Carnaval no brasil

5,069 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,069
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
47
Actions
Shares
0
Downloads
314
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Carnaval no brasil

  1. 1. O carnaval é uma das maiores, senão a maior, festa popular brasileira. Os desfiles das escolas de samba – famosos no Rio de Janeiro e em São Paulo – são, normalmente, a forma mais divulgada dessa comemoração. As principais atrações são os carros alegóricos, a bateria e o casal de mestre- sala e porta-bandeira. Entretanto, outras maneiras igualmente festivas, coloridas e movimentadas são observadas pelo país.
  2. 2. Na Bahia, há o carnaval de rua quefaz uso dos trios elétricos -caminhões imensos, cheios deluzes, que servem de palco paracantores e dançarinos. Sua funçãoé animar o povo por onde passar,atraindo as pessoas para que sigamdançando e cantando atrás dele.
  3. 3. Em Natal, Maceió, Olinda(Pernambuco) e Recife, ocarnaval de rua, combrincadeiras livres eespontâneas, caracteriza umaenorme confraternizaçãopopular.
  4. 4. Olinda, o destaque fica por conta dos bonecos gigantes carregados pelos foliões, que lotam as ruas da histórica cidade.O casal de bonecos mais famoso é formado pelo Homem da Meia-Noite e pela Mulher do Meio-Dia.Olinda foi nomeada a Capital brasileira da Cultura no ano de 2006, projeto criado pela Organização Capital Americana da Cultura.
  5. 5. No Recife, as ruas também ficam repletas de pessoas que desfilam em blocos ou simplesmente dançam e pulam ao som do frevo;Passistas dão shows em coreografias individuais, improvisadas e rápidas, com roupas coloridas e um acessório especial: uma pequena sombrinha. Muitos dançarinos e dançarinas mirins fazem verdadeiras manobras dançando o frevo.
  6. 6. O Maracatu de Baque Virado ou Maracatu Nação é uma manifestação da cultura popular brasileira, afrodescendente.Surgiu durante o período escravocrata, provavelmente entre os séculos XVII e XVIII, onde hoje é o Estado de Pernambuco, principalmente nas cidades de Recife, Olinda e Iguarassu.
  7. 7.  Marcha de Carnaval, também conhecida como "marchinha", é um gênero de música popular que esteve no carnaval dos brasileiros dos anos 20 aos anos 60 do século XX, altura em que começou a ser substituída, na preferência do público, pelo samba enredo. A primeira marcha foi a composição de 1899 de Chiquinha Gonzaga, intitulada Ó Abre Alas, feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro. Na origem foi, no entanto, um estilo musical importado para o Brasil. Descende diretamente das marchas populares portuguesas. São melodias simples e vivas, e letras picantes, cheias de duplo sentido. Marchas portuguesas faziam grande sucesso no Brasil até 1920, destacando-se Vassourinha, em 1912, e A Baratinha, em 1917. A verdadeira marchinha de carnaval brasileira começou a surgir no Rio de Janeiro com as composições de Eduardo Souto, Freire Júnior e Sinhô, e atingiu o apogeu com intérpretes como Carmen Miranda, entre outros.

×