• Like
Folha Dominical - 03.11.13 Nº 495
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Folha Dominical - 03.11.13 Nº 495

  • 294 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
294
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5

Actions

Shares
Downloads
0
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. ANO 10 | 03.11.13 | Nº 495 Tel: 251782158 / 251782400 Email: comunidadesvivas@gmail.com Blog: http://comunidadesvivas.pt.vu XXXI DOMINGO DO TEMPO COMUM A Bíblia em nossa casa: LEITURA I - Sab 11,22-12,2 LEITURA II - 2 Tes 1,11-2,2 EVANGELHO - Lc 19,1-10 A liturgia deste domingo convida-nos a contemplar o quadro do amor de Deus. Apresenta-nos um Deus que ama todos os seus filhos sem excluir ninguém, nem sequer os pecadores, os maus, os marginais, os “impuros”; e mostra como só o amor é transformador e revivificador. Na primeira leitura um “sábio” de Israel explica a “moderação” com que Deus tratou os opressores egípcios. Essa moderação explica-se por uma lógica de amor: esse Deus omnipotente, que criou tudo, ama com amor de Pai cada ser que saiu das suas mãos - mesmo os opressores, mesmo os egípcios - porque todos são seus filhos. O Evangelho apresenta a história de um homem pecador, marginalizado e desprezado pelos seus concidadãos, que se encontrou com Jesus e descobriu n’Ele o rosto do Deus que ama… Convidado a sentar-se à mesa do “Reino”, esse homem egoísta e mau deixou-se transformar pelo amor de Deus e tornou-se um homem generoso, capaz de partilhar os seus bens e de se comover com a sorte dos pobres. A segunda leitura faz referência ao amor de Deus, pondo em relevo o seu papel na salvação do homem (é d’Ele que parte o chamamento inicial à salvação; Ele acompanha com amor a caminhada diária do homem; Ele dá-lhe, no final da caminhada, a vida plena)… Além disso, avisa os crentes para que não se deixem manipular por fantasias de fanáticos que aparecem, por vezes, a perturbar o caminho normal do cristão. [dehonianos] SEMANA DA DIOCESE E INSTITUIÇÃO DE ACÓLITO DO RICARDO A Eucaristia de encerramento da Semana da Diocese será pelas 15,30h deste domingo, dia 3 de novembro, na Sé (Viana do Castelo). Nela celebramos também os aniversários da criação da Diocese e da dedicação da Catedral, será instituído Acólito o Seminarista Ricardo Miguel Araújo Barbosa de Parada. Este domingo, o peditório da Eucaristia será para a nossa Diocese de Viana do Castelo. ENCERRAMENTO DO ANO DA FÉ - A celebração do encerramento do Ano da Fé, no nosso arciprestado de Paredes de Coura, será no dia 17 de novembro, em S. Bento - Cossourado. Far-se-á de modo semelhante à celebração de abertura: com a Eucaristia, concelebrada por todos os sacerdotes e aberta a todos os cristãos do arciprestado; para esta participação, não haverá, nesse dia, qualquer celebração eucarística nas paróquias, para além da vespertina. A celebração de encerramento do Ano da Fé a nível diocesano será no dia 24 de novembro, no Pavilhão
  • 2. Multiusos de Viana do Castelo. ENCONTRO DE PREPARAÇÃO - Na próxima sexta-feira, dia 8 de novembro, haverá um encontro de preparação do encerramento do Ano da Fé, pelas 20,30h, no salão paroquial da Vila. Este encontro destina-se a todos os agentes da pastoral das paróquias de todo o arciprestado. Contamos com a vossa presença! VISITA AOS DOENTES - Esta semana farei a visita aos doentes: Parada - terça-feira, a partir das 10,30h; Padornelo - terça-feira, a partir das 14h; Moselos - quarta-feira, a partir das 14h. S. PAIO DE MOSELOS Domingo, 10 - 10h - Eucaristia com a festa do acolhimento (1º ano) e no final a catequese * Tios, tias, primos e primas de Hipólito Alexandre Barbosa; * Rosa Lages, pais, sogros, nora e às Almas (m.c. António Manuel e Fernanda Lages); * Domingos Meira. CONFRARIA DAS ALMAS - Vai no próximo domingo, 10 de novembro, fazer o peditório pela freguesia. RENDIMENTO DO PEDITÓRIO PARA AS MISSÕES - Rendeu 26.30€. Obrigado! STA MARINHA DE PADORNELO Terça-feira, 29 - 17,45h - Eucaristia na igreja de N. Sr.