ANO 10 | 03.11.13 | Nº 495
Tel: 251782158 / 251782400
Email: comunidadesvivas@gmail.com
Blog: http://comunidadesvivas.pt.v...
Multiusos de Viana do Castelo.
ENCONTRO DE PREPARAÇÃO - Na próxima sexta-feira, dia 8 de novembro, haverá um encontro de
p...
S. PEDRO DE PARADA
Segunda-feira, 4 - 17h - Eucaristia
* Em honra de N. Srª das Dores e às Almas (m.c. Nazaré Sá); * Tios,...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Folha Dominical - 03.11.13 Nº 495

385 views
338 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
385
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
214
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Folha Dominical - 03.11.13 Nº 495

  1. 1. ANO 10 | 03.11.13 | Nº 495 Tel: 251782158 / 251782400 Email: comunidadesvivas@gmail.com Blog: http://comunidadesvivas.pt.vu XXXI DOMINGO DO TEMPO COMUM A Bíblia em nossa casa: LEITURA I - Sab 11,22-12,2 LEITURA II - 2 Tes 1,11-2,2 EVANGELHO - Lc 19,1-10 A liturgia deste domingo convida-nos a contemplar o quadro do amor de Deus. Apresenta-nos um Deus que ama todos os seus filhos sem excluir ninguém, nem sequer os pecadores, os maus, os marginais, os “impuros”; e mostra como só o amor é transformador e revivificador. Na primeira leitura um “sábio” de Israel explica a “moderação” com que Deus tratou os opressores egípcios. Essa moderação explica-se por uma lógica de amor: esse Deus omnipotente, que criou tudo, ama com amor de Pai cada ser que saiu das suas mãos - mesmo os opressores, mesmo os egípcios - porque todos são seus filhos. O Evangelho apresenta a história de um homem pecador, marginalizado e desprezado pelos seus concidadãos, que se encontrou com Jesus e descobriu n’Ele o rosto do Deus que ama… Convidado a sentar-se à mesa do “Reino”, esse homem egoísta e mau deixou-se transformar pelo amor de Deus e tornou-se um homem generoso, capaz de partilhar os seus bens e de se comover com a sorte dos pobres. A segunda leitura faz referência ao amor de Deus, pondo em relevo o seu papel na salvação do homem (é d’Ele que parte o chamamento inicial à salvação; Ele acompanha com amor a caminhada diária do homem; Ele dá-lhe, no final da caminhada, a vida plena)… Além disso, avisa os crentes para que não se deixem manipular por fantasias de fanáticos que aparecem, por vezes, a perturbar o caminho normal do cristão. [dehonianos] SEMANA DA DIOCESE E INSTITUIÇÃO DE ACÓLITO DO RICARDO A Eucaristia de encerramento da Semana da Diocese será pelas 15,30h deste domingo, dia 3 de novembro, na Sé (Viana do Castelo). Nela celebramos também os aniversários da criação da Diocese e da dedicação da Catedral, será instituído Acólito o Seminarista Ricardo Miguel Araújo Barbosa de Parada. Este domingo, o peditório da Eucaristia será para a nossa Diocese de Viana do Castelo. ENCERRAMENTO DO ANO DA FÉ - A celebração do encerramento do Ano da Fé, no nosso arciprestado de Paredes de Coura, será no dia 17 de novembro, em S. Bento - Cossourado. Far-se-á de modo semelhante à celebração de abertura: com a Eucaristia, concelebrada por todos os sacerdotes e aberta a todos os cristãos do arciprestado; para esta participação, não haverá, nesse dia, qualquer celebração eucarística nas paróquias, para além da vespertina. A celebração de encerramento do Ano da Fé a nível diocesano será no dia 24 de novembro, no Pavilhão
  2. 2. Multiusos de Viana do Castelo. ENCONTRO DE PREPARAÇÃO - Na próxima sexta-feira, dia 8 de novembro, haverá um encontro de preparação do encerramento do Ano da Fé, pelas 20,30h, no salão paroquial da Vila. Este encontro destina-se a todos os agentes da pastoral das paróquias de todo o arciprestado. Contamos com a vossa presença! VISITA AOS DOENTES - Esta semana farei a visita aos doentes: Parada - terça-feira, a partir das 10,30h; Padornelo - terça-feira, a partir das 14h; Moselos - quarta-feira, a partir das 14h. S. PAIO DE MOSELOS Domingo, 10 - 10h - Eucaristia com a festa do acolhimento (1º ano) e no final a catequese * Tios, tias, primos e primas de Hipólito Alexandre Barbosa; * Rosa Lages, pais, sogros, nora e às Almas (m.c. António Manuel e Fernanda Lages); * Domingos Meira. CONFRARIA DAS ALMAS - Vai no próximo domingo, 10 de novembro, fazer o peditório pela freguesia. RENDIMENTO DO PEDITÓRIO PARA AS MISSÕES - Rendeu 26.30€. Obrigado! STA MARINHA DE PADORNELO Terça-feira, 29 - 17,45h - Eucaristia na igreja de N. Sr.