Reino das Plantas
Escola Municipal Nazira Anache
Professora:Rita de Cássia
Disciplina:Ciências
CSPTEC: Delziene Perdoncini...
Faça a leitura abaixo e responda as
perguntas.
As briófitas, os populares musgos, sãoAs briófitas, os populares musgos, são
plantas que atingem poucos centímetrosplantas...
Samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas são alguns dos exemplos mais
conhecidos de plantas do grupo das Pteridófitas. A p...
As gimnospermas (do grego Gymnos: ‘nu’; e sperma: ‘semente’) são plantas terrestres
que vivem, preferencialmente, em ambie...
Atualmente são conhecidas cerca de 350 mil espécies de plantas – desse total, mais de
250 mil são angiospermas.
A palavra ...
Agora que você já leu, responda:
1-Quais são os quatro grupos de vegetais apresentados
acima?
2-Desses grupos apresentados...
3-Qual desses grupos não apresenta flores, frutos nem sementes?
4- O quer dizer a palavra pteridófita?
5-Descreva três car...
6- Qual a característica que permite identificar uma planta como
angiosperma?
7-Quais são os três componentes principais d...
Reprodução das Briófitas
Reprodução da Pteridófitas
Reprodução das Gimnospermas
Reprodução da Angiospermas
Reino das plantas rita ciencias 08 05 2014
Reino das plantas rita ciencias 08 05 2014
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Reino das plantas rita ciencias 08 05 2014

653 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
653
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Reino das plantas rita ciencias 08 05 2014

  1. 1. Reino das Plantas Escola Municipal Nazira Anache Professora:Rita de Cássia Disciplina:Ciências CSPTEC: Delziene Perdoncini Campo Grande 8 de maio de 2014 Alunos(as) : 7º
  2. 2. Faça a leitura abaixo e responda as perguntas.
  3. 3. As briófitas, os populares musgos, sãoAs briófitas, os populares musgos, são plantas que atingem poucos centímetrosplantas que atingem poucos centímetros de altura e vivem em lugares úmidos ede altura e vivem em lugares úmidos e sombreados. Não apresentam sistemas desombreados. Não apresentam sistemas de condução de seiva bruta e elaboradacondução de seiva bruta e elaborada (xilema e floema). O gameta masculino é(xilema e floema). O gameta masculino é flagelado. Essas duas característicasflagelado. Essas duas características tornam as briófitas dependentes da água.tornam as briófitas dependentes da água. Não apresentam flores, frutos e sementes.Não apresentam flores, frutos e sementes.
  4. 4. Samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas são alguns dos exemplos mais conhecidos de plantas do grupo das Pteridófitas. A palavra Pteridófita vem do grego pteridon, que significa ‘feto’; mais phyton, ‘planta’. O nome foi dado devido ao fato das folhas em brotamento apresentarem uma forma que lembra a posição de um feto humano no útero materno.  *São traqueófitas, isso é, possuem vasos condutores; *Não têm flores, sementes ou frutos; *Fase esporofítica mais duradoura que a fase gametofítica; *Os principais grupos das Pteridófitas são: Filecíneas (Salvínea, Azolla e Marsileia) e Licopdíneas (Licopodium e Selaginella), possuindo representantes aquáticos e terrestres.
  5. 5. As gimnospermas (do grego Gymnos: ‘nu’; e sperma: ‘semente’) são plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio ou temperado. Nesse grupo incluem-se plantas como pinheiros, as sequóias e os ciprestes. As gimnospermas possuem raízes, caule e folhas. Possuem também ramos reprodutivos com folhas modificadas chamadas estróbilos. Em muitas gimnospermas, como os pinheiros e as sequóias, os estróbilos são bem desenvolvidos e conhecidos como cones – o que lhes confere a classificação no grupo das coníferas. Gimnospermas •São traqueófitas; •São as primeiras plantas sifonógamas, ou seja, produzem grão-de-pólen; •São as primeiras Fanerógamas, ou seja, têm estruturas reprodutoras visíveis; •São as primeiras plantas espermatófitas, isto é, dotadas de sementes; •Não apresentam flores verdadeiras ou frutas.
  6. 6. Atualmente são conhecidas cerca de 350 mil espécies de plantas – desse total, mais de 250 mil são angiospermas. A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa ‘bolsa’, e sperma, ‘semente’. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de espécies entre os componentes do reino Plantae. As angiospermas arborescentes possuem três componentes principais: raízes, tronco e folhas. As raízes são os órgãos fixadores da árvore ao solo e absorvem água e sais minerais, indispensável para a sobrevivência da planta. O tronco, constituído de inúmeros galhos, é o órgão aéreo responsável pela formação das folhas, efetuando também a ligação delas com as raízes. E as folhas são os órgãos onde ocorrerá a fotossíntese, ou seja, o processo em que se produzem os compostos orgânicos essenciais para a manutenção da vida da planta.
  7. 7. Agora que você já leu, responda: 1-Quais são os quatro grupos de vegetais apresentados acima? 2-Desses grupos apresentados, qual o grupo é mais evoluído?
  8. 8. 3-Qual desses grupos não apresenta flores, frutos nem sementes? 4- O quer dizer a palavra pteridófita? 5-Descreva três características das gimnospermas.
  9. 9. 6- Qual a característica que permite identificar uma planta como angiosperma? 7-Quais são os três componentes principais das angiospermas? 8-Faça uma pesquisa no site www.google.com.br sobre a reprodução das briofitas, pteridófitas, gimnospermas, angiospermas e represente cada uma nos slides abaixo:
  10. 10. Reprodução das Briófitas
  11. 11. Reprodução da Pteridófitas
  12. 12. Reprodução das Gimnospermas
  13. 13. Reprodução da Angiospermas

×