Dependência de Química – 1º Ano do Ensino Médio
Escola Estadual Boulanger Pucci
Faça uma pesquisa sobre os conteúdos expos...
I) QUESTÕES OBJETIVAS
QUESTÃO 01 (Descritor: analisar a estrutura atômica de diferentes elementos e compará-las.)
Assunto:...
QUESTÃO 03 (Descritor: compreender os conceitos de propriedades e tabela periódica.)
Assunto: Estrutura atômica.
De acordo...
Considerando-se as informações desse quadro e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que
átomos desse ame...
Assunto: Estrutura do átomo.
(PUCRS-2007) - Um experimento conduzido pela equipe de Rutherford consistiu no bombardeamento...
Assunto: Densidade.
Usando três frascos e bolinhas idênticas, foram colocadas 3 bolinhas no primeiro frasco, 2 bolinhas no...
Assunto: Os materiais e suas propriedades.
Uma pessoa flutua sem esforço nas águas do Mar Morto. Lá, para cada litro de ág...
QUESTÃO 20 (Descritor: identificar as propriedades que permitem diferenciar uma amostra de pirita em relação ao
ouro.)
Ass...
QUESTÃO 23 (Descritor: classificar um sistema em relação ao número de fases presentes.)
Assunto: Os materiais e suas propr...
QUESTÃO 27 (Descritor: analisar o efeito causado no arranjo estrutural da matéria com a variação da pressão.)
Assunto: Os ...
QUESTÃO 31 (Descritor: explicar o resultado esperado por Geiger e Marsden ao construir um experimento
envolvendo a radioat...
QUESTÃO 34 (Descritor: identificar um elemento através de propriedades físicas.)
Assunto: Tabela periódica
(UFRJ 2008) - O...
QUESTÃO 38 (Descritor: analisar e identificar diferentes métodos de separação que envolvem o tratamento da
água.)
Assunto:...
Dependência de química 1ª ano do ensino médio
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Dependência de química 1ª ano do ensino médio

9,502

Published on

Published in: Education, Technology
3 Comments
1 Like
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
9,502
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
103
Comments
3
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Dependência de química 1ª ano do ensino médio

  1. 1. Dependência de Química – 1º Ano do Ensino Médio Escola Estadual Boulanger Pucci Faça uma pesquisa sobre os conteúdos expostos nos tópicos abaixo e responda as perguntas que seguem. O trabalho vale 40,0 pontos, enquanto a avaliação tem o valor de 60,0 pontos, somando um total de 100,0 pontos. O trabalho deve ser entregue até o dia 25 de Junho de 2011, que dará numa sexta-feira, e a avaliação será realizada no dia 02 de Julho, ou seja, na sexta-feira seguinte. Bons estudos e, qualquer dúvida, estarei à disposição. Atenciosamente; Claudinei Osório de Oliveira Professor de Química. Para responder as questões será necessário realizar uma pesquisa de no mínimo uma página sobre cada um dos seguintes conceitos: Para quê estudar química Os materiais e suas propriedades Separação de misturas A estrutura do átomo e tabela periódica Ligações químicas Obs.: As pesquisas deverão estar à caneta, ou seja, não serão aceitos trabalhos digitados, valendo também para as 15 questões abertas do total de 40, tendo o valor de 1,0 ponto cada. A avaliação será baseada no trabalho.
  2. 2. I) QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÃO 01 (Descritor: analisar a estrutura atômica de diferentes elementos e compará-las.) Assunto: Estrutura atômica. (Enem) - A figura mostra o tubo de imagens dos aparelhos de televisão usado para produzir as imagens sobre a tela. Os elétrons do feixe emitido pelo canhão eletrônico são acelerados por uma tensão de milhares de volts e passam por um espaço entre bobinas onde são defletidos por campos magnéticos variáveis, de forma a fazerem a varredura da tela. Nos manuais que acompanham os televisores, é comum encontrar, entre outras, as seguintes recomendações: I. Nunca abra o gabinete ou toque as peças no interior do televisor. II. Não coloque seu televisor próximo de aparelhos domésticos com motores elétricos ou imãs. Estas recomendações estão associadas, respectivamente, aos aspectos de a) riscos pessoais por alta tensão/perturbação ou deformação de imagem por campos externos. b) proteção dos circuitos contra manipulação indevida/perturbação ou deformação de imagem por campos externos. c) proteção dos circuitos contra a manipulação indevida/sobrecarga da rede por fuga de corrente. d) proteção dos circuitos contra manipulação indevida/sobrecarga dos circuitos internos por ação externa. QUESTÃO 02 (Descritor: associar o comportamento do elétron ao efeito quântico.) Assunto: Estrutura atômica. O diagrama mostra os níveis de energia do átomo de hidrogênio, com destaque para valores de energia dos primeiros níveis. Baseando-se no diagrama acima, marque a opção CORRETA. a) No nível n = 1, o elétron encontra-se em seu estado de energia mínima, seu estado fundamental. b) Ao passar do segundo nível (n = 2) para o terceiro (n = 3), o életron emite energia. c) A menor energia necessária para o elétron sair do estado fundamental é de 13,6/4 eV. d) Ao passar do terceiro nível (n = 3) para o primeiro (n = 1), o életron absorve energia.
