MOOC - o que é?

1,436 views
1,302 views

Published on

Massive Open Online Course - MOOC - uma nova proposta em educação.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,436
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
117
Actions
Shares
0
Downloads
21
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

MOOC - o que é?

  1. 1. Na atualidade, o advento da INFORMÁTICA e da WEB revolucionaram de forma nunca vista toda a cultura humana. Estas tecnologias estão proporcionando novas formas de RACIOCÍNIO e COGNIÇÃO, o que obviamente abre perspectivas múltiplas e diferenciadas nos paradigmas educacionais.
  2. 2. O MOOC – Massive Open Online Course – representa uma experiência inovadora em educomunicação. Mesclando princípios das plataformas 2.0 e das redes sociais, um MOOC é uma experiência de produção compartilhada de conhecimento aberta a qualquer interessado sem pré-requisito além de estar conectado à web.
  3. 3. A produção de conteúdo é livre para qualquer participante, podendo usar todo e qualquer recurso acessível em tecnologia digital e web: imagens, blogs, fóruns, podcasts entre outros. Não se aplica uma pedagogia propriamente dita, pois inclusive a partilha de metodologias de construção de conhecimento é uma de suas principais características. Novas dinâmicas de socialização surgem a partir do engajamento dos participantes com a responsabilidade de troca interativa de conhecimento em cooperação mútua – conectividade.
  4. 4. Os paradigmas da modernidade lançam mão de um modelo dialético baseado na tríade tese, antítese e síntese. Porém, a conectividade de um MOOC vai além disso. As diferentes abordagens, pontos de vista e necessidades fazem com que o conhecimento deixe de ser obra de um único sujeito , mas de sujeitos conectados em ação dialógica.
  5. 5. Pensamento sistêmico: ações inter-relacionadas e conectadas num mesmo padrão em sentido horizontal: COMPLEXIDADE. MOOCs funcionam como redutores de diferença na medida em que são vetores de compartilhamento e construção do conhecimento e de processamento cada vez mais velozes da informação cooperativa que se tornou uma necessidade no mundo contemporâneo.
  6. 6. No MOOC as redes de conhecimento e a inteligência coletiva e conectiva se tornam uma realidade. Múltiplas possibilidades de mídia, meios e mediações. Desenvolvimento de linguagens múltiplas, intercompreensíveis numa nova expressão de sentidos, diferente da universalização da linguagem pretendida pelo racionalismo iluminista do século XVII.
  7. 7. Num MOOC os atores sociais são, basicamente, um especialista ou um grupo de especialistas focados no tema a ser adotado pelo MOOC, e os ilimitados estudantes entendidos em perfis e definições diversas, estando esse MOOC sempre aberto a qualquer internauta que tenha algum tipo de interesse no tema abordado. Não é curso convencional, não ocorre em âmbito institucional, nem é EAD. A INFORMAÇÃO ESTÁ EM TODO LUGAR.
  8. 8. Os MOOCs expressam aquilo o que as TICs proporcionam: uma nova perspectiva epistemológica: não um saber necessário e universal centrado no sujeito individual, mas um saber dinâmico que se configura na intersubjetividade.
  9. 9. Imagens: Corbis e Google. Prof. Ms. Douglas Gregorio. Outubro de 2013.

×