Seguranca infantil

3,503 views
3,358 views

Published on

Cartilha sobre Segurança Infantil editada pelo Inmetro.

1 Comment
3 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
3,503
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
184
Comments
1
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Seguranca infantil

  1. 1. RA NÇ A USE G
  2. 2. SEGURANÇA INFANTILTodos desejam que a vida das crianças sejacheia de brincadeiras e diversões. Mas, para queisso aconteça, temos que estar atentos paraalgo muito sério: a segurança infantil. Essasegurança precisa começar dentro de casa, e seestender para todos os ambientes em que ascrianças estejam.
  3. 3. Os dados do Sistema de O Inmetro, em parceria com Monitoramento de Acidentes A cada ano, mais de a organização CRIANÇA SEGURA, de Consumo do Inmetro 5 mil crianças morrem está contribuindo para ajudar os mostram que os acidentes com no Brasil devido a responsáveis nessa tarefa, por crianças representam 16% dos esses acidentes. meio da publicação da cartilha acidentes totais registrados. Isso significa cerca “Segurança Infantil”. De acordo com o Ministério da de 14 mortes e 300 Nas próximas páginas, vamos Saúde, todos os anos, no Brasil, hospitalizações por dia. passear pelos diversos cômodos de mais de 100 mil crianças são Uma criança vítima uma casa, e aprender a reconhecer hospitalizadas devido a de acidente a cada alguns dos perigos que uma criança acidentes domésticos e/ou cinco minutos. pode encontrar nela. ocorridos em situação de rotina.Os acidentes representam a principal causade morte de crianças no Brasil.Entre os acidentes mais comuns, podemos Vamos também mostrar como os responsáveis podem prevenir alguns dos acidentes maisdestacar os de trânsito, afogamentos, comuns para as crianças brasileiras, esufocações, queimaduras, quedas e intoxicações, apresentar algumas das ações do Inmetroalém daqueles causados por armas de fogo. referentes a produtos que apresentam riscos potenciais à segurança infantil. A boa notícia é que estudos mostram que a maioria desses acidentes poderia ser evitada com ações de prevenção. A atuação de pais, educadores e responsáveis é fundamental para Dê a mão à sua proteger as crianças ao seu redor. criança e venha E, para que os responsáveis possam cumprir conosco conhecer essa tarefa, é necessário que eles tenham essa casa! informações sobre os acidentes que podem atingir uma criança e os meios para preveni-los.
  4. 4. Esta é a casa de umafamília brasileira.Nessa casa, moramcrianças e adultos,que estão sempreprontos para protegeressas crianças.Mas será que osresponsáveis conseguemreconhecer todas assituações que podemafetar a segurançade uma criança?Nas próximas páginas, vamos ver mais de perto cada uma dasáreas dessa casa. Vamos conhecer as ações do Inmetrorelacionadas a produtos usados pelas crianças. E vamos sabercomo podemos prevenir acidentes, e manter sempre ascrianças seguras.
  5. 5. A SALA ESCADAS Use portões de segurança no topo e TOMADAS no pé das escadas, Para evitar choques dentro e fora de casa. elétricos, cubra todas as tomadas que não estão em uso e não permita fios CORTINAS desencapados. Não use material potencialmente Para aumentar inflamável, como velas ou fósforos, a segurança dos próximo a cortinas. usuários, o Inmetro Preste atenção no tamanho dos tornou obrigatório o cordões de cortinas e persianas. Padrão Brasileiro de Eles não devem ficar em altura que Plugues e Tomadas*. possa ser alcançada por crianças. MÓVEIS Mantenha os móveis longe de janelas e cortinas, para evitar riscos de queda.*Saiba mais em www.inmetro.gov.br/qualidade/pluguestomadas/index.asp Cuidado com quinas pontiagudas.
