Apresentação evacuação pdf

6,143 views
5,891 views

Published on

Published in: Business, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
6,143
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
172
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apresentação evacuação pdf

  1. 1. Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. António da Costa Contreiras
  2. 2. Se ocorrer um incêndio na tua escola, sabes o que fazer? É importante que todos saibam o que fazer em caso de incêndio. Para que numa situação de emergência, todos saiam do edifício rapidamente e em segurança.
  3. 3. O fogo só por si é perigoso mas rapidamente sai fora do nosso controlo, transforma-se em incêndio e dá origem à libertação de gases e fumos tóxicos. Um incêndio na escola pode causar graves problemas.
  4. 4. Vamos aprender ou recordar…
  5. 5. Se detectares um fogo dá o alarme. PEDE AJUDA a um adulto e nunca tentes apagá-lo se começar a ficar fora de controlo.
  6. 6. Se houver uma situação de emergência na Escola, soará um sinal acústico convencionado, que deverá ser identificado por todos. Sinal de Alarme Caso ocorra uma emergência na escola, em vez do toque contínuo, será accionado um sinal sonoro intermitente – três toques sucessivos de 5 segundos intervalados de 1 segundo.
  7. 7. Várias Saídas Procura conhecer as Várias saídas do bloco onde te encontras, assim como o percurso de evacuação a realizar em caso de evacuação urgente. Evacuação
  8. 8. Saídas
  9. 9. Local = Piso 1 Salas 19, 18, 17, 14, 15 e BibliotecaSalas 13, 20, 21,12, 11, 21 e 10
  10. 10. Zona EntradaLocal = Salas 1, 2, 3 e 4 e piso superior (salas 10, 11, 12, 13, 22, 21, 20) Piso superior (salas 14, 15, 17, 18, 19, Biblioteca) e zona de secretaria e professores Depende da indicação do sinaleiro Depende da indicação do sinaleiro
  11. 11. Como Sair da Sala? •A coordenação é feita pelo professor e um aluno escolhido (Delegado ou aluno mais perto da saída); •O aluno é o Chefe de Fila, que vai à frente da fila; •O professor é o Cerra Fila, e é o último a sair.
  12. 12. Como Sair da Sala? Em caso de evacuação urgente, não te preocupes com o material escolar. Sai e não voltes para trás. Material Escolar
  13. 13. Como Sair da Sala? 潔潤⁳獯愠畬潮⁳敤敶慳物攠楦慬椠 摮慩慮‬敳潣牲摩獡‬慭⁳浥瀠獡潳愠 牰獥慳潤攠攠据獯慴潤⁳⃠慰敲敤ମ 敄敶敳⁳敳畧摩獡愠⁳敳慴⁳湩楤慣 楴慶⁳潤挠浡湩潨搠⁳癥捡慵 ⁳ Fila Indiana
  14. 14. Como andar? Não pares nas saídas. Nos pontos críticos (escadas e saídas) há um sinaleiro. Segue sempre as suas instruções. Nunca deverás voltar atrás. Sinalizador/Coordenador de Piso
  15. 15. Como andar? Orienta a evacuação (sempre pela direita), até ao Ponto de Encontro; Chefe de fila
  16. 16. Para onde ir? Em caso de evacuação, a tua Escola tem um local de reunião combinado para onde deves ir em caso de incêndio. Ponto de Encontro Campo de Jogos – em frente à marcação da sala, na bancada.
  17. 17. Para onde ir? Deves manter-te sempre no local de reunião, juntamente com os teus colegas de turma e professor, até serem dadas outras instruções pelo teu professor ou pela direcção da escola. Mantém-te no Ponto de Encontro
  18. 18. Se o professor não estiver quando o alarme tocar, ou se não te encontrares na sala de aula, não fiques à espera. Vai para o Ponto de Encontro, respeitando todas as regras de segurança.
  19. 19. Sabes o que fazer se te deparares com fumo ou chamas? • Em caso de incêndio nunca utilizes os elevadores. Vai pelas escadas. • Se houver fumo anda agachado ou de gatas; perto do chão respiras melhor. Se puderes protege a boca com um pano, de preferência húmido, e respira através dele.
  20. 20. Sabes o que fazer se te deparares com fumo ou chamas? • Se uma porta estiver quente não a abras, pode haver fogo ou fumo intenso do outro lado. Mesmo que esteja fria abre-a com cuidado e fica preparado para fechar rapidamente; podes encontrar chamas ou fumo a impedir a passagem. Procura outra saída.
  21. 21. Sabes o que fazer se te deparares com fumo ou chamas? • Tenta descer, em vez de ires para os andares superiores, porque o fogo tem tendência a subir. • Se necessitares de assinalar a tua presença dirige-te para uma janela, ou outro local de onde possas ser visto, grita e acena com algo bem visível (ex: uma peça de roupa).
  22. 22. E se as roupas forem atingidas pelas chamas? • Não corras. • Deita-te no chão e rola até as chamas se apagarem.
  23. 23. Os incêndios podem ser assustadores, mas se souberes agir e mantiveres a calma tudo será muito mais fácil. Contamos contigo. Dúvidas?

×