SlideShare a Scribd company logo
1 of 11
Download to read offline
AV 3 6º Semestre 2014-02 – Mapa de Estudos 
Questão 1 
IDH 
O IDH é calculado desde a década de 90 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), uma das várias agências temáticas da ONU. Seu objetivo é ser uma referência da qualidade de vida que vá além de análises baseadas no critério de renda. Também leva em conta a esperança de vida, a expectativa de anos de estudo e o tempo médio efetivo de estudos. O índice varia de 0 a 1, sendo que os valores mais próximos a 1 indicam melhores condições de vida. 
Na divulgação do IDH 2014 com base no ano de 2013, o Brasil obteve a colocação 79º em uma lista de 187 países, com o índice de 0,744, a desigualdade econômica (distribuição de renda) ainda é o grande obstáculo para uma melhor colocação nesse índice. Na América Latina, o Brasil perde no ranking para Chile (41ª posição), Cuba (44ª), Argentina (49ª), Uruguai (50ª), Bahamas (51ª), Antígua e Barbuda (61ª), Trinidad e Tobago (64ª), Panamá (65ª), Venezuela (67ª), Costa Rica (68ª), México (71ª) e Ilha de São Cristóvão (73ª). O país líder do IDH continua sendo a Noruega, seguida por Austrália, Suíça, Holanda e Estados Unidos. 
(Fonte: http://www.cartacapital.com.br/internacional/brasil-eleva-idh-em-2013-2379.html) 
Questão 2 
A crise do Euro. 
A chamada “crise do Euro” é, na verdade, uma crise econômica do capitalismo e particularmente europeia. São muitos os motivos e os problemas que afetam os países do Euro. 
Questão 3 
Conflitos no Oriente Médio. 
O Oriente Médio é, historicamente, zona de tensões entre povos, nações e países. Recentemente, vem ocorrendo conflitos em diversos países muçulmanos, envolvendo o exército, civis e vários grupos armados. 
Questão 4 
Por que o Ebola pode ser considerado uma ocorrência de emergência de saúde pública. 
Considerando que o Ebola é apenas mais uma das epidemias que ameaçam a vida dos africanos; a AIDS é a mais letal, foi responsável pela morte de 36 milhões de pessoas desde 1981. A África subsaariana e o Sul Asiático, regiões mais pobres do mundo, são também os locais mais afetados por esses males. 
Questão 5 
Envolvimento global em conflitos regionais 
O mundo tem vivido inúmeros conflitos regionais de repercussão global que, por um lado, envolvem intervenções de tropas de diferentes países e, por outro lado, resultam em discussões na Organização das Nações Unidas.
Questão 6 
Princípios das políticas de Ação Afirmativa e reflexões sobre o preconceito racial na sociedade brasileira. 
Como enfrentamento à desigualdade histórica que atinge a população brasileira e, de modo particular, os afrodescendentes, empreende-se, por parte do poder público, a adoção de Políticas de Ação Afirmativa. 
Questão 7 
Internet e Sociedade de Rede. 
A Internet não é simplesmente uma tecnologia; é o meio de comunicação que constitui a forma organizativa de nossas sociedades; é o equivalente ao que foi a fábrica ou a grande corporação na era industrial. A Internet é o coração de um novo paradigma sociotécnico, que constitui na realidade a base material de nossas vidas e de nossas formas de relação, de trabalho e de comunicação. O que a Internet faz é processar a virtualidade e transformá-la em nossa realidade, constituindo a sociedade em rede, que é a sociedade em que vivemos. 
CASTELLS, M. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, D. (org.) Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003, p. 287 
Questão 8 
Teoria Culturológica – Edgar Morin. 
No livro “O espírito do Tempo”, Edgar Morin “mostra que as práticas culturais a partir do século 20 se orientam no universo simbólico da cultura de massa. O imaginário é povoado nas telas do cinema e da televisão, na expansão sonora da música pop, na onomatopeia dos quadrinhos. Os ícones da imaginação, a quem a sociedade reverencia em forma mitológica, são codificados nos limites da tela e das páginas das revistas. A viagem ao imaginário do ser humano necessariamente trilha os caminhos da cultura de massa” (MARTINO, 2010, p. 142 e 143). 
Questão 9 
Estudos Culturais e as Teorias da Comunicação. 
No livro “O espírito do Tempo”, Edgar Morin “mostra que as práticas culturais a partir do século 20 se orientam no universo simbólico da cultura de massa. O imaginário é povoado nas telas do cinema e da televisão, na expansão sonora da música pop, na onomatopeia dos quadrinhos. Os ícones da imaginação, a quem a sociedade reverencia em forma mitológica, são codificados nos limites da tela e das páginas das revistas. A viagem ao imaginário do ser humano necessariamente trilha os caminhos da cultura de massa” (MARTINO, 2010, p. 142 e 143).
Questão 10 
Conceito de Indústria Cultura e a Escola de Frankfurt. 
Texto I 
Texto II 
“(...) as massas não são, então, o fator primeiro, mas um elemento secundário, um elemento de cálculo; acessório de maquinaria. O consumidor não é rei, como a indústria cultural gostaria de fazer crer, ele não é o sujeito dessa indústria, mas seu objeto”. (ADORNO) 
A relação entre os textos evoca um dos conceitos mais importantes na história da Teoria da Comunicação: o de Indústria Cultural, definido pelos autores Adorno e Horkheimer na obra Dialética do Esclarecimento, no final da década de 40, e que ainda hoje pode ser utilizado na análise das produções culturais. 
Questão 11 
Características do pensamento de autores das Teorias da Comunicação. 
Entre os teóricos da comunicação que merecem destaque figuram Harold Lasswell, Paul Lazarsfeld e Marshall McLuhan. 
Questão 12 
Relação entre empresa, a área de marketing e agências de publicidade. 
Os anunciantes são não apenas empresas, mas também museus, organizações beneficentes e agências governamentais que direcionam mensagens para públicos-alvo. Os anúncios por sua vez são uma maneira eficaz, em termos de custo, de disseminar suas mensagens tanto para desenvolver uma preferência como para perpetuarem espaço na mente de seus possíveis consumidores. Sendo assim, organizações de diversos portes lidam com a propaganda de inúmeras maneiras... 
kOTLER, Philip. Administração de Marketing. Pág. 596 - São Paulo: Pearson, 2000 – (adaptado). 
Questão 13 
Características e diferenças entre o Briefing do Cliente e o Briefing de Criação.
As agências de publicidade e propaganda nem sempre recebem bons briefings de seus clientes, que por seu lado se esforçam para tentar passar o máximo de coisas importantes, mas isso cada um tem seu jeito de fazer. Alguns melhores, alguns piores. De qualquer forma, um briefing que é a base de um bom trabalho - sem ele é adivinhação - deve ser trabalhado pela agência. Por melhor que seja o briefing do cliente, deve haver um briefing interno que seja capaz não somente de explicar e informar, mas principalmente de inspirar. Um bom briefing de comunicação - e isso não é função do cliente - é o resultado de um garimpo intenso e deve dar caminhos, dizendo assim "ó, quebra aqui, lapida ali que tem ouro aí". 
Fernand Alphen – Diretor de Branding, Planejamento e Pesquisa da F/Nazca S&S. 
Questão 14 
Briefing clássico completo: visão acadêmica e visão do mercado. 
Um briefing pressupõe um levantamento de informações contendo diversas instruções que o cliente fornece à agência de publicidade para orientar seu trabalho de planejamento de uma campanha publicitária. Há uma grande polêmica no mercado quando à definição dos componentes de um briefing. Os professores e acadêmicos da área de comunicação insistem no briefing clássico completo. Esse tipo de briefing é apenas um instrumento de conhecimento do publicitário. Contém informações que todo publicitário deve conhecer. Seria recomendável que o anunciante também conhecesse. Os empresários, de um modo geral, não têm a obrigação de saber as técnicas necessárias para a criação de estratégias publicitárias. Devem, no entanto, conhecer a importância de certas informações para a realização de uma boa campanha. LUPETTI, M. Planejamento de comunicação. São Paulo: Futura, 2000. 
Questão 15 
Tipos de Campanha. 
Friboi lança Campanha: A JBS Friboi inicia esta semana uma ação de posicionamento de sua marca, criada pela Fischer&Friends. O movimento teve início no fim de 2010 quando o conselho da companhia decidiu estruturar uma diretoria de marketing que trabalhasse focada em construção de marca e lançamento de produtos de valores agregados, em carne. 
