Monteiro lobato

2,257 views
2,052 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,257
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
81
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Monteiro lobato

  1. 1. Sítio do Pica-Pau Amarelo • Sítio do Picapau Amarelo é uma série de vinte e três livros de fantasia, escrita pelo autor brasileiro Monteiro Lobato entre 1920 e 1947. A obra tem atravessado gerações e geralmente representa a literatura infantil brasileira. • Baseada na série de livros de Monteiro Lobato, foi produzido um seriado e exibido na televisão pela Rede Globo. Estreou em 12 de outubro de 2001 e durou até 7 de dezembro de 2007.
  2. 2. Principais personagens
  3. 3. Emília É a melhor amiga de Narizinho. Boneca falante, é a irreverência em pessoa. Está sempre tendo ideias maravilhosas. É crítica, tagarela e mandona, com um gênio pra lá de forte que causa as maiores confusões. Nasceu muda, mas tomou as pílulas falantes do Dr. Caramujo, desandou a falar e não parou até agora.
  4. 4. Visconde de Sabugosa É o sabichão do Sítio. Erudito e atrapalhado, vive na biblioteca entre os livros, pesquisando e estudando sobre vários assuntos ou então fica em seu laboratório, localizado no porão da casa de Dona Benta, onde dá margem à sua criatividade para construir invenções.
  5. 5. Narizinho É neta de Dona Benta e prima de Pedrinho. Menina doce, carinhosa e inteligente, adora a vida no Sítio. Gosta de subir em árvores e de estar em companhia de Emília, sua boneca de pano.
  6. 6. Pedrinho Primo de Narizinho e neto de Dona Benta, Pedrinho vive na cidade. É corajoso, esperto e tem espírito de líder. Gosta de passar suas férias no Sítio e sempre fica triste quando elas chegam ao fim. Seu nome completo é Pedro Encerrabodes de Oliveira.
  7. 7. Dona Benta Avó de Pedrinho e Narizinho, é dona do Sítio do Picapau Amarelo. Contando histórias e estimulando a criatividade e imaginação das crianças, Dona Benta alimenta a curiosidade de seus netos e da boneca Emília. Mora no interior, mas sabe de tudo que acontece no mundo. Está sempre se divertindo com as reinações que a garotada inventa e aberta para ouvir o que seus netos têm a dizer.
  8. 8. Tia Nastácia Cozinheira de mão cheia. Além de alimentar a turma do Sítio com seus quitutes, alimenta a imaginação das crianças com suas histórias. Tia Nastácia é a faz-tudo do Sítio, mas a turma também a ajuda cooperando nas tarefas domésticas. Foi quem costurou a boneca de pano Emília e a recheou com macelinha. Toda noite a turma do sitio fica escutando suas estórias ,e comendo suas rosquinhas de polvilho.
  9. 9. Monteiro Lobato
  10. 10. Alguns Contos de Monteiro Lobato
  11. 11. O Saci
  12. 12. Histórias de Tia Nastácia
  13. 13. Urupês O livro de contos Urupês de Monteiro Lobato mostra o choque entre o atraso da vida interiorana e a tendência ao progresso evidenciada nas grandes cidades. Alguns dos ingredientes utilizados no relato das histórias são: humor, mistério, suspense e, eventualmente, terror. Destaca-se ainda o registro da linguagem coloquial nas falas dos personagens.
  14. 14. O engraçado arrependido
  15. 15. A colcha de retalhos
  16. 16. A vingança da peroba
  17. 17. Meu conto de Maupassant
  18. 18. Jeca Tatu Jeca Tatu é um personagem criado por Monteiro Lobato em sua obra Urupês, que contém 14 histórias baseadas no trabalhador rural paulista. Simboliza a situação do caboclo brasileiro, abandonado pelos poderes públicos às doenças, seu atraso e à indigência.

×