Prefeitura Municipal de Campo Grande
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal Nazira Anache
Oficina Diário Digita...
 Colaborar com as ações realizadas durante a produção dos trabalhos desenvolvidos pelos professores,
funcionários e aluno...
♦ Tempo estimado: Oficina 2hs. Dividida em três etapas, cada uma contendo uma atividade a ser realizada em sala de
aula, s...
Portfólio (Apresentado pelos professores) da Oficina
8.Perspectivas de resultados
 Desenvolver a capacidade de aplicar os...
Oficina diário   linux educacional 2014 nazira anache
Oficina diário   linux educacional 2014 nazira anache
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Oficina diário linux educacional 2014 nazira anache

283 views

Published on

Oficina trabalhada com professores da EM Nazira Anache 2014 Campo Grande MS by Delziene Perdoncini e Vilma de Paiva.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
283
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Oficina diário linux educacional 2014 nazira anache

  1. 1. Prefeitura Municipal de Campo Grande Secretaria Municipal de Educação Escola Municipal Nazira Anache Oficina Diário Digital e Linux Educacional 3.0 Proposta de Oficina 1.Título: Espaço de Aprendizagem e Inclusão Digital no Desafio e na Perspectiva da Construção do Conhecimento e Autoria através dos Recursos Tecnológicos- Diário Digital e LINUX EDUCACIONAL 3.0. 2. Ministrante(s) da Oficina: CSPTEC- Delziene da Silva de Jesús Perdoncini – SALA II MATUTINO. CSPTEC- Vilma de Paiva – SALA I MATUTINO. 3. Colaboradores: Direção Escolar e Coordenação Pedagógica e CSPTECs. 4. Justificativa: Existe uma grande preocupação, em relação à formação de hábitos, atitudes e comportamentos de nossos adolescentes em relação ao acesso indiscriminado da internet. Levando-se em conta que a falta de esclarecimento dos professores e pais de alunos, de como lidar com essa nova realidade, exigisse uma maior discussão sobre esse tema. Apesar do acesso facilitado da internet, pelos nossos jovens, as questões sobre a sua segurança na rede é uma responsabilidade de todos da comunidade escolar e dos pais. É função de a escola orientar seus alunos sobre como de comportar-se na WEB 2.0, bem como os perigos que possam encontrar. A internet veio trazer novas aprendizagens, desafios e muitos perigos, para qual o professor como formador de opiniões, deva encontrar estratégias adequadas e eficazes para orientação do uso adequado da WEB 2.0. As atividades propostas trabalham a leitura da imagem e mobilizam conhecimentos prévios dos alunos, corpo docente e funcionários. Possuindo função didática específica e permitem aos participantes criar hipóteses em relação aos conteúdos e/ou atividades que serão trabalhados. 5.Objetivos Geral:  Desenvolver competência na capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações do dia a dia através dos recursos da WEB 2.0 utilizando o LINUX EDUCACIONAL 3.0.  Entender os conteúdos fundamentais e específicos de cada disciplina envolvida, complementados por conteúdos relacionados a procedimentos e atitudes utilizando os recursos tecnológicos disponíveis.  Compreender os valores universais como liberdade, solidariedade e responsabilidade que fundamentam o projeto como um todo e influenciam diretamente na escolha do tema, textos e imagens em todas as disciplinas.  Envolver e motivar professores, funcionários e alunos para a execução do projeto e/ou atividades.
  2. 2.  Colaborar com as ações realizadas durante a produção dos trabalhos desenvolvidos pelos professores, funcionários e alunos durante a oficina.  Oportunizar momentos de discussão e reflexão através dos fóruns e/ou no encontro presencial para proporcionar aulas/atividades mais dinâmicas favorecendo o uso dos recursos da WEB 2.0 E LINUX como ferramenta de apoio pedagógico e funcional. Específico: • Contribuir para formar pessoas com atitudes positivas diante da vida, que saibam se relacionar e que tenham autonomia e capacidade para tomar decisões adequadas, superando dificuldades e conflitos. • Sugerir a leitura de sites e de vídeos relacionados aos conteúdos apresentados. • Abordar ou relacionar próximo do que há do professor, do lugar, do espaço vivido e do trabalho local, ampliando as dimensões a outros lugares e outras atividades. • Propiciar uma exploração prévia do gênero a ser produzido, apresentando novos recursos tecnológicos da WEB 2.0 E LINUX Educacional 3.0. • Utilizar os novos recursos tecnológicos apresentados na oficina – DIÁRIO DIGITAL E LINUX Educacional 3.0. • Trabalhar a compreensão do leitor, suas habilidades, dando suporte para o desenvolvimento da produção (Autoria) onde as produções textuais são utilizadas em atividades futuras, dando continuidade ao trabalho realizado. • Comentar sobre os recursos tecnológicos e destacar a importância de cada um no seu trabalho. • Disseminar os recursos on line, como Facebook, Slideshare entre outros, como ferramenta pedagógica e de compartilhamento de conhecimento e aprendizagem. • Demonstrar os novos recursos tecnológicos passo a passo para preparar os professores, funcionários e alunos durante a oficina para aplicar os conhecimentos adquiridos durante suas aulas na sala de informática I E II e no seu cotidiano. • Levantar dados para a elaboração de uma fonte de pesquisa para comparação durante o ano letivo 2014 e postagem de portfólio. 