Your SlideShare is downloading. ×
Cloud ameaças e oportunidades? Como as organizações de TI devem encarar a cloud – e reagir
Cloud ameaças e oportunidades? Como as organizações de TI devem encarar a cloud – e reagir
Cloud ameaças e oportunidades? Como as organizações de TI devem encarar a cloud – e reagir
Cloud ameaças e oportunidades? Como as organizações de TI devem encarar a cloud – e reagir
Cloud ameaças e oportunidades? Como as organizações de TI devem encarar a cloud – e reagir
Cloud ameaças e oportunidades? Como as organizações de TI devem encarar a cloud – e reagir
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Cloud ameaças e oportunidades? Como as organizações de TI devem encarar a cloud – e reagir

151

Published on

Este whitepaper explora o impacto do cloud computing nas empresas de consultadoria de TI e destaca como podem ter êxito se procurarem atrair clientes com abordagens novas.

Este whitepaper explora o impacto do cloud computing nas empresas de consultadoria de TI e destaca como podem ter êxito se procurarem atrair clientes com abordagens novas.

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
151
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. White paper Como as organizações de TI devem encarar a cloud – e reagir Oportunidade ou ameaça?
  • 2. 2 Índice 1. O que torna o cloud computing diferente? 3 2. Os distribuidores e os revendedores de valor acrescentado (VAR) serão os mais afectados 3 3. Podem os consultores de TI implementar as suas próprias ofertas de serviços na cloud? 4 4. Como a Colt permite aos consultores de TI ter êxito com a cloud 4 5. Vantagens do programa de distribuição da Colt 5 6. Marca branca: é a nossa cloud, mas também é a sua 6 Durante décadas, consultores, revendedores e integradores de TI foram um recurso extremamente valioso para os fornecedores de tecnologia. Graças a estes, os produtos e serviços destes fornecedores chegaram a clientes difíceis de alcançar devido à sua dimensão reduzida, complexidade ou combinação de serviços. De facto, a Forrester estima que mais de 60% das receitas da indústria da tecnologia tenham sido geradas por parceiros de distribuição. No entanto, isto está a mudar graças à crescente popularidade do cloud computing. O modelo de fornecimento de software como serviço (SaaS) da cloud permite estabelecer uma ligação directa entre os fornecedores e os clientes: deixando frequentemente de parte os parceiros de distribuição. Os portais Web self-service permitem que os clientes adicionem, removam e ajustem facilmente os serviços de acordo com as suas necessidades. Assim sendo, como devem as organizações de serviços e soluções de TI (doravante referidas como empresas de consultadoria de TI) responder? A cloud representa um mau presságio ou uma nova oportunidade para as suas empresas? E o que farão os fornecedores de serviços de TI para ajudar? Este whitepaper explora o impacto do cloud computing nas empresas de consultadoria de TI e destaca como podem ter êxito se procurarem atrair clientes com abordagens novas.
  • 3. 3 O que torna o cloud computing diferente? O cloud computing é, por vezes, designado de "informática como serviço" porque é uma forma de fornecer serviços de TI directamente nos computadores de secretária, computadores portáteis, tablets e outros dispositivos dos utilizadores através de redes como a Internet. O modelo de pagar apenas pelo que utiliza frequentemente aplicado aos serviços na cloud também realça a sua semelhança com outros serviços públicos, e o mesmo se pode dizer da natureza de disponibilidade "a pedido" destes serviços de TI. O simples conceito de pagar apenas pelo que utiliza é altamente atractivo para os clientes, que poderão estar habituados a serviços de TI lentos, complexos, dispendiosos e pouco adaptados às suas necessidades. Com a cloud, existe maior flexibilidade: os portais Web self-service permitem aos clientes ajustar os serviços de TI de acordo com as respectivas necessidades, a qualquer altura e a partir de qualquer localização, através da Internet. Os serviços na cloud são simples, tanto na altura de comprá- los como na altura de utilizá-los. A complexidade é gerida pelo fornecedor de serviços na cloud: servidores remotos são alojados em centros de dados altamente seguros, onde profissionais competentes tratam do armazenamento e da gestão de dados, protegendo os recursos e maximizando a disponibilidade 24 horas por dia/7 dias por semana. Os distribuidores e os revendedores de valor acrescentado (VAR) serão os mais afectados Os serviços na cloud são fornecidos e estão prontos a usar através da Internet. Isto tem um impacto imediato para os VAR, cujos lucros se baseiam em serviços profissionais e geridos. Continuará a ser necessário configurar software empresarial complexo mas, em muitos casos, os clientes já não necessitarão que os revendedores forneçam, instalem e configurem fisicamente o software e o hardware no local. As receitas dos distribuidores também poderão ser gravemente afectadas. Fornecedores e revendedores têm menos necessidade dos seus serviços financeiros e de inventário. Aqueles que decidem concentrar os seus esforços em marketing e vendas, incluindo o recrutamento e a habilitação de parceiros de distribuição, estarão mais protegidos. Alguns distribuidores investirão nos seus próprios centros de dados físicos para servirem como centros na cloud que os seus parceiros podem revender como serviços geridos. Outros venderão infra-estruturas como serviço (IaaS) a parceiros, mas deixarão o fornecimento a cargo de fornecedores de serviços na cloud grossistas, como empresas de telecomunicações.
