Iconix

  • 882 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
882
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
33
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Iconix O ICONIX é um processo de desenvolvimento de softwaredesenvolvido pela ICONIX Software Engineering. Trata-se de uma metodologiaprática e simples, mas também poderosa e com um componente de análise erepresentação de problemas sólido e eficaz. ICONIX pode ser considerada uma metodologia pura, prática e simples,mas também poderosa e com um componente de análise e representação dosproblemas sólido e eficaz, por isso, a metodologia ICONIX é caracterizada como umProcesso de Desenvolvimento de Software desenvolvido pela ICONIX SoftwareEngineering (www.iconixsw.com). O ICONIX é um processo não tão burocrático como o RUP, ou seja, nãogera tanta documentação. E apesar de ser um processo simples como o XP, nãodeixa a desejar na Análise e Projeto (Design), e se destaca com um poderosoprocesso de desenvolvimento de software. Este processo também faz uso da linguagem de modelagem UML e possuiuma característica exclusiva chamada "Rastreabilidade dos Requisitos" (Traceabilityof Requirements). Mais precisamente, ICONIX nos permite "obrigatoriamente",através de seus mecanismos, verificar em todas as fases se os requisitos estãosendo atendidos. A abordagem ICONIX é flexível e aberta, isto é, se for necessáriousar outro recurso da UML para complementar os recursos usados nas fases doICONIX, não há problema algum.O ICONIX é composto pelas seguintes principais fases:· Modelo de Domínio· Modelo de Caso de Uso· Análise Robusta· Diagrama de Seqüência· Diagrama de ClasseA vantagem Iconix • O modelo de negócio Iconix é exclusivo para a indústria da moda e tem muitos atributos interessantes:
  • 2. • Fluxo de receitas previsível devido contratualmente garantidos os pagamentos de royalties mínimos no inventário operacional, ou risco de um produto • EBITDA significativamente maior e margem líquida de empresas de vestuário tradicionais operacionais • Forte fluxo de caixa livre com custos fixos baixos e necessidades de despesas mínimas de capital • Oportunidade de crescimento acelerado através de estratégia de aquisição de marca Segundo MAIA (2005), o ICONIX é dividido em dois grandes setores,modelo estático e modelo dinâmico, que podem ser desenvolvidos paralelamente ede forma recursiva. O modelo estático é formado pelos Diagramas de Domínio eDiagramas de Classe que modelam o funcionamento do sistema sem nenhumdinamismo e interação com o usuário. O modelo dinâmico, por sua vez, sempremostra a interação entre o usuário e o sistema, através de ações onde o sistemaapresenta alguma resposta ao usuário em tempo de execução. O modelo estático érefinado incrementalmente durante iterações sucessivas do modelo dinâmico. Borillo (2000), destaca três características fundamentais no ICONIX: • Iterativo e incremental: várias iterações ocorrem entre o desenvolvimentodo modelo de domínio e a identificação dos casos de uso. O modelo estático éincrementalmente refinado pelo modelo dinâmico (ver figura 14); • Rastreabilidade (traceability): cada passo referência para os requisitosde alguma forma. Silva e Videira (2001) definem rastreabilidade como sendo acapacidade de seguir a relação entre os diferentes artefatos produzidos. Destaforma, pode-se determinar qual o impacto que a alteração de um requisito tem emtodos os artefatos restantes; • Aerodinâmica da UML : a metodologia oferece o uso “aerodinâmico” daUML (OMG®, 2001) como: os diagramas de casos de uso, diagramas de seqüênciae colaboração, diagramas de robustez.
  • 3. Pontos Negativos e Problemas com ICONIX O ICONIX não sugere explicitamente nenhum diagrama para modelarprocesso de negócio na fase preliminar do projeto. Mesmo sendo o ICONIX umprocesso que pretende ser prático e simples, poderia no entanto, se beneficiar dodiagrama de atividades disponível na UML (OMG®, 2001) para modelar processosde negócios. É fundamental pensar sobre todos os fluxos alternativos possíveis paracada caso de uso, sempre que possível. Considerando que o fluxo principal é maisfácil de identificar e escrever, não significa, porém, que o fluxo alternativo deva serpostergado até que o projeto detalhado seja implantado. De fato, se isto acontecerpode causar omissões sérias nestes pontos, gastando muito tempo para escrever ofluxo alternativo, frente aos demais artefatos já definidos. Este é um cuidado que opróprio ICONIX ressalta. Quando importantes fluxos alternativos não sãodescobertos até a fase de codificação e depuração, o programador responsável porescrever o código tender a tratar isto de forma mais conveniente no momento. Isto,não é saudável para o projeto. Então, pergunte várias vezes: Existe alguma coisaque pode acontecer? Existe outra forma tratamento? Isto está correto? Garanta comisto um conjunto rico de fluxos alternativos. Outra característica forte do ICONIX é a distinção entre requisitos e casos deuso. Uma desvantagem clara desta posição do ICONIX é obrigar a equipe deprojeto identificar e elaborar de uma lista de requisitos, assim como a manter asassociações entre os requisitos e os casos de uso. Isto requer um esforço adicionale um acréscimo do volume de trabalho, que poderia ser evitado em um processoque pretende ser rápido e simples.