A decisão formalizou que as 35 marcas da JBS que são trabalhadas no segmento carnes, migrariam para Friboi e Swift. Foi então que a companhia junto com a agência realizou uma pesquisa robusta com consumidores, comercializadores e fornecedores. O estudo para a formação de arquitetura de marca constatou que grande parte da população não sabe a origem da carne que estão comprando, pois confiam nos canais de ponto de venda, sejam açougues ou supermercados. “Percebemos que embora o consumidor conheça a Friboi e mesmo com 30% de participação, quando a pergunta não é estimulada, a categoria carne não tem dono. Ou seja, 83% não conhece a marca”, explica Márcio Gonzalez, diretor de marketing da divisão de carnes da Friboi. 
A partir da constatação surgiu a ideia de lançar uma campanha que terá várias etapas visando mudar um hábito dos brasileiros, para que escolham marca da carne que irão consumir. De acordo com Mario D´andrea, diretor de sócio e CCO da Fischer&Friends, o objetivo dessa
primeira fase é apresentar a marca e o controle de qualidade que ela tem no processamento da carne e na origem dos animais. Intitulada “Confiança é a nossa história” a primeira parte conta com a participação do ator Toni Ramos. 
Disponível em: <http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/noticias/2011/10/24/Friboi- lanca-campanha-institucional.html> (adaptado). Acesso em: 31/10/2014. 
Questão 16 
Problema de Comunicação e o Planejamento de Campanha. 
Na maioria dos procedimentos de coleta de informações, ou seja, na constituição do briefing, o problema de comunicação é considerado como fator principal de uma campanha. O problema de comunicação é um fato, vem de fora para dentro e não é solucionado com ajustes realizados em embalagens, distribuição ou até mesmo alteração de preço, isto porque este é uma visão enganosa, uma percepção errônea que o mercado desenvolveu a respeito do produto ou serviço, sendo que neste caso cabe exclusivamente a comunicação repará-lo. 
Fonte: CORRÊA, Roberto. Planejamento de Propaganda. São Paulo: Global Editora e Distribuidora Ltda, 2008. 
Questão 17 
Utilização do Diferencial competitivo da marca, reason why e proposta secundária na redação publicitária. 
Questão 18 
Fundamentos de sintaxe visual, ilusão ótica, imagem abstrata e representacional.
Questão 19 
Técnicas utilizadas em propaganda. 
Segundo Menna Barreto, o apelo visual onírico é o "mais usual e 'psicológico' recurso da propaganda: a ambiência onírica, fantasiosa da realidade, envolvendo o produto com uma atmosfera de sonho, paradisíaca, ideal". 
Sendo assim, independente do recurso criativo utilizado como principal em uma peça publicitária, esta será marcada, também, pela ambientação onírica. 
Questão 20 
Tipologia. 
Características da fonte da família linear e família das romanas antigas.
Questão 21 
Funções do Tema da Campanha. 
O Tema da Campanha é a forma de abordar um diferencial, um valor e/ou qualidade notável, também conhecido como Promessa Básica, atribuídos a um produto ou serviço, com a escolha de uma linha criativa e de um apelo básico. O tema tem duas funções básicas: construir uma unidade de Campanha, inter-relacionando as peças da Campanha, criando uma unidade presente em todas elas, de maneira que a mensagem esteja completa em cada uma delas; auxiliar no processo de persuasão, aumentando a possibilidade dela ser percebida e lembrada, provocando impacto e estabelecendo empatia com o público-alvo, resultando na venda do produto ou contratação do serviço. Também chamado de Tema Criativo ou Conceito Criativo, o Tema da Campanha é mais que a criação de uma simples peça. É a ideia que pode gerar várias peças que se complementam ao longo da Campanha. Após munir-se de informações (presentes no Briefing de Criação) a respeito do objeto da Comunicação, a Dupla de Criação define o Tema. 
(Adaptado de Redação Publicitária, de Tania Hoff e Lourdes Gabrielli) 
Questão 22 
Quadrifásico Aristotélico. 
DÁ PRA CONSTRUIR UMA CIDADE INTEIRA COM TODAS AS CARTAS DE CRÉDITO ENTREGUES PELO CONSÓRCIO IMOBILIÁRIO CAIXA. 
Somos líderes na entrega de imóveis no Brasil. Mais de 50 por dia. E em menos de 6 anos já temos mais de 50 mil contemplados. 
Todos os dias, dezenas de brasileiros realizam o sonho da casa própria. Você também pode ser um deles. O nosso consórcio imobiliário é a melhor alternativa para você comprar, construir, reformar ou ampliar seu imóvel. Sem juros e com uma das menores taxas administrativas do mercado. Agora que você já sabe, morar no que é seu ficou fácil. Acredite. Seu novo imóvel está na CAIXA. 
Caixa consórcios.
Questão 23 
Quadrifásico aristotélico e texto de pergunta e resposta. 
Questão 24 
Características e funções do Zoom in, chicote e travelling. 
Um dinossauro parece estar estático e preso em um aquário. Imagem: Zoom in Áudio: BG lento Tempo: 5" 
Uma moça o observa com curiosidade. Imagem: zoom in Áudio: silêncio Tempo: 3"
De repente o dinossauro se move. Ele estava atrás do aquário, e não, dentro. Imagem: chicote Áudio: BG acelerado e gritos Tempo: 1" 
A moça começa a correr e o dinossauro a persegue. Imagem: travelling Áudio: BG acelerado, efeitos sonoros e gritos Tempo: 10" 
Questão 25 
Funções do switcher, enquadramentos e inserts. 
Questão 26 
Utilização de luz, contraste e sombra. 
Questão 27 
Conceitos de desenvolvimento sustentável; relação entre o estímulo à compra de veículos automotores e a promoção da sustentabilidade; e ações de fomento ao transporte urbano sustentável no Brasil.
As vendas de automóveis de passeio e de veículos comerciais leves alcançaram 340 706 unidades em junho de 2012, alta de 18,75%, em relação a junho de 2011, e de 24,18%, em relação a maio de 2012, segundo informou, nesta terça-feira, a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Segundo a entidade, este é o melhor mês de junho da história do setor automobilístico. 
Disponível em: <http://br.financas.yahoo.com>. Acesso em: 3 jul. 2012 (adaptado). 
Na capital paulista, o trânsito lento se estendeu por 295 km às 19 h e superou a marca de 293 km, registrada no dia 10 de junho de 2009. Na cidade de São Paulo, registrou-se, na tarde desta sexta-feira, o maior congestionamento da história, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Às 19 h, eram 295 km de trânsito lento nas vias monitoradas pela empresa. O índice superou o registrado no dia 10 de junho de 2009, quando a CET anotou, às 19 h, 293 km de congestionamento. 
Disponível em: <http://noticias.terra.com.br>. Acesso em: 03 jul. 2012 (adaptado). 
O governo brasileiro, diante da crise econômica mundial, decidiu estimular a venda de automóveis e, para tal, reduziu o imposto sobre produtos industrializados (IPI). Há, no entanto, paralelamente a essa decisão, a preocupação constante com o desenvolvimento sustentável, por meio do qual se busca a promoção de crescimento econômico capaz de incorporar as dimensões socioambientais. 
Questão 28 
Democratização da comunicação no Brasil 
No Brasil, a sociedade civil se organiza na batalha por um novo marco regulatório das comunicações, que garanta a liberdade de expressão para todos e todas, e não apenas para aqueles que detêm o controle e a propriedade dos meios de comunicação de massa. A luta agora é para ampliar o número de atores políticos nesse processo e envolver o conjunto da população brasileira neste debate. 
BARBOSA, B. Direito à comunicação e liberdade de expressão dos povos. Observatório da Imprensa. Ano 16, n.º 701, julho/2012. Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br>. Acesso em: 03 jul. 2012. 
Questão 29 
Definição e contextualização da “Galáxia de Gutenberg” e da “Galáxia da Internet”; comparação crítica entre a “Galáxia de Gutenberg” e a “Galáxia da Internet”. 
A Internet é um meio de comunicação que permite, pela primeira vez, a comunicação de muitos com muitos, em um momento escolhido, em escala global. Assim como a difusão da máquina impressora no Ocidente criou o que McLuhan chamou de a “Galáxia de Gutenberg”, ingressamos agora em um novo mundo de comunicação: a Galáxia da Internet. 
CASTELLS, M. A galáxia da Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. p. 08 (adaptado). 
Questão 30 
Conceitos de Indústria Cultural, de Adorno e Horkheimer, e dos Estudos Culturais.
IDH Brasil posição 79o ranking mundial

