A importância da fermentação para a humanidade

10,706 views
10,128 views

Published on

Este trabalho tem o objetivo de deixar claro o conceito de fermentação, qual sua importância ao corpo humano. Enfoca também, e principalmente, na sua importância e aplicações em nosso cotidiano.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
10,706
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
48
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A importância da fermentação para a humanidade

  1. 1. Escola Estadual Heronides Araújo Série: 1° E.M.I.E.P. Docente: Dionice Leite Discentes: Alex Secundino e Eduarda Gonçalves
  2. 2. Os seres vivos estão divididos em três grupos de acordo com sua necessidade do oxigênio:
  3. 3. Aeróbicos Obrigatórios Necessitam do oxigênio para obterem energia.
  4. 4. Anaeróbios Facultativos As leveduras, alguns moluscos e anelídeos podem viver tanto na presença quanto na ausência de gás oxigênio.
  5. 5. Anaeróbias Obrigatórias Certas bactérias não suportam a presença de gás oxigênio, o mesmo pode até matá-las
  6. 6. O que é fermentação ? Processo anaeróbico de produção de ATP a partir de substâncias orgânicas, por meio da degradação das moléculas orgânicas do alimento; • Se a necessidade de ATP for muito grande, nossas próprias células executam fermentação.
  7. 7. Aplicações e Benefícios
  8. 8. Produção de pães e bolos A levedura Saccharomyces cerevisiae, misturada à farinha, fermenta açúcares nela presente e produz etanol e gás carbônico; O gás é liberado na forma de minúsculas bolhas que se dilatam durante o cozimento, tornando a massa macia e leve.
  9. 9. Produção de pães e bolos Algumas receitas de pães e bolos utilizam o bicarbonato de sódio ou sal amoníaco; Ele produz bolhas de gás carbônico que também tornam a massa macia e leve; Ambos apresentam valor nutricional mais baixo que as leveduras.
  10. 10. Bebidas Alcoólicas Na produção de cerveja e whisky, que são provenientes da degradação do amido, que ocorrem durante a germinação das sementes da cevada; Os agentes fermentadores neste caso são as leveduras das espécies Saccharomyces cerevisiae ou Saccaromyces carlsbergensis.
  11. 11. Bebidas Alcoólicas Na produção do vinho, o substrato é o suco de uva e o agente fermentador, a levedura Saccharomyces ellipsoideus, presente na superfície de uvas maduras.
  12. 12. Bebidas Alcoólicas No México, o pulque (um tipo de cerveja) é produzido desde tempos pré-colombianos pela fermentação de plantas do gênero Agave por leveduras e lactobacilos.
  13. 13. Bebidas Alcoólicas  O vinho de arroz dos japoneses – saquê – resulta da ação de leveduras sobre os açúcares gerados pela degradação do amido de sementes de arroz pelo fungo Aspergillus orysae.
  14. 14. Fermentação láctica Muito utilizada na produção de laticínios como queijos, coalhadas e iogurtes;
  15. 15. Fermentação láctica O sabor característico da manteiga resulta da atividade de uma espécie de estreptococo, que libera acetoína, presente também em iogurtes.
  16. 16. Fermentação Láctica A produção de salame recebe a ação fermentativa de bactérias do gênero Pediococcus; A produção de ácido láctico contribui para o sabor e para maior conservação desse alimento.
  17. 17. Fermentação Acética Vinagres são produzidos por ação de bactérias fermentadoras – Acetobacter e Acetomonas – que convertem etanol em ácido acético.
  18. 18. Fermentação láctica Na produção de queijo suíço é empregada a bactéria Propionibacterium freudenreichii, que libera ácido propiônico e gás carbônico responsáveis pelo sabor característico e pelas cavidades típicas deste queijo.
  19. 19. Produção de Chocolate As sementes de cacau são fermentadas por leveduras e bactérias lácticas; A fermentação é necessária para dar o sabor típico do chocolate.
  20. 20. Molho de Soja É produto da fermentação de açúcares e outros compostos de sementes de soja pelo fungo Aspergillus oryzae.
  21. 21. Produção de Etanol Utiliza-se a fermentação do melaço de cana por leveduras do gênero Saccharomyces.
  22. 22. Produção de Acetona Proveniente da fermentação do melaço de cana pela bactéria Clostridium acetobutylicum.

×