Projeto COBRAS BRASILEIRAS
Fernando Bergamaschi de Souza
Rua Cel. Gomes de Carvalho,124
Porto Alegre - Rio Grande do Sul
B...
Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 2 de 27
utilidade pública para os seus usuários: médicos, técnicos da saúde,
acadêmicos,...
Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 3 de 27
 Veterinários, fazendeiros e todo o pessoal que trabalha no campo.
 Corpo de B...
Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 4 de 27
O Problema com animais peçonhentos
O grande dificuldade é a IDENTIFICAÇÃO e a fa...
Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 5 de 27
into 21 geographical regions. The researchers estimate
that 421,000 envenomings ...
Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 6 de 27
O Projeto COBRAS BRASILEIRAS terá um banco
de dados com imagens raras, todas as ...
Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 7 de 27
acidentes ofídicos.
ver original http://www.cobrasbrasileiras.com/cartas-
recome...
Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 8 de 27
aponta a iniciativa do Projeto COBRAS BRASILEIRAS de
“esclarecer a comunidade em...
Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 9 de 27
R.A. de Alencar observa que “Tenho certeza que médicos
e técnicos se acharão res...
Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 10 de 27
científica, será possível a rápida identificação de víboras, serpentes, aranhas...
Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 11 de 27
- é medida auxiliar na indicação mais precisa do antive-
neno a ser administrad...
Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 12 de 27
Oferece perigo? Deve ser eliminado? Pode ser removido? Como e por quem?
Um conf...
Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 13 de 27
Objetivos do Projeto para o futuro
UNIVERSIDADE FEDERAL DA
PARAÍBA
HOSPITAL UNI...
Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 14 de 27
Site CIT Santa Catarina - Identificação de serpentes
Site Visão Geral da Medici...
Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 15 de 27
 Aranhas - com fotos, desenhos, características, grau de toxidade, soros, trat...
Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 16 de 27
DVD
Versão multimídia, utilizando os mais modernos recursos audiovisuais, com
a...
Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 17 de 27
diminuir a quantidade de texto, facilitar a assimilação e a portabilidade para
...
Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 18 de 27
Cobras são animais difíceis de identificar. Muitas
pessoas tem tendência psicol...
Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 19 de 27
e/ou fatalidade durante as fotos.
Isto irá assegurar aos operadores e represent...
Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 20 de 27
Distribuição da informação
A preservação ambiental deve ser sempre baseada no c...
Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 21 de 27
17.Elaboração das informações que irão ser utilizadas. Quais e de que maneira
s...
Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 22 de 27
“Como e Porque participar” video
Video sobre Como e Porque participar do Projet...
Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 23 de 27
 Através da Exposição Fotográfica itinerante.
 Serão criadas camisetas com fo...
Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 24 de 27
EQUIPE TÉCNICA E CONSULTORES DO PROJETO
O Projeto COBRAS BRASILEIRAS conta com ...
Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 25 de 27
Instituto Vital Brasil - RJ.
Biólogo do INSTITUTO VITAL BRASIL concursado em 19...
Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 26 de 27
Dra. Giselle Agostini Cotta — CONSULTORIA EM BIOLOGIA DE SERPENTES E PRODU-
ÇÃO...
Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 27 de 27
Tem experiência na área de Toxicologia, com ênfase em Toxinas Naturais,
atuando...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Descrição do Projeto COBRAS BRASILEIRAS - identificação de animais peçonhentos da fauna brasileira

4,584 views

Published on

Descrição detalhada do Projeto COBRAS BRASILEIRAS incluindo videos com Apresentação e sobre Como e Porque participar do Projeto para ser usado como apoio na captação de patrocinio.
O Projeto COBRAS BRASILEIRAS, constituirá de um banco de dados fotográfico e de informações, que será utilizado na identificação rápida e eficiente de cobras e serpentes, bem como fornecerá subsídios para as medidas iniciais quanto ao diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos da fauna brasileira.
Será utilizado também como uma importante fonte de referência de locais de apoio. Abrangerá as áreas de saúde pública: médica, veterinária, biológica, ecológica e educacional. Será portanto de grande alcance e benefício social.

Published in: Health & Medicine
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,584
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
81
Actions
Shares
0
Downloads
39
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Descrição do Projeto COBRAS BRASILEIRAS - identificação de animais peçonhentos da fauna brasileira

  1. 1. Projeto COBRAS BRASILEIRAS Fernando Bergamaschi de Souza Rua Cel. Gomes de Carvalho,124 Porto Alegre - Rio Grande do Sul Brasil - CEP91920-650 Tel: +55 51 32220786 Cel. 51 97116543 berga@apoiocultural.com.br projeto@cobrasbrasileiras.com www.cobrasbrasileiras.com Pag. 1 de 27 Porto Alegre, 4 de setembro de 2016. O porque do Projeto:  as estatísticas oficiais com a enorme quantidade de acidentes por animais peçonhentos;  a falta de acesso rápido e de fácil compreensão à informações complexas;  as conseqüências ecológicas da grande quantidade de animais sendo mortos inútilmente;  a inexistência de fotos com qualidade feitas para identificação;  a dificuldade para a identificação destes animais, que matam ou incapacitam tantas pessoas a tanto tempo;  a necessidade mundial de um banco de dados sobre serpentes, eficiente e confiável, com imagens de alta qualidade e informações corretas;  o interesse demonstrado pela população, em virtude da grande quantidade de pedidos para identificar animais, que recebemos regularmente. Tudo isto foi o que nos motivou a criar o Projeto COBRAS BRASILEIRAS. O que é o Projeto COBRAS BRASILEIRAS O Projeto COBRAS BRASILEIRAS, constituirá de um banco de dados fotográfico e de informações, que será utilizado na identificação rápida e eficiente de cobras e serpentes, bem como fornecerá subsídios para as medidas iniciais quanto ao diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos da fauna brasileira. Será utilizado também como uma importante fonte de referência de locais de apoio. Abrangerá as áreas de saúde pública: médica, veterinária, biológica, ecológica e educacional. Será portanto de grande alcance e benefício social. SIDE TEXT Estas são cartas de hospitais e enti- dades que acreditaram e estão apoiando o Projeto COBRAS BRASI- LEIRAS. Sabem sobre a extrema necessidade e utilidade pública deste projeto. As inúmeras adesões e apoios que o nosso projeto tem recebido nos dão muito orgulho. Temos a convicção de que estamos criando um novo projeto que vai beneficiar a comunidade científica e, sobretudo, a população em geral. O Projeto COBRAS BRASILEIRAS, iniciado no final de 2007, se constitui num grande Portal na internet, livro impresso “Manual de Campo” e eBook, livro infantil impresso e eBook, DVD’s e exposição fotográfica itinerante para promover a conscientização pública. Em Português - Espanhol e Inglês www.cobrasbrasileiras.com, além de uma completa fonte de pesquisa é utilizado como um canal de serviços, e de
  2. 2. Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 2 de 27 utilidade pública para os seus usuários: médicos, técnicos da saúde, acadêmicos, biólogos, e a população em geral. A tecnologia da internet, como veículo oficial do Projeto COBRAS BRASILEIRAS, permitirá que as comunidades mais carentes e distantes dos centros urbanos também tenham acesso facilitado às informações técnicas e centenas de imagens fotográficas do seu banco de dados. Instituto Butantan, São Paulo ...podemos prever os enormes bene- fícios que este projeto trará para a sociedade. A divulgação de informa- ções confiáveis e imagens de alta qualidade sobre o tema suprirão importantes lacunas na saúde, edu- cação ambiental e formal, assim como a área acadêmica. O grupo de colaboradores técnicos e instituições parceiras são seletos e competen- tes.... Dr. Francisco Luis Franco Curador da Coleção Herpetológica Alphonse Richard Hoge Laboratório de Herpetologia clique p/ver o original A identificação do animal é de importância vital para a decisão do soro a ser aplicado. A sobrevivência do paciente depende muito das medidas iniciais adotadas. A importância do Projeto COBRAS BRASILEIRAS como fonte com informações para identificação é inestimável. O Projeto conta com uma equipe de consultores (ver pag. 24) de alto nível, todos profissionais em suas áreas e fazendo parte de Universidades e Instituições prestigiadas mundialmente neste setor. O Projeto COBRAS BRASILEIRAS, através de seu eficiente e moderno design editorial, por sua maneira simples de divulgar informações técnicas complexas, através de consultoria com diversos profissionais do ramo e de extensa pesquisa, será uma fonte de referência para consulta de grande utilidade para a população. Será dinâmico com a adição gradual de novos elementos. O Projeto vai gerar um bom retorno publicitário e uma imagem social muito positivo para os seus investidores. (ver pag. 23) O Projeto COBRAS BRASILEIRAS foi criado para 3 tipos de usuário 1.Centro de Informações Antiveneno da Bahia - CIAVE Parabenizo-o pela iniciativa e consi- dero o Projeto COBRAS BRASILEIRAS relevante devido à importância dos acidentes por animais peçonhentos como grave problema de saúde pública em nosso país. Dra. Dayse Schwab Rodrigues Diretora do CIAVE clique p/ver o original A pessoa que sofreu acidente com animal peçonhento e que necessita de informações precisas o mais rápido possível. Sua vida depende disto! 2. O médico ou profissional de saúde, Bombeiro, Policial. Profissionais que precisam atender casos de urgência em acidentes por animais peçonhentos. Necessitam para suas pesquisas de referências, informações precisas, ende- reços corretos e confiáveis. Não podem perder tempo. 3. O estudante, a pessoa interessada, o campista, o ecologista. Qualquer pessoa que precise de informações de qualidade sobre estes animais. Fotos com qualidade para poder identificar. Quem irá se beneficiar com este Projeto Este Projeto é muito bem recebido na área médica e educacional. Temos cartas de instituições e universidades brasileiras, elogiando a iniciativa e salientando a utilidade e as benfeitorias que o Projeto COBRAS BRASILEIRAS vai proporcionar.  Hospitais, postos de saúde, médicos e pessoal relacionado.
