Apresentação2
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Apresentação2

on

  • 1,894 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,894
Views on SlideShare
1,890
Embed Views
4

Actions

Likes
0
Downloads
36
Comments
0

1 Embed 4

http://laresdosonhos.blogspot.com 4

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Apresentação2 Apresentação2 Presentation Transcript

  • Universidade Católica de Pelotas Centro Politécnico Arquitetura e Urbanismo Atelier VII Analise de PrecedenteHearst Tower – Normam Foster Laura Zambrano Diesco Lopes Pelotas, março de 2011
  • Bibliografia do Arquiteto Normam Foster Norman Foster em 1º/06/1935nasceu na região de Stockport, numa família de origem humilde. Sempre se destacou como um aluno aplicado e por seu excelente desempenho nas escolas onde estudou e desde cedo demonstrou certo interesse pela arquitetura, principalmente pelas obras de Frank Lloyd Wrigth, Ludwig Mies van der Rohe e Le Corbusier. Mas teve de abandonar os estudos aos 16 anos de idade para trabalhar no Manchester City antes de se alistar na RAF. Depois disso, Foster estudou arquitetura da Universidade de Manchester, graduando-se em 1961. Mais tarde se tornou amigo de Richard Rogers, seu futuro parceiro comercial, na Universidade de Yale onde concluiu seu mestrado. Retornou ao Reino Unido em 1962 e se tornou um dos maiores arquitetos da Europa.
  • Características das obras do Arquiteto Normam FosterAs obras de Norman Foster são emblemáticas: caracterizam-se pelautilização de soluções tecnologicamente inovadoras. A característica “hightech” de Foster é evidenciada pelo fato de o arquiteto utilizar em seusprojetos sistemas construtivos semelhantes aos adotados na indústriapesada. Tendo uma preocupação significativa com o meio ambiente,Foster é adepto das estruturas metálicas como uma solução sustentável.Ainda consagram sua obra o emprego de superfícies curvas, adiversificação de materiais e desenho e planejamentourbanísticos. Atualmente, o arquiteto dirige o escritório fundado por ele em1967: Foster and Partners, com unidade em mais de 20 países.
  • InformaçõesLocalização: Estados Unidos, Manhattan, Nova IorqueStatus: CompletoConstruído: 2003-2006Uso: Sede da Hearst CorporationAltura:182mAndares: 48Companhia: Sir Normam FosterÁrea: 80.000 m²Área de zoneamento: 68,000 m², 12,000 m² pelo subsoloÁrea por pavimento: 1,900 m²Pé direito: 4mCréditosCliente: Hearst CorporationArq. responsável: Foster and PartnersArq. associados: Adamson Associates
  • Hearst O antigo edifício de seis andares foiencomendado pelo fundar da empresa William R.Hearst ao arquiteto Joseph Urban. A encomendafoi de uma construção art déco de seis andaresna 8ª avenida, para alojar a sede do seu impérioeditorial. A primeira etapa da construção foiparcialmente concluída em 1928 com um custode U$$ 2 milhões e uma área de 3.716,12 m²,mas teve de ser paralisada devido à GrandeDepressão de 1929. Quando ficou pronta, elepreviu que a obra seria a base de uma torre dereferência no local. William Randolph Hearst Joseph Urban
  • Hearst Tower A torre atual foi projetado pelo arquiteto Norman Foster, e outras empresas da engenharia civil, é uma torre de 46 andares com uma altura de 182 metros, com 80.000m² de espaço de escritório. A Torre Hearst foi o 1º arranha- céu construído após os atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York. O prédio recebeu o prêmio em 2006, Prêmio Emporis Skyscraper, nomeando- o como o melhor arranha-céu para ser concluída este ano no mundo. A Torre Hearst é o primeiro arranha-céu "verde", na cidade de Nova York. O edifício foi construído com 80% de aço reciclado.
  • A torre eleva-se sobre a construçãoantiga, ambos ligados por painéis de vidro queinundam de luz natural os espaços internos edão a impressão de que o arranha-céu flutua,leve, acima da base. Em termos de espaço, o elementomais marcante é o átrio que ocupa toda abase do edifício, com seis andares. Comouma praça movimentada, este saguão dáacesso a todas as partes da torre e é ondeestão o elevador principal, a cafeteria, oauditório Hearst e, em andares intermediários,o mezanino para reuniões e eventosespeciais.
  • Projeto de Intervenção
  • Projeto de Intervenção
  • Projeto de Intervenção
  • Projeto de Intervenção Nós ClarabóiaRestauro da Face Água Entrada
  • Projeto de Intervenção
