11 slides artigo slideshare desenho processo logístico transporte pelo modelo canvas jan 2014

  • 95 views
Uploaded on

Artigo postado no meu site: universidadelogistica.com.br. …

Artigo postado no meu site: universidadelogistica.com.br.
Apresento uma defesa onde os Processos Logístico tem que ser tratados como Negócios. Terceirizar o Negócio que não for o foco do Negócio.

More in: Business
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
95
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
9
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. DESENHO PROCESSO LOGÍSTICO TRANSPORTE PELO MODELO CANVAS UNIVERSIDADE LOGÍSTICA
  • 2. A complexidade dos negócios e processos nos dias atuais está cada vez mais difíceis de entender e encontrar ferramentas estratégicas de gestão para soluções. Sabe-se que a Logística é o centro nervoso de todo e qualquer negócio. A Logística por ser de natureza abrangente, congrega toda a organização. O que se aconselha é terceirizar os Processos que não seja o foco do Negócio. É de conhecimento, em sua conceituação, que a Logística é a diretriz motora da Cadeia de Suprimento, por isso é crucialmente importante ter a visão e, tratar os Processos Logísticos como Negócios.
  • 3. A efetivação da Cadeia de Suprimento se faz através dos seguintes Processos Logístico: Serviços ao Cliente; Transporte; Distribuição; Armazenagem; Estoque; Produção. O tratamento a ser dado aos Processos acima citados são de Negócios e, como tal serem lucrativos. Uma empresa que ousa ser muito boa em todos os Processos acaba “não sendo boa em nada”. Ratifica-se o aconselhamento, de que a empresa se especialize em Processo no qual seja o foco maior do seu Negócio.
  • 4. Mas não é um contra senso apresentar uma solução para cada Processo como Negócio, afirmando se não é o foco do Negócio, terceirizar? Está mais que provado e evidenciado que essa decisão estratégica minimiza os custos, se minimiza os custos Logísticos a lucratividade aumenta. Pode-se exemplificar o Processo Transporte e Distribuição. Uma Pizzaria para fazer as entregas não necessariamente tem que imobilizar capital numa frota de moto. Basta ter algumas para uma eventualidade de urgência nas entregas. Como os Processos Logísticos devem ter um tratamento de um Negócio lucrativo, apresenta-se uma ferramenta de Planejamento Estratégico de Negócio que é “Business Model Generation” ou Modelo de Negócio Canvas.
  • 5. Mas, antes de tudo, é preciso explicar o que é o Modelo Estratégico de Negócio Canvas. Trata-se de uma ferramenta de análise de modelos de negócios que coloca numa única folha de papel os nove blocos estratégicos que se devem mapear para cobrir as quatro áreas principais da organização, que são: clientes, ofertas, infraestrutura e viabilidade financeira, e aumentar as oportunidades de negócios (lucro). Os nove blocos são: clientes, proposta de valor, relacionamento, canais, atividades, recursos, parceiros, custos e receitas. Esse Modelo de Negócios é um esquema para a Estratégia ser implementada através das estruturas organizacionais dos processos e
  • 6. Modelo de Negócio Canvas, inicialmente, proposto em 2004 por Alexander Osterwalder. O Canvas foi desenvolvido em conjunto com mais de 200 Consultores de todo o mundo. O processo de criação do Canvas em si foi colaborativo! Alexander Osterwalder, o autor, aproveitou a tendência de cocriação das redes sociais, criou engajamento ao redor de uma nova Teoria de Administração, convidou outros respeitados Consultores e empresários do Mercado para se sentirem donos e ajudarem a espalhar o Canvas. Um Modelo Estratégico de Negócios permite que todo o Processo seja visualizado em uma única página (ou slide).
  • 7. Não é mais necessário percorrer um documento página após página para compreender as diferentes estratégias definidas pela Organização. Outro excelente aspecto é que o Modelo de Negócios permite que você visualize o “encaixe estratégico” que existe entre diferentes áreas do processo. Documentos textuais não permitem esse tipo de análise, com menos texto, criar em conjunto com outras pessoas se torna um processo divertido e intuitivo.
  • 8. Basta pegar uma caneta e post-its para sair rabiscando e jogando suas ideias no Canvas. É esta facilidade de prototipação que permite que novos Processos de Negócios sejam analisados mais rapidamente e em várias versões diferentes. É a descrição da Logística de criação, da entrega, e da captura de valor por parte de uma Organização.
  • 9. Apresenta-se como exemplo o Processo Logístico de Negócio Transporte quando se coloca no Modelo Canvas (quadro) nos nove blocos citados acima. Para tanto, se desenvolve uma Plataforma Logística para ser melhor visualizada os nove componentes básicos, que mostram toda uma lógica de como uma organização, no Processo Transporte, pretende gerar valor para: 1 – Segmento de clientes Para quem está criando valor ao Transportar produtos/mercadorias? Quem são os clientes mais importantes? Que tipo de produto se vai Transportar?
  • 10. 2 – Proposta de valor O que está oferecendo para os clientes além do Transportar? Qual problema dos Clientes está ajudando a resolver? 3 – Canais Quais canais de comunicação, além do Transporte, Distribuição, Logística e venda usará para entregar a proposta de valor aos clientes? 4 – Relacionamento com clientes Que tipos de relacionamento querem estabelecer com os Clientes? Como este relacionamento está integrado ao Modelo de Negócio Transporte? 5 – Fontes de receita Quanto os Cientes querem pagar pela Proposta de Valor ao Transportar seus produtos? Como os Clientes preferem pagar pelo Frete?
  • 11. 6 – Recursos-chave Quais recursos são necessários para fazer o Modelo Negócio funcionar? Que tipo de equipamento pode ser utilizado para a operação Transporte? 7 – Atividades-chave Quais são as atividades mais importantes, na operação Transporte, para fazer as entregas e o Modelo de Negócio funcionar? 8 – Parcerias Quais as parcerias necessárias para criar, entregar e Transportar a Proposta de Valor? 9 – Custos Quais são os custos mais importantes relacionados à Operação Transporte no Modelo de Negócio? Para concluir, pode-se constatar que pelo Modelo Estratégico Canvas fica perfeitamente visível e descomplicado colocar no quadro Canvas os nove blocos todo e qualquer Negócio para se tornar lucrativo.