Religião e mitologia grega

  • 1,643 views
Uploaded on

Atividade de história Professor Douglas para 6º ano

Atividade de história Professor Douglas para 6º ano

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
1,643
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
50
Comments
0
Likes
2

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. E.M. Nazira Anache Professor: Douglas Disciplina: História CSPTEC: Delziene Série: 6° ano Turma: Data:
  • 2. RELIGIÃO E MITOLOGIA GREGA
  • 3. Roteiro de estudo: 1. O que é uma religião politeísta? 2. Para os gregos, qual a relação dos deuses com os humanos? 3. Explique a origem do universo segundo a mitologia grega. 4. Desenhe no seu caderno o deus grego que você achou mais interessante.
  • 4. RELIGIÃO E MITOLOGIA GREGA A religião grega era politeísta. Politeísmo é a crença na existência de diversos deuses. As principais divindades são geralmente ligadas às forças da natureza, são antropomórficas e imortais. O mais importante deus grego era Zeus, que vivia com outros deuses no Monte Olimpo. Havia também semideuses, fruto do relacionamento dos deuses com humanos.
  • 5. Os relatos sobre deuses são encontrados em forma de mitos, narrativas com caráter explicativo e simbólico, relacionadas com a cultura e a religião. A função do mito era ensinar as noções de virtude e valores aos homens. Para os gregos, os deuses interferiam na vida dos homens, comandando a natureza, participando da vida de cada ser humano, zangando-se, premiando, retribuindo, etc. Outras entidades mitológicas também estavam presentes no cotidiano dos humanos: ninfas, monstros, sereias...
  • 6. Mitos são narrativas utilizadas pelos povos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza que não eram compreendidos por eles. MITO = simbologia + personagens sobrenaturais + deuses + heróis + fatos reais + características humanas + pessoas que realmente existiram. Um dos objetivos do mito é transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado. A mitologia também explicava a origem do Universo: no começo havia o Caos (Vazio), do qual saem Urano (Céu) e Gaia (Terra) e de sua união surgem os Titãs. De todos os Titãs o mais importante foi Cronos (Tempo).
  • 7. Zeus Zeus, deus dos trovões, senhor do Olimpo, era filho de Cronos e Réia.   Cronos tinha o hábito de  devorar seus próprios filhos para que não tomassem seu  lugar no trono. Até que Zeus nasceu e sua mãe Réia, já cansada de tanto sangue e  sofrimento deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus, salvando sua vida.  Réia decidiu que Zeus seria seu ultimo filho e o trono do pai.  Assim que Cronos descobriu que tinha engolido uma pedra ao invés do filho  saiu a procura de Zeus, mas não o encontrou. Zeus foi criado no bosque de Creta e foi  alimentado com mel e leite de cabra. E assim quando cresceu foi a caminho do pai  para combatê-lo. Zeus obrigou seu pai a engolir uma bebida mágica, que restituiu  todos os filhos que no passado tinha devorado. Foi então que Zeus conheceu seus  quatro irmãos: Deméter, Poseidon, Héstia e Hades, faltou apenas a Hera que como  Zeus foi poupada e não estava ali. Zeus ainda liberou ciclopes que deu a ele o Raio.  Então após dez anos, que foi o tempo que durou a guerra, Zeus subiu ao Olimpo junto  com seus irmãos Poseidon e Hades que o ajudaram a destruir Cronos, e então  comandaram o Céu, a Terra e os demais deuses.
  • 8. Zeus tinha o poder dos fenômenos atmosféricos e fazia relâmpagos e trovões e com  sua mão direita lançava a chuva, podia usar sua força como destruidora, mas  também mandava chuvas para as plantações. Zeus casou-se três vezes, sua primeira esposa foi Métis a deusa da  prudência e com ela teve sua filha Atena. Sua segunda esposa foi Têmis a deusa da  justiça. E sua terceira esposa foi sua irmã Hera e com ela teve vários herdeiros, mas o  único que foi filho legítimo de Hera e Zeus foi Ares, que era o Deus da guerra. Heras  era muito ciumenta e agressiva já que Zeus desonrava sua vida com Heras, tinha  muitas amantes, e que também acabou tendo muitos filhos fora de seu casamento.  Zeus usava seu poder de sedução e até usava as mais belas metamorfoses para  conquistar as mulheres. As mais conhecidas são: o Cisne de Leda e o Touro da  Europa.Zeus é o deus que dá ao homem o caminho da razão e também ensina que o  verdadeiro conhecimento é obtido apenas a partir da dor.
  • 9. ZEUS
  • 10. Hera Deusa do Casamento. Esposa de Zeus e muito ciumenta.
  • 11. Poseidon Deus do Mar Habita o fundo do mar, era admirado pelos gregos que eram grandes navegadores.
  • 12. Hades Deus do Mundo dos mortos Irmão de Zeus, administra o mundo dos mortos.
  • 13. Deméter Deusa das Colheitas agrícolas. Deusa loira associada à maternidade.
  • 14. Atena Deusa da Sabedoria, filha predileta de Zeus. Significa sabedoria e coragem.
  • 15. Apolo Deus do Sol e das artes. Possuidor do dom da juventude, da beleza e da luz.
  • 16. Ártemis Deusa da Caça. Irmã gêmea de Apolo, recebeu de Zeus o arco e a flecha para proteger os bosques.
  • 17. Hefesto Deus do Fogo. Hábil trabalhador manual e ferreiro.
  • 18. Ares Deus da Guerra. Venerado em tempos de guerra.
  • 19. Dionísio Deus do Vinho. Criativo, sedutor.
  • 20. Hermes Deus do Comércio e da comunicação. Mensageiro dos deuses, muito ágil.
  • 21. Afrodite Deusa do Amor e da beleza. Bela e esperta.
  • 22. Titãs da Mitologia Grega Os titãs, que eram 12, são descentes de Urano (o céu), e Gaia (a terra). Eles foram os antepassados dos deuses olímpicos dos seres mortais. Alguns exemplos de titãs são Oceanus, Céos e Cronos. O primeiro é referente ao rio que circundava o mundo; o segundo é o representante da inteligência e o último foi quem tirou Urano do trono, tornando rei dos titãs e futuro pai de Zeus.