  3. 3. Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 3 de 27  Veterinários, fazendeiros e todo o pessoal que trabalha no campo.  Corpo de Bombeiros, Polícias.  Pessoas que em contato com a natureza. Campistas, montanhistas etc.  Estudantes e interessados. Todas as escolas, do primeiro grau a Universidade, com acesso à Internet e através do livro impresso.  Toda a população em geral e mundialmente através de sua versão em espa- nhol e inglês.  Meio Ambiente. Os animais que serão preservados. Previsão de Duração Estimativa de duração, considerando as etapas de pré-produção e pós- produção, até o termino do Portal será de 5 (cinco) meses Abrangência Em todo o Brasil e países de língua portuguesa, América do Sul e países de língua espanhola e mundial através de sua verão em inglês.. ESTE PROJETO É MUITO IMPORTANTE PARA A SAÚDE PÚBLICA ELE MERECE TODA A SUA AJUDA AJUDE PARA SER AJUDADO! Video de “Apresentação Projeto” Video de apresentação do Projeto COBRAS BRASILEIRAS para ser usado como apoio na captação de patrocínio. CLIQUE FOTO PARA VER VIDEO CLIQUE FOTO PARA VER VIDEO
  4. 4. Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 4 de 27 O Problema com animais peçonhentos O grande dificuldade é a IDENTIFICAÇÃO e a falta de informações técnicas confiáveis e de acesso fácil e rápido. Os dados citados abaixo por si só justificam a criação do Projeto COBRAS BRASILEIRAS: Acidentes por animais peçonhentos está classificado em 3º lugar na MÉDIA ANUAL DE AGRAVOS - SINAN — Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Ministério da Saúde Estas são fotos de acidentes por animais peçonhentos. O objetivo NÃO é assustar mas mostrar uma realidade chocante. São pessoas que “tiveram sorte”. Não foram (muito) mutiladas ou morreram! As estatísticas são assustadoras! O Projeto COBRAS BRASILEIRAS pode ajudar a diminuir isto! Nos últimos 10 anos aumentam em 157% acidentes com ani- mais peçonhentos. Levantamento realizado pela Unidade Técnica de Vigi- lância de Zoonoses do Ministério da Saúde indica que houve um crescimento de 157% no número de notifica- ções, nos últimos 10 anos. Somente em 2011, ocorreram mais de 139 mil acidentes, com 293 óbitos. No mundo registra-se anualmente cerca de 5.000.000 de acidentes por animais peçonhentos das quais entre 50 e 75% requer tratamento para prevenir a morte, amputa- ções ou seqüelas permanentes (informação site do Ministério da Saúde).1 World Health Organization Photo PLOS Medicine - The Global Burden of Snakebite: A Lite- rature Analysis and Modelling Based on Regional Esti- mates of Envenoming and Deaths Nós estimamos que pelo menos 421.000 envenenamentos e 20.000 mortes ocorrem em todo o mundo a partir de picada de cobra anualmente. Estes números podem ser tão altos quanto 1,841,000 envenenamentos e 94.000 mortes. Com base na estimativa de que o número total de picadas de cobra é duas a três vezes o número de envenenamentos, estimamos que 1,200,000-5,500,000 snakebites podem ocorrer anualmente a nível mundial. A grande maioria da carga estimada de picada de cobra é no Sul e Sudeste da Ásia, África Subsaariana, América Central e América do Sul, como identificado nas esti- mativas anteriores da carga global. International Society on Toxinology - Global Snakebite Initiative. We estimate that, globally, at least 421,000 envenoming's and 20,000 deaths occur each year due to snakebite. These figures may be as high as 1,841,000 envenoming's and 94,000 deaths. Based on the fact that envenoming occurs in about one in every four snakebites, between 1.2 million and 5.5 million snake- bites could occur annually. CONCLUSIONS: Snakebites cause considerable morbidity and mortality worldwide. WHO - World Heath Organization - The global burden of snakebite: data retrieval produced information for many of the world’s 227 countries, which were grouped 1. http://portal.saude.gov.br/site/aplicações/noticias/ noticias_detalhe.cfm?co_seq_noticia=39297
  5. 5. Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 5 de 27 into 21 geographical regions. The researchers estimate that 421,000 envenomings and 20,000 deaths occur worl- dwide from snakebite each year, but warn that these figures may be as high as 1,841,000 envenomings and 94,000 deaths, especially in areas of sub-Saharan Africa and South Asia where anti venoms are hard to obtain. India has the highest estimated annual enveno- mings and deaths: 81,000, and 11,000 respectively. O crescimento desordenado dos centros urbanos propicia condições cada vez mais favoráveis à instalação e proliferação desses animais junto a esses centros, colocando em perigo tanto as pessoas quanto aos animais. PROBLEMAS ÁREA SAÚDE No Brasil, durante as próximas 24 horas, nada menos que 274 pessoas terão sido mordidas por algum animal peçonhentos, e poderão sofrer lesões graves de saúde ou até a perda da vida. Hoje em dia os acidentes por animais peçonhentos ainda se constituem num sério problema de saúde pública no Brasil, tanto pelo número de casos registrados, quanto pela gravidade apresentada. Estes acidentes podem conduzir à morte ou a seqüelas capazes de gerar incapacidade temporária e até definitiva para o trabalho. Como a população humana se expande e o habitat dos animais é reduzido, os acidentes por animais peçonhentos continuam a crescer. OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que cerca de mais de 5,4 milhões de acidentes por animais peçonhentos ocorrem a cada ano. Só no Brasil, isso equivale a quase 100.000 acidentes anualmente. Foto © Instituto Butantan Acidentes por animais peçonhentos está classificado em terceiro lugar na MÉDIA ANUAL DE AGRAVOS - SINAN — Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Ministério da Saúde (ver estatística http:// www.cobrasbrasileiras.com/estatisticas-acidentes-peconhentos.html) PROBLEMAS ECOLÓGICOS É preciso destacar que Projeto COBRAS BRASILEIRAS trata de animais de importância fundamental para o sistema ecológico. Estes animais são alguns dos principais reguladores naturais da população de roedores e insetos e que muito contribuem na prevenção de doenças e epidemias. A divulgação das informações deste projeto de forma acessível e dinâmica auxiliará na sua preservação. Quando se fala em ecologia e preservação da fauna, é preciso levar em conta que o homem nada mais é do que uma das espécies que habitam este planeta e como tal tanto pode ser o predador como a presa. Torna-se, portanto, muito importante a divulgação desses conhecimentos para a preservação de saúde publica e da fauna. PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO Acidente bothrópico - © Vital Brasil Ainda não existe um banco de dados fotográfico e informações online, com todas as serpentes brasileiras. Isto dificulta a identificação destes animais.
