Conflitos mundiais.

27,491 views

Published on

Conflitos ao redor do mundo, as guerras, tipos diferentes de guerra.

Published in: Education
0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
27,491
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
165
Actions
Shares
0
Downloads
808
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Conflitos mundiais.

  1. 1. OS CONFLITOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE Prof. Douglas Gregorio – sociologia.
  2. 2. Hoje existem cerca de 30 regiões no mundo onde ocorrem conflitos armados. (Mapa do site da ONU)
  3. 3. - Os principais motivos dos conflitos são: Étnicos – ETNIA – grupo de identidade unido por fatores biológicos (raça) e culturais (nacionalidade, língua religião, costumes. Políticos e ideológicos. Territoriais. Econômicos. Recursos naturais.
  4. 4. - Os conflitos podem ser: Externos: quando envolvem disputas entre dois ou mais países. Internos: quando envolvem disputas entre grupos que pertencem a um único país.
  5. 5. Os principais conflitos mundiais da atualidade são: A questão do ORIENTE MÉDIO. O TERRORISMO EUROPEU. O NARCOTRÁFICO NA AMÉRICA DO SUL. OS CONFLITOS AFRICANOS.
  6. 6. O ORIENTE MÉDIO
  7. 7. A Bíblia diz que Abraão gerou um filho, Isaac. Além de Isaac, gerou um filho bastardo, Ismael. Isaac tornou-se o pai de todos os judeus e Ismael, o pai de todos os árabe-palestinos. Uma guerra entre dois clãs irmãos, que atravessa mais de 5.000 anos.
  8. 8. 1948 – Fundação do Estado de Israel, após acordo mediado pela ONU. Os limites e os acordos sobre a distribuição territorial entre Judeus e Palestinos nunca foi totalmente respeitado e reconhecido por ambas as partes.
  9. 9. Fronteiras dividindo o território entre Judeus e Palestinos já foram marcadas e remarcadas diversas vezes, e sempre que está para ocorrer um acordo de paz entre ambas as partes, os radicais de ambos os lados acabam interferindo, dando continuidade à violência.
  10. 10. Interesses internacionais numa região estrategicamente situada entre três continentes, rica em petróleo, tornam as disputas ainda mais complexas.
  11. 11. Questões étnico-religiosas misturam-se a questões políticas e econômicas. O fundamentalismo muçulmano age em forma de terrorismo, enquanto o capital judeu, oriundo principalmente dos Estados Unidos, financia a repressão Israelense. A violência acaba se estendendo a outros países da região, e mesmo a países distantes, porém envolvidos.
  12. 12. •Alguns dos principais episódios deste conflito: •O assassinato dos atletas israelenses nas olimpíadas de Munique em 1972. •A Guerra Irã X Iraque, entre 1980 e 1990. •A Guerra do Golfo entre 1990 e 1991. •O maior atentado terrorista da história, com a destruição das torres gêmeas de Nova York e milhares de mortos em 11 de setembro de 2001.
  13. 13. O TERRORISMO EUROPEU.
  14. 14. Na Espanha os bascos querem independência, o ETA – Exército Separatista Basco, pratica atos terroristas, apaziguados no momento.
  15. 15. Irlanda do Norte - católicos querem a separação da Inglaterra - ações terroristas do IRA – Exército Republicano Irlandês. Destaque para o trabalho humanista e político do astro do rock Bono Vox.
  16. 16. O NARCOTRÁFICO NA AMÉRICA DO SUL.
  17. 17. O passado colonial,o subdesenvolvimento, as ditaduras e a instabilidade política estimulou o surgimento de movimentos guerrilheiros na América do Sul
  18. 18. Tais movimentos, de inspiração socialista, devido à repressão desapareceram do continente nos anos 70, exceto na Colômbia onde a guerrilha das FARC - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - aliouse ao narcotráfico
  19. 19. Passagem obrigatória das ricas rotas de tráfico para a Europa, o reflexo do fortalecimento do narcotráfico na América do Sul é sentido de forma intensa no Brasil, onde se desenvolveu um Estado paralelo com base nas favelas cariocas, financiado pelo narcotráfico que investe pesado em armamentos, gerando violência constante.
  20. 20. A QUESTÃO AFRICANA..
  21. 21. Continente marcado pelo profundo subdesenvolvimento, pela miséria, pelo atraso político e social e recente passado colonial, na África ocorrem inúmeros conflitos, centrados principalmente em questões étnicas, guerras civis e disputas territoriais. É o maior desafio para o futuro da comunidade internacional.
  22. 22. Somália: guerra civil de insurgência muçulmana. Ruanda e Burundi: guerra de etnias entre Tutsis e Hutus. E mais conflitos em Mali, Senegal, Serra Leoa, Argélia, Chade, Sudão e vários outros. Angola e Uganda: guerras civis de motivo político.
  23. 23. Produção, roteiro, editoração e montagem: Prof. Douglas Gregorio. Assessoria Pedagógica: Laboratório de Linguagens Digitais – ECA-USP. Imagens: Google e Corbis.

×