Uploaded on

Pesquisa realizada para entender o que o torcedor do Flamengo pensa sobre seus ídolos, suas preferências para vestir a camisa 10 e sobre o time.

Pesquisa realizada para entender o que o torcedor do Flamengo pensa sobre seus ídolos, suas preferências para vestir a camisa 10 e sobre o time.

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
145
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
1
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. OBJETIVO DA PESQUISA Buscar, na torcida do Clube de Regatas do Flamengo, opinião sobre: • Favorabilidade em relação à volta do jogador Adriano; • Onde o clube deveria buscar seu novo camisa 10; • Quem seria este camisa 10; • Tolerância sobre a indisciplina, quando junto com vitórias e títulos; • A posição da torcida em relação ao comportamento de seu ídolo. Base de pesquisa de 418 respondentes.
  • 2. VOCÊ APOIA A VOLTA DE ADRIANO AO TIME DO FLAMENGO? 8% Não. Nunca mais quero ele vestindo a camisa do Flamengo 17%38% Não. Porque ele atrapalharia o ambiente do grupo Sim. Ele é ídolo e tem lugar garantido no time Sim. Mas ele precisa se enquadrar nas regras de disciplina do clube 37%
  • 3. A VOLTA DO IMPERADOR Fica bem claro que a torcida do Flamengo quer o Adriano de volta. Mesmo após as passagens apagadíssimas nos últimos clubes que defendeu. Para a maioria dos rubro negros ele é bem vindo. 75% dos torcedores desejam ver o campeão de 2009, vestindo as cores do clube novamente. Porém, 38%, exigem que ele siga as regras de disciplinas do clube, enquanto que 37% acham que ele é ídolo e tem lugar garantido, independente do comportamento. 17% dos entrevistados acham que a vinda de Adriano atrapalharia o ambiente do clube (sempre conturbado quando algum jogador tem regalias). 8% dos flamenguistas, consideram que Adriano não deveria nem passar perto dos muros do clube. Temem que a volta do Imperador traga os mesmos problemas do passado.
  • 4. ONDE O FLAMENGO DEVE BUSCAR SEU CAMISA 10? 13% Nas Divisões de Base do Clube23% No Mercado Brasileiro No Mercado Internacional 64%
  • 5. “CRAQUE O FLAMENGO FAZ EM CASA” A velha expressão rubro negra nunca esteve tão viva. 64% afirmam que a diretoria deveria olhar para a base e trazer dali o novo dono da camisa. Esta receita deu ao Flamengo os grandes títulos da década de 80. Sem contar, que é muito mais barato formar que comprar no mercado, sem a garantia de que o jogador vá se firmar (o peso da camisa). Buscar o camisa 10 no mercado brasileiro concentrou 23% das opiniões. É um mercado mais barato que o externo (ainda conta com boas apostas e valores a serem descobertos). Buscar o novo ídolo no exterior é opinião de 13% dos entrevistados. O problema é que representa uma aposta alta, sem nenhuma garantia e que só desperta o interesse de profissionais que estão encerrando a carreira.
  • 6. QUEM PODERIA SER O CAMISA 10 DO FLAMENGO? 26%20% 10% 7% 7% 6% 5% 5% 4% 4% 4% 2%
  • 7. QUEM SERIA ESTE NOVO CAMISA 10? O garoto Adryan está com moral com a galera do Flamengo. Foi lembrado por 20% dos respondentes. O argentino Montillo, que está no Cruzeiro, vem em segundo, com 10% das lembranças. Detalhe: o jogador, na temporada passada, deu provas de seu comprometimento e profissionalismo ao não faltar jogos nem treinos, mesmo com seu filho com sérios problemas de saúde. Renato Augusto e Thomás estão em 3º, com 7%, na preferência para vestir a camisa 10. Em seguida, com menos indicações, aparecem Diego (ex-Santos) com 6% , Adriano e Conca com 5% e Neymar, Matheus (filho do Bebeto) e Alex com 4%. Com 2% ou menos a torcida ainda lembra de nomes como Riquelme (Boca Junior), Juninho Pernambucano (Vasco), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Paulo Henrique Ganso (Santos).
  • 8. SE O NOVO ÍDOLO TROUXER VITÓRIAS E TÍTULOS, VOCÊTOLERARIA NOITADAS E INDISCIPLINAS POR PARTE DELE? 42% SIM NÃO 58%
  • 9. DISCIPLINA OU TÍTULOS? A torcida quer títulos. Apesar do grande número de pessoas que não tolerariam indisciplinas por parte dos jogadores, 58% esperam que o jogador, principalmente o ídolo, traga vitórias e títulos, não importando seus atos de indisciplinas.
  • 10. O QUE VOCÊ ESPERA DE UM NOVO ÍDOLO DO FLAMENGO? 31% A vida pessoal dele não me interessa, mas precisa respeitar a39% instituição Flamengo Precisa ser exemplo dentro e fora de campo Que faça gols e consiga vitórias, mesmo que não tenha comportamento exemplar 30%
  • 11. O QUE ESPERAR DE UM NOVO ÍDOLO? 39% dos respondentes não se importam com a vida particular de seu ídolo, desde que ele contribua com o time de maneira vitoriosa. Porém uma parcela significativa de 31%, apesar de não se preocupar com vida particular do atleta, faz questão que este tenha respeito pela instituição que defende e que não manche o nome do clube com o comportamento fora do campo. Bem próximo a este segundo grupo, com 30% das opiniões, está o grupo quer que o jogador seja exemplar dentro e fora do campo, não abrindo espaço para nenhuma forma de indisciplina por parte dele.
  • 12. COMENTÁRIOS O resultado da pesquisa é influenciado pelo momento. Provavelmente, numa situação em que o clube estivesse ocupando a liderança do campeonato e realizando partidas de qualidade, talvez, a favorabilidade pela volta do Adriano fosse menos intensa. Deve-se levar em conta, também, que o torcedor é muito mais emoção que razão e qualquer desempenho abaixo da média (expectativa) não será tolerado por longo tempo, mesmo dos preferidos.