><li>posiciona as carnes vermelhas (porco, vaca, borrego, entre outras) no vértice, tal como os doces, a batata e a manteiga, pois o seu uso frequente prejudica a saúde; </li></ul><ul><li>inclui o exercício físico e o controlo de peso. </li></ul>
  19. 21. Para fazermos uma alimentação saudável devemos cumprir algumas regras:
  20. 22. Se pretendemos ter uma vida saudável é essencial criar hábitos alimentares correctos: <ul><li>Tomar sempre o pequeno-almoço. </li></ul><ul><li>Não passar mais de três horas sem comer. </li></ul><ul><li>Aumentar o consumo de leite, produtos hortícolas e frutos. </li></ul><ul><li>Não comer em excesso. </li></ul><ul><li>Fazer uma alimentação variada. </li></ul><ul><li>Não consumir sal nem açúcar em excesso. </li></ul><ul><li>Não abusar das gorduras nem consumir bebidas alcoólicas. </li></ul>

×