Europa ocidental na guerra fria

420 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
420
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
6
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Europa ocidental na guerra fria

  1. 1. Europa OcidentalEuropa Ocidentalna Guerra Friana Guerra Fria
  2. 2. ►A Guerra Fria tem início logo após aA Guerra Fria tem início logo após aSegunda Guerra Mundial, pois os EstadosSegunda Guerra Mundial, pois os EstadosUnidos e a União Soviética vão disputar aUnidos e a União Soviética vão disputar ahegemonia política, econômica e militar nohegemonia política, econômica e militar nomundo.mundo.
  3. 3. ►A CEE, hoje União Europeia, surgiu numaA CEE, hoje União Europeia, surgiu numaépoca em que o continente estava abaladoépoca em que o continente estava abaladocom o fim da Segunda Guerra Mundial. Ascom o fim da Segunda Guerra Mundial. Asmaiores economias europeias aindamaiores economias europeias aindaestavam se recuperando. E o mundoestavam se recuperando. E o mundocomeçava a viver uma divisão ideológica ecomeçava a viver uma divisão ideológica epolítica.política.
  4. 4. ►A definição para a expressão guerra fria éA definição para a expressão guerra fria éde um conflito que aconteceu apenas node um conflito que aconteceu apenas nocampo ideológico, não ocorrendo umcampo ideológico, não ocorrendo umembate militar declarado e direto entreembate militar declarado e direto entreEstados Unidos e URSS. Até mesmoEstados Unidos e URSS. Até mesmoporque, estes dois países estavam armadosporque, estes dois países estavam armadoscom centenas de mísseis nucleares. Umcom centenas de mísseis nucleares. Umconflito armado direto significaria o fim dosconflito armado direto significaria o fim dosdois países e, provavelmente, da vida nodois países e, provavelmente, da vida noplaneta Terra.planeta Terra.
  5. 5. ► OTANOTAN - Organização do Tratado do Atlântico- Organização do Tratado do AtlânticoNorte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelosNorte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelosEstados Unidos e tinha suas bases nos paísesEstados Unidos e tinha suas bases nos paísesmembros, principalmente na Europa Ocidental.membros, principalmente na Europa Ocidental.► Os primeiros países a integrar aOs primeiros países a integrar a OTANOTAN foramforamEstados Unidos,Estados Unidos, França, Grã-BretanhaFrança, Grã-Bretanha, Canadá,, Canadá,Bélgica, DinamarcaBélgica, Dinamarca,, Islândia, Itália, Luxemburgo,Islândia, Itália, Luxemburgo,Holanda, Noruega e PortugalHolanda, Noruega e Portugal. Em 52, entraram a. Em 52, entraram aGréciaGrécia e a Turquia. Em 55, ae a Turquia. Em 55, a AlemanhaAlemanha, e em 82,, e em 82,aa EspanhaEspanha..
  6. 6. ► Plano Marshall -Plano Marshall - A fragilização das naçõesA fragilização das naçõeseuropéias, após uma guerra violenta, permitiu queeuropéias, após uma guerra violenta, permitiu queosos Estados UnidosEstados Unidos estendessem uma série deestendessem uma série deapoios econômicos àapoios econômicos à Europa aliadaEuropa aliada, para que, para queestes países pudessem se reerguer e mostrar asestes países pudessem se reerguer e mostrar asvantagens do capitalismo. Assim, o Secretário devantagens do capitalismo. Assim, o Secretário deEUA, George Marshall, propõe a criação de umEUA, George Marshall, propõe a criação de umamplo plano econômico, que veio a ser conhecidoamplo plano econômico, que veio a ser conhecidocomo Plano Marshall. Tratava-se da concessãocomo Plano Marshall. Tratava-se da concessãode uma série de empréstimos a baixos juros ede uma série de empréstimos a baixos juros einvestimentos públicos para facilitar o fim da criseinvestimentos públicos para facilitar o fim da crisenana Europa OcidentalEuropa Ocidental e repelir a ameaça doe repelir a ameaça dosocialismo entre a população descontente.socialismo entre a população descontente.
  7. 7. Países da Europa Ocidental que receberamPaíses da Europa Ocidental que receberamajuda do Plano Marshallajuda do Plano Marshall
  8. 8. ► O dinheiro foi oferecido a todo e qualquer paísO dinheiro foi oferecido a todo e qualquer paísenvolvido pelo conflito mundial. Desde então aenvolvido pelo conflito mundial. Desde então aEuropa OcidentalEuropa Ocidental, totalmente recuperada, tornou-, totalmente recuperada, tornou-se um grande entreposto de consumo e bem-se um grande entreposto de consumo e bem-estar, deixando a parte Leste, o mundoestar, deixando a parte Leste, o mundocomunista, na posição daquele pobre coitado que,comunista, na posição daquele pobre coitado que,do lado de fora, na rua, contempla as vitrinas semdo lado de fora, na rua, contempla as vitrinas semnada poder levar, situação que estendeu-se até onada poder levar, situação que estendeu-se até ocolapso do Bloco do Leste e o fim do muro decolapso do Bloco do Leste e o fim do muro deBerlim em 1989.Berlim em 1989.
  9. 9. ► "Cortina de Ferro"-"Cortina de Ferro"- Após a Segunda Guerra, aApós a Segunda Guerra, aAlemanha foi dividida em duas áreas de ocupaçãoAlemanha foi dividida em duas áreas de ocupaçãoentre os países vencedores. A Repúblicaentre os países vencedores. A RepúblicaDemocrática da Alemanha, com capital em Berlim,Democrática da Alemanha, com capital em Berlim,ficou sendo zona de influência soviética e,ficou sendo zona de influência soviética e,portanto, socialista. A República Federal daportanto, socialista. A República Federal daAlemanha, com capital em Bonn (parteAlemanha, com capital em Bonn (partecapitalista), ficou sob a influência dos paísescapitalista), ficou sob a influência dos paísescapitalistas. A cidade de Berlim foi dividida entrecapitalistas. A cidade de Berlim foi dividida entreas quatro forças que venceram a guerra: URSS,as quatro forças que venceram a guerra: URSS,EUA, França e Inglaterra. No final da década deEUA, França e Inglaterra. No final da década de1940 é levantado Muro de Berlim, para dividir a1940 é levantado Muro de Berlim, para dividir acidade em duas partes: uma capitalista e outracidade em duas partes: uma capitalista e outrasocialista. É a vergonhosa "cortina de ferro".socialista. É a vergonhosa "cortina de ferro".
  10. 10. ► Os anos 60 – Um período de crescimentoOs anos 60 – Um período de crescimentoeconômico -econômico - A década de 60 é caracterizadaA década de 60 é caracterizadapela emergência de uma “cultura jovem”, compela emergência de uma “cultura jovem”, comgrupos como The Beatles, que atraem multidõesgrupos como The Beatles, que atraem multidõesde jovens por onde quer que passem,de jovens por onde quer que passem,contribuindo para lançar uma verdadeiracontribuindo para lançar uma verdadeirarevolução cultural e acentuando o fosso entre asrevolução cultural e acentuando o fosso entre asgerações. Trata-se de um bom período para agerações. Trata-se de um bom período para aeconomia, favorecida pelo fato de os países daeconomia, favorecida pelo fato de os países daUnião Europeia terem deixado de cobrar direitosUnião Europeia terem deixado de cobrar direitosaduaneiros sobre as trocas comerciais realizadasaduaneiros sobre as trocas comerciais realizadasentre si.entre si.
  11. 11. Organização: Professora Cristina Penha – BH - 2011

×