Your SlideShare is downloading. ×
Culinária infantil

Cajuzinho, feito misturando:

1 lata de leite condensado
200 gr de coco ralado seco
1 embalagem de ame...
SANDUICHE DE METRO
Em um pão de metro (com gergelim), coloque alface, cenoura ralada, beterraba ralada, presunto,
mussarel...
CREME DE MAÇÃ
INGREDIENTE :
SUSPIRO
06 claras batidas em neve
12 colheres de açúcar
INGREDIENTE
CREME
06 gemas batidas
02 ...
TORTA GELADA DE ABACAXI
BOLO:
06 gemas
03 xícaras de açúcar
01 xícara de água
03 xícaras de farinha de trigo
01 colher de ...
OLHO DE SOGRA
INGREDIENTES:
01 lata de leite condensado
01 pacote de coco ralado
1 ½ xícara de açúcar
01 xícara de água
03...
DOCE DE ABACAXI
INGREDIENTES:
04 pacotes de coco ralado
02 abacaxi
01 vidro de leite de coco
12 ovos
01 kg de açúcar
01 xí...
BOLO DE CHOCOLATE
MASSA:
04 ovos
02 copos de açúcar
02 copos de farinha de trigo
01 copo de chocolate (frade)
01 colher de...
BISCOITO DE POLVILHO(PETA)
INGREDIENTES
04 copos de polvilho
02 copos de oleo
01 copo de agua
Sal a gosto

MODO DE FAZER
P...
MANÉ PELADO
INGREDIENTES
01 kg de massa de mandioca
01 prato de queijo
03 ovos
250grs de manteiga ou margarina
02 copos de...
SFIRRA
INGREDIENTES
01 copo de leite(morno)
½ copo de oleo
01 colher de fermento flexman
01 colher(cha) de sal
01 colher(c...
PIZZA
INGREDIENTES

01 ovo
½ xícara de oleo
01 xícara de leite morno
01 colher rasa de fermento flexman
01 pitada de sal e...
Balas doce de leite
Rendimento: 10 pessoas

Ingredientes:
açúcar 500,00 grama(s)
leite 1,00 litro(s)

Modo de Preparo:
Lev...
Pudim de Queijo
Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes:
açúcar 16,00 col. de sopa
leite 1,00 xic. de chá
maisena 1,00 col. de...
Cocada
Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes:
açúcar 500,00 grama(s)
coco ralado 100,00 grama(s)
leite condensado 1,00 grama...
Bolo Gelado
Ingredientes:
açúcar 2,00 xic. de chá
far. de trigo 2,00 xic. de chá
fermento em pó 1,00 col. de sopa
ovo 4,00...
Sorvete de manga
Ingredientes:
manga 4,00 unidade (s)
água 01 copo ( se necessário )
forminhas para picolé

Modo de prepar...
Maria-mole super leve
Ingredientes:
xícara de karo 1,00 unidade
xícara de açúcar 1,00 unidade
claras em neve bem firme 4,0...
Torta de Morango
Ingredientes:
MASSA
manteiga 100,00 gramas
margarina 100,00 gramas
açúcar 100,00 gramas
sal 1,00 pitada
c...
Bolo de formigueiro
Ingredientes:
ovos 4,00 unidades
farinha de trigo 2,00 xícaras
açucar 2,00 xícaras
manteiga 200 gramas...
Mousse de Jabuticaba
Ingredientes:
água 1,00 litro
leite condensado 1,00 lata
gelatina sem sabor 1,00 pacote
suco de jabut...
ALBONDIGUILLAS CON JAMÓN
Minialmôndegas com Presunto
_____________________________________________________________________...
TORTILLA À LA ESPANÕLA
Omelete Espanhola
______________________________________________________________________________
Re...
