Acesso abertoluso

276
-1

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
276
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Acesso abertoluso

  1. 1. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca -ENSP/Fiocruz Ana Furniel
  2. 2. Recursos Educacionais AbertosOpen Educational Resources (OER) ou Recursos Educacionais Abertos (REA) Movimento recente mas que já alcança muitas instituições ao apontar para implicações nos sistemas educacionais, para alunos e educadores.Uma dessas iniciativas pioneiras, conhecida como Open Courseware, tem no Massachusetts Institute of Technology (MIT) sua base de desenvolvimento.
  3. 3. Conceito A provisão de recursos educacionais abertos, ativada por tecnologias de informação e comunicação, para consulta, utilização e adaptação por uma comunidade de usuários para fins não comerciais. (Unesco, 2002) Os recursos educativos abertos incluem cursos completos, materiais didáticos, módulos, livros didáticos, streaming de vídeos, testes, software e outras ferramentas, materiais e técnicas utilizadas para apoiar o acesso ao conhecimento. (William and Flora Hewlett Foundation, 2008)
  4. 4. Ampliação acesso aberto Os REA incluiria o conteúdo da aprendizagem, os softwares e ferramentas para o desenvolvimento, uso e distribuição do conteúdo, bem como os recursos utilizados para implementá-los como acesso aberto; não se pode limitar o debate sobre o acesso livre sem que sejam consideradas questões pertinentes às tecnologias abertas, que facilitam a aprendizagem colaborativa, flexível, bem como ao compartilhamento das práticas de educação. (Cape Town Open Education Declaration, 2008)
  5. 5. Contexto ENSP A ENSP/Fiocruz atua na capacitação e na formação de recursos humanos para o SUS e para o sistema de ciência e tecnologia, na produção científica e tecnológica e na prestação de serviços de referência no campo da saúde pública. Uma das unidades da Fiocruz, órgão vinculado ao Ministério da Saúde do Brasil.
  6. 6. Uma Escola para ciência, saúde e cidadania Já formou mais de 2000 alunos de mestrado e doutorado, seus cursos de especialização recebem cerca de 500 alunos por ano e já temos cerca de 60 mil alunos matriculados em nossos cursos a distancia. A Escola mantém vários projetos sociais vinculados a Comunidade de Manguinhos, no entorno, seu Centro de Saúde atende essa população estimada em 50 mil moradores.
  7. 7. Acesso Aberto na ENSP - Organização e realização do I Seminário Internacional de Acesso Livre ao Conhecimento - abril de 2011; - Acessibilidade ao material didático produzido no âmbito de seus cursos de Educação a Distância; - Mapeamento de suas atividades para definição de política institucional de acesso aberto; - Página eletrônica para o Movimento de Acesso Aberto na Escola; - Lançamento da fan page na rede social Facebook sobre as iniciativas de acesso aberto; - Desenvolvimento de novo Repositório Institucional para acesso livre à sua produção científica.
  8. 8. Acesso Aberto na ENSP -Criou uma Comissão de Acesso livre com a finalidade de preparar um documento que estabeleça sua Política de Informação segundo diretrizes do acesso livre; -Realizou em novembro/2011 um Seminário para discutir o estabelecimento de prazos e implementação da política; -Preparação das autorizações de autores com a ajuda de um consultor jurídico; -Divulgação das ações através da internet, reuniões e material informativo; -Preparação do material didático (objetos de aprendizagem) para entrada no repositório
  9. 9. http://www.ensp.fiocruz.br
  10. 10. http://www.ensp.fiocruz.br/acessoabertoManter a comunidade da ENSP atualizada sobre o movimento mundial de acesso aberto: documentos,• divulgação de notícias,• discussão sobre direitos autorais,• fórum.
  11. 11. videoscom_jomt0:03:34  A ENSP produziu 18 vídeos institucionais com entrevistas com Eloy Cordeiro Abel Packer pesquisadores, dirigentes sobre o tema acesso aberto em diferentes ângulos. Francisco Campos Cecília Minayo http://www.ensp.fiocruz.br/acessoaberto
  12. 12. Desafios• Proposta de Política Institucional de Informação adequada ao novo paradigma do acesso aberto;• Implantação do Sistema Integrado do Repositório com os bancos corporativos e o Lattes;• Adesão da comunidade científica a nova Política de Acesso Aberto;• Divulgação da iniciativa junto à área de saúde pública;• Participação institucional nos diversos fóruns de discussão sobre o tema;• Apoio a pesquisa e a produção acadêmica sobre o tema acesso livre ao conhecimento.• Estabelecer a política de mandato em 2012
  13. 13. Conclusão• Estamos assistindo a uma forte afirmação do Movimento do Acesso Livre e à sua entrada na agenda política e social para além das fronteiras do mundo científico.Dificuldades a serem vencidas: Quebrar as barreiras no que se refere à abertura do conteúdo educacional; Desenvolver o conteúdo acadêmico aberto de alta qualidade; Incentivar as pessoas, a nível local e nacional, para a utilização de REA.
  14. 14. Muito Obrigada!Ana Furnielfurniel@ensp.fiocruz.brhttp://www.ensp.fiocruz.br
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×