More Related Content

What's hot

Artigo Científico - O uso da ferramenta de storytelling como estratégia de ma...
Artigo Científico - O uso da ferramenta de storytelling como estratégia de ma...Artigo Científico - O uso da ferramenta de storytelling como estratégia de ma...
Artigo Científico - O uso da ferramenta de storytelling como estratégia de ma...Pricilla Abrantes
 
Televisão Estratégica: Análise do funcionamento da televisão sob a ótica do c...
Televisão Estratégica: Análise do funcionamento da televisão sob a ótica do c...Televisão Estratégica: Análise do funcionamento da televisão sob a ótica do c...
Televisão Estratégica: Análise do funcionamento da televisão sob a ótica do c...Milena Tobias
 
Semana Comunicação Desafio Jornal
Semana Comunicação Desafio JornalSemana Comunicação Desafio Jornal
Semana Comunicação Desafio JornalBianca Dramali
 
Produção de Conteúdos para Redes Sociais
Produção de Conteúdos para Redes SociaisProdução de Conteúdos para Redes Sociais
Produção de Conteúdos para Redes SociaisMarcio Salles
 
O discurso publicitário nas propagandas de cervejas nacionais: possíveis modi...
O discurso publicitário nas propagandas de cervejas nacionais: possíveis modi...O discurso publicitário nas propagandas de cervejas nacionais: possíveis modi...
O discurso publicitário nas propagandas de cervejas nacionais: possíveis modi...Gestão E Cidadania
 
WHO CARES 2019 - The Brand Empathy Report
WHO CARES 2019 - The Brand Empathy ReportWHO CARES 2019 - The Brand Empathy Report
WHO CARES 2019 - The Brand Empathy ReportcomOn Group
 
RELATÓRIO CAMINHO DE CASA: AS AÇÕES PROMOCIONAIS
RELATÓRIO CAMINHO DE CASA: AS AÇÕES PROMOCIONAIS RELATÓRIO CAMINHO DE CASA: AS AÇÕES PROMOCIONAIS
RELATÓRIO CAMINHO DE CASA: AS AÇÕES PROMOCIONAIS Natty Regis
 

What's hot (9)

Artigo Científico - O uso da ferramenta de storytelling como estratégia de ma...
Artigo Científico - O uso da ferramenta de storytelling como estratégia de ma...Artigo Científico - O uso da ferramenta de storytelling como estratégia de ma...
Artigo Científico - O uso da ferramenta de storytelling como estratégia de ma...
 
Televisão Estratégica: Análise do funcionamento da televisão sob a ótica do c...
Televisão Estratégica: Análise do funcionamento da televisão sob a ótica do c...Televisão Estratégica: Análise do funcionamento da televisão sob a ótica do c...
Televisão Estratégica: Análise do funcionamento da televisão sob a ótica do c...
 
Semana Comunicação Desafio Jornal
Semana Comunicação Desafio JornalSemana Comunicação Desafio Jornal
Semana Comunicação Desafio Jornal
 
Produção de Conteúdos para Redes Sociais
Produção de Conteúdos para Redes SociaisProdução de Conteúdos para Redes Sociais
Produção de Conteúdos para Redes Sociais
 
O discurso publicitário nas propagandas de cervejas nacionais: possíveis modi...
O discurso publicitário nas propagandas de cervejas nacionais: possíveis modi...O discurso publicitário nas propagandas de cervejas nacionais: possíveis modi...
O discurso publicitário nas propagandas de cervejas nacionais: possíveis modi...
 
Kogan
KoganKogan
Kogan
 
WHO CARES 2019 - The Brand Empathy Report
WHO CARES 2019 - The Brand Empathy ReportWHO CARES 2019 - The Brand Empathy Report
WHO CARES 2019 - The Brand Empathy Report
 
Bolsa tarffi
Bolsa tarffiBolsa tarffi
Bolsa tarffi
 
RELATÓRIO CAMINHO DE CASA: AS AÇÕES PROMOCIONAIS
RELATÓRIO CAMINHO DE CASA: AS AÇÕES PROMOCIONAIS RELATÓRIO CAMINHO DE CASA: AS AÇÕES PROMOCIONAIS
RELATÓRIO CAMINHO DE CASA: AS AÇÕES PROMOCIONAIS
 

Viewers also liked

Sociedade em rede_manuel_castells
Sociedade em rede_manuel_castellsSociedade em rede_manuel_castells
Sociedade em rede_manuel_castellsMNE
 
Os Meios de Comunicação Como Extensões do Homem
Os Meios de Comunicação Como Extensões do HomemOs Meios de Comunicação Como Extensões do Homem
Os Meios de Comunicação Como Extensões do HomemJorge Gabriel Cassuba
 
Manuel castells oficial
Manuel castells oficialManuel castells oficial
Manuel castells oficialsociofilo2012
 
Teoria histórico-cultural no contexto da Cibercultura
Teoria histórico-cultural no contexto da CiberculturaTeoria histórico-cultural no contexto da Cibercultura
Teoria histórico-cultural no contexto da CiberculturaElaine Marinho
 
Marshall McLuhan: obras e principais conceitos.
Marshall McLuhan: obras e principais conceitos.Marshall McLuhan: obras e principais conceitos.
Marshall McLuhan: obras e principais conceitos.Renata Checha
 
Pesquisa Brasileira de Mídia 2014
Pesquisa Brasileira de Mídia 2014Pesquisa Brasileira de Mídia 2014
Pesquisa Brasileira de Mídia 2014Palácio do Planalto
 
Aula 03 comunicação institucional o plano de comunicação integrada
Aula 03 comunicação institucional o plano de comunicação integradaAula 03 comunicação institucional o plano de comunicação integrada
Aula 03 comunicação institucional o plano de comunicação integradaElizeu Nascimento Silva
 
Aula 01 Teorias da Comunicação - Preliminares e Definições
Aula 01   Teorias da Comunicação - Preliminares e DefiniçõesAula 01   Teorias da Comunicação - Preliminares e Definições
Aula 01 Teorias da Comunicação - Preliminares e DefiniçõesElizeu Nascimento Silva
 
