Funding Data / ORCID Webinar in Portuguese

284 views

Published on

Webinar on Funding Data including information on ORCID integration in Portuguese.

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
284
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
84
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide
  • Bem vindo a mais um webinar em portugues do Crossref.
    Estaremos tratando de um novo serviço que se relaciona a dados de financiamento.

    Na dinâmica, farei a apresentação e em seguida será habilitado a seção de perguntas, que deverão ser realizadas pela Aba Questions ao final da apresentação, e também através das questões que ficarão destinadas a respostas posterior.
  • Hoje estarei falando particularmente sobre um projeto de coleta, padronização e reconhecimento do conteúdo publicado, e como fazer que os metadados sejam facilmente disponíveis para qualquer um, particularmente para as agências de financiamento (fomento).

  • Os financiadores ou (agências de fomento) exigem que os pesquisadores redijam artigos e outras publicações com o objetivo de divulgação dos resultados alcançados, com os recursos utilizados. As pessoas precisam saber onde os recursos estão sendo utilizados, de maneira pública.

    E isso é óbvil, devido os recursos utilizados serem de orgãos de fomento públicos ou privados, governamentais nacionais e internacionais.

    Por exemplo no Brazil, é requerido por financiadores que os resultados sejam disponibilizados em Acesso Aberto, e isso é uma tendência também internacional, como, por exemplo na União Européia, que já conta com estudos da disponibilização até 2020 de publicações nesse formato, resultante dos recursos públicos utilizados em educação e pesquisa.
  • Essa é uma questão de todos!

    Além de saber quem fez a pesquisa e publicou, também é importante saber quem a financiou, pois, eles também são contribuintes.
  • Esta informação encontra-se nos agradecimentos de quase todos os artigos, mas pode estar bastante escondida no texto, e não é particularmente fácil de encontrar ou pesquisar nas várias publicações. Assim, nos últimos dois anos o Crossref solicitou aos editores para buscar as ‘confirmações de financiamento’, arrumá-las um pouco, e depositá-las junto aos metadados do Crossref.

    É essencial a padronização dos nomes dos financiadores, devido ter um repetição em alguns casos, em que pode ser uma agência ou uma universidade. Existem muitos.
  • O exemplo de código marcado ainda sem padronização.
  • O Crossref desenvolveu uma lista de mais de 12.000 organismos de financiamento internacionais e solicitou aos editores para conferir com os financiadores, conferir nos agradecimentos com seu ‘nome canônico’ do financiador no registro dos metadados.
    Ou os editores solicitam que os autores escolham os financiadores da listagem quando for submeter artigos. Uma vez que os nomes dos financiadores já estão padronizados eles são depositados, com a sua identificação única de financiador e quaisquer números de subsídios associados a ele e o DOI, o financiador e os números de concessão agora estão linkados todos juntos no mesmo metadado.
  • O FLUXO!

    Aqui é mostrado onde tudo se encaixa no ‘ciclo de vida’ do financiamento, e com o relatório do Crossref que retorna aos financiadores, mas também, com o objetivo de tornar os metadados acessíveis a outros serviços. CHORUS , por exemplo, é alimentada pelos dados de financiamento no banco de dados Crossref através da nossa API. (Interface de Programação de Aplicativos).
    CHORUS é um editor e financiador colaborando na forma de mostrar como as agências norte americanas federais pode ser melhor atendidas pelos editores, e com acesso público.
    E só para adicionar em alguns números - agora existem mais de 12.000 financiadores internacionais no Open Funder Registry, e aproximadamente 1.3 milhões de DOIs possuem dados de financiamento - que ainda é apenas uma fração dos mais de 80 milhões de DOIs que temos no total, por isso, se a sua organização não está depositando dados de financiamento por favor, considerem começar!
  • E isso nos dá algo que não estava disponível até agora - uma visão de cruzamento das publicações da editora que resultaram de doações de financiadores individuais. Você pode vir para a nossa pagina de pesquisa de dados financiamento neste endereço, digite um nome financiador e veja todas as publicações que citam esse financiador .
    É evidente que este é um benefício enorme para os financiadores , em particular aqueles que que têm mandatos de acesso aberto que serão capaz de verificar se os autores estão cumprindo .
  • Mas também nos permite começar a ver as tendências - através de pesquisa em um ISSN no ‘Crossref Metadata Search’ você pode ver todos os artigos de uma revista em particular , e em seguida filtrar por financiador - e isso mostra os financiadores , em ordem de ocorrências , de modo que o maior financiador de investigação que aparece nesta revista são do NIH , seguido pelo Howard Hughes Medical Institute
  • E os financiadores podem exportar essas informações para os seus próprios relatórios internos ...

