Your SlideShare is downloading. ×
Oriente médio i
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Oriente médio i

65
views

Published on


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
65
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. ORIENTE MÉDIO ILOCALIZAÇÃO, ASPECTOS GERAIS E RELIGIÃO
  • 2. A região que compreende o Oriente Médio estálocalizada na porção oeste do continenteasiático, conhecida como Ásia ocidental. Possuiextensão territorial de mais de 6,8 milhões dequilômetros quadrados, com população estimadade 260 milhões de habitantes.É composta por 15 países: Afeganistão, ArábiaSaudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos,Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait,Líbano, Omã, Síria,Turquia.Localização
  • 3. Clima e Vegetação:O clima do Oriente Médio é quenteconsiderado árido e semi-árido, o queproporciona o predomínio de uma paisagemvegetal marcada pela presença de espéciesxerófilas (nas áreas de clima árido), ou deestepes e pradarias (nas áreas de clima semi-árido). Apenas pequenas faixas de terra, naporção litorânea, apresentam climas umpouco mais úmidos, onde há presença deformações vegetais arbustivas.
  • 4. Atividades Econômicas O petróleo é o principal produto responsávelpela economia dos países do Oriente Médio.Nessa região está localizada a maiorconcentração mundial dessa fonte energética(aproximadamente 65% de todo o petróleomundial). Essa grande quantidade de petróleo,aliada a fatores econômicos e políticos, criou ascondições para a formação, em 1960, de um dosmais importantes cartéis do mundo atual, aOrganização dos Países Exportadores dePetróleo (OPEP).
  • 5.  Outra atividade econômica importante noOriente Médio é a agropecuária. Por serrealizada dominantemente de formatradicional, com uso de pouca tecnologia emecanização, essa atividade incorpora cercade 40% da população economicamente ativa.O predomínio de climas áridos e semi-áridosna região é bastante prejudicial para o melhordesenvolvimento dessa atividade econômica.
  • 6.  A atividade industrial no Oriente Médioapresenta pouca expressividade. Nos paísespetrolíferos, há a existência de refinarias epetroquímicas. Outras indústrias se relacionamaos setores mais tradicionais, como o têxtil e oalimentício.O turismo é outra atividade que vemapresentando importância para alguns países doOriente Médio, a exemplo de Israel e Turquia(que recebem cerca de 2,5 milhões de turistaspor ano).
  • 7. ReligiãoBerço das três maiores religiões monoteístas:Islamismo, Cristianisno e JudaísmoNo Oriente Médio, aproximadamente 238milhões de pessoas (cerca de 92% da população)são muçulmanas. A maioria pertence às seitassunita e xiita (sugeridas logo após a morte doprofeta Maomé, em 632 d.C.). Há gruposmenores de mulçumanos, como os drusos e osalauitas.
  • 8. Os dois lados das Cruzadas: o cristão (esquerda) e o muçulmano(direita).
  • 9.  A região abriga ainda cerca de 13 milhões decristãos, muitos de igrejas árabes, como a coptaou a maronita, que estão entre as mais antigasdo cristianismo. Além disso, também vivem no Oriente Médiocerca de 6 milhões de judeus, quase todos emIsrael. A migração desses deu-se em ondas,originárias primeiro da Europa e, depois, de todoo mundo. Por isso, no Estado judeu encontram-se inúmeros grupos étnicos cujas culturas,tradições, orientações políticas e práticasreligiosas variam muito e são livrementeexpressas.
  • 10. Simbolismos religiososCaaba A palavra Caaba significa construção quadrada. Aestrutura tem 12 m de comprimento, 10 m de largurae 15 m de altura, está sobre uma plataforma ecoberta por uma colcha de brocado preto, bordada aouro com versos do Corão sagrado.A construção,feita de pedra cinzenta e mármore, está orientadade tal forma que os quatro cantos correspondem aospontos cardeais da bússola.A iluminação dentro daCaaba é feita por candeeiros suspensos de prata eouro, que criam um ambiente sagrado para a PedraNegra.
  • 11. Os peregrinos devem contornar e beijarsete vezes, antes de completarem aperegrinação a Meca.
  • 12. Muro das Lamentações O Muro Ocidental, conhecido como Muro das Lamentações,é o lugar mais sagrado e venerado pelo povo judeu portratar-se da única relíquia do último templo. O MuroOcidental é uma pequena parte da muralha que Herodesconstruiu no ano 20 a.C., em redor do segundo GrandeTemplo. No ano 70, quando da destruição da cidade porTito, este deixou de pé esta parte da muralha com seusenormes blocos de pedra, a fim de mostrar, às geraçõesfuturas, a grandeza dos soldados romanos que foramcapazes de destruir o resto da edificação. Durante o períodoromano não era permitida, aos judeus, a entrada emJerusalém. Entretanto, durante o período bizantino, lhesfoi permitido entrar, uma vez por ano, no aniversário dadestruição, quando lamentavam a dispersão de seu povo echoravam sobre as ruínas do Templo. Daí o nome: Muro dasLamentações.
  • 13. Domo da Rocha Também conhecido por Mesquita de Omar, este temploem Jerusalém é o mais antigo monumento islâmico emexistência. O nome do templo é derivado da rocha sobrea qual a mesquita foi construída, que é sagrada tantopara os muçulmanos quanto para os judeus. Segundo atradição muçulmana, o profeta Maomé, fundador doislamismo, ascendeu aos céus onde a rocha está situada.Os judeus acreditam que esta rocha foi o local onde opatriarca do povo judeu, Abraão, preparou-se parasacrificar seu filho Isaac. O califa Abd al-Malic ibn Maruan construiu o Domoentre 685 e 691 D.C., como templo de peregrinação. Acúpula, com um diâmetro de 18 metros, é feita demadeira. Toda a estrutura é ricamente decorada commosaicos e mármore, tendo sido feitas várias adições aolongo de séculos, após terminada a mesquita.
  • 14.  Professora Cristina Penha 8º ano