  3. 3. QUESTÃO 03 (Descritor: compreender os conceitos de propriedades e tabela periódica.) Assunto: Estrutura atômica. De acordo com os conceitos de propriedades periódicas e tabela periódica, marque a opção CORRETA. a) O caráter metálico cresce com o número atômico nos períodos. b) A terceira energia de ionização de qualquer átomo é sempre menor do que a segunda. c) A camada de valência de um metal alcalino do 4º período possui configuração eletrônica 4s1. d) Os átomos de elementos em um mesmo período têm configuração eletrônica semelhante para os elétrons de valência. QUESTÃO 04 (Descritor: classificar processos em físicos ou químicos.) Assunto: Os materiais e suas propriedades. (UFV-2007) - Para se filtrar a água de piscinas utilizam-se filtros que contêm areia como meio filtrante. A areia utilizada para esse fim deve ter granulometria apropriada, além de ser isenta de matéria orgânica. Para se obter esses critérios de qualidade, a areia deve ser previamente peneirada e posteriormente queimada em fornos rotatórios. Os processos de obtenção dessa qualidade da areia são, respectivamente, a) químico e químico. b) físico e químico. c) químico e físico. d) físico e físico. QUESTÃO 05 (Descritor: analisar o experimento de Rutherford.) Assunto: Estrutura atômica. (PUCMG-2007) - Observe atentamente a representação abaixo sobre um experimento clássico realizado por Rutherford. Rutherford concluiu que a) o núcleo de um átomo é positivamente carregado. b) os átomos de ouro são muito volumosos. c) os elétrons em um átomo estão dentro do núcleo. d) a maior parte do volume total de um átomo é constituído de um espaço vazio. QUESTÃO 06 (Descritor: analisar as propriedades periódicas de um elemento a partir da tabela periódica.) Assunto: Estrutura atômica e tabela periódica. (FUMEC-2006) - Analise este quadro em que estão apresentadas as seis primeiras energias de ionização de um átomo de um ametal localizado no terceiro período da tabela periódica:
  4. 4. Considerando-se as informações desse quadro e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que átomos desse ametal apresentam a) dois elétrons no primeiro nível de energia, oito no segundo e quatro no terceiro. b) três elétrons no último nível de energia. c) eletronegatividade menor que a de qualquer metal do mesmo período. d) raio atômico maior que o de qualquer átomo da mesma família. QUESTÃO 07 (Descritor: analisar gráfico sobre a formação da ligação covalente entre dois átomos de hidrogênio.) Assunto: Ligações químicas. A curva a seguir mostra a variação da energia em função da distância entre os átomos durante a formação da molécula H2, a partir de dois átomos de hidrogênio, inicialmente a uma distância infinita um do outro. Baseando-se nas informações acima, marque a opção VERDADEIRA. a) A formação da ligação covalente absorve energia. b) A formação da ligação covalente leva ao afastamento dos átomos. c) A quebra da ligação covalente necessita de 458 Kj de energia. d) A aproximação dos átomos será maior se a estabilidade dos átomos também for maior. QUESTÃO 08 (Descritor: identificar espécies isoletrônicas a partir da fórmula química.) Assunto: Estrutura do átomo e tabela periódica. ANALISE as espécies químicas representadas a seguir Se2+ , Kr, Fe2+ , Sr2+ , Ga3+ , Br1- Baseando-se nas informações acima, é CORRETO afirmar que são espécies isoeletrônicas. a) Se2+ , Kr e Fe2+ . b) Se2+ , Fe2+ , Sr2+ e Ga3+ . c) Kr, Fe2+ , Sr2+ e Ga3+ . d) Se2+ , Kr, Sr2+ e Br1- QUESTÃO 09 (Descritor: identificar a fórmula química através dos elementos constituintes.) Assunto: Ligações químicas. (UFSCAR-2007) - Na Classificação Periódica, a coluna 1 refere-se aos elementos alcalinos e a coluna 17 refere-se aos halogênios. Metais alcalinos como Lítio, Sódio e Césio reagem com gases halogênios como Cl2. Os produtos das reações dos metais Lítio, Sódio e Césio com o gás Cl2 são sólidos iônicos cujas fórmulas são, respectivamente, a) LiCl2, NaCl, CsCl. b) LiCl, NaCl2, CsCl. c) LiCl2, NaCl2, CsCl2. d) LiCl, NaCl, CsCl. QUESTÃO 10 (Descritor: analisar as conclusões obtidas por Rutherforditar.)
