Primavera de praga

828 views
753 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
828
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
20
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Primavera de praga

  1. 1. Primavera de PragaPrimavera de PragaTchecoslováquia, 1968Tchecoslováquia, 1968
  2. 2.  A Primavera de Praga, realizada em 1968 naA Primavera de Praga, realizada em 1968 naTchecoslováquia, é o movimento liderado porTchecoslováquia, é o movimento liderado porintelectuais reformistas do Partido Comunistaintelectuais reformistas do Partido ComunistaTcheco interessados em promover grandesTcheco interessados em promover grandesmudanças na estrutura política, econômica emudanças na estrutura política, econômica esocial do país. A experiência de um “socialismosocial do país. A experiência de um “socialismocom face humana” foi comandada pelo líder docom face humana” foi comandada pelo líder doPartido Comunista local, Alexander Dubcek. APartido Comunista local, Alexander Dubcek. Aproposta surpreendeu a sociedade tcheca, queproposta surpreendeu a sociedade tcheca, queem 5 de Abril de 1968 soube das propostasem 5 de Abril de 1968 soube das propostasreformistas dos intelectuais comunistas.reformistas dos intelectuais comunistas.
  3. 3.  O objetivo de Dubcek era “desestalinizar” o país,O objetivo de Dubcek era “desestalinizar” o país,removendo os vestígios de despotismo eremovendo os vestígios de despotismo eautoritarismo, que considerava aberrações noautoritarismo, que considerava aberrações nosistema socialista. Com isso, o secretário-geralsistema socialista. Com isso, o secretário-geraldo partido prometeu uma revisão dado partido prometeu uma revisão daConstituição, que garantiria a liberdade doConstituição, que garantiria a liberdade docidadão e os direitos civis. A abertura políticacidadão e os direitos civis. A abertura políticaabrangia o fim do monopólio do partidoabrangia o fim do monopólio do partidocomunista e a livre organização partidária, comcomunista e a livre organização partidária, comuma Assembléia Nacional que reuniriauma Assembléia Nacional que reuniriademocraticamente todos os segmentos dademocraticamente todos os segmentos dasociedade tcheca. A liberdade de imprensa, osociedade tcheca. A liberdade de imprensa, oPoder Judiciário independente e a tolerânciaPoder Judiciário independente e a tolerânciareligiosa eram outras garantias expostas porreligiosa eram outras garantias expostas porDubcek.Dubcek.
  4. 4.  As propostas foram apoiadas pelaAs propostas foram apoiadas pelapopulação. O movimento que propôs apopulação. O movimento que propôs amudança radical da Tchecoslováquia,mudança radical da Tchecoslováquia,dentro da área de influência da Uniãodentro da área de influência da UniãoSoviética, foi chamada de Primavera deSoviética, foi chamada de Primavera dePraga. Assim sendo, diversos setoresPraga. Assim sendo, diversos setoressociais se manifestaram em favor dasociais se manifestaram em favor darápida democratização.rápida democratização.
  5. 5.  A União Soviética, temendo a influência queA União Soviética, temendo a influência queuma Tchecoslováquia democrática e socialista,uma Tchecoslováquia democrática e socialista,independente da influência soviética e comindependente da influência soviética e comgarantias de liberdades à sociedade, pudessegarantias de liberdades à sociedade, pudessepassar às nações socialistas e às “democraciaspassar às nações socialistas e às “democraciaspopulares”, mandou tanques do Pacto depopulares”, mandou tanques do Pacto deVarsóvia invadirem a capital Praga em 20 deVarsóvia invadirem a capital Praga em 20 deAgosto de 1968. Dubcek foi detido por soldadosAgosto de 1968. Dubcek foi detido por soldadossoviéticos e levado a Moscou. Na cidade desoviéticos e levado a Moscou. Na cidade dePraga a população reagiu a invasão soviética dePraga a população reagiu a invasão soviética deforma não violenta, desnorteando as tropas.forma não violenta, desnorteando as tropas.
  6. 6.  Os russos conseguiram uma ocupação total emOs russos conseguiram uma ocupação total empoucas horas, porém chegaram a um impassepoucas horas, porém chegaram a um impassepolítico, as diversas tentativas para criar umpolítico, as diversas tentativas para criar umgoverno colaboracionista fracassaram e agoverno colaboracionista fracassaram e apopulação tcheca foi eficiente em minar a moralpopulação tcheca foi eficiente em minar a moraldas tropas. No dia 23 se iniciou uma greve geraldas tropas. No dia 23 se iniciou uma greve gerale no dia 26 se publicou o decálogo da nãoe no dia 26 se publicou o decálogo da nãocooperação: não sei, não conheço, não direi,cooperação: não sei, não conheço, não direi,não tenho, não sei fazer, não darei, não posso,não tenho, não sei fazer, não darei, não posso,não irei, não ensinarei, não farei!não irei, não ensinarei, não farei!
  7. 7.  As reformas foram canceladas e o regimeAs reformas foram canceladas e o regimede partido único continuou a vigorar nade partido único continuou a vigorar naTchecoslováquia. Em protesto contra oTchecoslováquia. Em protesto contra ofim das liberdades conquistadas, o jovemfim das liberdades conquistadas, o jovemJan Palach ateou fogo ao próprio corpoJan Palach ateou fogo ao próprio corponuma praça de Praga em 16 de Janeironuma praça de Praga em 16 de Janeirode 1969.de 1969.
  8. 8. Memorial Jan PalachMemorial Jan Palach
  9. 9. Organizado por Professora Cristina Penha – BH – 2010

×