ª do Amparo * Isabel Dias Martins e outras intenções de Marina Dias Martins; * Gonçalo Emídio, Zulmira P. de Sá, António Amaral, António de Sá, Maria Augusta Sá e Delfina Pereira (m.c. família); * Em honra de S. Brás (m.c. Prazeres Pereira da Rocha). Sábado, 9 - 17h - Eucaristia depois da catequese * Aristides Barbosa Rodrigues - mês; * Clementina de Melo Aires - mês; * Pais e irmão de Zulmira Rosa Dantas. Domingo, 10 - 11h - Eucaristia com um batizado * Rafael Pereira da Silva, Rosa Dantas Barreiro, Camilo Azevedo Dantas e outras intenções (m.c. Zulmira Rosa Dantas); * José Sá Varajão, Carmelina Barreiro, Edvirges Barros, Carminda Cruz e outras intenções da família Varajão; * Às Almas (m.c. Encarregado das Alminhas de Lamarigo). COMISSÃO DE FESTAS DE S. SEBASTIÃO - Vai no próximo domingo, 10 de novembro, fazer o peditório pela freguesia. ASSOCIAÇÃO CULTURAL - Participe no concurso de quadras da ACRDP. Devem fazer 5 quadras e usar as palavras Padornelo e S. Martinho. Para mais esclarecimentos podem consultar a página do facebook da Associação. Os resultados serão apresentados, no dia 16 à noite, no magusto. JUNTA DE FREGUESIA - Informa que o horário de atendimento se realiza aos sábados, das 14h às 16h. Em caso de necessidade podem ligar o n.º 934081607.
  • 3. S. PEDRO DE PARADA Segunda-feira, 4 - 17h - Eucaristia * Em honra de N. Srª das Dores e às Almas (m.c. Nazaré Sá); * Tios, primos da Cachada e Alvarim (m.c. António Manuel Fernandes de Sá); * Padrinho, madrinha e às Almas (m.c. Balbina de Castro). Terça-feira, 5 - 17h - Eucaristia * Fernando Araújo Sá - mês (m.c. família); * Manuel Sousa Ferreira - mês; *Às Almas (m.c. Silvério e Adelaide). Quarta-feira, 6 - 17h - Eucaristia * Às Almas (m.c. Maria Graça Lourenço); * Família Eirinhas, Quinteiro, Conceição Felgueiras e às Almas (m.c. Otelinda Sousa Pereira); * Secundino Sá, Anselmo Sá, às Almas e restante família (m.c. Ermelinda Pereira Barbosa). Quinta-feira, 7 - 17h - Eucaristia * Às Almas (m.c. José e Céu); * Abel Lourenço e Amâncio Barbosa (m.c. Sara da Conceição); * Intenções de Maria Conceição Araújo. Sexta-feira, 8 - 18h - Jubileu das Almas (Confissões, Vésperas e Eucaristia) * Às Almas. Sábado, 9 - 18h - Eucaristia com a festa do acolhimento (1º ano) depois da catequese - Sagrado Lausperene * Rosa dos Anjos Sousa - mês; * Pais, António Araújo, Maria Rosa Pereira, avós maternos, paternos, às Almas, em honra de N Srª das Dores e à Srª de Fátima (m.c. Rosa Pereira Araújo Carvalho); * António Lourenço Araújo e às Almas (m.c. Marcília Sousa Araújo Sá). Domingo, 10 9h - Exposição do Santíssimo Sacramento 15h - Eucaristia, sermão e procissão * Em honra do Santíssimo Sacramento JUBILEU DAS ALMAS - Temos o Jubileu das Almas na próxima sexta-feira, 8 de novembro, às 18h. Estarão para atender de Confissão o Pe Moreira, o Pe Peixoto, o Pe Fernando e o Pe Domingos. SAGRADO LAUSPERENE - No dia 9, daremos início ao nosso Sagrado Lausperene: * das 19 às 20h - senhoras de Parada de Cima; * das 20 às 21h - homens de Parada de Cima e Vila; * das 21 às 22h - jovens da paróquia Domingo, dia 10 de novembro: * das 9 às 10h - senhoras da Vila; * das 10 às 11h - senhoras de Várzea; * das 11 às 12h - senhoras de Alvarim, Mó e Cachada; * das 12 às 13h - meninas da paróquia; * das 13 às 14h - homens de Várzea, Alvarim, Mó e Cachada; * das 14 às 14,30h - adolescentes e crianças da catequese; * das 14,30 às 15h - adoração geral com cânticos de Vésperas e encerramento do Sagrado Lausperene com a Eucaristia, sermão e procissão em honra do Santíssimo Sacramento. RENDIMENTO DO PEDITÓRIO PARA AS MISSÕES - Rendeu 94.21€. Obrigado!