Aula 07 teorias do jornalismo jornalismo de dados
Aula 07   teorias do jornalismo jornalismo de dadosAula 07   teorias do jornalismo jornalismo de dados
Aula 07 teorias do jornalismo jornalismo de dadosElizeu Nascimento Silva
 

Viewers also liked (12)

Da Galáxia Gutenberg à Galáxia Internet na era da mobilidade digital
Da Galáxia Gutenberg à Galáxia Internet na era da mobilidade digitalDa Galáxia Gutenberg à Galáxia Internet na era da mobilidade digital
Da Galáxia Gutenberg à Galáxia Internet na era da mobilidade digital
 
Sociedade em rede_manuel_castells
Sociedade em rede_manuel_castellsSociedade em rede_manuel_castells
Sociedade em rede_manuel_castells
 
Os Meios de Comunicação Como Extensões do Homem
Os Meios de Comunicação Como Extensões do HomemOs Meios de Comunicação Como Extensões do Homem
Os Meios de Comunicação Como Extensões do Homem
 
Manuel castells oficial
Manuel castells oficialManuel castells oficial
Manuel castells oficial
 
Max weber
Max weberMax weber
Max weber
 
Teoria histórico-cultural no contexto da Cibercultura
Teoria histórico-cultural no contexto da CiberculturaTeoria histórico-cultural no contexto da Cibercultura
Teoria histórico-cultural no contexto da Cibercultura
 
Marshall McLuhan: obras e principais conceitos.
Marshall McLuhan: obras e principais conceitos.Marshall McLuhan: obras e principais conceitos.
Marshall McLuhan: obras e principais conceitos.
 
Pesquisa Brasileira de Mídia 2014
Pesquisa Brasileira de Mídia 2014Pesquisa Brasileira de Mídia 2014
Pesquisa Brasileira de Mídia 2014
 
Aula 03 - Modelo de Lasswell
Aula 03 - Modelo de LasswellAula 03 - Modelo de Lasswell
Aula 03 - Modelo de Lasswell
 
Aula 03 comunicação institucional o plano de comunicação integrada
Aula 03 comunicação institucional o plano de comunicação integradaAula 03 comunicação institucional o plano de comunicação integrada
Aula 03 comunicação institucional o plano de comunicação integrada
 
Aula 01 Teorias da Comunicação - Preliminares e Definições
Aula 01   Teorias da Comunicação - Preliminares e DefiniçõesAula 01   Teorias da Comunicação - Preliminares e Definições
Aula 01 Teorias da Comunicação - Preliminares e Definições
 
Aula 07 teorias do jornalismo jornalismo de dados
Aula 07   teorias do jornalismo jornalismo de dadosAula 07   teorias do jornalismo jornalismo de dados
Aula 07 teorias do jornalismo jornalismo de dados
 

Similar to IDH Brasil posição 79o ranking mundial

GESTÃO DE MARKETING DE CONTEÚDO: As características dos fenômenos no marketin...
GESTÃO DE MARKETING DE CONTEÚDO: As características dos fenômenos no marketin...GESTÃO DE MARKETING DE CONTEÚDO: As características dos fenômenos no marketin...
GESTÃO DE MARKETING DE CONTEÚDO: As características dos fenômenos no marketin...ALEXANDRE BARBOSA
 
DOC-20221226-WA0034..pdf
DOC-20221226-WA0034..pdfDOC-20221226-WA0034..pdf
DOC-20221226-WA0034..pdfFrancisPaula1
 
Sobrevivência fora dos grandes meios - O caso da Marco Zero
Sobrevivência fora dos grandes meios - O caso da Marco ZeroSobrevivência fora dos grandes meios - O caso da Marco Zero
Sobrevivência fora dos grandes meios - O caso da Marco ZeroSérgio Miguel Buarque
 
Job! edição n. 08
Job! edição n. 08Job! edição n. 08
Job! edição n. 08Galo Digital
 
Rosalia e Marcelino
Rosalia e MarcelinoRosalia e Marcelino
Rosalia e Marcelinoxavelhinha
 
Práticas jornalísticas fora da grande imprensa
Práticas jornalísticas fora da grande imprensaPráticas jornalísticas fora da grande imprensa
Práticas jornalísticas fora da grande imprensaSérgio Miguel Buarque
 
AULA SOBRE INDÚSTRIA CULTURAL - Prof. Noe Assunção - Colégio Estadual Roselân...
AULA SOBRE INDÚSTRIA CULTURAL - Prof. Noe Assunção - Colégio Estadual Roselân...AULA SOBRE INDÚSTRIA CULTURAL - Prof. Noe Assunção - Colégio Estadual Roselân...
AULA SOBRE INDÚSTRIA CULTURAL - Prof. Noe Assunção - Colégio Estadual Roselân...Prof. Noe Assunção
 
Palestra Gal Kury - O Povo dez 2015
Palestra Gal Kury - O Povo dez 2015Palestra Gal Kury - O Povo dez 2015
Palestra Gal Kury - O Povo dez 2015Gal Kury
 
Curso para Jornalistas - Jornalista 2.0: Novas ferramentas de comunicação na ...
Curso para Jornalistas - Jornalista 2.0: Novas ferramentas de comunicação na ...Curso para Jornalistas - Jornalista 2.0: Novas ferramentas de comunicação na ...
Curso para Jornalistas - Jornalista 2.0: Novas ferramentas de comunicação na ...Associação Comercial de São Paulo
 
1. Conceitos da Administracao de Marketing 1º Bimestre.ppt
1. Conceitos da Administracao de Marketing 1º Bimestre.ppt1. Conceitos da Administracao de Marketing 1º Bimestre.ppt
1. Conceitos da Administracao de Marketing 1º Bimestre.pptgabizinhamota
 
Prat propaganda apostila01
Prat propaganda apostila01Prat propaganda apostila01
Prat propaganda apostila01Marcelo Fabiano
 
Publicidade social um jeito de mudar o mundo - Fernando Corrêa
Publicidade social   um jeito de mudar o mundo - Fernando CorrêaPublicidade social   um jeito de mudar o mundo - Fernando Corrêa
Publicidade social um jeito de mudar o mundo - Fernando CorrêaFernando Henrique Corrêa
 
MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA ATINGIR O PÚBLICO DE ACADEMIAS DE GINÁSTICA EM CURI...
MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA ATINGIR O PÚBLICO DE ACADEMIAS DE GINÁSTICA EM CURI...MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA ATINGIR O PÚBLICO DE ACADEMIAS DE GINÁSTICA EM CURI...
MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA ATINGIR O PÚBLICO DE ACADEMIAS DE GINÁSTICA EM CURI...Luciana
 

Similar to IDH Brasil posição 79o ranking mundial (20)

GESTÃO DE MARKETING DE CONTEÚDO: As características dos fenômenos no marketin...
GESTÃO DE MARKETING DE CONTEÚDO: As características dos fenômenos no marketin...GESTÃO DE MARKETING DE CONTEÚDO: As características dos fenômenos no marketin...
GESTÃO DE MARKETING DE CONTEÚDO: As características dos fenômenos no marketin...
 