  6. 6. Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 6 de 27 O Projeto COBRAS BRASILEIRAS terá um banco de dados com imagens raras, todas as cobras brasileiras, algumas aranhas venenosas e escorpiões, todos fotografados sob as mesmas condições, ângulos e iluminação. Parte das fotos do Projeto será disponibilizado para uso livre, sob condições de direitos autorais Creative Commons. Estarão disponíveis para técnicos, médicos, população e estudantes. Qualquer um que precisa de fotos desses animais para ilustrar um documento, pesquisa ou relatório. Já recebemos diversas cartas de instituições e universidades brasileiras mencionando a utilidade do projeto para os estudantes e na formação profissional. Ver também nos links HEHA ; SVISA/GIP/CIT ; IDTNP ; UFRJ Apesar de ainda só ter um protótipo online, recebemos frequentemente pedidos de pessoas e empresas para identificar animais encontrados em suas residências e/ou empresa. A solução está na educação. Quem conhece não teme! Só previne. Comentários de autoridades sobre o Projeto: Como ressalta o Dr. Francisco Luis Franco, curador da Coleção Herpetológica Alphonse Richard Hoge, do Labo- ratório de Herpetologia do Instituto Butantan (São Paulo/SP) o Projeto COBRAS BRASILEIRAS trará enormes benefícios para a sociedade. Pois suas informações confiáveis e imagens de alta qualidade sobre o tema suprirão importantes lacunas na saúde, educação ambiental e área acadêmica. Ver original http://www.cobrasbrasileiras.com/cartas- recomendacao/Instituto_Butantan.gif A Coordenadora de Toxicologia da Superintendência de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, Dra. Dilza Diniz Dias, destaca a importância do Projeto COBRAS BRASILEIRAS para a saúde pública. E as informações disponíveis no Portal “serão de grande utilidade para os serviços de saúde, como auxílio aos diagnósticos e terapêutica dos acidentes, além de ser um suporte a pesquisa científica para os acadêmicos”. ver original http://www.cobrasbrasileiras.com/cartas- recomendacao/goias-cit.gif A Chefe do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Professora Regina Barbosa Moreira, fala da importância deste tra- balho para o esclarecimento da população em geral, especialmente para o Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias, que, além do atendimento a pacientes, é responsável pela formação de residentes e internos, bem como o treinamento de nossos profissionais na cor- reta identificação de animais peçonhentos é instru- mento fundamental para o tratamento adequado dos
  7. 7. Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 7 de 27 acidentes ofídicos. ver original http://www.cobrasbrasileiras.com/cartas- recomendacao/riodejaneiro.jpg O Hospital Infantil N S da Glória, de Vitória ES (HINSG), através do seu Diretor Geral - Dr. Rogério Bastos Vieira, salienta que o Projeto COBRAS BRASILEIRAS “configura-se como importante alternativa no sentido de informar e esclarecer a população brasileira, tanto sobre o ponto de vista dos riscos quanto aos aspectos essenciais para a preservação de cobras, aranhas, escorpiões e lagartas, nem todos peçonhentos, da fauna brasileira”. O Diretor Geral do HINSG destaca ainda que “um portal na internet, com imagens feitas segundo metodologia científica, contribuirão de maneira sig- nificativa para uma maior identificação destes ani- mais. E as informações detalhadas sobre hábitos, modos de preservação, e cuidados a serem tomados, são impor- tantes tanto para a conservação das espécies como para a prevenção de acidentes”. ver original http://www.cobrasbrasileiras.com/cartas- recomendacao/vitoria.jpg A Dra. Daisy Schwab Rodrigues, Diretora do CIAVE (Centro de Informações Antiveneno, da Secretaria da Saúde da Bahia), considera o Projeto COBRAS BRASILEIRAS – “um trabalho relevante devido a importância dos acidentes por animais peçonhentos como um sério problema de saúde pública em nosso país”. E destaca ainda “que o acesso a internet deste Projeto, será de grande utili- dade para os serviços de saúde, como auxílio ao diag- nóstico e terapêutica dos acidentes por animais peçonhentos”. ver original http://www.cobrasbrasileiras.com/cartas- recomendacao/bahia.gif O Coordenador do CIT – Belém, (Centro de Informações Toxicológicas de Belém, da Universidade Federal do Pará) Dr. Professor Pedro Pereira De Oliveira Pardal reforça que o Projeto COBRAS BRASILEIRAS “é de suma importância para divulgar aspectos da fauna brasileira referente aos animais peçonhentos e não peçonhentos, inclusive da região amazônica”. ver original http://www.cobrasbrasileiras.com/cartas- recomendacao/Belem.gif O Professor Dr. Délio Campolina – Coordenador da Unidade de Toxicologia do Hospital João XXIII de Belo Hori- zonte (CIATBH – Centro de Informações e Assistência Toxicológica), salienta a importância da internet como “ferramenta ágil de fácil acesso a identificação de serpentes e outros animais perigosos, aprimorando a eficiência do atendimento dos acidentes”. ver original http://www.cobrasbrasileiras.com/cartas- recomendacao/belohorizonte.jpg O Comandante do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul – Coronel Sérgio Kunk,
  8. 8. Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 8 de 27 aponta a iniciativa do Projeto COBRAS BRASILEIRAS de “esclarecer a comunidade em geral através de Portal na internet, dos perigos inerentes aos animais peçonhen- tos, especialmente na identificação de cobras e outros animais perigosos” O Coronel Sérgio fala ainda da relevância deste Projeto na área da saúde pública e ambiental, onde se insere as atividades dos integran- tes do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, seja no combate a incêndios em vegetação, como no salvamento de pessoas e animais. ver original http://www.cobrasbrasileiras.com/cartas- recomendacao/Bombeiros.jpg O Dr. Paulo Roberto Franco de Azambuja, e o Dr. Mauro Soibelman, respectivamente Diretor Geral e Responsá- vel Técnico do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, ligado a Secretaria Municipal da Saúde, obser- vam que o Portal Cobras Brasileiras é uma iniciativa importante, pois cresce a utilização da internet como ferramenta de rápido acesso a todo tipo de informação. No caso do referido Projeto, tornar mais rápida e cor- reta identificação de animais peçonhentos, deve con- tribuir para a instituição precoce do tratamento apropriado em casos de acidentes. A seriedade deste Projeto pode ser medida pela equipe interdisciplinar participante, contando com especialistas em biologia, medicina veterinária, pedagogia, e saúde pública. ver original http://www.cobrasbrasileiras.com/cartas- recomendacao/ProntoSocorro.jpg O Secretário Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Porto Alegre Sr. Miguel Weddy ressalta que “parabenizando-o pela excelente iniciativa de esclarecer à população e aos profissionais da área do meio ambiente sobre os animais peçonhentos e não peço- nhentos da fauna brasileira.” “Ressaltamos da impor- tância da preocupação já evidenciada no projeto de fazer constatar a consultoria técnica de especialistas em biologia de serpentes, medicina veterinária, peda- gogia e saúde pública, dentre outros profissionais.” ver original http://www.cobrasbrasileiras.com/cartas- recomendacao/SMAM.jpg O Gerente Docente Assistencial do HEHA - Hospital Escola Dr Helvio Auto - UNCISAL, de Maceió Dr. Fernando Luiz de Andrade Maia salienta que “o material que dispomos é muito escasso e de difícil acesso.””Tenho a convic- ção que este trabalho trará grandes subsídios a todos os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com os pacientes picados por cobras e também para estudantes de segundo grau, de graduação e pós gradu- ação na área de saúde em nosso país.” ver original http://www.cobrasbrasileiras.com/cartas- recomendacao/maceio.gif A Diretora Técnica do HMDM - Hospital Municipal Djalma Marques de São Luís, Maranhão, Dra Hildene dos Santos
  9. 9. Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 9 de 27 R.A. de Alencar observa que “Tenho certeza que médicos e técnicos se acharão respaldados diante de uma obra tão útil, já que contribui efetivamente para salvar vidas.” ver original http://www.cobrasbrasileiras.com/cartas- recomendacao/Maranhao_Hildene.jpg O Diretor Superintendente do HULW - Hospital Universitá- rio Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba o Sr. João Flávio Paiva “queremos registrar a impor- tância do Projeto COBRAS BRASILEIRAS, encaminhada a esta instituição hospitalar, tendo em vista a necessi- dade de trabalhos deste porte para elucidação satisfa- tória dos casos envolvendo vítimas, tantas vezes fatais desses animais. Ressaltamos ainda que este é de grande valia para o Brasil, em face de sermos um país com uma fauna e flora de grande porte e por vezes des- conhecidas, onde muito se precisa para desenvolver conhecimentos nesta área” ver original http://www.cobrasbrasileiras.com/cartas- recomendacao/paraiba.gif O Diretor Geral do IDTNP- Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina.Piauí o Dr.Carlos Henrique Nery Costa salienta que “Ressalte-se a importância da utilização da internet como ferramenta indispensável para o acesso a todas as informações, contribuindo sobremaneira para o esclarecimento sobre o meio ambiente e a fauna brasileira e ainda na formação de profissionais multidiciplinares em área tão expres- siva.” ver original http://www.cobrasbrasileiras.com/cartas- recomendacao/teresina.jpg O Provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Sr José Sperb Sanseverino “Observa-se a extensão da responsabilidade social intrínseca aos objetivos do referido Projeto, contribuindo importan- temente nas áreas de educação, saúde pública e meio ambiente.” ver original http://www.cobrasbrasileiras.com/cartas- recomendacao/SantaCasa.jpg Objetivos do Projeto Inicialmente, em português, espanhol e inglês, o Projeto COBRAS BRASILEIRAS produzirá instrumentos necessários de vital comunicação para serem utilizados nos programas de saúde pública, com acesso à todos. Portal (ver pag. 14) na Internet, livro (Manual de Campo)(ver pag. 16), DVD (ver pag. 16), livreto para crianças, e exposição de fotos (ver pag. 19) para promover a conscientização pública. Através do portal – www.cobrasbrasileiras.com – com fotos feitas para uso em identificação e executadas seguindo uma metodologia de visualisação
