[Apresentação 3] A Segunda Guerra Mundial

1,923 views
1,808 views

Published on

Slides da aula sobre a Segunda Guerra Mundial - 9º Ano - 3º Bimestre

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,923
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
43
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

[Apresentação 3] A Segunda Guerra Mundial

  1. 1. A II GUERRA MUNDIAL ESCOLA MUNICIPAL DR. NELCY NORONHA (09.18.032) PROF. DANILO DE LIMA RIO DE JANEIRO – AGOSTO/2013
  2. 2. ANTECEDENTES – DÉCADA DE 1930  Fortalecimento de regimes fascistas na Europa.  Hitler rompeu com as proibições do Tratado de Versalhes: reaparelhou o exército, ampliou o efetivo militar de 100 mil para mais de 3 milhões de homens e fomentou a indústria bélica alemã. Em 1939, às vésperas da guerra, a Alemanha contava com aviões, caças, submarinos e bombardeios de última geração, comandados por oficiais disciplinados e bem treinados.  Governo de Mussolini, na Itália, implantou um programa de modernização do país, centrado no desenvolvimento da indústria, dos transportes e da produção militar. O objetivo era preparar a Itália para a conquista de novos territórios, começando pela África.  A expansão japonesa esbarrava na escassez de recursos naturais, como petróleo, ferro e carvão, que obrigava o país a depender das exportações estrangeiros. A anexação de territórios vizinhos parecia ser a solução para a dependência japonesa.
  3. 3. ANTECEDENTES – DÉCADA DE 1930 Japão Alemanha Itália 1931 – Invasão da Manchúria (China). 1937 – Expansão gradual no território da China. 1935 – Invasão da região da Abissínia (atual Etiópia). 1935/1936 – Anexação da região de Sarre e da Renânia. Março de 1938 – Ocupação da Áustria (Anschluss). Setembro de 1938 – Conferência de Munique  Anexação dos Sudetos 1939 – Assinatura do Pacto Germânico-Soviético.
  4. 4. ANTECEDENTES – DÉCADA DE 1930 Extensão do Terceiro Reich em 1943. Em vermelho, os limites da Alemanha em 1933, quando Hitler chegou ao poder; em roxo, áreas anexadas antes da Segunda Guerra Mundial, em marrom, áreas anexas antes de 1943.
  5. 5. ANTECEDENTES – DÉCADA DE 1930
  6. 6. ANTECEDENTES – DÉCADA DE 1930 Expansão máxima do domínio italiano até 1940.
  7. 7. ANTECEDENTES – DÉCADA DE 1930
  8. 8. ANTECEDENTES – DÉCADA DE 1930  Falência da Liga das Nações.  Enquanto os países do Eixo expandiam suas fronteiras, os governos da Grã-Bretanha e da França mantinham-se neutros. A lembrança ainda recente da tragédia da Primeira Guerra e a falta de condições financeiras e militares ajudaram a explicar o silêncio anglo-francês. Além disso, para os países capitalistas o anticomunismo de Hitler era conveniente, na medida em que atacava diretamente o que eles mais temiam: o perigo soviético. Por isso a ascensão dos fascismos também foi tolerada: parecia “um mal menor”.  Formação do Eixo: o expansionismo do nazifascismo na Europa e do Japão no Oriente aproximou os governos dos três países. A afinidade de interesses levou a Alemanha e a Itália a formarem, em 1936, o Eixo Roma-Berlim-Tóquio. Em seguida, a Itália juntou-se à Alemanha e ao Japão no Pacto Antikomintern, constituído para barrar o avanço do comunismo e da União Soviética.
  9. 9. A INVASÃO DA POLÔNIA E O INÍCIO DA II GUERRA MUNDIAL  Em 1939, os nazistas invadiram a Tchecoslováquia, desrespeitando o que havia sido combinado em Munique. Em seguida, Hitler assinou um pacto de não agressão com seu arqui-inimigo, o líder comunista Josef Stálin, da União Soviética. Secretamente, decidiram também ocupar e dividir a Polônia. Com esse acordo, em caso de guerra, a Alemanha não teria de lutar em duas frentes.  O governo nazista ficou livre para se lançar sobre a Polônia, o que aconteceu em 1º de setembro de 1939. Dois dias depois, os governos de Inglaterra e França declaravam guerra à Alemanha. Era o início da Segunda Guerra Mundial.
  10. 10. CHARGE: PACTO DE NÃO AGRESSÃO
  11. 11. INVASÃO DA POLÔNIA (1939)
  12. 12. ETAPAS DA II GUERRA MUNDIAL ETAPAS DA II GUERRA MUNDIAL