  5. 5. Assunto: Estrutura do átomo. (PUCRS-2007) - Um experimento conduzido pela equipe de Rutherford consistiu no bombardeamento de finas lâminas de ouro para estudo de desvios de partículas alfa. Rutherford pôde observar que a maioria das partículas alfa atravessava a fina lâmina de ouro, uma pequena parcela era desviada de sua trajetória e uma outra pequena parcela era refletida. Rutherford então idealizou um outro modelo atômico, que explicava os resultados obtidos no experimento. Em relação ao modelo de Rutherford, afirma-se que I. o átomo é constituído por duas regiões distintas: o núcleo e a eletrosfera. II. o núcleo atômico é extremamente pequeno em relação ao tamanho do átomo. III. os elétrons estão situados na superfície de uma esfera de carga positiva. IV. os elétrons movimentam-se ao redor do núcleo em trajetórias circulares, denominados níveis, com valores determinados de energia. As afirmativas corretas são, apenas, a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) I, II e III. QUESTÃO 11 (Descritor: identificar as propriedades que são periódicas.) Assunto: Estrutura do átomo e tabela periódica. Todas as propriedades a seguir são periódicas, EXCETO a) o caráter metálico. b) a eletronegatividade. c) a massa atômica. d) a energia de ionização. QUESTÃO 12 (Descritor: relacionar o conceito de densidade com o de solubilidade.) Assunto: Densidade. Um aluno, durante uma aula experimental de química, resolveu fazer o seguinte: Preparou 200 mL de uma solução saturada de açúcar, logo após adicionou vagarosamente 200 mL de água destilada ao béquer que continha a solução e, por curiosidade, colocou uma bolinha de naftalina no sistema. Podemos representar o que ocorreu da seguinte maneira; Em relação ao experimento e aos resultados obtidos é correto afirmar, EXCETO a) No instante inicial, a solução aquosa de açúcar formou uma mistura heterogênea com a água destilada. b) Após algumas horas, a solução de açúcar será diluída pela água destilada. c) No início, a bolinha de naftalina apresenta uma densidade maior que a solução e menor do que a água destilada. d) Após algumas horas, a bolinha de naftalina mudará de altura no béquer devido a sua mudança de densidade. QUESTÃO 13 (Descritor: aplicar o conceito de densidade em um determinado experimento.)