  10. 10. Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 10 de 27 científica, será possível a rápida identificação de víboras, serpentes, aranhas e outros animais peçonhentos da fauna brasileira, para auxiliar nos procedimentos iniciais do tratamento provocados por acidente e como referência de locais de apoio. O Projeto COBRAS BRASILEIRAS, permitirá que as comunidades mais carentes e mais distantes também tenham acesso às informações técnicas e fotográficas do seu banco de dados. Os animais são importantes, os soros custam caro e os tratamentos médicos também. A economia de recursos humanos e financeiros, gerada por uma população informada e atenta, pode vir a ser muito grande. Porém, para a população, estas informações precisam ser de fácil compreensão e rápido acesso. Milhares de livros guardados em bibliotecas não adiantam muito para quem pode ter poucas horas de vida! Este Projeto, por sua importância ecológica e na saúde publica, transcende a simples identificação. Os principais objetivos do Projeto são: 1. Saúde Pública - Fornecer subsídios e procedimentos para o manejo de acidentes com animais peçonhentos. 2. Ecologia (ver pag. 11) - Preservação desses animais 3. Educação (ver pag. 12) - Treinamento nas Escolas e Universidades. Será uma fonte de referência para consulta Saúde Pública — Identificação dos animais A identificação do animal é de vital importância para a decisão do soro a ser aplicado. O soro antiofídico é específico para uma gênero de serpente não tendo efeito nas outras. De preferência deve ser administrado nas primeiras 2 horas. O próprio soro antiofídico é perigoso e deve ser administrado sob cuidados médicos, pois pode ter efeitos colaterais graves. Acidente bothropico Vital Brasil © Dr.Claudio Machado A sobrevivência ou agravamento da saúde da vítima de animais peçonhentos dependerá muito das medidas iniciais adotadas e, dai, a importância de uma boa fonte com informações para a sua identificação. Fornecer subsídios e procedimentos para o manejo de acidentes com animais peçonhentos. IMPORTÂNCIA DA IDENTIFICAÇÃO DAS SERPENTES Identificar o animal causador do acidente é procedimento importante na medida em que: - possibilita a dispensa imediata da maioria dos pacien- tes picados por serpentes não peçonhentas; - viabiliza o reconhecimento das espécies de importância médica em âmbito regional;
  11. 11. Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 11 de 27 - é medida auxiliar na indicação mais precisa do antive- neno a ser administrado. Apesar da importância do diagnóstico clínico, que orienta a conduta na grande maioria dos acidentes, o ani- mal causador deve, na medida do pos- sível, ser encaminhado para identificação por técnico treinado. Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos Ministério da Saúde — Programa Nacional de Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos Programa de Identificação Propõe relacionar animais peçonhentos e não peçonhentos da fauna brasileira. O Brasil tem hoje catalogadas 366 espécies de serpentes, destas 56 são peçonhentas. Um banco de dados com informações técnicas e fotografias elaboradas, seguindo uma metodologia científica, feito especialmente para a identificação, será acessado através de um Programa de Identificação, criado especialmente para o Projeto. Inicialmente vai relacionar os animais peçonhentos e não peçonhentos (cobras, serpentes, algumas aranhas, lacraias, escorpiões, lagartas) da fauna brasileira, e posteriormente vai acrescentar os animais dos países vizinhos, como as extensões de Floresta Amazônica do Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Com o Programa de Identificação será possível identificar os animais utilizando informações como cor, forma, padrão de desenho, região, comportamento e outros.Também poderá por exemplo: escolher o local para um acampamento e saber quais os animais peçonhentos existentes ali, como também ter referências dos locais de apoio como hospitais credenciados para soro terapia, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, CIT, Defesa Civil etc. existentes naquela região. Cada animal terá sua página descritiva (ver exemplo) com informações necessárias para fornecer subsídios na tomada de decisões imediatas e vitais, bem como dados adicionais sobre habitat, hábitos, modos de preservação e cuidados. Ecologia — Preservação desses animais A preservação desses animais (cobras, serpentes, algumas aranhas, lacraias, escorpiões, lagartas) depende muito da divulgação dos conhecimentos existentes sobre os mesmos, tanto para evitar mortes desnecessárias, quanto para evitar o manejo e soltura destes animais em ambientes errados.
  12. 12. Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 12 de 27 Oferece perigo? Deve ser eliminado? Pode ser removido? Como e por quem? Um confronto pode ser evitado? Pode-se conviver com ele? Que medidas adotar para isto? Por seu valor ecológico, os animais que não oferecem perigo não devem ser eliminados, pois são fonte importante em pesquisas para a nossa sobrevivência, bem como para a elaboração de antídotos e novos medicamentos. Superintendência de Vigilância Sanitária de Goiás Coordenação de Toxicologia .O acesso pela Internet ao referido projeto, será de grande utilidade para os serviços de saúde como auxi- lio ao diagnóstico e terapêutica dos acidentes por animais peçonhentos, além de ser um suporte a pesquisa científica do acadêmicos. Dilza Diniz Dias Coordenadora Toxicologia clique p/ver o original Estes animais são alguns dos principais reguladores naturais da população de roedores e insetos e que muito contribuem na prevenção de doenças e epidemias. Quem procurar ajuda para apanhar e remover algum ofídeo de sua propriedade, descobrirá que em muitas cidades ainda não existe ajuda oficial “especializada”, só restando uma solução brutal: mata-lo, elimina-lo! Esta é a realidade ecológica do momento. O medo mata! Com a atual expansão demográfica as conseqüências disto em poucos anos serão, no mínimo, catastróficas! Para os dois lados. Estes animais são tratados como se fossem descartáveis. O ato - “por via das dúvidas, mata!” - é algo absurdo que pode e deve acabar. Uma das principais metas do Projeto é procurar, através de seus consultores, disponibilizar soluções viáveis para uma convivência com estes animais. A solução está na educação. Quem conhece não teme! Só previne. Educação - Treinamento nas Escolas e Universi- dades. A tecnologia da internet, como veículo oficial do Projeto COBRAS BRASILEIRAS, permitirá que as comunidades mais carentes e mais distantes dos centros urbanos também tenham acesso facilitado às informações técnicas e centenas de imagens fotográficas do seu banco de dados. HOSPITAL ESCOLA Dr. HELVIO AUTO - UNCISAL – Maceió É com muito gosto e satisfação que recebi cópia do projeto e o seu pedido para participar deste. O material que dispomos atualmente é escasso e de difícil acesso; por isto, este projeto tem grande valor tanto para a assistência aos pacientes pica- dos por estes animais quanto no ensino médico deste agravo à saúde da nossa população. Dr. Fernando Luiz de Andrade Maia Diretor Geral do HINSG clique p/ver o original É muito importante a divulgação destes conhecimentos para a preservação de saúde publica e da fauna. Porém, para a população, estas informações precisam ser de fácil compreensão e rápido acesso. OBJETIVOS PRINCIPAIS NA EDUCAÇÃO:  Manter online um banco de dados, com informações técnicas e fotografias de alta qualidade, à disposição de estudantes, técnicos e interessados.  Criar vídeos e webinars (palestras online) para treinamento de pessoal técnico da área médica, hospitalar etc. A recepção de pessoas picadas por animais peçonhentos nos hospitais de pronto-socorro deve ser imediata.  Interligar pessoas e técnicos para troca de informações.  Informar e conscientizar a população sobre o comportamentos destes animais e a importância de usar medidas preventivas para evitar acidentes. Conhecimento e prevenção são os principais fatores para diminuir os acidentes com animais peçonhentos.