6.Metodologia ♦ Mensagem: A importância da informática na Educação (Leitura via e-mail) ♦ Mensagem de Otimismo: Dê um sorriso e as aparências enganam (Vídeos) ♦ Texto: Os modelos educacionais na aprendizagem on-line./ José Mouran. (site-E-mail) ♦ Público-alvo: Equipe Técnica da EM Nazira Anache, Professores, Funcionários, e Alunos. ♦ Apresentação da Oficina para a equipe técnica e docente da escola municipal Nazira Anache. Data= 11/03/2014.
  3. 3. ♦ Tempo estimado: Oficina 2hs. Dividida em três etapas, cada uma contendo uma atividade a ser realizada em sala de aula, sala de informática ou em casa. Divisão- 2h em sala de informática. Total da 1ª e 2ª parte da oficina. 1h- 1ª parte da oficina – Textos/ Vídeo – Teoria-realizada na Formação Continuada e registrada em vídeo e fotos, discussão dos temas. 1h – 2ª parte da oficina – Prática- Pedagógico- Apresentação dos novos recursos pedagógicos– Diário Digital e LINUX EDUCACIONAL 3.0. Atividades direcionadas e práticas. - leitura e fórum de interação na web 2.0– recurso=Fórum-Facebook, para Professores e Funcionários. - formulação de planejamento e aplicação dos recursos para a realização do projeto com os alunos dentro do conteúdo escolar na sala de informática I e II. ♦ Oficina será aplicada na sala de informática I e II, na EM Nazira Anache matutino. Data= 11/03/2014. (Início) ♦ Terá continuidade durante o 1º semestre com aulas práticas agendadas na última semana de cada mês. ♦ A Oficina será realizada durante 2h do PLE (Planejamentos Escola) dos Professores, período matutino. ♦ Recursos: Professores, Funcionários e Equipe técnica da escola, alunos durante as aulas. Sala de Informática I e II – internet web 2.0 – Diário Digital, LINUX EDUCACIONAL 3.0– data show, vídeos, sites de pesquisa, foto/imagens, e-mail, Facebook, entre outros... 7.Cronograma Oficina- Espaço de Aprendizagem e Inclusão Digital no Desafio e na Perspectiva da Construção do Conhecimento e Autoria através dos Recursos Tecnológicos- Diário Digital e LINUX EDUCACIONAL 3.0. Ministrante: CSPTEC- Delziene da Silva de Jesús Perdoncini e Vilma de Paiva Local: E.M. Nazira Anache turno: matutino Tempo estimado total: 2 h. Mensagem Texto / Vídeo – Introdução Data 11/03/2014 Início Apresentação dos Recursos: 1 h. 11/03/2014 Início Sala Informática I Leitura/Teoria: 1 h. 11/03/2014 Início Fórum Facebook Planejamento: De acordo com agendamento Mensal Via E-mail. Aplicação do projeto: Durante as aulas para alunos. Durante os PLE dos professores na semana agendada. 1ºsemestr e Sala de Informática I e II Avaliação: Atividades realizadas pelo aluno. Ministrante
  4. 4. Portfólio (Apresentado pelos professores) da Oficina 8.Perspectivas de resultados  Desenvolver a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações do dia a dia e serem disseminadores desses novos recursos pedagógicos LINUX EDUCACIONAL 3.0.  Direcionar os alunos para que eles se apropriem da formalização da leitura e da escrita através dos novos recursos tecnológicos apresentados e desenvolver trabalhos pautados na Educação da diversidade tecnológica.  Ampliar as dimensões a outros lugares, outras pessoas e outros recursos utilizados pelo bem comum, a Educação Digital.  Relacionar, formar e contribuir para a capacidade de criação e autonomia dos nossos alunos, funcionários e professores, superando dificuldades e conflitos.  Trabalhar as competências e as habilidades de ambos; aluno x professor na Educação Digital.  Desenvolver habilidades de manuseio da parte funcional da máquina. 9.Referências MORAN, José Manuel. Artigo sobre: Os modelos educacionais na aprendizagem on-line. http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/educacao_online/modelos.pdf Mensagem: De um sorriso! Youtube - http://www.youtube.com/watch?v=D64Oj5JB_7w Mensagem de Otimismo – As aparências enganam Youtube - http://www.youtube.com/watch?v=O-o5DcCXaqk Anexos: Fotos/ Vídeos/Links= Acessos por Blog da Escola Nazira Anache, Blog Teacher Del, Canal do Youtube, Google +, Facebook, Slideshare, Moodle – após a conclusão dos projetos da oficina aplicada - Portfólio.

×