  • 4. 4 Podem os consultores de TI implementar as suas próprias ofertas de serviços na cloud? Muitos consultores de TI gostariam de tornar-se fornecedores de serviços na cloud. Em teoria, podem tirar partido da sua base de clientes existente e oferecer serviços por subscrição com margens mais elevadas. No entanto, as empresas de consultadoria de TI enfrentam alguns inconvenientes. Conforme demonstrado por um inquérito (acima), um número substancial de parceiros de distribuição são desencorajados pelos elevados custos de construir uma infra-estrutura na cloud e pelas dificuldades ao nível das competências necessárias para o fazer. Assim sendo, como podem as empresas de consultadoria de TI tirar partido da cloud e conseguir mais dos seus clientes sem enfrentar custos e riscos significativos? Os seus fornecedores estão dispostos a ajudá-las a alcançar os seus objectivos? Como a Colt permite aos consultores de TI ter êxito com a cloud A Colt oferece um novo modelo de negócio que permite que os parceiros de distribuição tenham êxito com a cloud. A nossa gama completa de ofertas de TI como serviço abrange tudo, desde ambientes de trabalho a servidores, armazenamento, redes, e-mail e aplicações de produtividade empresarial. O nosso modelo de distribuição oferece-lhe uma oportunidade única para apresentar e fornecer serviços na cloud alojados a pequenas e médias empresas e a organizações empresariais. Você compreende as necessidades, os orçamentos e os desafios de TI destes clientes. Enquanto parceiro da Colt, pode ajudar os seus clientes a deixar para trás o complexo e dispendioso processo de comprar, gerir e manter a sua própria estrutura de TI. Pode oferecer-lhes uma alternativa flexível e a pedido, que reside na nossa infra-estrutura alojada líder de classe e totalmente suportada. Em colaboração com a Colt, pode aliar as suas competências aos nossos serviços na cloud de elevada disponibilidade para resolver os problemas de negócios dos seus clientes com avançados serviços na cloud end-to-end. O programa de distribuição da Colt habilita e recompensa parceiros que forneçam as melhores soluções de TI aos seus clientes. A nossa plataforma oferece-lhe processos empresariais automatizados (facturação, fornecimento e gestão de clientes) e uma combinação de serviços de TI, tudo através de um só portal. Também lhe oferecemos campanhas pró-activas e materiais de marketing e demonstrações de produtos atractivas, para lhe permitir vender facilmente presencialmente , por telefone ou através de webinars.
  • 5. Com a Colt, poderá usufruir de: Fluxos de receitas recorrentes: poderá conseguir receitas mensais previsíveis, em vez de pagamentos isolados. Despesas gerais reduzidas: utilize a nossa plataforma totalmente gerida para construir e fornecer rapidamente soluções padronizadas. Maior lealdade dos clientes: a nossa plataforma permite um contacto contínuo, um excelente serviço de assistência e um portfolio em expansão para construir relações de negócios a longo prazo. Vantagem competitiva: consiga mais negócios oferecendo soluções de pagamento por utilização que permitem salvaguardar os clientes em termos de riscos e investimento. Prepare-se com uma plataforma de nível empresarial e proteja as suas receitas contra fornecedores de vendas directas, como a Amazon e a Google. Vantagens do programa de distribuição da Colt Vender de forma mais inteligente A cloud transformou o modelo tradicional de vendas, marketing e fornecimento num novo mecanismo a pedido, com receitas recorrentes e fantásticas oportunidades de up-sell/cross-sell. A equipa de parceiros da Colt pode ajudar os seus funcionários a adoptar novas estratégias de vendas, a ressaltar as vantagens dos serviços e a identificar novas oportunidades de vendas. A nossa prioridade é integrar progressivamente os serviços na cloud da Colt no seu portfolio existente de forma complementar, em vez de introduzir novos serviços que simplesmente substituem outros serviços que ainda dão lucro. Marketing mais eficiente A concorrência para oferecer serviços na cloud a PME tornar-se-á mais intensa. A Colt investe em estratégias de marketing para educar os utilizadores finais e ajudar a colocá-lo numa posição vantajosa junto dos seus clientes. Processos simplificados