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Culinaria Infantil

1,062

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,062
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
22
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcript of "Culinaria Infantil"

  1. 1. Culinária infantil Cajuzinho, feito misturando: 1 lata de leite condensado 200 gr de coco ralado seco 1 embalagem de amendocrem crocante Açúcar para enrolar Amendoim para enfeitar Torta com bolachas torta com massa feita de bolacha maizena batida no processador ou socada, passe na peneira, para que fique bem fininha a farinha conseguida com a bolacha de maizena (pode se com bolacha Maria). Acrescente margarina ou amendocrem a massa. Basta misturar bem, e terá uma bela massa, que pode ser colocada em forma de aro removível, ou então em forma de empada (com uma forminha de papel, dentro da forma de empada). O recheio pode ser feito com salada de frutas, ou doce de leite, ou ainda brigadeiro (que pode ser comprado já pronto). Não vai ao fogo, fica muito gostoso. BOLO DE MARACUJÁ 4 ovos 2 xíc.(chá) de açúçar 2 xíc.(chá) de farinha de trigo 2 colheres(sopa) de margarina 1 xícara(chá) de polpa de maracujá (sem sementes) 1 colher de fermento em pó Bata as claras em neve e reserve. Em outro recipiente acrescente as gemas, a margarina e o açúcar e bata muito bem (até formar um creme). Adicione a farinha e o açúcar e bata muito. Por fim, misture as claras em neve e o fermento (sem bater). Leve ao forno. BOLO DE BANANA ( mesma receita da massa do bolo de maracujá) Na forma, adicione a metade da massa e cubra com bananas picadas (salpique com canela) e acrescente o resto da massa. BOLO DE BETERRABA ( receita do Bolo de Cenoura, suibstituir a cenoura por 1/2 beterraba) Esta receita é ótima para observação, pois quando está líquida a cor é maravilhosa, depois de assada o bolo muda de cor (o gosto e a cor parece com o da receita de Bolo de Cenoura)
  2. 2. SANDUICHE DE METRO Em um pão de metro (com gergelim), coloque alface, cenoura ralada, beterraba ralada, presunto, mussarela, salame, tomate e pepino fatiado, requeijão... enfim use a sua criatividade. (A criançada adora e é um jeito diferente de comer verdura e legumes ) SUCOS DIFERENTES Laranja com couve Laranja com mamão Abacaxi com hortelã Laranja com cenoura Maracujá com laranja Etc Ovinhos de páscoa INGREDIENTES: 1 kg de açúcar 500 g de chocolate em pó 1 garrafa pequena de leite de coco 1 lata de leite em pó MODO DE FAZER: Misturar todos os ingredientes, amassando até obter o ponto de massinha de modelar, desgrudando das mãos. Enrolar os ovinhos e embrulhar no papel alumínio. Colocar nos saquinhos ou papel celofane e colar os desenhos de coelhinhos feitos na aula de artes nas embalagens PUDIM DE CÔCO• INGREDIENTES: ½ kg de açúcar em ponto de fio 05 ovos bem batidos 01 côco ralado 01 colher de farinha de trigo MODO DE FAZER: Bate-se tudo muito bem e leva-se ao forno em forma untada com manteiga PUDIM DE LEITE CONDENSADO INGREDIENTES: 01 lata de leite condensado 01 lata de leite de vaca 03 colheres de coco 04 ovos MODO DE FAZER Bater tudo no liqüidificador, pôr em forma untada com calda e assar em banho Maria.
  3. 3. CREME DE MAÇÃ INGREDIENTE : SUSPIRO 06 claras batidas em neve 12 colheres de açúcar INGREDIENTE CREME 06 gemas batidas 02 colheres de açúcar 01 colher de maizena ½ copo de leite MODO DE FAZER: Junte os ingredientes do creme batidos no liqüidificador com 01 litro de leite adoçado à gosto e leve ao fogo para engrossar, depois de frio colocar 02 colheres de essência de abacaxi. Juntar 01 maçã ralada ao suspiro e pôr para assar em banho Maria em forno brando , caso o forno esquente muito, basta abrir a tampa um pouco. TORTA DE GOIABADA INGREDIENTE: 10 colheres de farinha de trigo 08 colheres de açúcar 02 colheres de manteiga 01 colher de pó royal 02 ovos batidos 01 lata de goiabada casca de limão MODO DE FAZER: Pôr os ingredientes secos em uma vasilha e amassar bem com a raspa do limão acrescentar os ovos e manteiga e amassar bem. Abrir a massa com a mão em um forma untada com manteiga com 2cm de espessura. Derreter a goiabada, deixar esfriar ,pôr sobre a massa. Fazer tirinhas com o restante da massa pôr em cima. Pôr para assar. TORTA JK INGREDIENTES: 150 grs. de bolacha 31 ou champanhe 01 lata de leite condensado 01 lata de leite de vaca MODO DE FAZER: Fazer o creme com os ingredientes. Levar ao fogo, 03 colheres de Nescau, 01 colher de açúcar, 01 xícara de água, embeber as bolachas. Para montar,pôr uma camada de bolacha, uma de creme, e pôr ultimo, bate-se 03 claras em neve com 03 colheres de açúcar 02 colheres de creme de leite sem soro. GELATINA ROSA INGREDIENTES: 01 lata de leite condensado 01 vidro de leite de coco 02 latas de leite de vaca 05 folhas de gelatina branca 01 folha de gelatina vermelha MODO DE FAZER Dissolver a gelatina em banho Maria com um pouquinho de água, depois bater tudo no liqüidificador e pôr para gelar.