  13. 13. Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 13 de 27 Objetivos do Projeto para o futuro UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. LAURO WANDERLEY ...tendo em vista a necessidade de trabalhos deste porte para elucida- ção satisfatória dos casos envol- vendo vítimas, tantas vezes fatais desses animais. Ressaltamos ainda que este projeto é de grande valia para o Brasil, em face de sermos um país com a fauna e a flora de grande porte e por vezes desconhecidas, onde muito se precisa para desen- volver conhecimentos nesta área, bem como pela visão interdisciplinar com a qual foi observado este tema Dr. João Flávio Paiva DIRETOR SUPERINTENDENTE HULW clique p/ver o original O tema Acidentes com animais Peçonhentos é universal e será sempre atual enquanto existirem pessoas e estes animais. Estamos criando um projeto que vai iniciar no Brasil mas que tem pretensões de ser mundial. Está sendo planejado para acrescentar outros países e continentes. Toda a parte técnica esta sendo criada prevendo isto. Estamos utilizando programas e métodos mundialmente adotados na comunicação técnica e científica. Isto vai assegurar a portabilidade deste Projeto a nível mundial. Os dados e informações serão sempre mantidos atualizados com a adição de novas técnicas e processos. A equipe de consultores foi selecionada por sua capacidade, para não só garantir uma cobertura ampla e dentro dos mais recentes conceitos científicos, mas também por seu interesse e por poder dar continuidade ao Projeto. Nossa intenção não é criar um projeto estático mas um movimento contínuo e eficiente de técnicos, profissionais e pessoas interessadas no assunto através dos anos vindouros. Entendemos que as nossas pretensões são grandes mas as necessidades de um projeto desta envergadura também. Este será o primeiro passo de uma longa caminhada. O que existe atualmente na Internet As informações existentes nos sites são inúmeras porém, de forma dispersa, espalhadas. Ou são de difícil acesso - ex: procurar na página, da página, da página - e ou muito complexas e especializadas, e ou com diagramação complicada e ineficiente. Fotos de animais na natureza, onde o animal aparece camuflado, são de pouco valor para uso em identificação. Projeto COBRAS BRASILEIRAS vai concentrar em seu portal todas as informações visuais, técnicas, médicas e veterinárias necessárias para a identificação do animal e a tomada de decisões vitais. SITES ENCONTRADOS PARA IDENTIFICAÇÃO Site BUTANTAN - Identificação de serpentes Site FUNED, Fundação Ezequiel Dias - Identificação de serpentes Site FIOCRUZ, Fundação Osvaldo Cruz - Identificação de serpentes Site VITAL BRASIL - Identificação de serpentes Site SAÚDE ANIMAL - Identificação de serpentes
  14. 14. Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 14 de 27 Site CIT Santa Catarina - Identificação de serpentes Site Visão Geral da Medicina Veterinária - Identificação de serpentes Site Brasil Escola - Serpentes peçonhentas brasileiras Portal Projeto COBRAS BRASILEIRAS - ainda um protótipo Mídias utilizadas no Projeto  Portal com livre acesso na Internet que ficará online durante 2 anos. (www.cobrasbrasileiras.com em português, espanhol e inglês)  Versão em DVD (ver pag. 16) para ser adquirido no Portal e enviado via correio.  Capa do Portal Cobras Brasileiras Versões digitais multimídia destas informações em EPUB, Adobe Acrobat®. Arquivo digital em Acrobat pdf® e Adobe AIR ®, será uma versão multimídia do Portal. Para ser adquirido no portal com um custo bem inferior ao DVD.  Exposição fotográfica itinerante (ver pag. 19).  Livro Impresso (ver pag. 16) (Manual de Campo) para identificação dos (cobras, serpentes, algumas aranhas, lacraias, escorpiões, lagartas).  eBook Versão digital, em Acrobat pdf®, do livro impresso.  Livro Infantil (ver pag. 16) impresso e eBook. Portal (site) Portal na Internet para consultas totalmente grátis durante dois anos. Portal já registrado no Registro BR como www.cobrasbrasileiras.com para a versão em português, espanhol e inglês. Muitas informações vão ser adicionadas e aprimoradas no Portal com o tempo. Os colaboradores poderão sugerir mudanças, acréscimos etc. Este Portal vai ser atualizado diversas vezes por ano. Vamos procurar manter todos os dados sempre atualizados. As informações serão apresentadas em dois estágios: Cada animal peçonhento terá um resumo do tratamento médico utilizado e também com recomendações veterinárias. 1. SIMPLES. Os textos, contendo as informações necessárias sobre cada animal, serão descritos de maneira pedagógica e de fácil compreensão para o leigo. O primeiro objetivo do Projeto COBRAS BRASILEIRAS é informar à população. 2. AVANÇADAS direcionadas ao médico, veterinário, profissional da saúde com todo o texto seguindo o mesmo nível. No site serão utilizados links de redirecionamento para outros sites com informações complementares. TERÁ SEÇÕES SOBRE:  Serpentes - com fotos, desenhos, características, mapas, grau de toxidade, soros, tratamento.
  15. 15. Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 15 de 27  Aranhas - com fotos, desenhos, características, grau de toxidade, soros, trata- mento.  Escorpiões - com fotos, desenhos, características, tratamento.  Lacraias - com fotos, desenhos, características, tratamento.  Lagartas - com fotos, desenhos, características, mapas, tratamento.  Vespas - com fotos, desenhos, características, mapas, tratamento.  Cuidados preventivos. Produtos para saneamento. O que pode ser usado para matar e o que. Colocar um FAQ com respostas a perguntas tipo: Existe inseticida para matar cobra? Qual veneno devo utilizar para matar aranhas? Se for no Centro Espí- rita do Caboclo Cobra Coral a cobra coral vai ficar mansinha?  Dicas, medidas preventivas e sugestões que podem ser adotadas para um convívio seguro e ecológico com estes animais. Locais aonde costumam ser encontrados etc.  Sugestões sobre arquitetura e localização de uma casa para evitar a entrada destes animais. Localização de plantas, possíveis locais de ninho a ser evita- dos etc.  Procedimentos médicos de urgência. Procedimentos adotadas pelo Ministé- rio da Saúde e OMS. Possivelmente um link para estes sites.  Pólos de aplicação de soro. Hospitais credenciados e com soro para o atendi- mento de acidentes por animais peçonhentos. Se possível o nome dos conta- tos em cada órgão.  Links com endereços de órgãos especializados nestes animais. CIT etc.  Serviços existentes em cada estado do Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental. Endereços e contatos. Links para os sites.  Testemunhos. Relato de pessoas que sofreram acidentes por animais peço- nhentos. Isto irá dar “validade psicológica” as informações apresentadas pois os acidentes não acontecem só com os outros. Natureza não é Disneylandia.  Dados estatísticos com acidentes por animais peçonhentos. em todo país e separado por estado com os principais animais que causam acidentes. (Prêmio “Dentinho de Ouro” para o campeão estadual e nacional de mordi- das).  Curiosidades sobre estes animais.  Como são feitos os soros. Página com apresentação resumida e algumas fotos ilustrando as principais etapas e vídeo.  Seção feita especialmente para crianças. Layout semelhante a revista em quadrinhos. Versão em Flash e Html do livro infantil. Texto dirigido para as crianças.  Treinamentos, workshops e webinars.  Página do(s) Patrocinador(es) com informações, propaganda etc.
  16. 16. Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 16 de 27 DVD Versão multimídia, utilizando os mais modernos recursos audiovisuais, com as informações contidas no Portal, no formato Adobe Acrobat pdf®. O Adobe Acrobat® é um programa com poderosos recursos audiovisuais e de busca e com versão de uso grátis. Uso direto no computador sem necessidade de Internet. Arquivo digital Versão multimídia (Acrobat pdf® e ePub) do Portal para uso em notebook, iPad, tablets, eReaders. Livro Impresso Livro COBRAS BRASILEIRAS - MANUAL DE CAMPO, tamanho médio (13x20cm), para levar em mochilas, bolsas, maletas etc. Contendo só os animais peçonhentos, (±55) cobras, algumas aranhas, escorpiões, lacraias e lagartas. Endereços de hospitais credenciados no país, polícia ambiental, defesa civil, bombeiros e recomendações médicas de emergência. LO livro COBRAS BRASILEIRAS - MANUAL DE CAMPO será muito útil como um manual de consulta rápida, em mochilas, bolsas, porta-luvas etc para campistas, montanhistas, agricultores e todos que ficam em contato com a natureza. Impressão de alta qualidade, encadernação resistente ao uso. EBOOK Versão digital do livro COBRAS BRASILEIRAS - MANUAL DE CAMPO para download no Portal — eBook, EPUB, Kindle, Nook, Livro Infantil Conforme estatísticas, uma grande parte dos acidentes por animais peçonhentos, ocorrem com crianças. Iremos criar um livro infantil, ilustrado com fotos e desenhos e texto fácil, como uma revista em quadrinhos. Nossa meta será a distribuição deste livro nas escolas. Acreditamos que muitos acidentes com crianças poderão ser evitados. EBOOK DO LIVRO INFANTIL Versão em eBook do livro infantil. Textos Os textos contendo as informações necessárias sobre cada animal, serão descritos de maneira pedagógica e de fácil compreensão para o leigo. Vão ser preparados seguindo os métodos de Information Mapping para
  17. 17. Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 17 de 27 diminuir a quantidade de texto, facilitar a assimilação e a portabilidade para outros idiomas. Fotografias e vídeos A falta de fotos realmente boas e informativas sobre animais que matam ou incapacitam tanta gente à tanto tempo, é quase que total. Estes animais, para serem identificados corretamente, necessitam de imagens de alta qualidade e sem interferências visuais. As cobras são animais muito bonitos, com movimentos altamente gráficos e padrões surpreendentes. Fazer fotos o mais informativas possível e também mostrar a beleza do animal. As pessoas devem aprender a ver estes animais como o que são, só animais e não monstros. As fotos devem informar, instruir, inspirar, surpreender e provocar admiração por espécies que são quase desconhecidas e eliminadas como se fossem lixo. Esta é uma oportunidade rara.Ter acesso a animais e instalações, com o apoio de profissionais e técnicos, em todas as instituições existentes no país. Formará um banco de dados fotográfico que pode vir a ser utilizado por estudantes e profissionais durante décadas. MÉTODO UTILIZADO NAS FOTOS Todas as fotografias feitas especialmente para a identificação, fundo, iluminação e ângulos semelhantes. A ausência de interferências irá facilitar a comparação. TODOS OS ANIMAIS VIVOS!
