Atividade3
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Atividade3

on

  • 1,938 views

Sugestão de atividades para informática no LINUX Educacional... By Delziene Perdoncini

Sugestão de atividades para informática no LINUX Educacional... By Delziene Perdoncini

Statistics

Views

Total Views
1,938
Views on SlideShare
1,938
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
25
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Atividade3 Presentation Transcript

  • 1. ESCOLA MUNICIPAL Nazira AnachePROFESSOR JOSÉ MARIA FERREIRA DISCIPLINA: HISTÓRIA Pcte: Delziene Perdoncini ALUNO (A): Vitoria Aparecida Victoria Toffoli 6º A
  • 2. A MESOPOTÂMIAOs primeiros a se estabelecerem na região da Mesopotâmia foram os SUMÉRIOS (aprox. 4000 a.C.). Foram eles os inventores da escrita. Desenvolveram a escrita cuneiforme(escrita em forma de cunha). Além da escrita,acredita-se que foram os inventores da roda. As principais cidades SUMÉRIAS foram: Ur, Lagash e Uruk. Por volta do ano 2.000 a.C., os ACÁDIOS conquistaram a SUMÉRIA. Os ACÁDIOS fundaram o primeiro império da região. Seu principal imperador foi Sargão I. Código Hamurabi
  • 3. O Império ACADIANO durou pouco tempo, sendo conquistado pelos BABILÔNIOS. Hamurábi, rei da BABILÔNIA unificou as cidades da região e construiuum grande reino. Foi o autor do Código de Hamurábi (imagem ao lado), o mais antigo código de leisconhecido. Hoje, este código encontra-se no Museu doLouvre em Paris. Com a morte do rei Hamurábi, o reino foi dividido por seus sucessores, esta divisão enfraqueceu o império que caiu de vez no ano 1.200 a.C. com a invasão dos ASSÍRIOS.
  • 4. Os ASSÍRIOS, que vinham do norte, possuíam um poderoso e sanguinário exército queconquistou uma a uma as cidades da região. Os ASSÍRIOS estenderam seu império até aPalestina, dominando o Reino de Israel.
  • 5. Por volta de 620 a.C., os habitantes da CALDÉIA,região ao sul da Mesopotâmia, se uniram e expulsaram os ASSÍRIOS de volta para o norte. Os CALDEUS fundaram um novo império, o Império Babilônico.Estabeleceram sua capital na cidade da Babilônia. Seu maior rei foi Nabucodonossor, conhecido pela História bíblica de Daniel.
  • 6. Nabucodonossor foi o construtor dos famosos Jardins Suspensos da Babilônia, uma das 7 maravilhas do mundo antigo (imagem ao lado). Além desse jardimtambém construiu palácios, templos, as muralhas da cidade e o Portal de Ishtar - hoje este portal está num museu alemão (imagem ao lado). O Império da Babilôniaestendeu-se por quase todo o Oriente Médio e somente foi destruído por Ciro, o rei dos PERSAS, em 550 a.C. O domínio PERSA colocou fim aos impérios da Mesopotâmia. A partir deste momento os povos daMesopotâmia foram sempre dominados por outras nações.
  • 7. Mapa da Antiga Mesopotâmia
  • 8. Localização A Mesopotâmia, que em grego significa Terra Entre Rios, está localizada entre os rios Tigre e Eufrates.Devido à sua localização possui terras muito férteis e menos protegidas que as do vale do rio Nilo, o que facilitava afixação de populações, a formação de cidades e uma intensa disputa pelas melhores terras entre todos os povos. Conforme as características naturais, a Mesopotâmia apresentava duas áreas distintas: a Assíria ao norte e a Caldéia ao sul.Na Síria, quente e seca a vegetação era escassa. Na Caldéia, à medida que o território se aproximava do mar, surgiam pântanos e terrenos alagados pelas cheias dos rios. Por ser mais fértil essa região era muito disputada e por ela os Sumérios começaram a ocupar o território mesopotâmico.
  • 9. As principais cidades da Mesopotâmia foram Ur, Uruke Lagash. As cidades foram erigidas sobre colinas efortificadas para que pudessem ser defendidas dainvasão de outros povos que buscavam um melhorlugar para podrem viver com sua família. Além dessascidades também foi de grande importância Nínive, quefoi o centro administrativo do império assírio.A região onde floresceram as civilizaçõesmesopotâmicas corresponde ao atual território doIraque.Os povos da Mesopotâmia foram:Sumérios;Acádios;Amoritas;Assírios;Caldeus.
  • 10. Estrutura PolíticaDiarquia: 2 reis;Gerúsia: 28 membros maiores de 60 anos - o concelho(Concelho dos Anciãos);Apela: (Assembléia do Povo) formada pelos mesopotâmicoscom mais de 30 anos. Não discutia as resoluções, porémtinha o direito de aprová-las ou recusá-las;Éforato: 5 Éforos, administradores/juízes eleitos pelo povopara um mandato de um ano.Os éforos tinham grandespoderes, podendo julgar até os reis;Regime: Oligarquia Militarista.
