Sociologia clássica 2

2,261 views
2,033 views

Published on

Resumo da história das Ciências Sociais - a sociologia no Brasil.

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,261
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
100
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Sociologia clássica 2

  1. 1. Prof. Douglas Gregorio.A SOCIOLOGIA NO BRASIL.ATUALIDADES SOCIOLÓGICAS.
  2. 2. Nesta aula:Os primórdios da sociologia no Brasil.A sociologia no Brasil do século XX.Atualidades sociológicas.
  3. 3. Os primórdios da sociologia no Brasil.Instituições universitárias, no Brasil, surgiram só noséculo XX, salvo raras exceções.Sociologia – não tinha espaço acadêmico no Brasil.A sociologia no Brasil surgiu associada à LITERATURA.Em geral, a sociologia brasileira aborda temas comonossa formação étnica e cultural, subdesenvolvimento eeconomia, e mais recentemente temas como culturapopular e violência, entre outros.
  4. 4. OS SERTÕES, Euclides daCunha – séc. XIX.Romance literário, mastambém um estudo sobre asetnias sertanejas do nordeste.Um dos primeiros trabalhospré-sociológicos no Brasil. O sertanejo é, antes de tudo, um forte!
  5. 5. Década de 1930 – a Sociologia surge no Brasil. Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freyre, fala sobre as origens coloniais da identidade cultural brasileira.Sérgio Buarque deHollanda, Raízes do Brasil. Um dosprincipais tratados sociológicos dacultura brasileira.
  6. 6. Década de 1930 – a Sociologia surge no Brasil. Formação do Brasil Contemporâneo - Colônia, de Caio Prado Junior, completa o ciclo do surgimento da Sociologia no Brasil, já na década de 1940.
  7. 7. Década de 1950 – a influência Marxista. Após a II Guerra, se destacaram sociólogos de projeção internacional, cujas idéias foram influenciadas pelas teorias de Karl Marx. São eles: Antônio Cândido, Florestan Fernandes, Francisco Weffort e Fernando Henrique Cardoso.
  8. 8. Sociologia no Brasil atual. A sociologia brasileira há tempos “exporta” sociólogos para grandes centros europeus e América Latina, além de ter vários centros de estudos, especialmente a USP e a Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Nomes como Gabriel Cohn e Reginaldo Prandi são exemplos de destaques.
  9. 9. Atualidades da sociologia. Novas tecnologias de informação e comunicação, internet – a REVOLUÇÃO DIGITAL se estende às mais variadas relações dentro da sociedade, especialmente a economia e a política.
  10. 10. Atualidades da sociologia.O mundo virtual e suas relações, anova economia, novos conceitos detempo e espaço, as novas relaçõesde poder, os relacionamentos, asredes sociais, novas formas desexualidade, trabalho, arte,comunicação... A CIBERCULTURA.
  11. 11. Atualidades da sociologia.A questão ambiental, o conflitooriente islâmico e ocidentecristão, as minorias sociais, e anova ordem mundial com os paísesemergentes e o surgimento denovos centros de poder, o papeldas novas tecnologias sãoquestões em voga na Sociologia.
  12. 12. Atualidades da sociologia.Manuel Castells, espanholcatalão, é considerado omaior sociólogo daatualidade, e suas teoriassão as mais estudadas emtodo o mundo, entre todasas ciências.Seu tema predileto éinternet e sociedade, e suaprincipal obra é A Sociedadeem Rede.
  13. 13. Grupo Cibernética Pedagógica.Laboratório de Linguagens Digitais – ECA – USP. Prof. Douglas Gregorio. Outubro 2010. www.kafenacoca.blogspot.com

×