  6. 6. Assunto: Densidade. Usando três frascos e bolinhas idênticas, foram colocadas 3 bolinhas no primeiro frasco, 2 bolinhas no segundo e nenhuma no terceiro; todos foram fechados, conforme figura a seguir. Após a montagem, os três frascos foram totalmente imersos em um recipiente graduado contendo água líquida. Baseando-se no exposto acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, marque a opção CORRETA: a) O frasco III é mais denso que os demais frascos. b) O volume de água deslocado pela imersão dos frascos é o mesmo. c) O frasco I deslocará maior volume de água ao ser imerso. d) Todos os frascos apresentam a mesma densidade. QUESTÃO 14 (Descritor: analisar texto referente à coleta seletiva do lixo.) Assunto: Separação de misturas. A coleta seletiva A coleta seletiva, que consiste basicamente na separação dos materiais que serão jogados no lixo, é a maior aliada dos programas de reciclagem. Para tanto, as pessoas devem ser bem orientadas, separando corretamente os materiais usados na reciclagem, como papel e papelão, vidros, plásticos e latas. Até o momento, no Brasil, os detritos orgânicos não fazem parte da coleta seletiva, ao contrário da Alemanha e outros países europeus que encaminham essa fração do lixo diretamente para a compostagem. Mas não adianta fazer a coleta seletiva se a cidade não tiver infra-estrutura adequada para armazenar e comercializar os produtos. Coleção desafios – Francisco Luis Rodrigues e Vilma Maria Cavinatto Baseando-se no texto e em seus conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que a) a separação do lixo não se justifica caso não haja coleta especial para evitar a mistura novamente. b) a conscientização dos cidadãos é um importante fator que determina o sucesso de programas de reciclagem. c) a separação dos materiais, necessária para a coleta seletiva, diminui o tempo gasto no processo de catação. d) o lixo orgânico no Brasil não é tratado por que não existe capacidade tecnológica disponível. QUESTÃO 15 (Descritor: analisar um processo do cotidiano envolvendo mudança de estado físico.) Assunto: Os materiais e suas propriedades. (UFMG-2003) - Uma certa quantidade de água é colocada em um congelador, cuja temperatura é de - 20° C. Após estar formado e em equilíbrio térmico com o congelador, o gelo é transferido para outro congelador, cuja temperatura é de - 5 °C. Considerando-se essa situação, È CORRETO afirmar que, do momento em que é transferido para o segundo congelador até atingir o equilÌbrio térmico no novo ambiente, o gelo a) se funde. b) transfere calor para o congelador. c) se aquece. d) permanece na mesma temperatura inicial. QUESTÃO 16 (Descritor: analisar texto referente à densidade das águas do mar.)
  7. 7. Assunto: Os materiais e suas propriedades. Uma pessoa flutua sem esforço nas águas do Mar Morto. Lá, para cada litro de água do mar, existem cerca de 360 gramas de sais dissolvidos, enquanto no litoral do Brasil, por exemplo, para cada litro de água do mar, existem cerca de 37 gramas de sais dissolvidos. Baseando-se no exposto acima, é INCORRETO afirmar que a) a densidade da água do mar no Brasil é igual a 0,037 g/ml. b) a densidade de uma pessoa flutuando na água do mar no Brasil tem o mesmo valor para essa pessoa flutuando no Mar Morto. c) a densidade da água do Mar Morto é igual a 0,36 g/cm3 . d) a água do Mar Morto é aproximadamente 100 vezes mais densa que a água do mar no Brasil. QUESTÃO 17 (Descritor: associar corretamente um determinado método de separação com o respectivo procedimento.) Assunto: Separação de misturas. Marque a opção a seguir que relaciona INCORRETAMENTE o procedimento com o método de separação. a) Filtração – o aspirador de pó retendo a poeira. b) Destilação fracionada – uso do alambique para fabricação de aguardente. c) Centrifugação – obtenção da parte sólida do sangue para análise laboratorial. d) Extração – o coador retém as partículas sólidas do café. QUESTÃO 18 (Descritor: associar a fórmula do composto ao tipo de ligação química intertômica existente.) Assunto: Ligações químicas. Marque a opção que associa CORRETAMENTE a fórmula ao tipo de ligação química presente. a) NaCl – Covalente. b) H2O – Iônica. c) Hg – Metálica. d) CO2 – Covalente. QUESTÃO 19 (Descritor: associar uma determinada estrutura ao seu tipo de composto e suas propriedades físicas e químicas.) Assunto: Ligações químicas. Analise a estrutura a seguir: Baseando-se na estrutura acima e em seus conhecimentos sobre ligações químicas, é CORRETO afirmar que a) a força de atração elestrostática está presente entre as espécies de cargas opostas. b) somente as espécies de cargas opostas próximas e que sofrem atração entre si. c) o composto que apresenta essa estrutura possui baixo ponto de fusão e solubilidade em água. d) a estrutura corresponde à um composto de elevado caráter covalente e baixo caráter iônico.