  • Estrutural – Técnica Construtiva Aço de alta resistência na estrutura e inox na fachada. Os perfis de aço da obra foram feitos com aço de alta resistência, e são utilizados no sistema de contraventamento e nas colunas. Na fachada, estão sob a forma de linhasdiagonais e em todas as faces do arranha-céu. Chamado de"diagrid" (malha diagonal), este modelo de sistema estrutural éextremamente eficiente em termos de peso, pois contémaproximadamente 20% menos de aço do que uma estruturaperimetral convencional – economizando-se assim cerca de duasmil toneladas de aço. O peso do aço estrutural usado na torre éde, aproximadamente, dez mil toneladas. A malha diagonal, além de limitar o volume de aço,ressaltou as proporções verticais, criando uma silhueta facetadaúnica. O revestimento externo dessa malha é em aço inox. Na parte antiga foi deixado as fachada em pedracalcária intacta, e as demais parte foi onde foi esculpido a torre,bem do centro para fora do edifício.
  • Sustentabilidade O novo edifício também é único em termosambientais. Foi construído utilizando 85 % de açoreciclado e projetado para consumir 26% menos deenergia do que o consumo mínimo regulamentadoem Nova York. Consequentemente, é o primeiro edifíciode escritórios da cidade que recebeu a medalha deouro do programa Leadership in Energy andEnvironmental Design (LEED) do US Green BuildingCouncil, em 2006. A Hearst Tower também foi distinguidacom o International Highrise Award. Como empresa, a Hearst coloca um altovalor sobre o conceito de um ambiente de trabalhosaudável - um fator que ele acredita que se tornarácada vez mais importante para sua equipe nofuturo. De fato, a experiência de Hearst com oprocesso de construção verde pode anunciar aconstrução de edifícios mais difundidaambientalmente sensíveis da cidade.
  • Ainda seguindo nessa sequência desustentabilidade, o edíficio Hearst Tower tem aindamais mecanismo. O aço utilizado em sua estrutura foicolocado triangularmente duma forma que foiutilizado 20% menos de que fosse utilizado naforma convencional. As grandes janelas do chão ao teto,lançam 95% de luz nos espaços ocupados. Para poupança de energia foi utilizadodistensores de movimento para alta eficiência deequipamentos de ventilação, com isso o gasto dedinheiro chega cair 22% do valor, referente aoutros arranha-céu do mesmo parâmetro umapoupança de 2 milhões de kw/h por ano. Os tapetes, telhas e móveis foram feitosde material reciclado. A água da chuva e recolhida em 14.000galões, para cultivo de plantas ornamentais, águada chuva reciclada também serve para arrefecer oespaço durante o Verão e umidificar o no inverno. Com essas ideias adotadas o donos daempresa referem-se a melhor forma de trabalho,melhor qualidade de trabalho para seusfuncionários.
  • Entorno A o seu redor e tomado de prédios comtipologia arranha-céu, somente nas quadras umpouco mais distante tem edificações mais baixas. Nos andares mais altos como podemosnotar na 4º foto tem uma visão da Central Park. A maioria das edificações são mais novosque mesmo da parte mais antiga. O Hearst tem um contraste muito grandecom os prédios ao seu redor.
  • Forma e Função O edifício de serviços tem a forma de um prisma como qualquer outro arranha-céu comercial o residencial. Ele abriga salas e escritórios, auditórios cafeteria e outros serviço.
  • Galeria de Imagens
  • Prêmio ganhos: Global Green USA Green Building Design AwardBuild New York Awards – Vencedor da categoria de melhor projeto AIA New York Design Honor Award – Categoria de arquitetura New York City MASterwork Awards – melhor novo prédio
  • Referencias Bibliográficas:http://www.johnlewisglass.com/cast-glass-projects/hearst/hearst.htmlhttp://www.constructalia.com/br_BR/gallery/galeria_detalle.jsp?idProyec=3545552http://pt.wikipedia.org/wiki/Torre_Hearsthttp://planetagadget.com/2009/07/27/hearst-tower-nueva-york/http://www.popularmechanics.com/technology/engineering/architecture/2591931http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2007-1/sustentabilidade/hh2.htmhttp://www.metalica.com.br/norman-foster-perfil-do-arquitetohttp://www.arquidepel.blogspot.com/http://www.foroxerbar.com/viewtopic.php?t=5537http://arktetonix.com.br/index.php/2010/12/02/ark-inspiration-67-%E2%80%93-hearst-towenyc/http://www.belasartes.br/chocolatedigital/dicas-de-atividades/documentario-de-norman-fos