Manuela e susana
Manuela e susanaManuela e susana
Manuela e susana
 
DOC-20221226-WA0034..pdf
DOC-20221226-WA0034..pdfDOC-20221226-WA0034..pdf
DOC-20221226-WA0034..pdf
 
Introdução à Mídia
Introdução à MídiaIntrodução à Mídia
Introdução à Mídia
 
Publicidade
PublicidadePublicidade
Publicidade
 
Sobrevivência fora dos grandes meios - O caso da Marco Zero
Sobrevivência fora dos grandes meios - O caso da Marco ZeroSobrevivência fora dos grandes meios - O caso da Marco Zero
Sobrevivência fora dos grandes meios - O caso da Marco Zero
 
Apresentacao guilherme reuniao_sbpc_ok
Apresentacao guilherme reuniao_sbpc_okApresentacao guilherme reuniao_sbpc_ok
Apresentacao guilherme reuniao_sbpc_ok
 
Job! edição n. 08
Job! edição n. 08Job! edição n. 08
Job! edição n. 08
 
Indusria cultural
Indusria cultural Indusria cultural
Indusria cultural
 
Rosalia e Marcelino
Rosalia e MarcelinoRosalia e Marcelino
Rosalia e Marcelino
 
Rafael arevalo
Rafael arevaloRafael arevalo
Rafael arevalo
 
Práticas jornalísticas fora da grande imprensa
Práticas jornalísticas fora da grande imprensaPráticas jornalísticas fora da grande imprensa
Práticas jornalísticas fora da grande imprensa
 
AULA SOBRE INDÚSTRIA CULTURAL - Prof. Noe Assunção - Colégio Estadual Roselân...
AULA SOBRE INDÚSTRIA CULTURAL - Prof. Noe Assunção - Colégio Estadual Roselân...AULA SOBRE INDÚSTRIA CULTURAL - Prof. Noe Assunção - Colégio Estadual Roselân...
AULA SOBRE INDÚSTRIA CULTURAL - Prof. Noe Assunção - Colégio Estadual Roselân...
 
Palestra Gal Kury - O Povo dez 2015
Palestra Gal Kury - O Povo dez 2015Palestra Gal Kury - O Povo dez 2015
Palestra Gal Kury - O Povo dez 2015
 
Santa Maria
Santa MariaSanta Maria
Santa Maria
 
Curso para Jornalistas - Jornalista 2.0: Novas ferramentas de comunicação na ...
Curso para Jornalistas - Jornalista 2.0: Novas ferramentas de comunicação na ...Curso para Jornalistas - Jornalista 2.0: Novas ferramentas de comunicação na ...
Curso para Jornalistas - Jornalista 2.0: Novas ferramentas de comunicação na ...
 
1. Conceitos da Administracao de Marketing 1º Bimestre.ppt
1. Conceitos da Administracao de Marketing 1º Bimestre.ppt1. Conceitos da Administracao de Marketing 1º Bimestre.ppt
1. Conceitos da Administracao de Marketing 1º Bimestre.ppt
 
Prat propaganda apostila01
Prat propaganda apostila01Prat propaganda apostila01
Prat propaganda apostila01
 
Publicidade social um jeito de mudar o mundo - Fernando Corrêa
Publicidade social   um jeito de mudar o mundo - Fernando CorrêaPublicidade social   um jeito de mudar o mundo - Fernando Corrêa
Publicidade social um jeito de mudar o mundo - Fernando Corrêa
 
MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA ATINGIR O PÚBLICO DE ACADEMIAS DE GINÁSTICA EM CURI...
MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA ATINGIR O PÚBLICO DE ACADEMIAS DE GINÁSTICA EM CURI...MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA ATINGIR O PÚBLICO DE ACADEMIAS DE GINÁSTICA EM CURI...
MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA ATINGIR O PÚBLICO DE ACADEMIAS DE GINÁSTICA EM CURI...
 

More from Cíntia Dal Bello

BA Creative Collectibles - Projeto de Stand
BA Creative Collectibles - Projeto de StandBA Creative Collectibles - Projeto de Stand
BA Creative Collectibles - Projeto de StandCíntia Dal Bello
 
Ba creative collectibles 2018.1
Ba creative collectibles 2018.1Ba creative collectibles 2018.1
Ba creative collectibles 2018.1Cíntia Dal Bello
 
Briefing Converse - relação de peças solicitadas
Briefing Converse - relação de peças solicitadasBriefing Converse - relação de peças solicitadas
Briefing Converse - relação de peças solicitadasCíntia Dal Bello
 
Briefing Converse - Chuck Taylor All Star
Briefing Converse - Chuck Taylor All StarBriefing Converse - Chuck Taylor All Star
Briefing Converse - Chuck Taylor All StarCíntia Dal Bello
 
Briefing de criação x estrutura do anúncio publicitário - versão beta
Briefing de criação x estrutura do anúncio publicitário - versão betaBriefing de criação x estrutura do anúncio publicitário - versão beta
Briefing de criação x estrutura do anúncio publicitário - versão betaCíntia Dal Bello
 
Exercício de criação: Sonho de Valsa
Exercício de criação: Sonho de ValsaExercício de criação: Sonho de Valsa
Exercício de criação: Sonho de ValsaCíntia Dal Bello
 
Resolução - Briefing de Criação - Case Vigor Grego - Exercício 2
 Resolução - Briefing de Criação - Case Vigor Grego - Exercício 2 Resolução - Briefing de Criação - Case Vigor Grego - Exercício 2
Resolução - Briefing de Criação - Case Vigor Grego - Exercício 2Cíntia Dal Bello
 
Resolução - Briefing de Criação - Case Vigor Grego - Exercício 1
Resolução - Briefing de Criação - Case Vigor Grego - Exercício 1Resolução - Briefing de Criação - Case Vigor Grego - Exercício 1
Resolução - Briefing de Criação - Case Vigor Grego - Exercício 1Cíntia Dal Bello
 
Da leveza: uma civilização sem peso (Gilles Lipovetsky)
Da leveza: uma civilização sem peso (Gilles Lipovetsky)Da leveza: uma civilização sem peso (Gilles Lipovetsky)
Da leveza: uma civilização sem peso (Gilles Lipovetsky)Cíntia Dal Bello
 
Análise de peça publicitária - Resolução – Case Vigor - 5B - final
Análise de peça publicitária - Resolução – Case Vigor - 5B - finalAnálise de peça publicitária - Resolução – Case Vigor - 5B - final
Análise de peça publicitária - Resolução – Case Vigor - 5B - finalCíntia Dal Bello
 
Análise de peça publicitária - Resolução – Case Vigor - 5A - final.pptx
Análise de peça publicitária - Resolução – Case Vigor - 5A - final.pptxAnálise de peça publicitária - Resolução – Case Vigor - 5A - final.pptx
Análise de peça publicitária - Resolução – Case Vigor - 5A - final.pptxCíntia Dal Bello
 
PIM - ROTEIRO DE PROJETO - MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS
PIM - ROTEIRO DE PROJETO - MÍDIAS SOCIAIS DIGITAISPIM - ROTEIRO DE PROJETO - MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS
PIM - ROTEIRO DE PROJETO - MÍDIAS SOCIAIS DIGITAISCíntia Dal Bello
 
Análise de projeto gráfico de revista e anúncio publicitário
Análise de projeto gráfico de revista e anúncio publicitárioAnálise de projeto gráfico de revista e anúncio publicitário
Análise de projeto gráfico de revista e anúncio publicitárioCíntia Dal Bello
 
Briefing de criação exercicio
Briefing de criação exercicioBriefing de criação exercicio
Briefing de criação exercicioCíntia Dal Bello
 
Criação em Propaganda: a relação texto x imagem
Criação em Propaganda: a relação texto x imagemCriação em Propaganda: a relação texto x imagem
Criação em Propaganda: a relação texto x imagemCíntia Dal Bello
 
A Sociedade de consumo: A liturgia formal do objeto - Jean Baudrillard
A Sociedade de consumo: A liturgia formal do objeto - Jean BaudrillardA Sociedade de consumo: A liturgia formal do objeto - Jean Baudrillard
A Sociedade de consumo: A liturgia formal do objeto - Jean BaudrillardCíntia Dal Bello
 
