Comunidade, sociologia.

1,077 views
845 views

Published on

O que é uma COMUNIDADE.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,077
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
32
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Comunidade, sociologia.

  1. 1. SOCIOLOGIA Prof. Douglas Gregorio COMUNIDADE
  2. 2. Comunidade: implica em IDENTIDADES. Valorização da COLETIVIDADE. Baseia-se numa CULTURA.
  3. 3. Sociedade: implica em CIVILIZAÇÃO. Valorização do INDIVÍDUO. Baseia-se em REGRAS.
  4. 4. A comunidade INTERNACIONAL. Grandes questões da atualidade: A questão AMBIENTAL. Desenvolvimento e DESIGUALDADES. Os CONFLITOS ARMADOS.
  5. 5. A questão AMBIENTAL. Petróleo - matriz energética esgotável e poluente. Materiais sintéticos – plástico, PET - difícil decomposição. Agressão ao meio ambiente O esgotamento dos recursos naturais - alimentos, água, florestas - previsão de conflitos internacionais num futuro próximo. Tentativas de solução - acordos internacionais revelaram-se INFRUTÍFERAS.
  6. 6. Em pauta: BIODIESEL – pouco poluente, barato, renovável, mas desequilibra a produção de alimentos. A questão AMAZÔNICA: internacionalização, desmatamento, narcotráfico, espécies em extinção, culturas indígenas.
  7. 7. A DESIGUALDADE: 2/3 da humanidade é vitimada pela FOME. Principais causas: atraso político e tecnológico; má distribuição de renda interna e externa, políticas protecionistas e imperialismo. Em pauta: a multipolarização dos blocos regionais – NAFTA, MERCOSUL, União Européia, APEC etc. e a questão dos PAÍSES EMERGENTES – BIRC: Brasil Rússia, Índia e China.
  8. 8. OS CONFLITOS ARMADOS: O oriente médio e o fundamentalismo islâmico. As disputas étnicas e nacionalistas. O narcotráfico.
  9. 9. O ORIENTE MÉDIO: As origens dos conflitos entre judeus e palestinos remonta cerca de 7.000 anos. Segundo a bíblia, Abraão teria gerado Isaac, pai de todos os judeus e um filho bastardo, Ismael, pai de todos os árabes (palestinos). Os clãs tornaram-se inimigos mortais na disputa pela terra, que dura até hoje.
  10. 10. Potências internacionais e ditaduras teocráticas disputam o controle do petróleo; ação de grupos fanáticos islâmicos e organizações terroristas, especialmente após a fundação do Estado de Israel em 1948. O resultado: atraso político, econômico e social das populações da região e tensão internacional.
  11. 11. Principais episódios dos conflitos do Oriente Médio: O assassinato dos atletas da delegação israelense nas olimpíadas de Munique em 1972. A guerra Irã X Iraque entre 1980 e 1990. A Guerra do Golfo entre 1990 e 1991. A inesquecível tragédia de 11 de setembro de 2001 em Nova York, o maior atentado terrorista da história.
  12. 12. Em pauta: Mubarak A CRISE NO EGITO. O mundo islâmico, dominado por ditaduras e pseudodemocracias como no Egito, cada vez mais anseia por liberdades democráticas. A partir de protestos na Tunísia, o mundo árabe entra em estado de protesto, com ênfase no Egito, onde o povo pede democracia, mas corre-se a ameaça de radicais muçulmanos ultraconservadores transformar o país, considerado o mais aberto do mundo árabe, num novo Irã ou Afeganistão.
  13. 13. Os conflitos étnicos e nacionalistas na Europa. Irlanda do Norte - católicos querem a separação da Inglaterra - ações terroristas do IRA – Exército Republicano Irlandês, apaziguadas no momento; destaque para o trabalho humanista do astro Bono Vox.
  14. 14. Na Espanha os bascos querem independência, o ETA – Exército Separatista Basco, pratica atos terroristas, apaziguados no momento.
  15. 15. ÁFRICA – o passado colonial recente e ditaduras que ainda existem gera atraso político, econômico e social. Fome, guerras civis e epidemias dizimam populações inteiras – direitos humanos inexistentes. Exemplos – Conflitos étnicos em Ruanda; guerra e ditaduras na Somália e Etiópia; ditadura e terrorismo na Líbia, ditadura na Nigéria e Mali entre vários outros. A questão africana talvez seja o maior desafio da comunidade internacional na atualidade.
  16. 16. América do sul – guerrilhas e narcotráfico. Anos 50 e 60, movimentos revolucionários guerrilhas de esquerda. Anos 70, ditaduras militares – repressão aos grupos de esquerda. Anos 80, associação dos grupos armados ao narcotráfico. Resultado: fortalecimento do tráfico internacional e de organizações criminosas locais que exercem poder público paralelo – Comando Vermelho, PCC etc.
  17. 17. ÁSIA: Afeganistão: lutas étnicas e religiosas. A difícil unificação das duas Coréias. China: a ocupação do Tibete. Ditaduras e desrespeito aos direitos humanos.
  18. 18. Na Rússia: 1989 – fim do comunismo no Leste Europeu; ressurgimento de conflitos étnicos e nacionalistas na região. Ex.: Guerra da Bósnia. Geórgia – questão do momento – quer independência da Rússia – passagem estratégica de rotas comerciais principalmente para o petróleo; proximidade com o Oriente Médio.
  19. 19. Próximos passos: AS GRANDES QUESTÕES DA COMUNIDADE BRASILEIRA: Caminhos para o desenvolvimento. As desigualdades regionais e a questão amazônica. As transformações do Brasil pós-real. A distribuição de renda e a reforma agrária. Cidadania e construção da democracia. Brasil, potência internacional emergente.

×