  • E qualquer um pode consultar a nossa API para uso, em todos os tipos de permutações . Então, estamos movidos para o reconhecimento de forma livre, no texto integral de cada artigo a uma ‘imagem’ muito maior – com muito mais transparência , e todos através do depósito, de um pouco mais de metadados.
  • Estão todos familiarizados com ORCID ?
    É um identificador persistente para um indivíduo, geralmente um autor, permite que os sistemas e as pessoas sempre saibam de quem é o crédito - mesmo se eles mudarem de instituições.

  • Mais de 400 editores estão depositando IDs ORCID junto ao Crossref.
  • O autor recebe uma mensagem para sua caixa de entrada no ORCID com o seguinte teor.
    Eles podem em seguida, conceder a permissão (sejam de curta ou longa duração), se o fizerem.
  • O artigo é então adicionado ao registro ORCID. Você pode ver a Fonte (Source) que é do Crossref.
    Se as permissões de Longo Prazo são concedidas, todas as publicações futuras que o Crossref identificar, será adicionado diretamente ao registro ORCID do autor.
  • Gostaria de agradecer a todos que assistiram o Webinar e informo que poderão assistir e ver os Slides na página de Webinar do Crossref.

    E que utilizem essa informação para suas instituições e orgãos de financiamento para a utilização dessas novas funcionalidades dos metadados do Crossref.

    Abro agora para perguntas, cliquem no item à direita e enviem as perguntas em português (Question box / Chat).
  • Funding Data / ORCID Webinar in Portuguese

    1. 1. Funding Data Ligando a pesquisa aos resultados publicados Edilson Damasio UFRJ/IBICT/UEM @edilsondamasio Crossref webinar, September 2016
    2. 2. Funding data do Crossref Uma metodologia padronizada de relatórios com as fontes de financiamento da pesquisa acadêmica publicada
    3. 3. Exigência dos financiadores
    4. 4. Quem financiou a pesquisa?
    5. 5. Quem financiou a pesquisa?
    6. 6. … mesmo quando marcados, ainda é difícil • Sem padronização • Esse editor usa • “Grant-sponsor” e “Grant-num” • Outros editores podem usar diferentes marcas
    7. 7. Crossref Funding Data (anteriormente FundRef) • Padronização de nomes do financiador usando Open Funder Registry • Atualizados mensalmente • Destinada da lista da base Elsevier SciVal, com as de outras editoras • A lista está disponível gratuitamente para qualquer um utilizar: www.crossref.org/fundref/fundref_registry.html • Depósito de metadados de financiamento pelos editores • Análise em grande escala e relatórios aos financiadores
    8. 8. http://search.crossref.org/funding
    9. 9. http://api.crossref.org
    10. 10. Certifique-se das informações do financiador esteja integrado aos metadados do artigo antes do envio ao Crossref!
    11. 11. ORCID & Crossref
    12. 12. ORCID & Crossref • ORCID fornece um identificador persistente pessoal (ID) que lhe dintingue de todos os outros pesquisadores, através da integração dos fluxos do trabalho da pesquis; como um novo artigo; na submissão para a concessão de fundos. Suporta e automatiza os links entre você e suas atividades profissionais, assegurando o reconhecimento de seu trabalho. • ORCID é uma organização sem fins lucrativos, apoiada por uma comunidade global de organizações, incluindo: instituições de pesquisa, financiadores, associações profissionais, sociedades e outros interessados nesse ecossistema de pesquisa.
    13. 13. O que é o Crossref ORCID Auto-Update? • Quando os editores depositam um ORCID do autor com os metadados do artigo, o Crossref irá solicitar uma permissão de longo prazo, para o autor postar os trabalhos para o seu registro ORCID. • Uma vez que é concedida a permissão, o Crossref irá automaticamente postar estas obras para o registro do autor para quaisquer futuras publicações de membros do Crossref. • Qualquer artigo depositado junto ao ORCID de um autor no passado, também será automaticamente inserido para esse registro, após a permissão ser concedida.
    14. 14. Tudo que um editor precisa fazer é incluir o ORCID do autor em seus depósitos no Crossref:
    15. 15. Muito obrigado! www.crossref.org/fundingdata info@crossref.org Perguntas?

    ×