Guia do Projeto REVISTA - 2017-1
Guia do Projeto REVISTA - 2017-1Guia do Projeto REVISTA - 2017-1
Guia do Projeto REVISTA - 2017-1Cíntia Dal Bello
 
Dinâmicas de identidade e exclusão
Dinâmicas de identidade e exclusãoDinâmicas de identidade e exclusão
Dinâmicas de identidade e exclusãoCíntia Dal Bello
 

More from Cíntia Dal Bello (20)

BA Creative Collectibles - Projeto de Stand
BA Creative Collectibles - Projeto de StandBA Creative Collectibles - Projeto de Stand
BA Creative Collectibles - Projeto de Stand
 
Ba creative collectibles 2018.1
Ba creative collectibles 2018.1Ba creative collectibles 2018.1
Ba creative collectibles 2018.1
 
Briefing Converse - relação de peças solicitadas
Briefing Converse - relação de peças solicitadasBriefing Converse - relação de peças solicitadas
Briefing Converse - relação de peças solicitadas
 
Briefing Converse - Chuck Taylor All Star
Briefing Converse - Chuck Taylor All StarBriefing Converse - Chuck Taylor All Star
Briefing Converse - Chuck Taylor All Star
 
Briefing de criação x estrutura do anúncio publicitário - versão beta
Briefing de criação x estrutura do anúncio publicitário - versão betaBriefing de criação x estrutura do anúncio publicitário - versão beta
Briefing de criação x estrutura do anúncio publicitário - versão beta
 
Exercício de criação: Sonho de Valsa
Exercício de criação: Sonho de ValsaExercício de criação: Sonho de Valsa
Exercício de criação: Sonho de Valsa
 
Resolução - Briefing de Criação - Case Vigor Grego - Exercício 2
 Resolução - Briefing de Criação - Case Vigor Grego - Exercício 2 Resolução - Briefing de Criação - Case Vigor Grego - Exercício 2
Resolução - Briefing de Criação - Case Vigor Grego - Exercício 2
 
Resolução - Briefing de Criação - Case Vigor Grego - Exercício 1
Resolução - Briefing de Criação - Case Vigor Grego - Exercício 1Resolução - Briefing de Criação - Case Vigor Grego - Exercício 1
Resolução - Briefing de Criação - Case Vigor Grego - Exercício 1
 
Da leveza: uma civilização sem peso (Gilles Lipovetsky)
Da leveza: uma civilização sem peso (Gilles Lipovetsky)Da leveza: uma civilização sem peso (Gilles Lipovetsky)
Da leveza: uma civilização sem peso (Gilles Lipovetsky)
 
BOOK DE CRIAÇÃO - 2017-1
BOOK DE CRIAÇÃO - 2017-1BOOK DE CRIAÇÃO - 2017-1
BOOK DE CRIAÇÃO - 2017-1
 
A criação do cartaz
A criação do cartaz A criação do cartaz
A criação do cartaz
 
Análise de peça publicitária - Resolução – Case Vigor - 5B - final
Análise de peça publicitária - Resolução – Case Vigor - 5B - finalAnálise de peça publicitária - Resolução – Case Vigor - 5B - final
Análise de peça publicitária - Resolução – Case Vigor - 5B - final
 
Análise de peça publicitária - Resolução – Case Vigor - 5A - final.pptx
Análise de peça publicitária - Resolução – Case Vigor - 5A - final.pptxAnálise de peça publicitária - Resolução – Case Vigor - 5A - final.pptx
Análise de peça publicitária - Resolução – Case Vigor - 5A - final.pptx
 
PIM - ROTEIRO DE PROJETO - MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS
PIM - ROTEIRO DE PROJETO - MÍDIAS SOCIAIS DIGITAISPIM - ROTEIRO DE PROJETO - MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS
PIM - ROTEIRO DE PROJETO - MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS
 
Análise de projeto gráfico de revista e anúncio publicitário
Análise de projeto gráfico de revista e anúncio publicitárioAnálise de projeto gráfico de revista e anúncio publicitário
Análise de projeto gráfico de revista e anúncio publicitário
 
Briefing de criação exercicio
Briefing de criação exercicioBriefing de criação exercicio
Briefing de criação exercicio
 
Criação em Propaganda: a relação texto x imagem
Criação em Propaganda: a relação texto x imagemCriação em Propaganda: a relação texto x imagem
Criação em Propaganda: a relação texto x imagem
 
A Sociedade de consumo: A liturgia formal do objeto - Jean Baudrillard
A Sociedade de consumo: A liturgia formal do objeto - Jean BaudrillardA Sociedade de consumo: A liturgia formal do objeto - Jean Baudrillard
A Sociedade de consumo: A liturgia formal do objeto - Jean Baudrillard
 
Guia do Projeto REVISTA - 2017-1
Guia do Projeto REVISTA - 2017-1Guia do Projeto REVISTA - 2017-1
Guia do Projeto REVISTA - 2017-1
 
Dinâmicas de identidade e exclusão
Dinâmicas de identidade e exclusãoDinâmicas de identidade e exclusão
Dinâmicas de identidade e exclusão
 

Recently uploaded

trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduraAdryan Luiz
 
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comumUniversidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comumPatrícia de Sá Freire, PhD. Eng.
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Centro Jacques Delors
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VERELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VERDeiciane Chaves
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasRecurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasCasa Ciências
 
Música Meu Abrigo - Texto e atividade
Música   Meu   Abrigo  -   Texto e atividadeMúsica   Meu   Abrigo  -   Texto e atividade
Música Meu Abrigo - Texto e atividadeMary Alvarenga
 
Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envio
Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envioManual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envio
Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envioManuais Formação
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasillucasp132400
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOColégio Santa Teresinha
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalJacqueline Cerqueira
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasRosalina Simão Nunes
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresLilianPiola
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADOcarolinacespedes23
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMVanessaCavalcante37
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxkarinedarozabatista
 

Recently uploaded (20)

trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditadura
 
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comumUniversidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
 
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VERELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasRecurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
 
Música Meu Abrigo - Texto e atividade
Música   Meu   Abrigo  -   Texto e atividadeMúsica   Meu   Abrigo  -   Texto e atividade
Música Meu Abrigo - Texto e atividade
 
Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envio
Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envioManual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envio
Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envio
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
 
Em tempo de Quaresma .
Em tempo de Quaresma                            .Em tempo de Quaresma                            .
Em tempo de Quaresma .
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
 

