Geografia Homem Espaco

474 views
290 views

Published on

Sugestão de atividade de Geografia dada pela professora Roberta sobre Homem Espaço by Delziene Perdoncini 2014

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
474
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
13
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Geografia Homem Espaco

  1. 1. EM Nazira Anache Campo Grande, 17 de Março de 2014 Prof.ª: Roberta CSPTEC: Delziene Disciplina: Geografia Turno: matutino 6º ano Alunos(as):
  2. 2. GEOGRAFIA HOMEM&ESPAÇO 6º ANO ELIAN ALABI LUCCI E ANSELMO LAZARO BRANCO ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva.
  3. 3.  Observe a imagem a seguir: Bonito, no Mato Grosso do Sul. ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva. Fototeca
  4. 4.  Observe a imagem a seguir: Vila Velha, no Espírito Santo. ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva. Fototeca
  5. 5.  Observe a imagem a seguir: Imagem C -pg 12 Itapira, em São Paulo (2001). ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva. DelfimMartins/PulsarImagens
  6. 6.  Observe a imagem a seguir: Imagem D -pg 12 Catalão, em Goiás (2003). ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva. Kim–Ir-Sen
  7. 7.  Qual fotografia mostra uma paisagem natural?  Quais fotografias mostram paisagens urbanas e quais mostram paisagens rurais?  Qual fotografia mostra uma paisagem onde está sendo praticada uma atividade econômica? Qual é essa atividade? ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva.
  8. 8.  Qual fotografia se parece mais com a paisagem do lugar onde você mora?  As fotografias são uma pequena amostra da grande quantidade de elementos que existem na superfície terrestre. Muitos desses elementos estão presentes, por exemplo, no caminho que você percorre entre sua casa e a escola. Cite um desses elementos. ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva.
  9. 9. Paisagens são todos os trechos do espaço terrestre, habitados ou não, e modificados ou não pela ação humana. Da paisagem fazem parte os elementos observados no caminho entre a sua casa e a escola -- construções, pessoas, veículos, plantas, rochas --, assim como os cheiros que você sente e os barulhos que ouve. ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva.
  10. 10. Estudo Leia um trecho do poema Estudo, de Patativa do Assaré, poeta nordestino: Eu nasci ouvindo os cantos das aves da minha serra e vendo os belos encantos que a mata bonita encerra foi ali que eu fui crescendo fui vendo e fui aprendendo no livro da natureza onde Deus é mais visível o coração mais sensível e a vida tem mais pureza. Sem poder fazer escolhas de livro artificial estudei nas lindas folhas do meu livro natural e, assim, longe da cidade lendo nessa faculdade que tem todos os sinais com esses estudos meus aprendi amar a Deus na vida dos animais Patativa do Assaré. Digo e não peço segredo. São Paulo: Escrituras, 2001. p. 18 ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva.
  11. 11.  É possível, a partir desse trecho do poema, elaborar uma idéia sobre as paisagens que o poeta via e percebia? Explique.  Compare o modo como o poeta aprendeu e estudou e o seu modo de aprender e estudar. Há semelhanças? Há diferenças? Quais? ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva.
  12. 12. A paisagem é a forma do espaço que podemos ver e perceber num determinado momento. A observação da paisagem pode nos inspirar várias perguntas: Por que existem montanhas, morros e outras formas de relevo? ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva.
  13. 13. ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva. AnselmoLazaroBranco
  14. 14. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva AnselmoLazaroBranco
  15. 15. ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva. AnselmoLazaroBranco
  16. 16. ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva. Por que existem tantas torres metálicas de transmissão de energia e antenas em diversos locais, inclusive ao longo de rodovias?
  17. 17. ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva. AnselmoLazaroBranco
  18. 18. ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva. AnselmoLazaroBranco
  19. 19. ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva. Como áreas de florestas são derrubadas rapidamente e ocupadas por pastagens e plantações?
  20. 20. ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva. AnselmoLazaroBranco
  21. 21. ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva. AnselmoLazaroBranco
  22. 22. ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva. AnselmoLazaroBranco
  23. 23. ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva. AnselmoLazaroBranco
  24. 24. ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva. AnselmoLazaroBranco
  25. 25. ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva. Por que há favelas ao lado de prédios luxuosos?
  26. 26. Vista da favela Real Parque, com prédios do bairro do Morumbi ao fundo, em São Paulo, SP (2005). ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva. Colocar foto - favela x prédios de luxo TucaVieira/FolhaImagem
  27. 27. ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva. As respostas a essas questões podem ser fornecidas pela Geografia, que estuda, entre outras coisas, os processos responsáveis pela formação das paisagens.
  28. 28. ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva. Técnica é o conjunto de conhecimentos que permite ao ser humano, entre outras coisas, modificar a natureza e alterar paisagens. Recursos naturais Recursos naturais são elementos da natureza que podem ser utilizados pelas pessoas para serem transformados em produtos.
  29. 29. ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva. A aplicação de técnicas depende do trabalho humano. Os seres humanos foram adquirindo e acumulando mais conhecimentos Domínio de técnicas e produção de maior variedade de bens Crescimento da população Aumento da produção
  30. 30. ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva. A paisagem modificada pela ação humana é chamada de paisagem humanizada, cultural ou geográfica. Ela é resultado das transformações que as pessoas realizam na natureza.
  31. 31. ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva. A paisagem cultural na cidade Nos dias de hoje, a maior parte da humanidade vive nas cidades. Nelas, quase todos os elementos são culturais. Até mesmo os parques e praças públicas, onde há elementos naturais, são criações humanas. Por causa dos inúmeros tipos de construções e das diversas atividades econômicas, a paisagem da cidade tornou-se bastante complexa.
  32. 32. ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva. A paisagem cultural no campo Nos espaços rurais também há trechos de paisagem inteiramente cultural. Os campos de cultivo e de pastagem, por exemplo, foram criados pelo ser humano. Eles fazem parte de uma natureza modificada.
  33. 33. ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva. Veja um exemplo de mudança na forma e na utilização da paisagem Prédio do pátio da Alfândega, em segundo plano, em fotografia de álbum datado de 1870, adquirido pelo Estado de Pernambuco do colecionador Comendador Baltar. Pátio da Alfândega em Recife, PE (2006) Fotos de Pernambuco, p. 19 MuseudoestadodePernambuco DelfimMartins/PulsarImagens
  34. 34. Interior do shopping da Alfândega, 2007. ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva. RenataVictor
  35. 35.  Observe as imagens e responda. ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva. Fotos de Porto Alegre, p. 20 Praça da Alfândega, em Porto Alegre, RS, na década de 1960. Praça da Alfândega, em Porto Alegre, RS, no ano de 2007. LéoGuerreiro/NexFoto MarceloRuschell/NexFoto
  36. 36.  Quais as alterações realizadas pelos seres humanos na paisagem?  Quais elementos permanecem na paisagem? ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva.
  37. 37. GEOGRAFIA HOMEM&ESPAÇO 6º ANO ELIAN ALABI LUCCI E ANSELMO LAZARO BRANCO ParteintegrantedaobraGeografiahomem&espaço,EditoraSaraiva.

×