  8. 8. QUESTÃO 20 (Descritor: identificar as propriedades que permitem diferenciar uma amostra de pirita em relação ao ouro.) Assunto: Os materiais e suas propriedades. O mineral pirita é conhecido como “ouro-de-tolo”, por seu brilho amarelo característico. Mas diferenciá-lo do ouro não é difícil: a pirita contém sulfeto de ferro, que reage com ácido clorídrico. Basta pingar umas gotas do ácido e observar se ocorre reação. Além do uso do ácido clorídrico, é possível identificar a pirita a partir das seguintes propriedades físicas e químicas específicas, EXCETO a) densidade. b) ponto de fusão e/ou ebulição. c) solubilidade. d) cheiro. QUESTÃO 21 (Descritor: analisar os efeitos da absorção de calor em diferentes aspectos físicos com a mesma massa de material.) Assunto: Conhecendo um pouco da química. Para a população em geral, uma expressão do tipo “pão sem química” transmite a idéia de um pão isento de substâncias prejudiciais à saúde. Tentando transmitir a idéia desejada, essa expressão é totalmente incorreta, porque a produção do pão utiliza farinha de trigo como matéria-prima e parte dela sofre uma reação química (denominada fermentação). Baseando-se nas informações acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, ao utilizar a expressão “pão sem química” uma pessoa revela desconhecer vários conceitos e processos químicos, EXCETO: a) A Química não é um objeto para que possa ser colocada em um pão. b) A Química é uma ciência, ou seja, um ramo do conhecimento humano que visa compreender melhor alguns acontecimentos que ocorrem na natureza e/ou laboratório. c) Ao fazer o pão, o padeiro utiliza processos químicos (reações químicas). d) Um pão com química é um pão obtido a partir de substâncias e reações químicas nocivas à saúde. QUESTÃO 22 (Descritor: analisar figura referente à absorção de calor pelos materiais.) Assunto: Conhecendo um pouco da química. Com o objetivo de estudar os efeitos da absorção de calor pelos materiais, um estudante propôs a seguinte montagem. Sabendo que o estudante colocou na bandeja A 1 Kg de ferro maciço a 25 °C, e na bandeja B 1 kg de ferro em pó a 50 °C, é CORRETO afirmar: a) A bandeja B terá maior peso devido ao aquecimento que causa um aumento de volume do material. b) A bandeja B terá maior peso devido à forma em pó que permite maior compactação do material. c) As duas bandejas ficarão à mesma altura devido à quantidade em massa de material presente, independente da temperatura e forma. d) A bandeja A terá maior peso devido à estrutura maciça dada ao ferro e à menor temperatura que permite maior aproximação das partículas.
  9. 9. QUESTÃO 23 (Descritor: classificar um sistema em relação ao número de fases presentes.) Assunto: Os materiais e suas propriedades. Os sistemas podem ser classificados em homogêneo ou heterogêneo de acordo com o número de fases. Marque a alternativa que indica CORRETAMENTE o sistema e a sua classificação. a) Sangue – homogêneo. b) Água de coco – homogêneo. c) Granito – homogêneo. d) Ar atmosférico com poeira – heterogêneo. QUESTÃO 24 (Descritor: identificar as diferentes propriedades organolépticas dos materiais.) Assunto: Os materiais e suas propriedades. Os materiais possuem algumas propriedades que nossos sentidos conseguem identificar. Essas propriedades são conhecidas como propriedades organolépticas. Baseando-se no exposto acima, marque a opção que NÃO apresenta uma propriedade organoléptica: a) Cor. b) Sabor. c) Brilho. d) Densidade. II) QUESTÕES ABERTAS QUESTÃO 25 (Descritor: explicar a variação da energia de ionização em termos de eletronegatividade.) Assunto: A estrutura do átomo e tabela periódica. A tabela periódica dos elementos permitiu a previsão de elementos até então desconhecidos. Mendeleev chegou a fazer previsões (posteriormente confirmadas) das propriedades físicas e químicas de alguns elementos que vieram a ser descobertos mais tarde. Acerca disso, considere a seguinte tabela: Elemento A Elemento B Número atômico (Z) 5 14 Raio atômico (r/pm) 83 117 Energia de ionização (I1/kJ mol-1 ) E(g) → E+ (g) + e- 801 787 Eletronegatividade de Pauling 2,04 1,90 Baseando-se nas informações acima, EXPLIQUE a diferença na energia de ionização do elemento A em relação ao B em termos de eletronegatividade. QUESTÃO 26 (Descritor: calcular a quantidade de átomos presentes a partir do seu raio atômico.) Assunto: A estrutura do átomo e tabela periódica. Os alunos de Rutherford realizaram um experimento que levou a introdução de um novo modelo atômico, dando ao átomo uma região central denominada núcleo. Nesse experimento foram atiradas partículas alfa em uma finíssima folha de ouro cuja espessura se estima em torno em 0,0001 cm. Baseando-se no exposto acima e sabendo que o raio do átomo de ouro equivale a 135 pm aproximadamente, CALCULE a quantidade de átomos que estavam enfileirados ao longo de toda a espessura da lâmina de ouro. Dado: 1 pm = 10-12 metros.