  18. 18. Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 18 de 27 Cobras são animais difíceis de identificar. Muitas pessoas tem tendência psicológica instintiva e evitam sequer olhar para estes animais. Tudo isto dificulta a identificação. Fotos destes animais em seu habitat onde ficam camuflados, são quase inúteis para uso em identificação. NOSSO OBJETIVO NÃO SERÁ A FOTOGRAFIA ARTÍSTICA DESTES ANIMAIS MAS SIM, FOTOS PARA USO EM IDENTIFICAÇÃO, QUE SERÃO EXECUTADAS SEGUINDO UMA METODOLOGIA DE VISUALISAÇÃO CIENTÍFICA. Hospital João XXIII - CIAT BH, MG È um trabalho de suma importância para divulgar aspectos da fauna bra- sileira referente a animais peçonhen- tos e não peçonhentos. A utilização da internet como ferra- menta de acesso ao referido Projeto viabiliza de forma ágil a identificação de serpentes e outros animais peço- nhentos aprimorando a eficiência do atendimento dos acidentes. Dr. Délio Campolina Coordenador da Unidade de Toxicologia clique p/ver o original O tipo de fotografias que iremos fazer não se encontra nos sites na Internet. Vamos salientar as características visuais de cada animal para facilitar a identificação. Segurança durante as fotografias Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória – Vitória A disponibilidade, por meio de um Portal na Internet, de imagens feitas segundo metodologia científica, contribuirá de maneira significativa para uma melhor identificação des- tes animais...... Para as crianças e adolescentes capi- xabas, foco da atuação de nosso hos- pital, tão receptivos ao conteúdo disponibilizado pela internet, o pro- jeto em questão será mais uma importante ferramenta para a cons- trução de uma convivência harmô- nica e ecologicamente sustentável. Dr. Rogério Bastos Vieira Diretor Geral do HINSG clique p/ver o original Serão fotografadas, no estúdio e sobre uma mesa especial, entre 200 a 400 cobras e diversas aranhas, escorpiões, lacraias e lagartas. Com aproximadamente 10 fotos “básicas” para cada animal teremos no mínimo 2000 fotos selecionadas e catalogadas. Os animais serão manuseados por técnicos altamente treinados e experientes. Estes animais são, em sua maioria, extremamente perigosos, imprevisíveis, rápidos e mortais. Podem causar danos físicos terríveis. Serão adotadas severas medidas de segurança. Devido aos perigos neste trabalho, para evitar possíveis medidas legais e indenizações aos patrocinadores, será feito através de advogado, um contrato e um seguro com Seguradora idônea, dando cobertura a acidentes
  19. 19. Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 19 de 27 e/ou fatalidade durante as fotos. Isto irá assegurar aos operadores e representantes, um ressarcimento no caso de acidentes ou fatalidade, e será uma garantia para a(s) Empresa(s) Patrocinadora(s) . Exposição Fotográfica Esposição fotográfica com as 40 melhores fotos selecionadas. Este material ficara a disposição do(s) Patrocinador(es), escolas, museus e interessados. As fotos serão impressas em papel especial de longa durabilidade, molduras e embalagens. Vídeos Todo material que possa ajudar na identificação será utilizado. Como a maneira de locomoção das cobras. Vídeos destes animais na natureza e em cativeiro. O Making-off do projeto será filmado. Instituições, técnicos em campo e toda informação que possa enriquecer o Projeto. Instituições - fotos e vídeos Será realizado na cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Cuiabá, Fortaleza, Manaus e em reservas biológicas, Parques Nacionais e zoológicos  NOPA - FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA, RS - Núcleo Regional de Ofiologia de Porto Alegre. Dra. Moema Leitão de Araujo.  CIT - CENTRO DE INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA, Porto Alegre. Dra. Maria da Graça Boucinha Marques.  INSTITUTO BUTANTAN, Laboratório de Herpetologia, São Paulo, Dr. Fran- cisco Luís Franco.  FUNED - FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS, Belo Horizonte. Dra. Giselle Cotta  FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, Rio de Janeiro. Dra. Rosany Boch- ner.  INSTITUTO VITAL BRAZIL, Rio de Janeiro. Divisão de Herpetologia, Dr. Clau- dio Machado.  FUNDAÇÃO DE MEDICINA TROPICAL, Manaus. Gerência de Animais Peço- nhentos, Dr.Jean Samonek.  UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, Manaus. Instituto de Ciências Biológicas. Dra. Ermelinda Oliveira.  UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, Fortaleza. Núcleo Regional de Ofiolo- gia-UFC (NUROF). Dra. Diva Borges Nojosa.  UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, Cuiabá. Instituto de Biociên- cias, Dra. Christine Strüssmann.  Referências técnicas através de consulta na Internet, livros e fornecidas pelos consultores do Projeto.
  20. 20. Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 20 de 27 Distribuição da informação A preservação ambiental deve ser sempre baseada no conhecimento. E este conhecimento deve estar disponível da maneira fácil, rápida e a qualquer hora. O Projeto COBRAS BRASILEIRAS vai disponibilizar isto através de diversas mídias:  Portal na Internet com as informações técnicas e visuais necessárias.  Arquivo digital com versão em Acrobat® e ePub para download.  DVD com versão em Acrobat®. Este formato possibilita a instalação de uma cópia interativa, em seu próprio computador, com todos os dados fotos, desenhos e mapas existentes no Portal. É uma fonte para consulta indepen- dente de Internet.  Livro impresso“Manual de Campo” para ser adquirido em livrarias e online.  Versão ebook do livro“Manual de Campo” em ePUB para uso em smartpho- nes e iPad.  Exposição fotográfica itinerante com as principais fotos de animais do Projeto e que estará à disposição de instituições, escolas, universidades e museus interessados. Descrição da ação 1. Pesquisa da localização e disponibilidade dos animais para fotografar, coleta de dados estatísticos e feitura de diagramas, mapas e desenhos. 2. Organograma em conjunto com os técnicos e biólogos para marcar as visitas para fotografar os animais em cada região. 3. Advogado. Elaboração de contratos de trabalho, autorizações de uso e Segu- ros, com Empresa Seguradora. 4. Seguro de vida e acidentes para os operadores das serpentes. 5. Fotografar os animais no Núcleo Regional de Ofiologia de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 6. Fotografar no CIT - Centro de Informação Toxicológica, Porto Alegre. 7. Fotografar os animais no Instituto Vital Brasil, Rio de Janeiro. 8. Fotografar os animais no Instituto Butantan, São Paulo. 9. Fotografar os animais na Fundação Ezequiel Dias, Belo Horizonte. 10.Fotografar os animais na Fundação de Medicina Tropical, Manaus. 11.Fotografar os animais na Universidade Federal do Amazonas, Manaus. 12.Fotografar os animais na Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. 13.Fotografar os animais na Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá. 14.Fotografar os animais em outras localidades. 15. Secretaria Municipal da Saúde Hospital de Pronto Socorro Porto Alegre Como se sabe, cresce a utilização da Internet como ferramenta de rápido acesso a todo tipo de informação. No caso do projeto apresentado, tor- nar mais rápida a correta identifica- ção de animais peçonhentos deve contribuir para a instituição precoce do tratamento apropriado e, assim melhorar sua eficiência. A seriedade da proposta pode ser medida pela manifesta intenção de montar uma equipe interdisciplinar, contando com especialistas em bio- logia, medicina veterinária, pedago- gia e saúde pública, entre outros. Paulo Roberto de Azambuja Diretor Geral Dr. Mauro Soibelman Responsável Técnico Equipe de Cínica clique p/ver o original Seleção do material fotográfico juntamente com os consultores. Escolha de quais fotos serão utilizadas em cada mídia (Portal, livro, eBook, DVD). 16.Editoração e diagramação das fotos, textos, tabelas, mapas e todo material a ser utilizado.