  4. 4. TORTA GELADA DE ABACAXI BOLO: 06 gemas 03 xícaras de açúcar 01 xícara de água 03 xícaras de farinha de trigo 01 colher de pó royal casca de 01 limão ralado Bata as gemas ,açúcar ate espumar ,junte a água, continue batendo, pôr os outros ingredientes, e pôr fim as claras em neve com uma pitada de sal Asse o bolo, depois de frio com o auxilio de um pires retire o miolo do bolo,recheie e tampe RECHEIO: Bata 250 grs. de manteiga 03 xícaras de açúcar 01 lata de creme de leite 01 abacaxi picado e escorrido Cobrir o bolo com creme chantily, pôr para gelar, servir no dia seguinte. TORTA SETE CAMADAS INGREDIENTE: 100 grs. de bolacha champanhe 01 lata de compota de pêssego 01 lata de leite condensado 01 lata de creme de leite 03 ovos 01 colher de maizena bem cheia 03 copos de leite MODO DE FAZER: Junta-se o leite de vaca com o leite condensado e a maizena, leva-se ao fogo para engrossar, bata as gemas e misture ao leite, depois de frio pôr 01 colher de essência. Fazer as camadas, a de creme, bolacha, pêssego, creme de leite, coco ralado , repetir as camadas ate acabar os ingredientes, pôr ultimo uma camada de chantily. PUDIM DE LEITE INGREDIENTES: 02 lt de leite 02 xícaras de açúcar 08 ovos MODO DE FAZER: Colocar o leite para ferver com o açúcar pôr 02horas em fogo baixo. Depois de frio ,bater os ovos no liqüidificador ejuntar o leite e bater novamente. Passar em uma peneira muito fina maisde 10 vezes. CALDA: Queimar 01 xícara de açúcar, fazer uma calda grossa euntar a forma. Colocar tudo em uma forma,tampar, pôr para assar em banho Maria. O forno deve ser ligado quando começar a bater o leite. Em forno elétrico assar com todos os botões ligados pôr 20 minutos. AMEIXINHA DE QUEIJO INGREDIENTES 01 Queijo 01 xícara de açúcar 01 xícara de farinha de trigo MODO DE FAZER Amassar com ovos, fazer as bolinhas pôr na calda para cozinhar.
  5. 5. OLHO DE SOGRA INGREDIENTES: 01 lata de leite condensado 01 pacote de coco ralado 1 ½ xícara de açúcar 01 xícara de água 03 ovos MODO DE FAZER: Leve ao fogo ao fogo todos os ingredientes mexendo pôr 10 minutos. Deixe esfriar. Coloque 500 grs. de ameixa preta de molho em água quente pôr 05 minutos, escorra, tire os caroços. Enrole a massa em bolinhas, passe- as no açúcar cristal e recheie as ameixas. Pôr em forminhas de papel. BRIGADEIRO INGREDIENTES 02 latas de leite condensado 08 colheres de Nescau 02 colheres de manteiga 01 colher de mel MODO DE FAZER Pôr para engrossar, quando soltar da panela, pôr para esfriar. Enrolar passar no granulado de chocolate, pôr em forminhas. MOUSSE DE MORANGO INGREDIENTES: 03 folhas de gelatina branca 02 colheres de água fervente 01 lata de leite condensado 01 xícara de morangos picados 02 colheres de suco de limão 03 claras em neve MODO DE FAZER: Amoleça a gelatina em água fria alguns instantes. Escorra, dissolva em água fervente. Bata no liqüidificador o leite condensado, os morangos, suco de limão e a gelatina dissolvida. Retire e misture as claras em neve, leve a geladeira em um pirex. MOUSSE DE LIMÃO INGREDIENTES: 01 lata de leite condensado 01 lata de creme de leite 01 xícara de suco de limão 02 raspa de limão MODO DE FAZER: Bata tudo no liqüidificador, coloque no pirex,polvilhe com raspa de limão, leve a geladeira. MOUSSE DE CHOCOLATE INGREDIENTES: 01 lata de creme de leite 04 gemas 04 claras batidas em neve 04 colheres de açúcar 200 grs. de chocolate garoto MODO DE FAZER: Derreter em banho Maria o chocolate; bater no liqüidificador os ingredientes, misturar as claras e pôr para gelar.