  10. 10. QUESTÃO 27 (Descritor: analisar o efeito causado no arranjo estrutural da matéria com a variação da pressão.) Assunto: Os materiais e suas propriedades. A figura a seguir representa um cilindro contendo um gás a baixa pressão. ANALISE-O. Baseando-se na figura REPRESENTE o sistema após a aplicação de uma força no embolo que levou ao aumento da pressão e redução do volume até a sua metade. JUSTIFIQUE sua representação em termos de estrutura da matéria. QUESTÃO 28 (Descritor: determinar o tipo de composto e a ligação química presente através das suas propriedades físicas e químicas.) Assunto: Ligações químicas. Um determinado composto apresenta as seguintes propriedades: • Líquido à temperatura ambiente; • Conduz corrente elétrica no estado sólido e líquido; • Baixo ponto de fusão. Em relação ao exposto acima, faça o que se pede. a) CITE o tipo de ligação presente no composto que apresenta as características citadas acima. b) EXPLIQUE, em termos de estrutura, como o composto indicado no item anterior conduz corrente elétrica no estado sólido. QUESTÃO 29 (Descritor: associar as propriedades físicas de determinados compostos com a sua estrutura molecular.) Assunto: Ligações químicas. A geometria molecular e a polaridade das moléculas são conceitos importantes para predizer o tipo de força de interação entre elas. Considerando os compostos moleculares nitrogênio, dióxido de enxofre, amônia, sulfeto de hidrogênio e água, faça o que se pede. a) CITE aqueles que apresentam o maior ponto de ebulição. b) EXPLIQUE por que o nitrogênio, apesar de envolver um elemento muito eletronegativo, é um gás à temperatura ambiente. QUESTÃO 30 (Descritor: associar as propriedades dos radioisótopos à um modelo atômico.) Assunto: A estrutura do átomo e a tabela periódica. Os radioisótopos, apesar de temidos pela população que os associa a acidentes nucleares e danos ambientais, exercem importante papel na sociedade atual. São hoje praticamente indispensáveis à medicina, engenharia, indústria, hidrologia, antropologia e à pesquisa acadêmica em diversas áreas do conhecimento, por atuarem seja como traçadores radioativos, seja como fontes de radiações. CITE um modelo atômico que permite a explicação da existência de radioisótopos e JUSTIFIQUE a sua escolha.
  11. 11. QUESTÃO 31 (Descritor: explicar o resultado esperado por Geiger e Marsden ao construir um experimento envolvendo a radioatividade.) Assunto: A estrutura do átomo e a tabela periódica. Observe atentamente a representação a seguir sobre um experimento clássico realizado por Geiger e Marsden . EXPLIQUE qual era o resultado experimental esperado pelos alunos de Ernest Rutherford ao construir este experimento. QUESTÃO 32 (Descritor: Explicar o caráter iônico de uma fórmula). Assunto: Ligações químicas. Na tabela a seguir, é reproduzido um trecho da classificação periódica dos elementos. Analise-a. A partir da análise da tabela, faça o que se pede. a) ESCREVA a fórmula mínima do composto formado entre o Al e F e entre Ga e F. b) CITE qual dos compostos do item anterior apresenta maior caráter iônico e JUSTIFIQUE sua resposta em relação a diferença de eletronegatividade. QUESTÃO 33 (Descritor: identificar características de um experimento químico.) Assunto: Os materiais e suas propriedades. No laboratório de química, um grupo de alunos realizou o experimento esquematizado na figura, que simula a fabricação do bicarbonato de sódio, um produto químico de grande importância industrial. O frasco II, imerso em um banho de água e gelo, contém solução aquosa com carbonato de amônio e cloreto de sódio. O frasco I, gerador de gás carbônico, contém “gelo seco” que, quando borbulhado na solução do frasco II, causa uma reação, produzindo o bicarbonato de sódio como único produto sólido. Decorrido o tempo necessário de reação, os cristais de NaHCO3 foram separados e secados. Baseando-se nessas informações, CITE uma evidência que indica que o experimento envolve um fenômeno químico.
