Your SlideShare is downloading. ×
0
Carboidratos
Carboidratos
Carboidratos
Carboidratos
Carboidratos
Carboidratos
Carboidratos
Carboidratos
Carboidratos
Carboidratos
Carboidratos
Carboidratos
Carboidratos
Carboidratos
Carboidratos
Carboidratos
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Carboidratos

1,197

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
1,197
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
70
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. CarboidratosPROFª CLEUNI FRETTA WIGGERS
  • 2. IntroduçãoOs hidratos de carbono fazem partede um grupo de macronutrientes que seconstitui na mais significativa, é aprincipal fonte de energia obtida pormeio da alimentação.Os carboidratos são asbiomoléculas mais abundantes nanatureza.Os carboidratos são tambémchamados de hidratos de carbono, osesou simplesmente acúcares.
  • 3. A exceção do mel todos os alimentos ricosem glicídios são de origem vegetalCEREAIS: arroz, trigo, cevadaRAIZES: batata, mandioca, cenoura,beterrabaLEGUMINOSAS: feijão, ervilha, sojaFRUTAS
  • 4. Conceito* * Para a maioria dos carboidratos, afórmula geral é: CnH2nOn , daí o nome"carboidrato", ou "hidratos decarbono“.* Funções*Fonte de energia* Reserva de energia*Estrutural*Combustível para o sistema nervosocentral
  • 5. Fonte de Energia: uma das principaisfunções dos carboidratos é fornecerenergia para o desenvolvimento emanutenção das funções celulares,sendo que as reservas de glicogêniopromovem um equilíbrio no organismopela geração de ATP (adenosina tri-fosfato).Reserva de energia: um nível adequadode carboidratos na dieta impede queocorra uma degradação das proteínaspara geração de energia.
  • 6. Estrutural: a função plástica doshidratos de carbono érepresentada pela constituiçãoda ribose e da desoxirribose naestrutura do DNA e RNA.Combustível para o sistemanervoso central: é deconhecimento geral que o tecidocerebral "alimenta-se" quaseque exclusivamente de glicose.
  • 7. Classificação1) Monossacarídeos (com um açúcarpor molécula),é um açúcar maissimples que não pode ser quebradopela digestão.2) Dissacarídeos (com dois açúcarespor molécula), é obtido pela somade dois monossacarídeo e perda deuma molécula de água.3) Polissacarídeos (com inúmerosaçúcares por molécula), obtido pelasoma de vários monossacarídeos eperda de moléculas de água.
  • 8. MonossacarídeosA classificação dos monossacarídeé baseada no nº de carbonos desuas moléculas; assim sendo, asTRIOSES ( 3 átomos)TETROSES ( 4 átomos)PENTOSES ( 5 átomos)HEXOSES, HEPTOSES, etc.Destes, os mais importantes são asPentoses e as Hexoses.
  • 9. As pentoses mais importantes são:Ribose, Arabinose, Xilose
  • 10. As hexoses mais importantes são:Glicose: Principal fornecedor de energia para o trabalhocelular. É a base para a formação da maioria doscarboidratos mais complexos. Produzida na fotossíntesepelos vegetais. Encontrada no sangue, no mel e nostecidos dos vegetais.Fórmula molecular: C6H12O6Galactose: Papel energético. Encontrada no leite, comocomponente do dissacarídeo lactose.Fórmula molecular: C6H12O6Frutose: Também fornece energia para a célula.Encontrada principalmente em frutos doces e tambémno esperma humano.Fórmula molecular: C6H12O6
  • 11. DissacarídeosOs dissacarídeos ouaçúcares duplos são formadospela combinação de duasmoléculas de monossacarídeos.Os principais são: sacarose,lactose e maltose.
  • 12. * Sacarose: glicose + frutose, obtida dacana-de-açúcar.* Lactose: glicose + galactose é oprincipal carboidrato do leite.* Maltose: Formado por duas moléculasde glicose, estão presente no malte(maltose) e são subproduto da digestãodo amido e glicogênio (iso-maltose).
  • 13. PolissacarídeosSão os carboidratos complexos,macromoléculas formadas por milhares deunidades monossacarídicas ligadas entre sipor ligações glicosídicas.1. O Amido:** É o polissacarídeo de reserva da célulavegetal.** Formado por mais de mil moléculas deglicose ligadas entre si.FONTES: O amido é encontrado na formade grãos nas sementes, caules, raízes,etc, de várias plantas como trigo ,mandioca , arroz , milho , feijão, batata eoutras...
  • 14. 2. O Glicogênio:É o polissacarídeo de reserva da célulaanimal. Formado por milhares de unidades deglisose.O GLICOGÊNIO é o nosso "supercombustível"É o combustível dos esforços intensos e é armazenadonos músculos e no fígado.À medida que a quantidade de glicose circulanteno sangue vai se reduzindo, o glicogênio armazenadovai sendo degradado em glicose, permitindo que aquantidade desta substância não atinja níveis muitobaixos (hipoglicemia). A substância que sinaliza essatransformação no fígado é chamada de glucagon.
  • 15. 3. A Celulose:** É o carboidrato mais abundantena natureza, formada poraproximadamente 10 mil moléculas deglicose** Possui função estrutural nacélula vegetal, como umcomponente importante da paredecelular
  • 16. Quitina e o ácido hialurônico:Polissacarídeos nitrogenadospresentes, respectivamente, noesqueleto dos insetos e nos tecidosanimais, nos quais funcionam comouma cola que liga as células.

×