Órgãos e Instituições Europeias; Cidadania Europeia

2,760 views
2,483 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,760
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
73
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Órgãos e Instituições Europeias; Cidadania Europeia

  1. 1. Órgãos e Instituições Europeias Cidadania Europeia
  2. 2. Conselho Europeu
  3. 3. Conselho EuropeuDefine a direção e as prioridades politicas gerais. Não possui poderes legislativos.
  4. 4. Parlamento Europeu
  5. 5. Parlamento EuropeuControla as atividades da UE e participa no seu processo legislativo.Debate e aprova a legislação da UE.Fiscaliza outras instituições da UE.Debate e aprova o orçamento da UE.
  6. 6. Comissão Europeia
  7. 7. Comissão EuropeiaDefesa do interesse comum da UE. José Manuel BarrosoZela pela aplicação em cada Estado-Membro dasdiretivas e regulamentos.
  8. 8. Tribunal da Justiça da União Europeia
  9. 9. Tribunal da Justiça da União Europeia Interpreta o direito da UE.Resolve os litígios entre os governos nacionais e asinstituições europeias.
  10. 10. Tribunal de Contas Europeu
  11. 11. Tribunal de Contas EuropeuControla as finanças da UE.Melhora a gestão financeira da UE e verifica como sãousados os dinheiros publicos. Direito de realizar auditorias.
  12. 12. Comité Económico e Social Europeu
  13. 13. Comité Económico e Social EuropeuEntidades patronais, trabalhadores e outro grupos podemexpressar os seus pontos de vista.Espaço de debate de assuntos relacionados com o mercadoúnico.
  14. 14. Comité das Regiões
  15. 15. Comité das RegiõesRepresenta as autoridades locais e regionais da UE.Apresenta os pontos de vista regionais e locais no que serefera a legislação da UE.A Comissão, o Conselho e o Parlamento devem consultar oComité das Regiões antes de serem tomadas as decisões sobrea administração local e regional.
  16. 16. Banco Central Europeu
  17. 17. Banco Central EuropeuResponsável pela gestão do euro e assegurar a estabilidade dospreços na UE. Estabilidade dos preços.Estabilidade do sistema financeiro.
  18. 18. Banco Europeu de Investimento
  19. 19. Banco Europeu de Investimento Levanta dinheiro nos mercados de capitais e empresta-o a taxas de juro reduzidas. Apoia projetos nos países da UE e investe nos países candidatos e em países parceiros. Não tem fins lucrativos.
  20. 20. Porquê a existência destas Instituições?
  21. 21. Os Direitosdos cidadãos
  22. 22. Qual a necessidade deaprofundar a cidadania europeia?
  23. 23. • Desenvolver um sentimento de identidade europeia;• Fomentar entre os cidadãos da União Europeia um sentimento de pertença à União;• Incrementar a tolerância e a compreensão mútua entre os cidadãos europeus;• Congregar os membros de comunidades locais de toda a Europa Fomentar acções, debates e reflexões relacionados com a cidadania europeia;• Aproximar mais a Europa dos seus cidadãos;• Incentivar a interacção entre os cidadãos e as organizações da sociedade civil de todos os países participantes.
  24. 24. Alunos• Débora Neves nº6• Leonardo Rio nº10• Ricardo Azevedo nº13

×