Orientações para reunião pedagógica 2013 (2)

537 views
411 views

Published on

Reunião Pedagógica 2013 orientações by Delziene Perdoncini

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
537
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
9
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Orientações para reunião pedagógica 2013 (2)

  1. 1. ESCOLA MUNICIPAL NAZIRA ANACHE REUNIÃO PEDAGÓGICA TEMA: ORIENTAÇÕES PARA USO DA SALA DE INFORMÁTICA E DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS
  2. 2. Professoras Coordenadoras das Salas de Tecnologia Sala 1 VILMA PAIVA - MATUTINO CRISTIANE CIDRÃO - VESPERTINO Sala 2 DELZIENE PERDONCINI – MATUTINO FÁTIMA DOS SANTOS- VESPERTINO
  3. 3. OBSERVE ATENTAMENTE
  4. 4. OBSERVE ATENTAMENTE
  5. 5. OBSERVE ATENTAMENTE
  6. 6. OBSERVE ATENTAMENTE
  7. 7. ONDE ESTÃO OS ERROS?
  8. 8. PLANEJAMENTO?! O COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA, SE NÃO PLANEJO? O SE NÃO SEI UTILIZÁ-LA, POR QUE NÃO PROCURO AJUDA? O SERÁ QUE A AULA É MINHA OU DOS MEUS ALUNOS? O SE NÃO EXPLICO, COMO OS MEUS ALUNOS ENTENDERÃO A ATIVIDADE?
  9. 9. PLANEJAMENTO?! O SE NÃO MANDAR MINHA ATIVIDADE ANTECIPADA, COMO POSSO COBRAR PONTUALIDADE DE MEUS ALUNOS? O SE FAÇO QUALQUER COISA, POR QUE MEU ALUNO TAMBÉM NÃO PODE FAZER O MESMO? O SE NA SALA DE TECNOLOGIA É UMA AULA FRUSTADA, SERÁ QUE EM SALA TAMBÉM NÃO É?
  10. 10. PLANEJAMENTO?! O PORQUE CUIDAR DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NÃO SÃO MEUS?! O NINGUÉM ESTÁ VENDO O QUE FAÇO MESMO PORQUE FAZER BEM FEITO? O PLANEJAR PRA QUE? A SALA SERVE PRA PASSAR TEMPO... SÓ JOGUINHOS OU REDES SOCIAIS... O FICO SENTADO SE O ALUNO FIZER BEM NÃO VOU CORRIGIR MESMO!
  11. 11. PLANEJAMENTO?! O MINHAS TURMAS SÃO HOMOGÊNEAS? POSSO UTILIZAR A MESMA ATIVIDADE EM TODAS AS SÉRIES? O OS COORDENADORES NEM SABEM O QUE EU FAÇO, PRA QUE ME PREOCUPAR? O NADA É REGISTRADO E NÃO ME ACONTECE NADA MESMO... O NOSSA! MEU ALUNO NEM SABE UTILIZAR O COMPUTADOR, PRA QUE VOU ENSINÁ-LO?
  12. 12. PLANEJAMENTO É... O “NUNCA SE É VELHO DEMAIS PARA APRENDER.” O “ AS ÚNICAS PESSOAS QUE NÃO COMETEM ERROS SÃO AQUELAS QUE NADA FAZEM.” O “ UM BOM COMEÇO LEVA A UM BOM FINAL.” O “ ONDE HÁ VONTADE HÁ UM CAMINHO.” O “ QUEM NÃO SABE OBEDECER NÃO SABE MANDAR.”
  13. 13. PLANEJAMENTO O DAS OBRIGAÇÕES DOS PROFESSORES: O Não será permitido a entrada na sala de tecnologia sem planejamento. O Agendamento dos recursos tecnológicos serão feitos com seus coordenadores mediante planejamento com os mesmos. O Não será entregue nenhum recurso tecnológico sem a requisição e nem para alunos. Ao terminar, chame o PCTE para guardá-lo, seguindo o horário estipulado. Matutino até as 10:50 e Vespertino até as 16:50, pois os materiais devem esfriar antes de guardá-los.
  14. 14. PLANEJAMENTO O Observar as datas marcadas para utilização dos recursos tecnológicos, caso o PCTE estiver de PL (planejamento livre), pedir para o PCTE da outra sala) buscar o equipamento. Se ambos não estiverem, isso pode ocorrer devido aos cursos ou reunião. O Tenha sempre uma aula extra, para não haver reclamações. Lembre-se, seu planejamento deve ser flexível às mudanças.
  15. 15. PLANEJAMENTO O Ler seus e-mails constantemente, pois, este é o meio de comunicação utilizado pelos PCTEs e ao enviar o planejamento identifique para qual PCTE está enviando e de que turno. Ex: assunto: Delziene matutino sala II planejamento/ atividades. O As atividades devem ser enviadas com no mínimo 2 dias úteis de antecedência,( PLL planejamento livre não conta como dia útil), para as devidas correções, se necessárias. O Não conte apenas com a internet e nem é motivo de desistir da aula, caso ela não esteja funcionando. Existem várias formas de realizar sua aula, sem o uso da web.
  16. 16. PLANEJAMENTO O Informe-se dos arquivos que dispõe a biblioteca, faz parte do trabalho integrado com a sala de informática. O Pesquisas dos alunos em turno diferente seguirá apenas o horário estipulado por mês, semana de estudos do contra turno, não mande aluno pesquisar e/ou enviar trabalho em outro período, pois não poderemos atendê-los. Programe-se para essas datas.
  17. 17. PLANEJAMENTO Sugestões para o ano 2013: OBuscar sempre conhecimento/estudo. OOrganizar um tempo de seu planejamento com seu PCTE. OIncentivar seu aluno a criar, pesquisar e se organizar. ODar devido retorno nas atividades, exemplo apresentá-las posteriormente e/ou discuti-las em sala de aula dando continuidade.
  18. 18. PLANEJAMENTO O Trabalhos com TEMA-PROJETO por Bimestre, onde todos os professores planejarão suas aulas com tema único em sua disciplina. O 1º Bimestre- PATRIMÔNIO PÚBLICO/CIVISMO O 2º Bimestre- DROGAS / BULLING/ SOLIDARIEDADE O 3º Bimestre- MEIO AMBIENTE/ RECICLAGEM/ CONSERVAÇÃO O 4º Bimestre- TRÂNSITO/ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL/ ATIVIDADE FÍSICA
  19. 19. PLANEJAMENTO (THOMAZ ,Suely Barbosa 2002) a educação não é uma simples matéria a sofrer tratamento tecnológico, ela está articulada com a comunicação, com a cultura e o imaginário. OA eficácia do processo está em se trabalhar com aquilo que o sujeito sabe e conhece do mundo. OA interdisciplinaridade é a tônica do processo ensino- aprendizagem.
  20. 20. Direção e Equipe Técnica da EM Nazira Anache 2013

×