  21. 21. Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 21 de 27 17.Elaboração das informações que irão ser utilizadas. Quais e de que maneira serão apresentadas. Cada mídia tem seus recursos próprios. Procuraremos utilizar isto ao máximo mas sem perder a facilidade de uso. 18.Elaboração do projeto webdesign e pedagógico para o Portal. 19.Elaboração do projeto pedagógico e multimídia para o DVD e eBook. 20.Elaboração do projeto gráfico e pedagógico para o livro. 21.Produção e elaboração dos textos. 22.Tradução de todos os textos para a língua inglesa. 23.Revisão dos textos e legendas em inglês. 24.Tradução de todos os textos para a língua espanhola. 25.Revisão dos textos e legendas em espanhol 26.Preparo do material promocional e coquetel de lançamento do livro, Portal, DVD e da Exposição Fotográfica itinerante. 27.Distribuição da obra conforme plano de distribuição. Recursos materiais necessários  Advogado para elaborar contratos de trabalho, autorizações de uso dos animais e Seguro para os operadores dos animais durante as fotos.  Seguro de vida para os operadores.  Passagens e estadias para as cidades aonde serão fotografados os animais.  Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Porto Alegre Agradecemos à apresentação do Projeto COBRAS BRASILEIRAS, para- benizando-o pela excelente inicia- tiva de esclarecer à população e aos profissionais da área do meio ambiente sobre os animais peço- nhentos e não peçonhentos da fauna brasileira. A utilização da Internet como ferra- menta de acesso será extremamente útil na identificação de cobras e outros animais potencialmente peri- gosos da nossa fauna. Miguel Wedy Secretário Municipal do Meio Ambiente clique p/ver o original Locação dos animais e custos de diária com os operadores que irão manejar os animais.  Serviços com fotógrafo e retocador.  Serviços com designer gráfico, redator, tradutor e revisor gráfico.  serviços com designer, redator e revisor para o livro, DVD e eBook.  Serviços com web designer, tradutor e revisor.  Programador para Programa de Identificação dos animais.  Ampliação dos posters e molduras para a Exposição Fotográfica.  Armazenagem do Portal na Internet por dois anos.  Revisão e atualização trimestral do Portal.  Projeto gráfico e confecção e envio dos convites para o lançamento. Correio.  Coquetel de lançamento.
  22. 22. Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 22 de 27 “Como e Porque participar” video Video sobre Como e Porque participar do Projeto COBRAS BRASILEIRAS para ser usado como apoio na captação de patrocínio através de financiamento coletivo, crowdfunding. CLIQUE FOTO PARA VER VIDEO CLIQUE FOTO PARA VER VIDEO Plano de Divulgação e Comunicação Projeto COBRAS BRASILEIRAS será divulgado de diversas maneiras: Por ser um Portal de utilidade publica para a toda classe da área da saúde, acadêmica, ecológica e população em geral, podemos prever um intenso tráfico de usuários tanto nacional quanto internacional. Muitas vidas, humanas e de animais, serão salvas graças ao Projeto. Será uma fonte de divulgação muito positiva para o(s) Patrocinador(es), seja qual for sua área de atuação.  Brigada Militar — RS Comando do Corpo de Bombeiros ...Verificamos ainda a relevância do Projeto na área de saúde pública e ambiental, onde se insere muitas ati- vidades desempenhadas por inte- grantes do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, seja no combate a incêndios em vegetação (matas, flo- restas), como salvamento de pes- soas/animais. Sergio Klunk Cel QOEM - Cmt CCB clique p/ver o original Na internet será cadastrado nos principais sites de busca (search engines) nacionais e estrangeiros. Atualmente o protótipo do site na Internet, sem maiores informações, tem tido um tráfego de quase 20 mil pessoas/mês no Google Analytics, 12 mil no AWSTATS e 14 mil no WEBALIZER  Quando o site estiver pronto, será feito um intenso trabalho de SEO (Search Engine Otimization) em todo o Portal. Isto irá possibilitar seu posicionamento no topo das pesquisas, em todos os sites de busca na Internet (Google,Yahoo Bing etc.).  Será divulgado por email para todos os diretores de hospitais credenciados do país que já entramos em contato. Junto aos médicos etc.  Nas Universidades que nossos consultores trabalham.  Será divulgado através de sites com grande propagação como LinkedIn ; Facebook ; Google+ ; flickr ; StumbleUpon etc.  Será divulgado na imprensa através dos serviços de um Assessor de Imprensa.
  23. 23. Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 23 de 27  Através da Exposição Fotográfica itinerante.  Serão criadas camisetas com fotos dos animais e o logo do Projeto. Plano de reciprocidade para os patrocinadores: Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre ...em atenção ao Projeto COBRAS BRASILEIRAS,..... expressar seu reco- nhecimento pela magnânima inicia- tiva na elaboração e execução do Projeto em tela. Observa-se a extensão da responsa- bilidade social intrínseca aos objeti- vos do referido Projeto, contribuindo importantemente nas áreas de edu- cação, saúde pública e meio ambiente José Sperb Sanseverino Provedor clique p/ver o original Procuramos para o Projeto COBRAS BRASILEIRAS mais que um Patrocinador, procuramos um parceiro, que esteja acima de tudo interessado no Projeto e reconheça seu valor social e ambiental. Este Portal será uma referência sobre animais peçonhentos.  Como estaremos fotografando as serpentes nos principais locais com ofídios no pais, acreditamos ser uma oportunidade rara para fotografar produtos do Patrocinador juntamente com as serpentes. Pode produzir fotos belíssimas. Oferecemos estas fotos, com enfoque artístico, para uso em propaganda, folhetos e posters. Fotos de alta qualidade e exclusivas.  No Portal a ser veiculado na internet, será incluído o nome e a logomarca da(s) empresa(s) patrocinadora(s) (com link para sua página corporativa) e em todas as páginas com destaque.  O(s) patrocinadore(s) receberão os exemplares dos livros onde será inserido o nome da(s) empresa(s) patrocinadora(s) com logotipo impresso.  Será produzido e editado um DVD onde serão destacadas as empresas patro- cinadoras que darão chancela ao Projeto, com registro de logomarca. Serão relacionadas as entidades apoiadoras institucionais do Projeto.  Realizaremos uma Exposição Fotográfica itinerante sobre o Projeto que estará à disposição das instituições, apoiadores e patrocinadores em diversas comunidades pelo Brasil. A Exposição poderá ser realizada em escolas, universidades, museus, entidades, e demais locais de interesse da(s) empresa(s) patrocinadora(s).  Os patrocinadores terão suas empresas mencionadas e as suas logomarcas impressas como referência de patrocínio, em todas as formas de divulgação e mídia do Projeto, que inclui a edição do Livro, o DVD, a Exposição Fotográfica e os materiais gráficos de apoio. O Projeto COBRAS BRASILEIRAS é também um Projeto aberto aos interesses sociais dos patrocinadores.
