Webfólio: Oficina com Professores da Escola Adair

398 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
398
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Webfólio: Oficina com Professores da Escola Adair

  1. 1. PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL CURSO: AVA AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ADAIR DE OLIVEIRA
  2. 2. PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Alcides Jesus Peralta Bernal Prefeito Municipal Gilmar Antunes Olarte Maria Rosa Fontoura Vice-Prefeito Diretora da E. M. Profª Adair de Oliveira José Chadid Simone Rita Brito Secretário Municipal de Educação Terezinha Pereira Braz Secretária Adjunta Maria Salete Silva Floreste Superintendência de Gestão de Políticas Educacionais Denise Tomiko Arakaki Takemoto Chefe da Divisão de Tecnologia Educacional Maria Massae Sakate Responsável pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Diretora Adjunta da E. M. Profª Adair de Oliveira
  3. 3. A oficina “Integrando recursos da Web 2.0 Aprendendo a trabalhar com a WebQuest” foi realizada no dia 12 de novembro de 2013, na sala de informática da Escola Municipal Professora Adair de Oliveira, tendo a participação de dez professoras que posteriormente realizaram também atividades do curso de forma virtual.
  4. 4. Com o objetivo de oferecer formação continuada, para utilização da pesquisa orientada na web por meio do recurso WebQuest Fácil, foi apresentado o conceito de Web 2.0 e promoveram-se estudos teóricos e práticos sobre tecnologias na educação. Os participantes puderam conhecer e explorar as possibilidades de utilização da WebQuest como meio para promover a aprendizagem com autoria e colaboração, desenvolvendo ao final da oficina um planejamento de aula utilizando o recurso.
  5. 5. A oficina iniciou com a explanação da monitora sobre Tecnologia na Educação, conceito de Web 2.0 e WebQuest.
  6. 6. Foram apresentados também, vídeos sobre o uso das TIC´s na educação e WEB 2.0. Estes, provocaram discussões e comentários entre os participantes da oficina.
  7. 7. Para o primeiro contato prático com o recurso, a monitora elaborou e disponibilizou uma WebQuest da oficina. Assim, os professores acessaram e começaram a ter ideia do que é a ferramenta, além de poderem acompanhar o cronograma de atividades.
  8. 8. Após a apresentação e reflexões, os professores conheceram algumas webquests prontas, elaboradas no site WebQuestBrasil. Cada participante pesquisou propostas em sua área de atuação e gostaram muito do formato do recurso.
  9. 9. Depois de estudar o conceito e pesquisar exemplos de utilização do recurso, as professoras iniciaram a prática a partir do cadastro no site WebQuestFacil, auxiliadas pela monitora que elaborou slides do processo passo a passo.
  10. 10. Com o cadastro concluído, as professoras iniciaram a elaboração de suas próprias WebQuests. Foram momentos de colaboração, pesquisa, comunicação e aprendizagem.
  11. 11. Como atividade da oficina, posteriormente, os professores farão o planejamento de uma aula utilizando o recurso da WebQuest para trabalhar com seus alunos.
  12. 12. O texto escolhido para leitura foi Nativos Digitais, Imigrantes Digitais de Marc Prensky. As professoras registraram comentários e opiniões sobre a leitura no webnode da ministrante (clique na imagem para acessar):
  13. 13. Ao término das atividades as participantes fizeram a avaliação da oficina. Veja a seguir alguns comentários das professoras: Elisângela Leite Maria Karla Bento Mª Gil Mariza Mello
  14. 14. Mª de Lurdes e Cris de Luca Carla J. Paula Andréia de Moura

×