Your SlideShare is downloading. ×

Meio ambiente e cidadania divanir

3,631

Published on

1 Comment
1 Like
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
3,631
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
224
Comments
1
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. MEIO AMBIENTECONVÍVIO SOCIAL
  • 2. MEIO AMBIENTE...é tudo que nos cerca, os reinosanimal, vegetal, mineral, e a relaçãode interdependência entre os mesmo.
  • 3. CIDADANIACidadania é a condição do indivíduo, comomembro de um estado e portador de direitos esujeito a deveres e obrigações, é um processodinâmico de conquista e defesa dos direitoshumanos, civis e políticos.
  • 4. MEIO AMBIENTE E CIDADANIAOs órgãos e entidades pertencentes aoSistema Nacional de Trânsito, darãoprioridade em suas ações à defesa da vida,nela incluindo a preservação dasaúde e do meio ambiente.
  • 5. O INDIVIDUO COMO CIDADÃOCidadão é o individuoconsciente dos seus papéisna sociedade.Para que a vida em sociedade seja possível, foramcriadas as normasde conduta, que falam dos nossos direitos edeveres e são determinados pelas leis e códigos, e cabe ao cidadão o dever de obedecer às leis enormas em benefício do bem comum. Essa é amelhor forma de respeitar o direito das demaispessoas e ter os nossos direitos respeitados.
  • 6. CIDADANIA EO CÓDIGOCidadania é a condição do indivíduo, comomembro de um estado e portador de direitose sujeito a deveres e obrigações, é umprocesso dinâmico de conquista e defesados direitos humanos, civis e políticos.No nosso caso, vamos destacar o direito deir e vir como cidadão.
  • 7. O INDIVIDUO COMO CIDADÃO: ... alguém único, inconfundível e com características físicas, particulares e psíquicas. ... faz parte de um grupo social: família, escola, trabalho, lazer, política, religião, etc e numa relação direta, estabelece contatos pessoais se relaciona com os outros integrantes desse grupo social.
  • 8. CIDADANIA EO CÓDIGOTodo cidadão ou entidade civil tem odireito de solicitar, por escrito, aos órgãosou entidades do Sistema Nacional deTrânsito sinalização, fiscalização eimplantação de equipamentos desegurança, bem como sugerir alteraçõesem normas,legislação e outros assuntospertinentes ao CTB.
  • 9. INDIVÍDUO, O GRUPO E A SOCIEDADE ... sociedade é o conjunto onde se encontram colocados os grupos, as esferas sociais e onde o homem vive um maior relacionamento. Dessas relações humanas, nasceu o conceito de Direitos e Deveres. São direitos: Proteção, crescimento, reconhecimento, tratamento com dignidade, com justiça e com oportunidades iguais, sem preconceitos ou discriminação, entre outros. São deveres: Reconhecimento do direito dos demais indivíduos, respeito às normas criadas pela sociedade.
  • 10. POLUIÇÃOTODO O TIPO DE ALTERÇÃO COMETIDA NO MEIO AMBIENTE, QUE CAUSE DESEQUILIBRIO E PREJUDIQUE TANTO A VIDA E PODE SER CAUSADA PELA LIBERAÇÃO DE MATÉRIA, QUANTO PELA LIBERAÇÃO DE ENERGIA.
  • 11. TIPOS DE POLUIÇÃO  Pode ser: Poluição atmosférica; Poluição Sonora; Poluição do solo.
  • 12. POLUIÇÃO DO ARO ar atmosférico e uma mistura de gases alguns nobres outros não, contamos com gases como neônio, ozônio, Hélio, criptônio também com vapor de água, poeira, grãos de polem óleos exalados por certos tipos de plantas que encontram-se dispersos na atmosfera.
  • 13. VEÍCULO COMO POLUIDOR Dióxido de Carbono (CO2) Não tóxico. Responsável pelo efeito estufa(fenômeno que aumenta a temperatura do planeta); Monóxido de carbono (CO) Não tem cor nem cheiro, mas é letal; óxidos de nitrogênio (NO2) danifica a camada de ozônio;
  • 14. CAMADA DE OZÔNIOEm volta da terra existe uma camada de gases, que varia entre 20 e 25 quilômetros de altitudenela concentram-se muitos gases naturais e algunspoluentes fabricados pelos homens. Os gases vivem se combinando e recombinandoem complicadas reações químicas, muitas vezesacionadas pela luz solar, assim se formao ozônio, que funciona como um filtro químicodo planeta, absorvendo os raios ultravioletas do sol.
  • 15. OS EFEITOS DA POLUIÇÃO provoca irritação nos olhos, nariz e garganta,além de ocasionar destruição gradativa dos alvéolos pulmonares.