IDH Brasil posição 79o ranking mundial

  • 1. AV 3 6º Semestre 2014-02 – Mapa de Estudos Questão 1 IDH O IDH é calculado desde a década de 90 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), uma das várias agências temáticas da ONU. Seu objetivo é ser uma referência da qualidade de vida que vá além de análises baseadas no critério de renda. Também leva em conta a esperança de vida, a expectativa de anos de estudo e o tempo médio efetivo de estudos. O índice varia de 0 a 1, sendo que os valores mais próximos a 1 indicam melhores condições de vida. Na divulgação do IDH 2014 com base no ano de 2013, o Brasil obteve a colocação 79º em uma lista de 187 países, com o índice de 0,744, a desigualdade econômica (distribuição de renda) ainda é o grande obstáculo para uma melhor colocação nesse índice. Na América Latina, o Brasil perde no ranking para Chile (41ª posição), Cuba (44ª), Argentina (49ª), Uruguai (50ª), Bahamas (51ª), Antígua e Barbuda (61ª), Trinidad e Tobago (64ª), Panamá (65ª), Venezuela (67ª), Costa Rica (68ª), México (71ª) e Ilha de São Cristóvão (73ª). O país líder do IDH continua sendo a Noruega, seguida por Austrália, Suíça, Holanda e Estados Unidos. (Fonte: http://www.cartacapital.com.br/internacional/brasil-eleva-idh-em-2013-2379.html) Questão 2 A crise do Euro. A chamada “crise do Euro” é, na verdade, uma crise econômica do capitalismo e particularmente europeia. São muitos os motivos e os problemas que afetam os países do Euro. Questão 3 Conflitos no Oriente Médio. O Oriente Médio é, historicamente, zona de tensões entre povos, nações e países. Recentemente, vem ocorrendo conflitos em diversos países muçulmanos, envolvendo o exército, civis e vários grupos armados. Questão 4 Por que o Ebola pode ser considerado uma ocorrência de emergência de saúde pública. Considerando que o Ebola é apenas mais uma das epidemias que ameaçam a vida dos africanos; a AIDS é a mais letal, foi responsável pela morte de 36 milhões de pessoas desde 1981. A África subsaariana e o Sul Asiático, regiões mais pobres do mundo, são também os locais mais afetados por esses males. Questão 5 Envolvimento global em conflitos regionais O mundo tem vivido inúmeros conflitos regionais de repercussão global que, por um lado, envolvem intervenções de tropas de diferentes países e, por outro lado, resultam em discussões na Organização das Nações Unidas.
  • 2. Questão 6 Princípios das políticas de Ação Afirmativa e reflexões sobre o preconceito racial na sociedade brasileira. Como enfrentamento à desigualdade histórica que atinge a população brasileira e, de modo particular, os afrodescendentes, empreende-se, por parte do poder público, a adoção de Políticas de Ação Afirmativa. Questão 7 Internet e Sociedade de Rede. A Internet não é simplesmente uma tecnologia; é o meio de comunicação que constitui a forma organizativa de nossas sociedades; é o equivalente ao que foi a fábrica ou a grande corporação na era industrial. A Internet é o coração de um novo paradigma sociotécnico, que constitui na realidade a base material de nossas vidas e de nossas formas de relação, de trabalho e de comunicação. O que a Internet faz é processar a virtualidade e transformá-la em nossa realidade, constituindo a sociedade em rede, que é a sociedade em que vivemos. CASTELLS, M. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, D. (org.) Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003, p. 287 Questão 8 Teoria Culturológica – Edgar Morin. No livro “O espírito do Tempo”, Edgar Morin “mostra que as práticas culturais a partir do século 20 se orientam no universo simbólico da cultura de massa. O imaginário é povoado nas telas do cinema e da televisão, na expansão sonora da música pop, na onomatopeia dos quadrinhos. Os ícones da imaginação, a quem a sociedade reverencia em forma mitológica, são codificados nos limites da tela e das páginas das revistas. A viagem ao imaginário do ser humano necessariamente trilha os caminhos da cultura de massa” (MARTINO, 2010, p. 142 e 143). Questão 9 Estudos Culturais e as Teorias da Comunicação. No livro “O espírito do Tempo”, Edgar Morin “mostra que as práticas culturais a partir do século 20 se orientam no universo simbólico da cultura de massa. O imaginário é povoado nas telas do cinema e da televisão, na expansão sonora da música pop, na onomatopeia dos quadrinhos. Os ícones da imaginação, a quem a sociedade reverencia em forma mitológica, são codificados nos limites da tela e das páginas das revistas. A viagem ao imaginário do ser humano necessariamente trilha os caminhos da cultura de massa” (MARTINO, 2010, p. 142 e 143).
  • 3. Questão 10 Conceito de Indústria Cultura e a Escola de Frankfurt. Texto I Texto II “(...) as massas não são, então, o fator primeiro, mas um elemento secundário, um elemento de cálculo; acessório de maquinaria. O consumidor não é rei, como a indústria cultural gostaria de fazer crer, ele não é o sujeito dessa indústria, mas seu objeto”. (ADORNO) A relação entre os textos evoca um dos conceitos mais importantes na história da Teoria da Comunicação: o de Indústria Cultural, definido pelos autores Adorno e Horkheimer na obra Dialética do Esclarecimento, no final da década de 40, e que ainda hoje pode ser utilizado na análise das produções culturais. Questão 11 Características do pensamento de autores das Teorias da Comunicação. Entre os teóricos da comunicação que merecem destaque figuram Harold Lasswell, Paul Lazarsfeld e Marshall McLuhan. Questão 12 Relação entre empresa, a área de marketing e agências de publicidade. Os anunciantes são não apenas empresas, mas também museus, organizações beneficentes e agências governamentais que direcionam mensagens para públicos-alvo. Os anúncios por sua vez são uma maneira eficaz, em termos de custo, de disseminar suas mensagens tanto para desenvolver uma preferência como para perpetuarem espaço na mente de seus possíveis consumidores. Sendo assim, organizações de diversos portes lidam com a propaganda de inúmeras maneiras... kOTLER, Philip. Administração de Marketing. Pág. 596 - São Paulo: Pearson, 2000 – (adaptado). Questão 13 Características e diferenças entre o Briefing do Cliente e o Briefing de Criação.
  • 4. As agências de publicidade e propaganda nem sempre recebem bons briefings de seus clientes, que por seu lado se esforçam para tentar passar o máximo de coisas importantes, mas isso cada um tem seu jeito de fazer. Alguns melhores, alguns piores. De qualquer forma, um briefing que é a base de um bom trabalho - sem ele é adivinhação - deve ser trabalhado pela agência. Por melhor que seja o briefing do cliente, deve haver um briefing interno que seja capaz não somente de explicar e informar, mas principalmente de inspirar. Um bom briefing de comunicação - e isso não é função do cliente - é o resultado de um garimpo intenso e deve dar caminhos, dizendo assim "ó, quebra aqui, lapida ali que tem ouro aí". Fernand Alphen – Diretor de Branding, Planejamento e Pesquisa da F/Nazca S&S. Questão 14 Briefing clássico completo: visão acadêmica e visão do mercado. Um briefing pressupõe um levantamento de informações contendo diversas instruções que o cliente fornece à agência de publicidade para orientar seu trabalho de planejamento de uma campanha publicitária. Há uma grande polêmica no mercado quando à definição dos componentes de um briefing. Os professores e acadêmicos da área de comunicação insistem no briefing clássico completo. Esse tipo de briefing é apenas um instrumento de conhecimento do publicitário. Contém informações que todo publicitário deve conhecer. Seria recomendável que o anunciante também conhecesse. Os empresários, de um modo geral, não têm a obrigação de saber as técnicas necessárias para a criação de estratégias publicitárias. Devem, no entanto, conhecer a importância de certas informações para a realização de uma boa campanha. LUPETTI, M. Planejamento de comunicação. São Paulo: Futura, 2000. Questão 15 Tipos de Campanha. Friboi lança Campanha: A JBS Friboi inicia esta semana uma ação de posicionamento de sua marca, criada pela Fischer&Friends. O movimento teve início no fim de 2010 quando o conselho da companhia decidiu estruturar uma diretoria de marketing que trabalhasse focada em construção de marca e lançamento de produtos de valores agregados, em carne. A decisão formalizou que as 35 marcas da JBS que são trabalhadas no segmento carnes, migrariam para Friboi e Swift. Foi então que a companhia junto com a agência realizou uma pesquisa robusta com consumidores, comercializadores e fornecedores. O estudo para a formação de arquitetura de marca constatou que grande parte da população não sabe a origem da carne que estão comprando, pois confiam nos canais de ponto de venda, sejam açougues ou supermercados. “Percebemos que embora o consumidor conheça a Friboi e mesmo com 30% de participação, quando a pergunta não é estimulada, a categoria carne não tem dono. Ou seja, 83% não conhece a marca”, explica Márcio Gonzalez, diretor de marketing da divisão de carnes da Friboi. A partir da constatação surgiu a ideia de lançar uma campanha que terá várias etapas visando mudar um hábito dos brasileiros, para que escolham marca da carne que irão consumir. De acordo com Mario D´andrea, diretor de sócio e CCO da Fischer&Friends, o objetivo dessa