  • 11. Pequena Cronologia:6000 - 5000 a.C.: Invenção do Arado5000 a.C.: Primeiras aldeias;Cultivo de cereais;Cultivo de cerâmica;3000 a.C.: Primeiras cidades;Foi criada a escrita e o sistema de numeração;2800 - 2000 a.C.: Surgimento dos Sumérios (primeira civilização) eAcádios;2000 - 1750 a.C.: Dominação do povo Amorita;
  • 12. 1900 - 1200 a.C.: Reino de Hamurábi;Código de Hamurábi (até pouco tempo, o primeiro códigoescrito);1200 a.C.: Dominação do Império Assírio na Mesopotâmia;612 - 539 a.C.: Dominação do povo Caldeu.
  • 13. Exercícios•O que formava a base da economia dos povos da Mesopotâmia?•Quais os fatores geográficos que atraiam tantos povos a lutar pela região?•Por quanto tempo os povos da Mesopotâmia tiveram autonomia política?•Que países habitam a região da Mesopotâmia nos nossos dias?•Qual a relação entre as guerras pelo controle da Mesopotâmia naantiguidade e a Guerra do Iraque em nossos dias? Pelo que se lutava?Pelo que se luta hoje?•No Código de Hamurábi qual era a diferença básica entre os homens?
  • 14. Por volta de 620 a.C., os habitantes da CALDÉIA,região ao sul da Mesopotâmia, se uniram e expulsaram os ASSÍRIOS de volta para o norte. Os CALDEUS fundaram um novo império, o Império Babilônico.Estabeleceram sua capital na cidade da Babilônia. Seu maior rei foi Nabucodonossor, conhecido pela História bíblica de Daniel.
  • 15. Nabucodonossor foi o construtor dos famosos Jardins Suspensos da Babilônia, uma das 7 maravilhas do mundo antigo (imagem ao lado). Além desse jardimtambém construiu palácios, templos, as muralhas da cidade e o Portal de Ishtar - hoje este portal está num museu alemão (imagem ao lado). O Império da Babilôniaestendeu-se por quase todo o Oriente Médio e somente foi destruído por Ciro, o rei dos PERSAS, em 550 a.C. O domínio PERSA colocou fim aos impérios da Mesopotâmia. A partir deste momento os povos daMesopotâmia foram sempre dominados por outras nações.
  • 16. Mapa da Antiga Mesopotâmia
  • 17. Localização A Mesopotâmia, que em grego significa Terra Entre Rios, está localizada entre os rios Tigre e Eufrates.Devido à sua localização possui terras muito férteis e menos protegidas que as do vale do rio Nilo, o que facilitava afixação de populações, a formação de cidades e uma intensa disputa pelas melhores terras entre todos os povos. Conforme as características naturais, a Mesopotâmia apresentava duas áreas distintas: a Assíria ao norte e a Caldéia ao sul.Na Síria, quente e seca a vegetação era escassa. Na Caldéia, à medida que o território se aproximava do mar, surgiam pântanos e terrenos alagados pelas cheias dos rios. Por ser mais fértil essa região era muito disputada e por ela os Sumérios começaram a ocupar o território mesopotâmico.
  • 18. As principais cidades da Mesopotâmia foram Ur, Uruke Lagash. As cidades foram erigidas sobre colinas efortificadas para que pudessem ser defendidas dainvasão de outros povos que buscavam um melhorlugar para podrem viver com sua família. Além dessascidades também foi de grande importância Nínive, quefoi o centro administrativo do império assírio.A região onde floresceram as civilizaçõesmesopotâmicas corresponde ao atual território doIraque.Os povos da Mesopotâmia foram:Sumérios;Acádios;Amoritas;Assírios;Caldeus.
  • 19. Estrutura PolíticaDiarquia: 2 reis;Gerúsia: 28 membros maiores de 60 anos - o concelho(Concelho dos Anciãos);Apela: (Assembléia do Povo) formada pelos mesopotâmicoscom mais de 30 anos. Não discutia as resoluções, porémtinha o direito de aprová-las ou recusá-las;Éforato: 5 Éforos, administradores/juízes eleitos pelo povopara um mandato de um ano.Os éforos tinham grandespoderes, podendo julgar até os reis;Regime: Oligarquia Militarista.
  • 20. Pequena Cronologia:6000 - 5000 a.C.: Invenção do Arado5000 a.C.: Primeiras aldeias;Cultivo de cereais;Cultivo de cerâmica;3000 a.C.: Primeiras cidades;Foi criada a escrita e o sistema de numeração;2800 - 2000 a.C.: Surgimento dos Sumérios (primeira civilização) eAcádios;2000 - 1750 a.C.: Dominação do povo Amorita;
  • 21. 1900 - 1200 a.C.: Reino de Hamurábi;Código de Hamurábi (até pouco tempo, o primeiro códigoescrito);1200 a.C.: Dominação do Império Assírio na Mesopotâmia;612 - 539 a.C.: Dominação do povo Caldeu.
  • 22. Exercícios•O que formava a base da economia dos povos da Mesopotâmia?•Quais os fatores geográficos que atraiam tantos povos a lutar pela região?•Por quanto tempo os povos da Mesopotâmia tiveram autonomia política?•Que países habitam a região da Mesopotâmia nos nossos dias?•Qual a relação entre as guerras pelo controle da Mesopotâmia naantiguidade e a Guerra do Iraque em nossos dias? Pelo que se lutava?Pelo que se luta hoje?•No Código de Hamurábi qual era a diferença básica entre os homens?