ª do Amparo * Isabel Dias Martins e outras intenções de Marina Dias Martins; * Gonçalo Emídio, Zulmira P. de Sá, António Amaral, António de Sá, Maria Augusta Sá e Delfina Pereira (m.c. família); * Em honra de S. Brás (m.c. Prazeres Pereira da Rocha). Sábado, 9 - 17h - Eucaristia depois da catequese * Aristides Barbosa Rodrigues - mês; * Clementina de Melo Aires - mês; * Pais e irmão de Zulmira Rosa Dantas. Domingo, 10 - 11h - Eucaristia com um batizado * Rafael Pereira da Silva, Rosa Dantas Barreiro, Camilo Azevedo Dantas e outras intenções (m.c. Zulmira Rosa Dantas); * José Sá Varajão, Carmelina Barreiro, Edvirges Barros, Carminda Cruz e outras intenções da família Varajão; * Às Almas (m.c. Encarregado das Alminhas de Lamarigo). COMISSÃO DE FESTAS DE S. SEBASTIÃO - Vai no próximo domingo, 10 de novembro, fazer o peditório pela freguesia. ASSOCIAÇÃO CULTURAL - Participe no concurso de quadras da ACRDP. Devem fazer 5 quadras e usar as palavras Padornelo e S. Martinho. Para mais esclarecimentos podem consultar a página do facebook da Associação. Os resultados serão apresentados, no dia 16 à noite, no magusto. JUNTA DE FREGUESIA - Informa que o horário de atendimento se realiza aos sábados, das 14h às 16h. Em caso de necessidade podem ligar o n.º 934081607.
  3. 3. S. PEDRO DE PARADA Segunda-feira, 4 - 17h - Eucaristia * Em honra de N. Srª das Dores e às Almas (m.c. Nazaré Sá); * Tios, primos da Cachada e Alvarim (m.c. António Manuel Fernandes de Sá); * Padrinho, madrinha e às Almas (m.c. Balbina de Castro). Terça-feira, 5 - 17h - Eucaristia * Fernando Araújo Sá - mês (m.c. família); * Manuel Sousa Ferreira - mês; *Às Almas (m.c. Silvério e Adelaide). Quarta-feira, 6 - 17h - Eucaristia * Às Almas (m.c. Maria Graça Lourenço); * Família Eirinhas, Quinteiro, Conceição Felgueiras e às Almas (m.c. Otelinda Sousa Pereira); * Secundino Sá, Anselmo Sá, às Almas e restante família (m.c. Ermelinda Pereira Barbosa). Quinta-feira, 7 - 17h - Eucaristia * Às Almas (m.c. José e Céu); * Abel Lourenço e Amâncio Barbosa (m.c. Sara da Conceição); * Intenções de Maria Conceição Araújo. Sexta-feira, 8 - 18h - Jubileu das Almas (Confissões, Vésperas e Eucaristia) * Às Almas. Sábado, 9 - 18h - Eucaristia com a festa do acolhimento (1º ano) depois da catequese - Sagrado Lausperene * Rosa dos Anjos Sousa - mês; * Pais, António Araújo, Maria Rosa Pereira, avós maternos, paternos, às Almas, em honra de N Srª das Dores e à Srª de Fátima (m.c. Rosa Pereira Araújo Carvalho); * António Lourenço Araújo e às Almas (m.c. Marcília Sousa Araújo Sá). Domingo, 10 9h - Exposição do Santíssimo Sacramento 15h - Eucaristia, sermão e procissão * Em honra do Santíssimo Sacramento JUBILEU DAS ALMAS - Temos o Jubileu das Almas na próxima sexta-feira, 8 de novembro, às 18h. Estarão para atender de Confissão o Pe Moreira, o Pe Peixoto, o Pe Fernando e o Pe Domingos. SAGRADO LAUSPERENE - No dia 9, daremos início ao nosso Sagrado Lausperene: * das 19 às 20h - senhoras de Parada de Cima; * das 20 às 21h - homens de Parada de Cima e Vila; * das 21 às 22h - jovens da paróquia Domingo, dia 10 de novembro: * das 9 às 10h - senhoras da Vila; * das 10 às 11h - senhoras de Várzea; * das 11 às 12h - senhoras de Alvarim, Mó e Cachada; * das 12 às 13h - meninas da paróquia; * das 13 às 14h - homens de Várzea, Alvarim, Mó e Cachada; * das 14 às 14,30h - adolescentes e crianças da catequese; * das 14,30 às 15h - adoração geral com cânticos de Vésperas e encerramento do Sagrado Lausperene com a Eucaristia, sermão e procissão em honra do Santíssimo Sacramento. RENDIMENTO DO PEDITÓRIO PARA AS MISSÕES - Rendeu 94.21€. Obrigado!

×