  12. 12. QUESTÃO 34 (Descritor: identificar um elemento através de propriedades físicas.) Assunto: Tabela periódica (UFRJ 2008) - O livro “A Tabela Periódica”, de Primo Levi, reúne relatos autobiográficos e contos que têm a química como denominador comum. Cada um de seus 21 capítulos recebeu o nome de um dos seguintes elementos da tabela periódica: Argônio, Hidrogênio, Zinco, Ferro, Potássio, Níquel, Chumbo, Mercúrio, Fósforo, Ouro, Cério, Cromo, Enxofre, Titânio, Arsênio, Nitrogênio, Estanho, Urânio, Prata, Vanádio, Carbono. Escreva o símbolo do elemento que dá nome a um capítulo e corresponde a cada uma das seis descrições a seguir. I – É metal alcalino. II – É líquido na temperatura ambiente. III – É o de menor potencial de ionização do grupo 15. IV – É radioativo, usado em usinas nucleares. V – Aparece na natureza na forma de gás monoatômico. VI – É lantanídeo. QUESTÃO 35 (Descritor: identificar o tipo de líquido presente em frascos fechados através do conhecimento das propriedades dos materiais.) Assunto: Os materiais e suas propriedades. Considere que você tem dois frascos fechados com o mesmo volume de líquido, sem rótulo, e que não podem ser abertos, sendo que em um existe água destilada e, no outro, uma solução alcoólica de concentração igual a 20 % v/v. EXPLIQUE como você faria para determinar a constituição de cada líquido considerando que o material que compõe (vidro) apresenta a mesma massa. QUESTÃO 36 (Descritor: identificar, em um gráfico de resfriamento, as diferentes fases para cada região indicada.) Assunto: Os materiais e suas propriedades. O gráfico abaixo mostra a variação da temperatura em função do tempo, à pressão constante, quando uma substância X é resfriada. Analise-o. Baseando-se nesse gráfico, IDENTIFIQUE qual(is) fase(s) é(são) encontrada(s) em cada região do gráfico. QUESTÃO 37 (Descritor: identificar diferentes métodos de separação em um procedimento técnico.) Assunto: Métodos de separação. A água do mar possui uma quantidade apreciável de íon magnésio, que pode ser extraído e precipitado como hidróxido de magnésio. Posteriormente, o hidróxido é convertido em cloreto por tratamento com ácido clorídrico. Após a evaporação da água, o cloreto de magnésio fundido é submetido à eletrólise. Baseando-se no exposto acima, CITE dois métodos de separação presentes no enunciado.
  13. 13. QUESTÃO 38 (Descritor: analisar e identificar diferentes métodos de separação que envolvem o tratamento da água.) Assunto: Separação de misturas. Considere o esquema abaixo que mostra as etapas de tratamento da água na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP: Baseando-se na figura acima, faça o que se pede: a) IDENTIFIQUE (nomeie e numere de acordo com a figura) dois métodos de separação próprio de mistura heterogênea. b) EXPLIQUE qual a função do Cloro, Flúor, Cal e Carvão antracito. QUESTÃO 39 (Descritor: explicar o método de separação utilizado na produção da vodca.) Assunto: Separação de misturas. A graduação alcoólica que é indicada nos rótulos das bebidas alcoólicas (mostrada em %Vol ou em graus Gay Lussac - 0 GL) indica a percentagem de álcool em volume que a mistura contém. Considerando que a vodca comercial tem graduação igual a 37,5 0 GL, responda à questão abaixo. CITE o nome do método usado no processo de produção da vodca e EXPLIQUE como ele funciona e quando pode ser usado. QUESTÃO 40 (Descritor: analisar a densidade e a solubilidade de diferentes materiais.) Assunto: Propriedades dos materiais. Em um béquer de 250 mL foram adicionados 100 mL de água, 100 mL de clorofórmio, 50 g de cloreto de sódio e duas bolinhas de plástico; uma de densidade 1,10 g/cm e outra com densidade 1,40 g/cm . Após agitação vigorosa, o sistema foi deixado em repouso. O esquema abaixo ilustra o sistema em equilíbrio obtido a 20 °C. Analise-o. Baseando-se no exposto acima, faça o que se pede. a) IDENTIFIQUE a densidade da bolinha presente na fase aquosa e na fase de clorofórmio. b) EXPLIQUE o que aconteceria se fosse adicionado uma maior quantidade de sal, considerando que a fase aquosa já está saturada.

×