Aves

6,081 views
5,893 views

Published on

0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
6,081
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
247
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aves

  1. 1. AVES
  2. 2. INTRODUÇÃOTodos nós conhecemos as Aves, são aqueles belos animaisvoadores, com penas de todas as cores e com uma boca emforma de bico. No entanto, vou procurar saber mais sobreesta classe de animais.Vou então, incluir neste trabalho, os seguintes tópicos:o Características gerais (simetria, habitat, alimentação, etc.)o Exemplos de aves existentes em Portugalo Algumas curiosidadeso Aves em vias de extinção
  3. 3. VERTEBRADOSo O Reino Animalia divide-se em várias categorias taxonómicas, e entre elas está o Filo. As Aves pertencem então ao Filo Chordata (cordados). Este Filo divide-se ainda em Subfilos, pertencendo as Aves ao Subfilo Vertebrata (vertebrados). Vamos então saber mais sobre os Vertebrados…
  4. 4. VERTEBRADOSo A maior característica dos Vertebrados, que os distingue dos outros animais é o facto de possuírem esqueleto interno e músculos.o É o Subfilo com maior diversidade, pois tem cerca de 50.000 espécies.
  5. 5. VERTEBRADOSo O esqueleto pode ser cartilagíneo ou ósseo.o Os vertebrados tiveram origem no mar e mais de metade dos vertebrados de hoje é produto da evolução de grupos que nunca deixaram o ambiente aquático.
  6. 6. VERTEBRADOS Vídeo
  7. 7. AVESo As Aves pertencem ao subfilo do vertebrados e á classe das Aves.
  8. 8. AVES- CARACTERÍSTICASo São animais vertebrados;o São bípedes;o São ovíparos;o São homeotérmicos;o Possuem o corpo coberto de penas;o Possuem asas;o Possuem bico;o Possuem ossos pneumáticos;o Simetria bilateral.
  9. 9. AVES- HABITATo As aves podem ser encontradas em quase todas as partes do planeta.o Porém, a maioria das aves habita em regiões de florestas em função da disponibilidades de alimentos.
  10. 10. AVES- SISTEMA DIGESTIVOo O aparelho digestivo das Aves mostra muitas modificações interessantes tais como a ausência de dentes e lábios e um papo para armazenamento temporário de alimentos.o O estômago das aves é formado por uma porção glandular anterior- proventrículo, e uma câmara posterior- moela.o É na moela que areias e pequenas pedras, engolidas pela ave, ajudam na trituração dos alimentos.
  11. 11. AVES- ALIMENTAÇÃOo A alimentação das aves é muito variada:o Espécies carnívoras.o Espécies granívoras.o Outras possuem alimentação baseada no consumo de peixes. Águia Gavião Urubu Pinguim
  12. 12. AVES- SISTEMA RESPIRATÓRIOo O sistema respiratório contribui para a manutenção da homeotermia.o Embora os pulmões sejam pequenos têm o auxilio dos sacos aéreos.o A movimentação constante de ar dos pulmões para os sacos aéreos e destes para os pulmões, permite um acréscimo renovado de oxigênio para os tecidos.
  13. 13. AVES- SISTEMA EXCRETORo Os restos alimentares são conduzidos para uma cloaca, onde também são descarregados os excretas nitrogenados, representados por uratos.o As aves não apresentam bexiga e a urina é eliminada juntamente com as fezes.
  14. 14. AVES- REPRODUÇÃOo As Aves possuem reprodução interna.o A fêmea possui um ovário, enquanto o macho liberta espermatozoides através dos dois testículos.o A fecundação é interna e as fêmeas põem ovos que são cobertos por uma casca calcária.
  15. 15. AVES- CURIOSIDADESo Mas nem todas as aves conseguem voar, devido á sua anatomia.o O ramo da Biologia que estuda as aves é chamado de Ornitologia. Pinguins Avestruz Quivi Ratita Urubu Rei Pavão
  16. 16. AVES EM VIAS DE EXTINÇÃORE- Regionalmente extintoCR- Criticamente em perigoEN- Em perigoVU- VulnerávelNT- Quase ameaçadoDD- Informação insuficienteLC- Pouco preocupantes
  17. 17. AVES EM VIAS DE EXTINÇÃO Pica-pau de cabeça amarela
  18. 18. AVES EM VIAS DE EXTINÇÃO Abutre do Egipto
  19. 19. AVES EM VIAS DE EXTINÇÃO Quebra-ossos
  20. 20. AVES EM VIAS DE EXTINÇÃO Cegonha-preta
  21. 21. AVES EM VIAS DE EXTINÇÃO Águia Imperial
  22. 22. AVES EM VIAS DE EXTINÇÃO Condor da Califórnia
  23. 23. AVES EXISTENTES EM PORTUGALEstuário do Pardilheira Tejo
  24. 24. AVES EXISTENTES EM PORTUGALEstuário do Perna-verde-fina Sado
  25. 25. AVES EXISTENTES EM PORTUGALEsposende Guarda-rios
  26. 26. AVES EXISTENTES EM PORTUGALLitoral Norte Pernilongo
  27. 27. AVES EXISTENTES EM PORTUGAL Estrelinha deGaia cabeça listada
  28. 28. AVES EXISTENTES EM PORTUGAL Estrelinha dePorto cabeça listada
  29. 29. CONCLUSÃOo Esta pequena pesquisa sobre as Aves fez de mim uma pessoa com mais noção na realidade, a qual é preocupante.o Posso não ter aprofundado muito este trabalho, pois tentei ser muito concreta, resumida e simples. No entanto, durante a investigação eu pude adquirir um pouco mais de conhecimentos, os quais me “abriram o apetite” a querer saber mais.o E peganto no que disse “ uma realidade preocupante”, deixo aqui uma palavra. Lembrem-se que todos nós surgimos do mesmo, mas alguns desenvolveram-se mais que outros. No entanto, nós Homens, por sermos os “maiores” e mais “inteligentes” não nos dá o direito de acabar com a vida dos outros. Pois estes outros têm tanto direito á vida como nós. E talvez até tenham direito a mais, porque eles lutam por ela a toda a hora!o Espero ter passado bem esta mensagem e ter sido explicita! Vídeo
  30. 30. BIBLIOGRAFIAo http://www.todabiologia.com/zoologia/animais_vertebrados.h tmo http://www.todabiologia.com/zoologia/aves.htmo http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe - aves/sistema-digestivo-das-aves-2.phpo http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe - aves/sistema-respiratorio-das-aves-2.phpo http://www.avesdeportugal.info/o http://www.grupoescolar.com/pesquisa/aves.htmlo http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007/Valores+Naturais/Liv ro+Vermelho+dos+Vertebrados/Avalia%C3%A7%C3%A3o_E sp%C3%A9cies_Popula%C3%A7%C3%B5es_Resultados.ht m?res=1366x768

×