Programa de atividades - inglês (1ª Unidade)

1,079 views
901 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,079
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
69
Actions
Shares
0
Downloads
11
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Programa de atividades - inglês (1ª Unidade)

  1. 1. ENGLISH LANGUAGE PROGRAMA DE ATIVIDADES -I BIMESTRE DO ANO LETIVO DE 2014 Profª Marcia Domingos AT 1- LISTENING PRACTICE (2,0) AT2- SPEAKING PRACTICE (2,0) AT3- READING PRACTICE (2,0)1ª NOTA AT4- WRITENPRACTICE(2,0) AT5- LISTENING/WRITING PRACT(2,0) – READINGSPEAKING PRACT OU + ●DAILY IN THE CLASSROOM +/- ●VIDEO/POSTER PRODUCTION- LISTENING / SPEAKING 2ª NOTA WRITING ●L.D. ACTS ●UNIT TESTS(LIS/SPEA/REA/WRI) Extra activities • My LLP(LEARNING LANGUAGE PLAN) • Talk to a Native
  2. 2. SCHOOL OUTTIME PROGRAM MY LLP (LANGUAGE LEARNING PLAN) 1ª WEEK DAY OF WEEK DAY OF WEEK DAY OF WEEK DAY OF WEEK DAY OF WEEK DAY OF WEEK MONDAY Listen a musicandwritewhatI’vegotaboutor I liked(escutar uma musica e dizer o que entendi ou gostei)
  3. 3. Como fazer My LLP? Alunos vcs devem preencher as colunas com os dias da semana em inglês e a descrição da atividade desempenhada. As atividades apresentadas na tabela acima são meramente um exemplo. Vcs devem escolher as atividades e os dias da semana que irão realizá-las. Como sugestão, indico que tentem ler algo da net e usem o tradutor; escutem musicas lendo as letras em inglês;visitem o site do tecla SAP http://www.teclasap.com.br/tag/ingles-britanico-x-ingles-americano/, ou o livemochahttp://livemocha.com/pages/languages/ingles/?lang=pt-br, que oferece excelentes recursos online pra quem deseja aprender inglês ou aprimorar o idioma; enfim procurem por conteúdos com os quais se identifiquem. O importanteis :let’s learn english and have fun!!! Have a Nice exercise!!! 2ª WEEK MONDAY See a filmwithaudio in Englishandsubtitles in Portuguese(ver um filme ou série(partes de filmes) com audio emingles e legendas em português ou inglês em caso de nível intermediário e avançado.
  4. 4. Márcia Domingos, englishteacher.
  5. 5. CRONOGRAMA DE CONTEÚDOS 1º ano médio ORIENTAÇÕES TEÓRICAS – METODOLÓGICAS Componente Curricular: Língua Estrangeira Moderna - Inglês Ensino Médio| Ano 1º | Unidade: III 1. Produção e compreensão de textos orais — Interação espontânea entre professor /estudantes e Estudante/estudante, em língua inglesa ou em ambas as línguas. As Perguntas de antecipação do conteúdo textual (“gettingstarded”) devem Ser feitas em Inglês (ou nas duas línguas, a depender do nível dos alunos) para incentivar o uso da língua-alvo. — Escuta dos textos para identificação de palavras-chave e/ou informações importantes. — Escuta / compreensão de textos do gênero biografia (neste caso, preparar previamente perguntas para que os(as) estudantes identifiquem informações básicas da biografia escolhida.). — Escuta de um artigo informativo (internet article, magazine articleou newspaperarticle). Deve-se ter sempre um objetivo ou mais direcionados para a escuta do texto: entonação, identificação de informações, inferência das palavras-chave etc. — Pronúncia correta das terminações em ed (edending– verbos no past tense). Identificação de diferentes padrões de entonação, conforme a natureza das intenções pretendidas pelo enunciador. — Utilização de diferentes estratégias de escuta, como: audição dos textos do CD do livro didático; — Audição dos textos de forma pausada para explorar os aspectos de pronúncia da língua inglesa 2. Leitura e compreensão de textos — Leitura e compreensão de textos – gêneros sugeridos: biografia e artigo informativo (internet article, magazine article ou newspaper article.) — Estratégias de leitura: inference, scanning, reading for detail (anticipating ou inference, a depender dos objetivos.) — Reconhecimento dos elementos pragmáticos (relação entre interlocutor/leitor, propósito discursivo, função sociocomunicativa do gênero, aspectos da dimensão espaço-cultural em que tais gêneros são produzidos); — Reconhecimento de estratégias textualizadoras: a.identificação de recursos linguísticos em relação ao contexto em que o texto é construído (elementos de referência pessoal, temporal, espacial, grau de formalidade, seleção lexical, tempos e modos verbais); b.identificação de recursos linguísticos em processos de coesão textual (elementos de articulação entre segmentos do texto, referentes à organização temporal e/ou espacial – das sequências do texto); c.reconhecimento dos modos de organização da composição textual – sequências textuais (tipos textuais narrativo, descritivo, argumentativo, ou até mesmo dialogal); nesta unidade, enfocar as características ou generalidades dos tipos/gêneros sugeridos acima.
  6. 6. — Reconhecimento da organização e progressão temática. 3. Produção de textos escritos — Produção de uma pequena biografia; — escrita orientada da página de um diário; — produção de um texto autobiográfico; o(a) professor(a) pode preparar um esquema para que os alunos escrevam/completem uma autobiografia, partindo das informações que devem basicamente conter nesse gênero textual, e de suas generalidades, é claro. — Reelaboração (revisão e reescrita do texto). Recomendações para a produção escrita: As produções deverão ser solicitadas levando em conta o nível dos alunos e, principalmente, as condições de escrita numa língua estrangeira. Portanto, poderão ser elaboradas em grupo, em duplas, e sempre a partir de textos previamente trabalhados, com as devidas orientações quanto ao gênero em questão, após a análise e reflexão linguística sugerida para a unidade. Algumas produções escritas poderão ser consideradas, tais como: complementação de parágrafos, de frases e elaboração de paráfrases, entre outras. ENSINO MÉDIO - LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA | INGLÊS 12 4. Análise lingüística e reflexão sobre a língua — Compreensão da função das conjunções na articulação e conexão de sentido entre as partes de um texto (cohesivedevices de time, contrast andaddition); Associação semântica entre as palavras de um texto e seus efeitos para a coesão e a coerência; — Identificação de aspectos linguísticos específicos da construção dos gêneros em foco – os verbos no passado (simplepast regular and irregular) na biografia e no artigo informativo (neste último também observar os verbos no futuro). — Emprego de verbos para expressar ideias no futuro – future withwill e futureto be + going to; — Emprego de some, any e no. Estudo do léxico dos textos: Identificação das palavras-chave, de sinônimos e antônimos, cognatas, falsas cognatas etc.

×