  6. 6. DOCE DE ABACAXI INGREDIENTES: 04 pacotes de coco ralado 02 abacaxi 01 vidro de leite de coco 12 ovos 01 kg de açúcar 01 xícara de mel MODO DE FAZER: Bater tudo no liqüidificador, colocar em uma panela e levar ao fogo. O ponto será quando despregar da panela. RABANADA MODO DE FAZER Misture 01 lata de leite condensado com 01 xícara de água e 01 colher de baunilha. Passe 12 fatias de pão amanhecido pôr essa mistura, escorra e passe pôr 03 ovos batidos. Frite-as em óleo não muito quente, dourando-as pôr igual. Polvilhe com canela e açúcar. PAVÊ DE SORVETE INGREDIENTES: 250 grs. de creme chantily 250 grs. de sorvete de morango 250grs de sorvete de chocolate ½ kg de palito francês 200grs de frutas picadas(pêssego, morango, abacaxi) 100 grs. de passas 01 cálice vinho do porto MODO DE FAZER: Junte as frutas,as passas, rega-se com o vinho.Deixa-se repousar pôr 3 horas. Forra-se uma forma com papel alumínio, coloca-se uma camada de biscoito ,uma de creme, uma de sorvete batido, uma de fruta, termina-se com uma camada de biscoito, leva-se ao congelador até ficar firme. A hora de servir desenforme, cubra todo o pavê com o restante de creme chantily. BOLO PIC NIC INGREDIENTE 01 xícara de manteiga 02 xícaras de açúcar 03 gemas 01 xícara de maizena 02 xícaras de farinha de trigo 01 colher de pó royal 03 claras em neve 01 xícara de leite MODO DE FAZER: Bata-se a manteiga com o açúcar até separar. Acrescente as gemas, leite, maizena, farinha de trigo, pó royal e pôr ultimo as claras em neve. Pôr para assar.
  7. 7. BOLO DE CHOCOLATE MASSA: 04 ovos 02 copos de açúcar 02 copos de farinha de trigo 01 copo de chocolate (frade) 01 colher de pó royal 01 cabo de colher de bicarbonato 01 ½ copo de leite RECHEIO: ½ kg de açúcar(fazer a calda) 03 pacotes de coco de 100 grs. 01 lata de leite condensado Levar ao fogo para engrossar COBERTURA: 04 gemas 250grs de manteiga 01 lata de creme de leite sem soro COBERTURA OPCIONAL: 02 latas de leite condensado 01 colher de manteiga 01 colher cheia de chocolate (frade). BOLACHA DE NATA INGREDIENTES: 02 copos de nata 02 xícaras de açúcar 02 ovos 01 colher de pó royal Farinha de trigo até o ponto de enrolar. Depois de assado passa-se no açúcar. QUEBRADOR INGREDIENTES 01 prato de polvilho doce 01 prato de farinha de trigo 01 prato de queijo ½ prato de manteiga 01 prato de açúcar Leite e ovos até o ponto de sovar. QUEIJADINHA INGREDIENTES 01 xicara de coco ralado 01 lata de leite condensado 01 colher de queijo ralado 02 gemas MODO DE FAZER Misture todos os ingredientes despeje em forminhas de papel ,coloque-as em forminhas de aluminio,por para assar em banho maria ,forno quente ,por 30 minutos.
