Abp Aprendizagem Baseada em Projetos resumo

804
-1

Published on

CATIS - Resumo Aprendizagem Baseada em Projetos

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
804
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
29
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Abp Aprendizagem Baseada em Projetos resumo

  1. 1. Apresentação de metodologiaABP – Aprendizagem Baseada em (resolução de) Problemas
  2. 2. Breve abordagem sobre a ABP Aprendizagem Baseada em (resolução de) Problemas
  3. 3. A Aprendizagem Baseada em Projetos refere-se:- aos conceitos e princípios de uma disciplina,- envolve os alunos em ações de investigação a fim deresolverem problemas,- possibilita que estes trabalhem livremente a fim deconstruírem o seu próprio conhecimento,- e termina em resultados concretos.
  4. 4. As características que definem este tipo deAprendizagem abrangem:- conteúdos,- condições,- atividades programadas- resultados.
  5. 5. O conteúdo é apresentado da mesma forma que navida real a fim de estimular o interesse dos alunos.Os conteúdos são apresentados da seguinte maneira:realista; de forma holística em vez de fragmentados;estudados em profundidade; relevantes em termospessoais.Este tipo de Aprendizagem possibilita que os alunosformem as suas próprias representações de assuntos etemas complicados e, que construam os seusconhecimentos a partir da sua própria experiência.
  6. 6. As condições fomentam o desenvolvimento decompetências pessoais, interpessoais e sociais.- Faz com que os alunos evitem e resolvam os seusconflitos, permite que estes ganhem confiança a fim dedesenvolver as suas próprias competências.- Oferece uma aprendizagem que determina que asideias e os esforços repartidos por vários indivíduos osajuda, a fim de desenvolverem competências sociaisrelacionadas com trabalhos de grupo, estabelecendoum clima não competitivo entre os alunos.
  7. 7. - Estes desenvolvem novas capacidades, explicam edefendem a sua posição de uma forma não agressiva efaz com que alunos que, normalmente não participam,o façam.- As condições estimulam a utilização de novastecnologias, como a tecnologia informática,contribuindo para alargar os horizontes dos alunos, osseus interesses e as suas preferências vocacionais.
  8. 8. As atividades são uma estratégia segura e estimulantes porqueos alunos debatem-se com assuntos e problemas difíceis e, dão aestes várias possibilidades como:- apreender ideias complicadas e adquirir aptidões em contextosreais;- aplicar essas aptidões a contextos diferentes;- combinar saberes, realizando tarefas complexas, relacionadascom deveres profissionais, de desempenho em contexto detrabalho ou de situações da vida real;- resolver problemas.
  9. 9. As atividades adaptam-se às diferenças individuais ao integraremvários tipos de abordagem da aprendizagem como:- os alunos podem participar de várias formas a fim demostrarem os seus conhecimentos;- aceita diversos estilos de aprendizagem como aprenderpessoalmente através da leitura e revisão ou aprender em grupoatravés da leitura e discussão;- os projetos que são apresentados aos alunos fazem com queestes tenham várias experiências, pois dá-lhes a possibilidade deevitarem fazer apenas aquilo a que estão habituados;- proporciona aos pais informação acerca dos vários tipos dedesempenho dos alunos.
  10. 10. Os resultados incluem certas competências, disposições evalores, conseguindo determinados objetivos que sãodifíceis de atingir com outros modelos de ensino. AAprendizagem Baseada em Projetos ajuda a incrementarcompetências como: competências de método em grupo;competências vivenciais, tecnológicas, cognitivas deprocesso (pensamento crítico, resolução de problemas,etc.) e competências de auto-gestão (organização detarefas, gestão do tempo, etc.). Desenvolve atitudes comomotivação para a aprendizagem contínua; disposições comoauto-controle e valores como auto-eficiência.http://www.slideshare.net/julia811/aprendizagem-baseada-em-projectos/download
  11. 11. A aplicação dessa metodologia segue 7 passos: 1. Leitura do problema, identificação e esclarecimento de termos desconhecidos;Neste primeiro momento você deverá identificar o problema. Para exemplificar, utilizaremos o mobilidade urbana para a aplicação dos 7 passos da ABP.
  12. 12. 2. Identificação dos problemas propostos pelo enunciado; listar os problemas Estresse, faltaotimização do tempo, qualidade de vida, poluição, etc
  13. 13. 3. Formulação de hipóteses explicativas para os problemas identificados no passo anterior (os alunos se utilizam nesta fase dos conhecimentos de que dispõem sobre o assunto); Discutir os problemas (Brain storm) Apresentar aos alunos o problema e que eles sugiram ashipóteses. Soluções viáveis: transporte marítimo, construções de ciclovias, metrô. Construção deelevados e menos semáforos. Rodízio de veículos
  14. 14. 4. Resumo das hipóteses;Em parceria com os alunos, o professor reúne as hipóteses mais relevantes e os alunos direcionam as soluções mais realistas.
  15. 15. 5. Formulação dos objetivos de aprendizado (trata-se da identificação do que o aluno deverá estudar para aprofundar osconhecimentos incompletos formulados nas hipóteses explicativas);Pesquisa dos alunos relacionada a mobilidade urbana em outros países. Vantagens e desvantagens das soluções encontradas encontradas para solucionar a mobilidade urbana.
  16. 16. 6. Estudo individual dos assuntos levantados nos objetivos de aprendizado;Busca de informações, Pesquisa individual
  17. 17. 7. Retorno ao grupo tutorial para rediscussãodo problema frente aos novos conhecimentos adquiridos na fase de estudo anterior. Retorno, integração das informações e resolução do caso. Rediscussão do problema mobilidade urbana e Conclusões
  18. 18. Fim

×