Tuberculose - 12ºano Biologia

5,859 views

Published on

Trabalho àcerca da Tuberculose (doença imunológica) no âmbito de Biologia 12º ano

Published in: Education
1 Comment
11 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
5,859
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
11
Actions
Shares
0
Downloads
533
Comments
1
Likes
11
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Tuberculose - 12ºano Biologia

  1. 1. Tuberculose Daniela Filipa nº14 12ºB
  2. 2. História 3000 A.C. Primeiros relatos da tuberculose; Identificados no antigo Egito. 1824 Surgimento do diagnóstico da doença, através da invenção do estetoscópio. 1882 Foi identificada a batéria causadora da doença, a Mycobacterium tuberculosis; Robert Koch foi o responsável pela identificação.
  3. 3. O que é a Tuberculose? É uma doença infeto-contagiosa causada pelo “bacilo de Koch” Mycrobacterium tuberculosis Descobridor : Robert Koch (1882)
  4. 4. Sobre a batéria... É um parasita intracelular que se divide a cada 16-20 horas, assexuadamente, por divisão binária.
  5. 5. Outras batérias causadoras da doença:  Mycrobacterium bovis;  Mycrobacterium africanum;  Mycrobacterium microti afetam principalmente PULMÕES
  6. 6. Como ocorre a transmissão? A transmissão pode ocorrer simplesmente ao falar, tossir ou espirrar [os bacilos da tuberculose são expelidos para o ar]. As pessoas que convivem com estes doentes têm um alto risco de se infetarem, levando ao seu adoecimento. No entanto, a transmissão apenas ocorre se a tuberculose infeciosa for ativa.
  7. 7. Casos mais fáceis de contrair Idosos; Diabéticos; Sem-abrigo; Alcoólicos; Insuficientes renais crónicos; Doentes com neoplasias ou sob quimioterapia; Portadores do vírus HIV;
  8. 8. Como se agrava Cigarro; Clima frio ou húmido; Poluição; Pó ou poeira; Ar-condicionado; Hereditariedade; Sedentarismo.
  9. 9. Sintomas        Tosse com secreção; Febre; Suores noturnos; Falta de apetite; Emagrecimento; Cansaço fácil; Dores musculares.  Dificuldade na respiração  Eliminação de sangue  Acumulação de pus na pleura pulmonar
  10. 10. Primo-infeção Tuberculosa Produz-se quando há o primeiro contato do tecido pulmonar com o bacilo de Koch. Os microorganismos que entram pelas vias respiratórias costumam localizar-se nas zonas mais ventiladas do pulmão, ou seja, no segmento superior do lobo inferior, onde ocorre uma reação defensiva que os encapsula, formando um nódulo conhecido como folículo tuberculoso primário. Esta passa despercebida em cerca de 90% dos casos porque a reação defensiva trava a sua evolução, não surgindo sintomas.
  11. 11. Tuberculose primária Resulta da progressão do complexo primário e desenvolve-se nos primeiros cinco anos após a infeção inicial pelo bacilo tuberculoso. APARECE SOB DIVERSAS FORMAS, AFETANDO NÃO SÓ OS PULMÕES, MAS TAMBÉM OUTROS ÓRGÃOS.
  12. 12. Tuberculose pós-primária Acontece quando se produz um novo contágio ou quando os microorganismos isolados no interior das lesões primárias se voltam a ativar, devido a uma diminuição das defesas. Lesões e sintomas mais graves do que na primo-infeção tuberculosa Sistema imunitário reage de uma forma muito mais ativa, gerando uma inflamação mais intensa e prolongada.
  13. 13. Como acontece a infeção ? O bacilo de Koch atinge os alvéolos pulmonares e pode-se espalhar para os nódulos linfáticos e destes para tecidos mais distantes, através do sangue, onde a doença se pode desenvolver. A resposta imunológica do organismo acaba por matar a maioria dos bacilos ou mesmo conter a sua multiplicação, evitando a sua disseminação em 90% dos casos.
  14. 14. Tuberculose extrapulmonar              Pleural; Ganglionar; Intestinal; Osteoarticular; Meningoencefálica; Geniturinária; Cutânea; Cardíaca; Glandular; Ocular; Otológica; Endometrial; Miliar.
  15. 15. Diagnóstico Etiológico/Laboratorial Com a suspeita deve-se coletar escarro, inicialmente 3 amostras: pela manhã, em jejum e antes da higiene oral. Baciloscopia direta do escarro: são necessários 5.000 bacilos/ml de escarro para que seja positivo. Cultura do bacilo: feita em meio especial, no qual os bacilos podem levar 4 semanas para crescer Diagnóstico por imagem: a radiografia do tórax é o exame mais utilizado.
  16. 16. Tratamento da Tuberculose Consiste na administração de vários tipos de antibióticos ativos contra o bacilo de Koch (três ou quatro, dependendo dos casos), que devem ser administrados durante um certo período de tempo. Para se alcançar a cura definitiva é indispensável cumprir o tratamento até ao final.
  17. 17. Tratamento da Tuberculose O bacilo da tuberculose cresce fora e dentro da célula de defesa. dentro fora Não só se multiplica muito A batéria cresce mais lentamente e rápido como também adquire a indicação é usar uma droga que penetra na célula a fim de bloquear resistência muito depressa. o seu crescimento.
  18. 18. Zonas mais afectadas Dos 22 países mais afectados em todo o mundo, correspondendo a 80% do peso mundial da tuberculose, 9 encontram-se na Região Africana.
  19. 19. Números…  Todos os anos 60 milhões de pessoas são infectadas com tuberculose.  A tuberculose mata aproximadamente 2 milhões de pessoas por ano, 98 % das quais em PED.  Um terço da população mundial encontra-se infectada pelo bacilo da tuberculose.

×