  8. 8. BISCOITO DE POLVILHO(PETA) INGREDIENTES 04 copos de polvilho 02 copos de oleo 01 copo de agua Sal a gosto MODO DE FAZER Por para esquentar o oleo com a agua,jogar em cima do polvilho,deixar esfriar,amassar com ovos até dar o ponto. Colocar no forno para assar PÃO DE QUEIJO (1) INGREDIENTES 01 prato de porvilho 01 prato de queijo 01 concha de oleo 01 concha de leite 05 ovos 01 colher rasa de sal MODO DE FAZER Esquente o leite,oleo,sal.Jogue em cima do porvilho deixe esfriar.Junte o queijo e ovos até dar o ponto de enrolar.Fazer as bolinhas e por para assar. PÃO DE QUEIJO 06 copos de porvilho 04 copos de queijo 01 copo de agua 01 copo de leite 01 copo de oleo Sal a gosto Escaldar o porvilho com a agua,leite e oleo.Ovos até o ponto de enrolar,(o ponto é mais mole) Assar em forno quente,quando crescer diminuir o fogo. BISCOITO DE QUEIJO INGREDIENTES 04 copos de porvilho 04 copos de queijo 04 colheres de manteiga 04 colheres de oleo 04 ovos Sal a gosto 04 colheres(cha) de pó royal MODO DE FAZER Adicionar Leite até o ponto de enrolar(ponto mais duro).Assar em forno quente. REQUEIJÃO CREMOSO INGREDIENTES 01 lt de leite MODO DE FAZER Separe ½ copo de leite e leve o restante para ferver.Começando a ferver,colocar ½ xicara de vinagre, mexer até talhar.Depois de talhar separar a massa do soro.Colocar no liquidificador,a massa,01 colher de manteiga,01 pitada de sal.Bater acrescentando o restante do leite .Levar à geladeira.
  9. 9. MANÉ PELADO INGREDIENTES 01 kg de massa de mandioca 01 prato de queijo 03 ovos 250grs de manteiga ou margarina 02 copos de açucar 100grs de coco ralado 02 copos de leite MODO DE FAZER Misturar tudo na seguinte ordem(ovos,manteiga,coco,açucar,leite e mandioca).Forno por 40 minutos. PÃES DE BATATA INGREDIENTES: 04 batatas medias cozidas e espremidas ½ kg de farinha de trigo ½ copo de leite 01 colher de manteiga 02 ovos 01 ½ colher de gordura de porco 01 pitada de sal 01 pitada de açucar 01 colher de fermento flexman MODO DE FAZER:Amasse todos os ingredientes,em seguida enrole a massa em uma forma de pão,deixe crescer por meia hora. Pincele com gema de ovo,levar ao forno moderado. ENROLADINHO DE QUEIJO INGREDIENTES 01 copo de leite morno 01 pires de açucar 02 colheres de fermento flexman 01 ovo 01 pitada de sal ½ xicara (café) de oleo 01 colher de manteiga MODO DE FAZER Mexer tudo e acrescentar a farinha de trigo até o ponto.Abrir a massa,corta-la em tirinhas,enrolar em pedaços de queijo.Pincelar com gema.Por para assar. QUEIJO MODO DE FAZER Medir o leite,por para esquentar até 40 graus.Para 1 litro de leite por 05 gotas de qualho.Por sal a gosto,deixar qualhar em uma vasilia sem mexer.Depis de qualhar,por em formas e espremer bastante.Por em geladeira,comer no dia seguinte.
  10. 10. SFIRRA INGREDIENTES 01 copo de leite(morno) ½ copo de oleo 01 colher de fermento flexman 01 colher(cha) de sal 01 colher(cha) de açucar Farinha de trigo até o ponto de enrolar RECHEIO:Carne moida crua,tomate picado,todos os temperos. PASTEL INGREDIENTES 01 ovo 01 xicara(café)de leite ou agua 01 pitada de sal 01 colher(cha) de pó royal 01 colher de manteiga 01 colher de whisk MODO DE FAZER Farinha de trigo até o ponto de espichar a massa. MAIONESE INGREDIENTES 01 ovo 01 colher de limão 01 colher de vinagre 01 colher(cha)de sal 01 colher(café)de açucar 01 colher(cha)de mostarda 01 xicara de azeite. MODO DE FAZER Coloque no liquidificador todos os ingredientes e bata ate dar o ponto desejado , se necessario adicione mais azeite. SOUFLÊ DE MILHO INGREDIENTES 10 espigas de milho cortadas,afogadas e cozidas Em uma panela: 02 colheres de farinha de trigo 03 colheres de queijo ralado 01 colher de manteiga 04 ovos batidos 01 colher(chá) de pó royal MODO DE FAZER Pôr leite até virar um mingau grosso sem levar ao fogo. Pôr em um pirex, levar ao forno para assar, enfie um palito, se sair limpo, já está bom.