  • 16. ÁLCOOLNo Brasil ele é produto da cana de açúcar,mandioca, batata doce, beterraba, milho eeucalipto, sendo responsável pela metadeda poluição da gasolina, utilizado comocombustível Durante o processo deprodução do álcool também é obtido ovinhaça ou vinhoto, um sub-produtoaltamente tóxico que sendo lançado nanatureza, mata a flora e a fauna. utilizaçãocomo matéria prima para a indústria defertilizantes e resíduos neutralizados emprocessos na indústria de cerâmica.
  • 17. CHUVA ÁCIDA Além do gás carbônico, a queima de combustíveis fósseis também produz dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio,que combinando com a água, forma o ácido sulfúrico e o ácido nítrico,respectivamente. Quando chove, esses ácidos caem misturados à água, constituindo a chuva ácida.
  • 18. CHUVA ÁCIDA Os principais responsáveis pela chuva ácida são os gases provenientes da queima de derivados de petróleo (primeiramente em indústrias e veículos automotores e em segundo lugar, em usinas termoelétricas) e em menor escala, da queima do carvão.
  • 19. CHUVA ÁCIDA
  • 20. POLUIÇÃO SONORA Como cada pessoa percebe os ruídos de maneira diferente,o meio mais objetivo de mensurá-los é através de parâmetros físicos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite para o conforto auditivo é de 65 decibéis (db) no estado de vigília, que é quando se está acordado.Para o sono,a OMS recomenda que não ultrapassem 35 db.
  • 21. POLUIÇÃO SONORA De 55 a 65 db, ele é considerado leve. 65 db,pode desencadear uma série de problemas, como aumento do ritmo cardíaco e hipertensão arterial.Com isso,os infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC)aumentam.
  • 22. POLUIÇÃO SONORA O ruído máximo tolerável sem efeitos nocivos é 90 db, além desse nível, a saúde é profundamente afetada e variando seus efeitos na medida do tempo que a pessoa é submetida aos ruídos, o nível de 120 db,já ocasiona dores provocando a surdez irreversível. Usar no veículo equipamento com som em volume ou freqüência superior a 80 decibéis, medido a 7 m de distância do veículo é infração grave gerando multa e retenção do veículo.
  • 23. CONTROLE AMBIENTALSISNAMA:Sistema Nacional Meio Ambiente.CONAMA: Conselho Nacional do Meio Ambiente.IBAMA:Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.FEAM: Fundação Estadual do Meio Ambiente.SMMA: Secretaria Municipal de Meio Ambiente.Ministério do Meio Ambiente: dos Recursos Hídricos da Amazônia Legal.
  • 24. PROCONVE Em nível nacional existe o PROCONVE (Programa de Controle da poluição do Ar por Veículos Automotores), criado em 1986 pelo CONAMA. O PROCONVE tem como objetivo: a redução dos níveis de emissão de poluentes dos veículos automotores além de, incentivar o desenvolvimento tecnológico nacional, tanto na engenharia automotiva, como em métodos e equipamentos para a realização de ensaios e medições de poluentes.
  • 25. PROCONVE Catalisador- transforma grande parte dos gases tóxicos do motor em gases inofensivos, através das reações químicas ocorridas dentro deste componente. O catalisador é desenvolvido em estreita cooperação com os fabricantes de veículos, propiciando uma vida útil do produto, de no mínimo 80.000 km. Cânister- instalado na saída do tanque,absorve os vapores do combustível, evitando que seja lançado na atmosfera. Injeção eletrônica- substituiu o carburador entre outros sistemas, responsável por formar a mistura ar/combustível na medida ideal.
  • 26. POLUIÇÃO DAS VIAS O lixo atirado pelo condutor ou passageiros pode provocar sérios acidentes,atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias é uma infração média sujeita a multa. Latas, papéis, garrafas de vidro ou plástico, cigarros e restos de alimentos, são jogados diariamente nas vias, provocando a poluição ambiental delas. Isso agride o meio ambiente e sendo levados pelas águas das chuvas provocam alagamentos, entopem bueiros e causam erosões à margem das vias.
  • 27. TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO Alumínio: 250 a 500 anos. Isopor: 400 anos. Garrafas Plásticas: 450 anos. Fraldas Descartáveis: 6.000 anos. Papel: 6 meses. Cigarro: 01 a 02 anos. Lata de Aço:10 anos. Vidro: tempo indeterminado. PNEUS: Indeterminado.
  • 28. POLUIÇÃO DAS ÁGUAS O planeta terra é composto por ¾ de terra. Apenas ¼ de água. De toda a água 97% é salgada, (mares). 2% está sólida nos pólos. Resta 1% de água doce em forma liquida.

×