  • 5. primeira fase é apresentar a marca e o controle de qualidade que ela tem no processamento da carne e na origem dos animais. Intitulada “Confiança é a nossa história” a primeira parte conta com a participação do ator Toni Ramos. Disponível em: <http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/noticias/2011/10/24/Friboi- lanca-campanha-institucional.html> (adaptado). Acesso em: 31/10/2014. Questão 16 Problema de Comunicação e o Planejamento de Campanha. Na maioria dos procedimentos de coleta de informações, ou seja, na constituição do briefing, o problema de comunicação é considerado como fator principal de uma campanha. O problema de comunicação é um fato, vem de fora para dentro e não é solucionado com ajustes realizados em embalagens, distribuição ou até mesmo alteração de preço, isto porque este é uma visão enganosa, uma percepção errônea que o mercado desenvolveu a respeito do produto ou serviço, sendo que neste caso cabe exclusivamente a comunicação repará-lo. Fonte: CORRÊA, Roberto. Planejamento de Propaganda. São Paulo: Global Editora e Distribuidora Ltda, 2008. Questão 17 Utilização do Diferencial competitivo da marca, reason why e proposta secundária na redação publicitária. Questão 18 Fundamentos de sintaxe visual, ilusão ótica, imagem abstrata e representacional.
  • 6. Questão 19 Técnicas utilizadas em propaganda. Segundo Menna Barreto, o apelo visual onírico é o "mais usual e 'psicológico' recurso da propaganda: a ambiência onírica, fantasiosa da realidade, envolvendo o produto com uma atmosfera de sonho, paradisíaca, ideal". Sendo assim, independente do recurso criativo utilizado como principal em uma peça publicitária, esta será marcada, também, pela ambientação onírica. Questão 20 Tipologia. Características da fonte da família linear e família das romanas antigas.
  • 7. Questão 21 Funções do Tema da Campanha. O Tema da Campanha é a forma de abordar um diferencial, um valor e/ou qualidade notável, também conhecido como Promessa Básica, atribuídos a um produto ou serviço, com a escolha de uma linha criativa e de um apelo básico. O tema tem duas funções básicas: construir uma unidade de Campanha, inter-relacionando as peças da Campanha, criando uma unidade presente em todas elas, de maneira que a mensagem esteja completa em cada uma delas; auxiliar no processo de persuasão, aumentando a possibilidade dela ser percebida e lembrada, provocando impacto e estabelecendo empatia com o público-alvo, resultando na venda do produto ou contratação do serviço. Também chamado de Tema Criativo ou Conceito Criativo, o Tema da Campanha é mais que a criação de uma simples peça. É a ideia que pode gerar várias peças que se complementam ao longo da Campanha. Após munir-se de informações (presentes no Briefing de Criação) a respeito do objeto da Comunicação, a Dupla de Criação define o Tema. (Adaptado de Redação Publicitária, de Tania Hoff e Lourdes Gabrielli) Questão 22 Quadrifásico Aristotélico. DÁ PRA CONSTRUIR UMA CIDADE INTEIRA COM TODAS AS CARTAS DE CRÉDITO ENTREGUES PELO CONSÓRCIO IMOBILIÁRIO CAIXA. Somos líderes na entrega de imóveis no Brasil. Mais de 50 por dia. E em menos de 6 anos já temos mais de 50 mil contemplados. Todos os dias, dezenas de brasileiros realizam o sonho da casa própria. Você também pode ser um deles. O nosso consórcio imobiliário é a melhor alternativa para você comprar, construir, reformar ou ampliar seu imóvel. Sem juros e com uma das menores taxas administrativas do mercado. Agora que você já sabe, morar no que é seu ficou fácil. Acredite. Seu novo imóvel está na CAIXA. Caixa consórcios.
  • 8. Questão 23 Quadrifásico aristotélico e texto de pergunta e resposta. Questão 24 Características e funções do Zoom in, chicote e travelling. Um dinossauro parece estar estático e preso em um aquário. Imagem: Zoom in Áudio: BG lento Tempo: 5" Uma moça o observa com curiosidade. Imagem: zoom in Áudio: silêncio Tempo: 3"
  • 9. De repente o dinossauro se move. Ele estava atrás do aquário, e não, dentro. Imagem: chicote Áudio: BG acelerado e gritos Tempo: 1" A moça começa a correr e o dinossauro a persegue. Imagem: travelling Áudio: BG acelerado, efeitos sonoros e gritos Tempo: 10" Questão 25 Funções do switcher, enquadramentos e inserts. Questão 26 Utilização de luz, contraste e sombra. Questão 27 Conceitos de desenvolvimento sustentável; relação entre o estímulo à compra de veículos automotores e a promoção da sustentabilidade; e ações de fomento ao transporte urbano sustentável no Brasil.
  • 10. As vendas de automóveis de passeio e de veículos comerciais leves alcançaram 340 706 unidades em junho de 2012, alta de 18,75%, em relação a junho de 2011, e de 24,18%, em relação a maio de 2012, segundo informou, nesta terça-feira, a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Segundo a entidade, este é o melhor mês de junho da história do setor automobilístico. Disponível em: <http://br.financas.yahoo.com>. Acesso em: 3 jul. 2012 (adaptado). Na capital paulista, o trânsito lento se estendeu por 295 km às 19 h e superou a marca de 293 km, registrada no dia 10 de junho de 2009. Na cidade de São Paulo, registrou-se, na tarde desta sexta-feira, o maior congestionamento da história, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Às 19 h, eram 295 km de trânsito lento nas vias monitoradas pela empresa. O índice superou o registrado no dia 10 de junho de 2009, quando a CET anotou, às 19 h, 293 km de congestionamento. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br>. Acesso em: 03 jul. 2012 (adaptado). O governo brasileiro, diante da crise econômica mundial, decidiu estimular a venda de automóveis e, para tal, reduziu o imposto sobre produtos industrializados (IPI). Há, no entanto, paralelamente a essa decisão, a preocupação constante com o desenvolvimento sustentável, por meio do qual se busca a promoção de crescimento econômico capaz de incorporar as dimensões socioambientais. Questão 28 Democratização da comunicação no Brasil No Brasil, a sociedade civil se organiza na batalha por um novo marco regulatório das comunicações, que garanta a liberdade de expressão para todos e todas, e não apenas para aqueles que detêm o controle e a propriedade dos meios de comunicação de massa. A luta agora é para ampliar o número de atores políticos nesse processo e envolver o conjunto da população brasileira neste debate. BARBOSA, B. Direito à comunicação e liberdade de expressão dos povos. Observatório da Imprensa. Ano 16, n.º 701, julho/2012. Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br>. Acesso em: 03 jul. 2012. Questão 29 Definição e contextualização da “Galáxia de Gutenberg” e da “Galáxia da Internet”; comparação crítica entre a “Galáxia de Gutenberg” e a “Galáxia da Internet”. A Internet é um meio de comunicação que permite, pela primeira vez, a comunicação de muitos com muitos, em um momento escolhido, em escala global. Assim como a difusão da máquina impressora no Ocidente criou o que McLuhan chamou de a “Galáxia de Gutenberg”, ingressamos agora em um novo mundo de comunicação: a Galáxia da Internet. CASTELLS, M. A galáxia da Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. p. 08 (adaptado). Questão 30 Conceitos de Indústria Cultural, de Adorno e Horkheimer, e dos Estudos Culturais.