  6. 6. O QUARTO ROUPAS JANELAS e VARANDA Verifique sempre a etiqueta Cuidado com as quedas. das roupas infantis. Saiba se Instale grades ou redes de seu filho é alérgico a algum segurança em suas janelas componente têxtil e, e sacadas. Faça inspeções nesse caso, evite periódicas da tela e do produtos que sejam sistema de fixação. fabricados com ele. CHUPETAS Devem ter sempre o selo do Inmetro.BERÇO Não use chupetasBrinquedos, travesseiros que não tenham o selo.e lençóis dentro do berço podemcausar sufocação. As grades do berçodevem ter no máximo 6 cm entre elas.A partir de 2014, todos os berçosdeverão ter o selo do Inmetro. ESCOLA BRINQUEDOS Preste atenção Todos os brinquedos comercializados no às informações da embalagem e faça com Brasil, nacionais ou importados, devem ter o selo do Inmetro. que as crianças usem apenas artigos Ao escolher brinquedos, sempre considere a idade e as escolares adequados para a sua idade. habilidades da criança. Evite brinquedos com pontas afiadas A partir de 2014, os artigos escolares, como flechas e os que produzem sons altos. como canetas, lápis e borrachas, terão Compre brinquedos apenas em estabelecimentos legalizados. de ter o selo do Inmetro. Dê preferência Conheça a cartilha sobre o Programa de Brinquedos*. aos artigos que já apresentam o selo.*www.inmetro.gov.br/infotec/publicacoes/cartilhas/brinquedos/Brinquedo.pdf
  7. 7. A COZINHA FOGÃO Use preferencialmente as bocas de trás do fogão.MAMADEIRA Não deixe o fogo aceso sem PANELASMamadeiras que haja uma panela sobre ele. Mantenha sempredevem sempre ter panelas quentes longeo selo do Inmetro. do alcance de criançasNão use mamadeiras e com o seu cabo viradoque não tenham o selo. para dentro do fogão. BANCADA Cuidado com objetos de vidro, cerâmicas e facas. Mantenha objetos cortantes sempre bem guardados. MESA Muitas crianças atendidas em pronto-socorros são vítimas de queimaduras. Não utilize toalhas por baixo de recipientes com alimentos e ARTIGOS PARA FESTA líquidos quentes, pois a criança A partir de 2014, os artigos pode puxar a toalha e derrubar para festas infantis, como o conteúdo sobre ela. velas de aniversário, enfeites de bolo ou forminhas para doces, terão o selo do Inmetro. Dê preferêrncia aos artigos que já apresentam o selo.
  8. 8. O BANHEIRO VASO SANITÁRIO As crianças, especialmente as mais novas, podem se afogar em apenas 2,5 cm de água. Por isso, mantenha a tampa do vaso fechada e travada. ARMÁRIO Mantenha utensílios afiados, medicamentos, vitaminas, produtos de higiene e outros que CHUVEIRO E BANHEIRA ofereçam perigo de Um simples descuido pode PISOS intoxicação fora do causar afogamento. Cuidado com pisos alcance de crianças e Por isso, supervisione sempre molhados e escorregadios. em armários trancados. uma criança tomando banho. Eles são muito perigosos Para evitar queimaduras, para crianças e adultos. teste a temperatura da água com o dorso da mão ou cotovelo antes do banho.
  9. 9. A ÁREA DE SERVIÇOPRODUTOS INFLAMÁVEISCom fogo não se brinca. Mantenhafósforos, isqueiros e álcool fora doalcance das crianças. Fósforos e SACOS PLÁSTICOSembalagens para álcool são certificados Para evitar riscos decom base em Programas do Inmetro. sufocação, mantenhaUse apenas produtos que tenham o selo. sacos plásticos longe de crianças. BALDES Esvazie todos os baldes PRODUTOS DE LIMPEZA e bacias e guarde-os Devem estar sempre virados para baixo, fora trancados e fora do alcance do alcance das crianças. das crianças.
  10. 10. O QUINTAL BICICLETA Não deixe crianças andarem de bicicleta na rua sem a supervisão de um adulto.BRINQUEDOS DE JARDIM Bicicletas infantis CAIXA DÁGUAQuedas representam a têm que ter o Se a sua casa tiverprincipal causa de hospitalização selo do Inmetro. caixa dágua oupor acidentes com crianças. Não compre cisterna,O risco é quatro vezes maior se bicicletas 1,5 m mantenha-asa criança cai de um brinquedo sem o selo. sempre limpas emais alto que 1,5 m. tampadas, de PISCINAVerifique se os equipamentos maneira que não Crianças devem ser sempresão apropriados para a idade de possam ser abertas supervisionadas por umseu filho, se o piso é macio como por uma criança. adulto, quando próximasborracha ou areia e fique atento de uma piscina.aos perigos como ferrugem, Instale cercas depregos expostos, superfícies isolamento em todos osinstáveis ou quebradas. lados da piscina, com no mínimo 1,5 m de altura, equipadas com portões e travas. No caso de piscina infantil, esvazie-a imediatamente após o uso. PLANTAS Ela deve ser guardada Saiba quais plantas dentro e ao virada para baixo e fora redor da sua casa são venenosas, do alcance das crianças. remova-as ou deixe-as inacessíveis para as crianças.