  24. 24. Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 24 de 27 EQUIPE TÉCNICA E CONSULTORES DO PROJETO O Projeto COBRAS BRASILEIRAS conta com uma equipe de consultores de alto nível, todos profissionais em suas áreas. Foram selecionados por sua capacidade, por seu interesse e também por poder dar continuidade ao Projeto, garantindo uma cobertura geográfica ampla e dentro dos mais recentes conceitos científicos. Equipe Técnica Fernando Bergamaschi de Souza — UNIVERS FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Hosp. Universitário Clementino Fraga Filho — HUCFF ...este tipo de iniciativa é importante para o esclarecimento da população em geral sobre animais peçonhentos e não peçonhentos da fauna brasi- leira, bem como para profissionais que atuam nas áreas envolvidas. Especialmente para o Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias, que, além do atendimento a pacien- tes é responsável pela formação de residentes e internos, o treinamento de nossos profissionais na correta identificação de animais peçonhen- tos é instrumento fundamental para o tratamento adequado dos aciden- tes ofídicos. Professora Regina Barbosa Moreira Chefe do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias clique p/ver o original AUTOR E COORDENADOR DO PROJETO E FOTO- GRAFIA E VÍDEO — com mais de 30 anos de experiência fotografando para as principais indústrias e agências de propaganda no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e exterior. Sites Photoindustrial ; Designdeimagem ; ApoiCultu- ral ; Profiles na web: Behance ; Facebook PAGES Photoindustrial ; Designdeima- gem ; ApoiCultural ; Google+ ; LinkedIn ; Naimz ; Viadeo ; Xing ••••• (docs)- Box.net ; Flickr ; Issuu ; Picasa ; slideshare Bruno Dalapicola Bergamaschi de Souza — CONSULTOR EM TECNOLOGIA DE INFORMÁTICA — Montagem de Provedores de Web. Segurança de rede em Internet. Web design e multimídia. Sites com uso de banco de dados. Elaboração do programa de busca a para identificação dos animais. Cursando a Faculdade de Ciências da Computação na UFRGS. José Carlos Pirralho — DESIGNER GRÁFICO E CONSULTORIA EM ARTES GRÁFICAS — Com mais de 35 anos trabalhando como Diretor de Arte para as principais indústrias e agências de propaganda do Rio de Janeiro e São Paulo e clientes em todo o país. Lisete Maria Dalapicola — CONSULTORIA E COORDENAÇÃO PEDAGOGIA E METODOLO- GIA E PESQUISA TÉCNICA — Graduação Plena em PEDAGOGIA E INSPEÇÃO ESCOLAR 1 E 2 GRAU, ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO pela Pontifícia Universi- dade Católica do Rio Grande do Sul (1971); Participou da equipe de Alfabeti- zação de Adolescentes e Adultos - MOBRAL - RS; foi professora do Ensino Médio e ocupou função de Assessoraria no Gabinete da Secretaria de Educa- ção e Cultura do Estado do Rio Grande do Sul (1972-74). Colaborou em projetos educacionais e culturais. Equipe consultores DR. Claudio Machado — CONSULTORIA EM BIOLOGIA DE SERPENTES E PRODUÇÃO E MANEJO DAS SERPENTES PARA AS FOTOS, RIO DE JANEIRO — Biólogo com curso de Bacharelado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS com especialização em Zoologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ),1989. Professor de Biologia com curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 1990. Desde 2005 e até a presente data, Chefe da Divisão de Herpetologia do Insti- tuto Vital Brasil - RJ. Atual coordenador da exposição permanente de animais peçonhentos do
  25. 25. Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 25 de 27 Instituto Vital Brasil - RJ. Biólogo do INSTITUTO VITAL BRASIL concursado em 1995, atuando na Divi- são de Animais Peçonhentos (Serpentário) na manutenção, manejo e identifi- cação de serpentes por 12 anos. Curso de Mestrado em Zoologia no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de 1990 a 1992, com todos os créditos concluídos, mas sem apresentação de tese. Organizador da Coleção Herpetológica de referência (área de répteis) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no período de 1985 a 1990. Dra.Christine Strüssmann — CONSULTORIA EM MEDICINA VETERINÁRIA E PRODUÇÃO E MANEJO DAS SERPENTES PARA AS FOTOS, CUIABÁ, MATO GROSSO — possui gradua- ção em MEDICINA VETERINÁRIA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), especialização em ZOOLOGIA E SISTEMÁTICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984), mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1992), doutorado em BIOCIÊNCIAS (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003) e aperfeiçoamento em BIOLOGIA DE AMBIENTES INUNDÁVEIS - Pantanal pela Universidade Federal de Mato Grosso (1989). Atualmente é Professor adjunto da UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, Pesquisador colaborador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agro- pecuária - Centro Pesquisas Pantanal, Membro de Comissão Permanente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso, Perito nomeado do Ministério Público de Mato Grosso, Sócio Proprietário da Natur- plan Conservação e Tecnologia Ambiental Ltda. e Membro de corpo editorial da Phyllomedusa. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Faunística. Atuando principalmente nos seguintes temas: herpetofauna, Mato Grosso, comunidades, taxonomia, Cerrado. Dra. Diva Maria Borges-Nojosa — CONSULTORIA E MANEJO DAS SERPENTES PARA AS FOTOS, FORTALEZA, CEARÁ — Graduou-se em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Federal do Ceará (1987), obtendo seu mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (1991), e de doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Museu Nacional - Rio de Janeiro / UFRJ (2002). É Professora Adjunto da UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ desde 1992, coordenadora do Núcleo Regional de Ofiologia-UFC (NUROF) e orientadora no Curso de Pós Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (UFC). Tem experiência na área de Herpetologia, com ênfase em Sistemática, Zoogeografia e Biologia, atuando principalmente nas áreas relic- tuais de mata atlântica no nordeste (Brejos-de-altitude) e nos biomas Caatinga e Costeiro. Dr. Francisco Luís Franco — CONSULTORIA EM BIOLOGIA DE SERPENTES E PRODUÇÃO E MANEJO DAS SERPENTES PARA AS FOTOS, SÃO PAULO, SP — possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em BIOCIÊNCIAS (Zoologia) pela Pontifícia Universi- dade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Ciências Biológi- cas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é Pesquisador Científico Nível IV do INSTITUTO BUTANTAN. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Zoologia Aplicada. Atuando principal- mente nos seguintes temas: Colubridae, Serpentes, Tachymenini, Taxonomia, Xenodontinae e Filogenia.
  26. 26. Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 26 de 27 Dra. Giselle Agostini Cotta — CONSULTORIA EM BIOLOGIA DE SERPENTES E PRODU- ÇÃO E MANEJO DAS SERPENTES PARA AS FOTOS, BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS— possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986) e mestrado em ZOOLOGIA DE VERTEBRA- DOS pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000). Tem expe- riência na área de Zoologia, com ênfase em Utilização dos Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: serpentes, herpetologia, reprodução, animais peçonhentos. FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS, Diretoria de Produção Farmacêutica e Imuno- biológicos, Divisão de Imunobiológicos. Dr. Jean Francisco Venturin Samonek — CONSULTORIA EM MEDICINA VETERINÁRIA, ANIMAIS SELVAGENS E PRODUÇÃO E MANEJO DAS SERPENTES PARA AS FOTOS, MANAUS, AMAZONAS — possui graduação em MEDICINA VETERINÁRIA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003), especialização em CLÍNICA MÉDICA E CIRÚRGICA DE ANIMAIS SELVAGENS pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005), especialização em BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO E MANEJO DA VIDA SELVAGEM pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005). Atualmente é Tenente Veterinário do Centro de Pesquisas da Fauna e da Flora da Amazônia - Zoológico do CIGS e Gerente de Animais Peçonhentos da FUNDAÇÃO DE MEDICINA TROPICAL DO AMAZONAS. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Animais Selva- gens. Dra. Judith Tiomny Fiszon — CONSULTORIA EM ARQUITETURA E SAÚDE PUBLICA, FIOCRUZ-FUNDAÇÃO OSVALDO CRUZ, Rio de Janeiro. — possui graduação em ENGENHARIA CIVIL pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em SAÚDE PÚBLICA pelo Fundação Oswaldo Cruz (1990) e douto- rado em ARQUITETURA E URBANISMO pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é Professor Titular do Fundação Oswaldo Cruz. Tem expe- riência na área de Saúde Coletiva. Atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, saneamento, indicadores sociais, serviços urbanos. Dra. Maria Ermelinda do Espírito Santo Oliveira — CONSULTORIA E MANEJO DAS SERPENTES PARA AS FOTOS, MANAUS, AMAZONAS — possui graduação em Licen- ciatura Em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Federal do Amazonas (1985), especialização em ANIMAIS PEÇONHENTOS pelo Instituto Butantan, e mestrado/doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professora adjunto da UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia e História Natural, atuando prin- cipalmente nos seguintes temas: parasitologia, biologia comportamental, levantamento de fauna, herpetologia, petróleo e gás na amazônia (bioindica- dores), amazônia central. Dra. Maria da Graça Boucinha Marques — CONSULTORIA EM MEDICINA VETERINÁ- RIA E TOXICOLOGIA — graduação em MEDICINA VETERINÁRIA pela Universi- dade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em FISIOLOGIA FARMACOLOGIA Y TOXICOLOGIA - Universidad de Leon (2004). Atualmente é técnica da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde, CENTRO DE INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA. Professor convidado da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil.
  27. 27. Projeto COBRAS BRASILEIRAS – Pag. 27 de 27 Tem experiência na área de Toxicologia, com ênfase em Toxinas Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: animais peçonhentos, preven- ção de acidentes tóxicos, plantas tóxicas. Dra. Moema Leitão de Araujo — CONSULTORIA EM BIOLOGIA DE SERPENTES E PRODUÇÃO E MANEJO DAS SERPENTES PARA AS FOTOS, PORTO ALEGRE — graduação em HISTÓRIA NATURAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1969) e especialização em ZOOLOGIA pelo Conselho Regional de Biologia 3ª Região (2000). Atualmente é Pesquisadora da FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA DO RIO GRANDE DO SUL. Direção e administração, Museu de Ciências Naturais, Seção de Zoologia de Vertebrados. Com experiência na área de Zoologia e com ênfase em Zoologia Aplicada. Dra. Rosany Bochner — CONSULTORIA EM ESTATÍSTICA E SAÚDE PUBLICA — Possui graduação em ESTATÍSTICA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, na área de Pesquisa Operacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE (1990) e doutorado em SAÚDE PÚBLICA pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (2003). Atualmente é pesquisadora da FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ e coordena o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas - SINITOX. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: intoxicações e envenenamentos, acidentes por animais peçonhentos. Tem participado do desenvolvimento de sistemas de informa- ção em saúde e na elaboração de materiais educativos e de divulgação cien- tífica.

×