Os serviços na cloud são facturados ao dia e devem reflectir qualquer alteração mínima feita pelos clientes em qualquer momento. Os sistemas tradicionais poderiam não conseguir lidar com esta complexidade, mas a Colt fornece todos os recursos administrativos para facturação e gestão de clientes, que pode integrar facilmente na sua empresa. Ecossistema de colaboração Todos os parceiros de cloud da Colt têm diferentes pontos fortes: para alguns consistem em infra-estruturas, para outros em vendas e para outros na especialização em desenvolvimento e integração. A colaboração entre parceiros é uma vantagem para todos. A Colt introduz parcerias para que os parceiros possam tirar partido dos conhecimentos um do outro e unir-se para fornecer soluções end-to-end inovadoras aos seus clientes.
  • 6. © 2014 Colt Technology Services Group Limited. O nome Colt e respectivos logótipos são marcas comerciais. Todos os direitos reservados. Outros nomes, logótipos e marcas comerciais pertencem aos respectivos proprietários. Marca branca: é a nossa cloud, mas também é a sua A estratégia de marca branca permite-lhe colocar a sua marca própria na plataforma de TI da Colt, para oferecer um serviço na cloud a pedido aos seus clientes. Na perspectiva dos clientes, os serviços na cloud aparentam ter sido totalmente criados, fornecidos e facturados por si. Este modelo de negócio fornece-lhe uma solução testada e comprovada sem qualquer investimento e a capacidade de lançar o seu serviço em semanas, e não anos. Crie os seus serviços na cloud Com a Colt como parceiro, pode criar as suas próprias ofertas, recursos e pacotes de cloud computing. Pode ainda definir os preços a seu exclusivo critério e combiná-los com descontos e promoções. Além disso, pode adaptá-los a mercados verticais específicos e à sua base de clientes. API integral A Colt fornece interfaces de utilizador potentes para lhe permitir gerir e implementar serviços na plataforma da cloud. Também oferece uma API por XML RPC para parceiros que pretendam integrar uma infra-estrutura ou painel de controlo existente. Serviços geridos ou não geridos Para clientes com requisitos simples, as nossas aplicações SaaS geridas e padronizadas podem satisfazer as suas necessidades ao mais baixo custo e com requisitos de integração mínimos. No entanto, para clientes com necessidades mais sofisticadas, os nossos parceiros podem utilizar a nossa infra-estrutura como serviço para criar ambientes personalizados adaptados a cada cliente. Ferramentas administrativas Com a Colt, pode controlar o fornecimento dos seus produtos e serviços, definindo regras para fornecimento automático ou manual. Também é possível adicionar fluxos de trabalho de pagamento e gerir os seus serviços em tempo real. Relação com os clientes A Colt permite-lhe controlar todas as informações dos seus clientes, facturação, produtos e serviços. Pode controlar as oportunidades de up-sell e cross-sell e utilizar a plataforma para enviar newsletters e informações aos seus clientes. Interfaces do cliente Uma interface Web agregada e com a sua marca permitirá à sua equipa e aos seus clientes aceder aos respectivos serviços online. Sendo simples e intuitiva, permitir-lhes-á ter maior controlo sobre os serviços e reduzir assim as necessidades de assistência. Permite ainda o acesso instantâneo aos serviços e a capacidade de fazer alterações aos mesmos mediante pedido. Estão ainda disponíveis pacotes de idiomas se pretender vender os seus serviços a clientes no estrangeiro. Loja de comércio electrónico Se pretender oferecer serviços de transacção, a Colt oferece uma loja de comércio electrónico de marca branca e interfaces self-service que estabelecem ligação directa com o processamento e o fornecimento. Motor de facturação Enquanto parceiro de cloud da Colt, pode utilizar o nosso sistema de facturação completo com capacidade para serviços utilitários proporcionais, diversos tipos de pagamento e diferentes moedas. Se desejar, pode utilizar este sistema para tratar da gestão e da facturação dos seus clientes. Em alternativa, poderá exportar e sintetizar facilmente os dados de facturação do seu negócio na cloud com os seus sistemas de facturação existentes. Acerca da Colt A Colt é a plataforma de fornecimento de informação, permitindo aos clientes fornecer, partilhar, processar e armazenar as respectivas informações comerciais essenciais. Líder reconhecida no fornecimento de serviços informáticos e de rede integrados a grandes organizações, médias empresas e ao mercado grossista, a Colt opera uma rede de 44 000 km em 22 países que inclui redes de área metropolitana em 39 grandes cidades da Europa, com ligações de fibra directas em 19 000 edifícios e 20 centros de dados Colt de operador neutro. Pode encontrar mais informações sobre a Colt e os seus serviços em www.colt.net Coloque questões ou saiba mais Para obter mais informações, contacte-nos através do endereço ceano@colt.net

×