  11. 11. CRIANÇA ATRAVESSANDO Ensine a criança a parar na calçada ou no canto da rua e olhar para os dois lados antes de atravessar. Crianças devem sempre andar na rua acompanhadas de um adulto, que deve segurar a criança pelo pulso. Ensine a criança a atravessar a rua na faixa de pedestres e a não atravessar a rua por trás de ônibus, carros, árvores e postes, pois os motoristas dos veículos podem não vê-lo.CARROCrianças com menos de 10 anos devemsentar no banco de trás, transportadasem cadeiras de segurança de acordocom o seu tamanho e peso.Observe as informações do fabricantee use sempre a cadeira adequada parao peso da criança.Acima de 1,45 m de altura e 36 kg,a criança deve usar o cinto de segurança SINALde três pontos. Ensine a criança a respeitarAs cadeirinhas de criança devem ter o as faixas de pedestres e osselo do Inmetro. sinais de trânsito.Não use cadeirinhas sem o selo.
  12. 12. Vale a pena relembrarChupetas, mamadeiras, embalagens para álcool, fósforos,bicicletas infantis, cadeirinhas para automóvel e brinquedosJá são certificados com base em regulamentos publicados peloInmetro. Nenhum desses produtos, seja nacional ou importado,pode ser vendido no Brasil sem o selo do Instituto. Observe as seguintes recomendações para os brinquedos: - Ao escolher um brinquedo, - Observe as informações da considere sempre a idade e as embalagem. Leia atentamente as habilidades da criança. instruções para retirada da embalagem e utilização do produto. - Não permita que crianças usem brinquedos recomendados para uma - Compre brinquedos apenas em faixa etária acima da sua. estabelecimentos legalizados. Berços, artigos escolares São produtos que já tiveram e artigos para festa regulamentos publicados, e que estãoem fase de adequação para fabricantes e importadores. A partir de2014, todos esses produtos deverão ter o selo do Inmetro.Até lá, dê preferência aos produtos que já tenham o selo. Produtos Não possuem um Plugues e Para aumentar a têxteis selo com a marca do tomadas segurança deInmetro, mas, de acordo com a adultos e crianças, o Inmetroregulamentação publicada pelo tornou obrigatório o uso doInstituto, devem ter etiquetas, Padrão Brasileiro de Pluguessempre escritas em português, e Tomadas, a partir dase que tragam as informações normas elaboradas pela obrigatórias para Associação Brasileira de os consumidores. Normas Técnicas (ABNT). Entre no site do Inmetro voltado especialmente para as crianças www.inmetro.gov.br/crianca
  13. 13. © 2011 Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro Publicação elaborada e produzida pelo Inmetro. Colaboração da Criança Segura Brasil na cessão de dicas referentes a acidentes domésticos. Todos os direitos reservados Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia Inmetro www.inmetro.gov.br Ouvidoria: 0800 285 1818 Diretoria da Qualidade Divisão de Orientação e Incentivo à Qualidade Rua da Estrela, 67, 4º andar Rio Comprido – Rio de Janeiro – RJ CEP 20251-900 Telefone: (21) 3216-1008 diviq@inmetro.gov.br Presidente: João Alziro Herz da JornadaChefe de Gabinete da Presidência do Inmetro: Carlos Eduardo Vieira Camargo Diretor da Qualidade: Alfredo Carlos Orphão Lobo Chefe da Divisão de Orientação e Incentivo à Qualidade: Luiz Carlos Monteiro Chefe da Divisão de Comunicação Social: Afonso Ribeiro Coordenação Técnica: Sidney Aride Redação e Supervisão Técnica: André Oliveira Equipe Técnica: Ana Valéria Silva, Caroline Monteiro, Liana Oliveira e Sylvia Rabello Edição, Ilustração e Diagramação: Mauricio Paschoal Criança Segura Brasil www.criancasegura.org.br/ contato@criancasegura.org.br
  14. 14. www.inmetro.gov.brOuvidoria do Inmetro 0800 285 1818

×