Ecologia

3,033 views
2,860 views

Published on

Slide sobre Ecologia

1 Comment
3 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
3,033
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
218
Comments
1
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ecologia

  1. 1. Ecologia
  2. 2. O que é Ecologia? O termo Ecologia designa o estudo das relações entre is seres vivos e o ambiente em que vivem. Trata-se de uma ciência multidisciplinar, que engloba diversos ramos do conhecimento.
  3. 3. Biosfera  Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra. O termo foi introduzido em 1875 pelo geólogo austríaco Eduard Suess. Foi criado por analogia com outros conceitos que já existiam para nomear partes da estrutura interna da terra, tais como litosfera(o conjunto dos sólidos da Terra),atmosfera (o conjunto dos gases da Terra) e hidrosfera (o conjunto das águas da Terra). Seguindo a mesma lógica, o termo biosfera designa o conjunto dos seres vivos da Terra e seus habitats.
  4. 4. Biosfera da Terra.
  5. 5. Populações, comunidades e biótipos  A biosfera é formada por milhões de espécies de seres vivos. As diferentes espécies distribuem- se em grupos de indivíduos, chamados de populações biológicas.  O conjunto de populações de diferentes espécies que vivem em uma mesma região constitui uma comunidade biológica, também chamada de biota, ou biocenose.
  6. 6. Exemplo da grande diversidade de espécies encontrada no nosso planeta.
  7. 7. Hábitat e nicho ecológico  O ambiente em que vive determinada espécie ou comunidade, caracterizado por suas propriedades físicas e bióticas, é seu habitat.  O conjunto de interações adaptativas da espécie como moradia, hábitos, inimigos naturais, estratégias, etc. constitui o seu nicho ecológico.
  8. 8. Dois tipos de líquenes numa pedra, em dois nichos ecológicos sobrepostos.
  9. 9. Ecossistemas  Conjunto formado por uma biocenose ou comunidade biótica e fatores abióticos que interagem, originando uma troca de matéria entre as partes vivas e não vivas. Em termos funcionais, é a unidade básica da Ecologia, incluindo comunidades bióticas e meio abiótico influenciando- se mutuamente, de modo a atingir um equilíbrio.
  10. 10. Biodiversid ade de um recife de corais.
  11. 11. Cadeia alimentar  A cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentar. É a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de um ecossistema, incluindo osprodutores, os consumidores (herbívoros e seus predadores, os carnívoros) e os decompositores.
  12. 12. Exemplo de cadeia alimentar terrestre e marinha.
  13. 13. Teia Alimentar  Teia alimentar é um conjunto de cadeias alimentares ligadas entre si. É também chamada de rede alimentar. A teia alimentar representa as muitas relações entre os organismos de um ecossistema.
  14. 14. Teia alimentar
  15. 15. Ciclo da Cadeia alimentar  O ciclo da cadeia alimentar se inicia com os seres vivos produtores, que são representados pelas plantas, algas, e por alguns tipos de bactérias e protozoários. Os consumidores primários se alimentam dos produtores. A seguir vem os consumidores secundários (que se alimentam dos consumidores primários), e os consumidores terciários (que se alimentam dos consumidores secundários). Os decompositores são as bactérias e fungos que devolvem à cadeia alimentar a matéria decomposta necessária para a alimentação dos produtores, fechando o ciclo.

×