  13. 13. 1ª ETAPA: EXPANSÃO VITORIOSA DO EIXO (1939-1942)  Na Polônia e, posteriormente, na Noruega, na Dinamarca, na França, dentre outros países, as tropas nazistas utilizaram uma estratégia conhecida como Blitzkrieg – também chamada de “guerra relâmpago”, consistia em ataques coordenados entre divisões aéreas, que bombardeavam instalações militares e extinguiam as linhas de comunicação inimigas, seguidos de ofensivas de divisões de blindados – tanques Panzers – que propiciavam avanços rápidos nos territórios invadidos.  Em junho de 1940, o território francês também foi dominado pelas tropas nazistas. O primeiro- ministro francês, Marechal Pétain, assinou a rendição e passou a colaborar com os inimigos. No mesmo ano, Hitler tentou bombardear Londres, mas foi repelido pela Real Força Aérea (RAF).  Em junho de 1941, a Alemanha invadiu a URSS sem declaração formal de guerra. As tropas nazistas foram barradas pelo rigoroso inverno e pelo contra-ataque soviético. Agora, os alemães precisavam lutar em duas frentes: contra os ingleses a oeste e contra os russos a leste.
  14. 14. 1ª ETAPA: EXPANSÃO VITORIOSA DO EIXO (1939-1942) Hitler em Paris (1940)
  15. 15. E O “AMOR” ACABOU...
  16. 16. 1ª ETAPA: EXPANSÃO VITORIOSA DO EIXO (1939-1942)  Enquanto isso, a Itália atacou o norte africano, com o objetivo de conquistar o Canal de Suez e cortar as ligações da Inglaterra com seu império colonial. Alemães e italianos ainda ocuparam toda a área balcânica, região de países como Grécia, Bulgária e Iugoslávia.  Em 1941, o Japão bombardeou a base aeronaval norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí, o que fez os Estados Unidos entrarem na guerra. Com o ataque, os japoneses buscavam consolidar sua hegemonia na região do Pacífico Sul.  A entrada da União Soviética e dos Estados Unidos na guerra deram às Forças Aliadas novo impulso contra os países do Eixo. Isso mudou o destino da guerra, até então favorável ao bloco nazifascista.
  17. 17. ATAQUE A PEARL HARBOR (1941)
  18. 18. 2ª ETAPA: CONTENÇÃO DO EIXO E INÍCIO DA CONTRAOFENSIVA DOS ALIADOS  Em junho de 1942, os norte-americanos paralisaram a ofensiva nipônica contra o Havaí, derrotando os japoneses na batalha de Midway. Nova vitória dos EUA ocorreu em Guadalcanal (ilhas Salomão), frustrando a tentativa japonesa de conquistar a Austrália.  No mesmo ano, os soviéticos cercaram o poderoso exército alemão que atacava Stalingrado, obrigando-o a capitular (render) em fevereiro de 1943. Essa vitória pôs fim ao mito da invencibilidade alemã e representou o início de violenta contraofensiva soviética.  No Egito, os ingleses derrotaram o Afrika Korps, em El-Alamein. Ao mesmo tempo uma expedição anglo-norte-americana desembarcou no Marrocos e na Argélia, a fim de dominar o Norte da África, para criar bases para o posterior ataque ao sul da Europa.
  19. 19. 3ª ETAPA: DERROTA DO EIXO  A ocupação do norte da África facilitou a invasão da Sicília e o desembarque na Itália, onde Mussolini foi deposto. Apesar da rendição incondicional da Itália (8 de setembro de 1943), a maior parte do país estava em poder dos alemães. E opuseram forte resistência aos Aliados, entre os quais estavam contingentes terrestres e aéreos do Brasil.  Em 6 de junho de 1944, o Dia D, foi desferido o golpe mortal às forças nazistas. Na maior operação aeronaval da história, mais de 150 mil soldados aliados desembarcaram na Normandia francesa. Paris foi liberada em 25 de agosto. Os soviéticos libertaram a Polônia e, em 2 de maio de 1945, ocuparam Berlim. Cinco dias depois, a Alemanha se rendeu. Hitler suicidara-se em 30 de abril. A guerra na Europa estava encerrada.
  20. 20. DIA D (1944)
  21. 21. 3ª ETAPA: DERROTA DO EIXO  No Oriente, os Estados Unidos foram cercando o Japão e diante de um país praticamente já derrotado, o presidente norte-americano, Harry Truman, ordenou o ataque com a bomba atômica. Em 6 de agosto de 1945, a primeira bomba foi lançada em Hiroshima; dia 9, uma segunda bomba foi lançada sobre Nagasaki. A bomba atômica, de efeito devastador, era a arma de destruição mais potente até então produzida.  O pretexto para o lançamento desses artefatos foi pressionar o Japão à rendição, o que aconteceu em 2 de setembro do mesmo ano. No entanto, muitos historiadores argumentam que o objetivo real dos Estados Unidos era demonstrar seu poderio bélico perante o mundo, especialmente para os soviéticos.
  22. 22. A BOMBA ATÔMICA
  23. 23. EFEITOS DA BOMBA ATÔMICA
  24. 24. “SALDO” DA II GUERRA MUNDIAL  Os números de mortos na Segunda Guerra Mundial são assustadores: União Soviética – 18 milhões; Polônia – 5,8 milhões; Alemanha – 4,2 milhões; Japão – 2 milhões; Grã-Bretanha – 422 mil; Itália – 400 mil; Estados Unidos – 300 mil.  Em 20 de novembro do mesmo ano, começou o julgamento dos dirigentes nazistas no Tribunal de Nuremberg, instalado na Alemanha. Apenas 22 foram condenados a prisão. O pior crime que o Tribunal de Nuremberg comprovou ter sido cometido pelos nazistas foi o extermínio de milhões de judeus.

×