MOOC - o que é?
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

MOOC - o que é?

on

  • 705 views

Massive Open Online Course - MOOC - uma nova proposta em educação.

Massive Open Online Course - MOOC - uma nova proposta em educação.

Statistics

Views

Total Views
705
Views on SlideShare
626
Embed Views
79

Actions

Likes
0
Downloads
10
Comments
0

3 Embeds 79

http://www.bloglecom.com.br 76
http://digg.com 2
http://cloud.feedly.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

MOOC - o que é? MOOC - o que é? Presentation Transcript

  • Na atualidade, o advento da INFORMÁTICA e da WEB revolucionaram de forma nunca vista toda a cultura humana. Estas tecnologias estão proporcionando novas formas de RACIOCÍNIO e COGNIÇÃO, o que obviamente abre perspectivas múltiplas e diferenciadas nos paradigmas educacionais.
  • O MOOC – Massive Open Online Course – representa uma experiência inovadora em educomunicação. Mesclando princípios das plataformas 2.0 e das redes sociais, um MOOC é uma experiência de produção compartilhada de conhecimento aberta a qualquer interessado sem pré-requisito além de estar conectado à web.
  • A produção de conteúdo é livre para qualquer participante, podendo usar todo e qualquer recurso acessível em tecnologia digital e web: imagens, blogs, fóruns, podcasts entre outros. Não se aplica uma pedagogia propriamente dita, pois inclusive a partilha de metodologias de construção de conhecimento é uma de suas principais características. Novas dinâmicas de socialização surgem a partir do engajamento dos participantes com a responsabilidade de troca interativa de conhecimento em cooperação mútua – conectividade.
  • Os paradigmas da modernidade lançam mão de um modelo dialético baseado na tríade tese, antítese e síntese. Porém, a conectividade de um MOOC vai além disso. As diferentes abordagens, pontos de vista e necessidades fazem com que o conhecimento deixe de ser obra de um único sujeito , mas de sujeitos conectados em ação dialógica.
  • Pensamento sistêmico: ações inter-relacionadas e conectadas num mesmo padrão em sentido horizontal: COMPLEXIDADE. MOOCs funcionam como redutores de diferença na medida em que são vetores de compartilhamento e construção do conhecimento e de processamento cada vez mais velozes da informação cooperativa que se tornou uma necessidade no mundo contemporâneo.
  • No MOOC as redes de conhecimento e a inteligência coletiva e conectiva se tornam uma realidade. Múltiplas possibilidades de mídia, meios e mediações. Desenvolvimento de linguagens múltiplas, intercompreensíveis numa nova expressão de sentidos, diferente da universalização da linguagem pretendida pelo racionalismo iluminista do século XVII.
  • Num MOOC os atores sociais são, basicamente, um especialista ou um grupo de especialistas focados no tema a ser adotado pelo MOOC, e os ilimitados estudantes entendidos em perfis e definições diversas, estando esse MOOC sempre aberto a qualquer internauta que tenha algum tipo de interesse no tema abordado. Não é curso convencional, não ocorre em âmbito institucional, nem é EAD. A INFORMAÇÃO ESTÁ EM TODO LUGAR.
  • Os MOOCs expressam aquilo o que as TICs proporcionam: uma nova perspectiva epistemológica: não um saber necessário e universal centrado no sujeito individual, mas um saber dinâmico que se configura na intersubjetividade.
  • Imagens: Corbis e Google. Prof. Ms. Douglas Gregorio. Outubro de 2013.