  11. 11. PIZZA INGREDIENTES 01 ovo ½ xícara de oleo 01 xícara de leite morno 01 colher rasa de fermento flexman 01 pitada de sal e açúcar Farinha de trigo até o ponto de abrir no taboleiro, (ponto mole). RECHEIO: 01 camada de mussarela 01 camada de presunto Na hora de assar, pôr em cima tomates picados, cebola,temperos a vontade. RAVIOLES MASSA: 03 ovos 01 colher de manteiga 01 xícara de leite Sal e queijo à gosto Farinha de trigo até dar o ponto de uma massa lisa e delicada MODO DE FAZER: Depois de amassar bem, abra a massa com um rolo, corte em rodelas com o auxílio da boca de um copo. RECHEIO: Recheie com ameixas, carne, camarão, presunto ou queijo. Jogue-os em água fervente para cozinhar. Faça um molho refogado com azeitonas, ervilhas e coloque por cima dos ravioles. Polvilhe com queijo ralado. NHOQUE INGREDIENTES 02 xícaras de purê de batata 01 colher de manteiga 01 ovo 01 colher de açúcar Sal e queijo ralado à gosto Farinha de trigo até obter uma massa lisa MODO DE FAZER Depois de misturar bem a massa, enrole, corte e ponha para cozinhar em água fervente, quando vierem à tona tire-os com uma espumadeira, regue com molho e queijo ralado, leve ao forno para gratinar. COBERTURA DE CHOCOLATE PARA SORVETE INGREDIENTES 08 colheres de Nescau 03 colheres de açúcar 01 colher de manteiga 01 xícara de leite Pôr para ferver, deixar engrossar, servir em cima do sorvete ainda quente.
  12. 12. Balas doce de leite Rendimento: 10 pessoas Ingredientes: açúcar 500,00 grama(s) leite 1,00 litro(s) Modo de Preparo: Leve o leite ao fogo e deixe ferver, até diminuir pela metade. Junte o açucar, peneirado, aos poucos. Mexa até desgrudar do fundo da panela. Retire do fago e bata com uma colher de pau, até começar a endurecer. Despeje sobre pedra (untada). Corte as balas antes de esfriar completamente. Armazene em vidros com tampa bem vedada. Bolo de Leite Condensado Rendimento: 4 pessoas Ingredientes: coco ralado 100,00 grama(s) fermento em pó 1,00 col. de sopa Leite condensado 1,00 lata (s) ovo 3,00 unidade(s) Modo de Preparo: Misture bem todos os ingredientes. Derrame a massa em assadeira untada. Asse em forno médio. Brigadeirão Rendimento: 8 pessoas Ingredientes: açúcar 0,25 xic. de chá chocolate em pó 1,00 xic. de chá creme de leite 1,00 lata(s) leite condensado 1,00 lata(s) manteiga 1,00 col. de sopa ovo 3,00 unidade(s) Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por alguns segundos. Coloque numa forma redonda furada e untada com manteiga e asse no microondas em potência alta por 8 minutos. Desenforme morno. Manjar Branco Rendimento: 4 pessoas Ingredientes: açúcar 3,00 col. de sopa água 2,00 xic. de chá ameixa 8,00 unidade(s) leite de coco 1,00 litro(s) maisena 4,00 col. de sopa Modo de Preparo: Deixe as ameixas de molho na água no dia anterior. No dia seguinte, ferva a água e as ameixas, até formar uma calda grossa. Dissolva a maisena na outra metade do leite de côco e junte ao que está no fogo. Mexa até engrossar. Despeje em forma molhada e leve à geladeira. Desenforme depois de frio. Derrame sobre o manjar as ameixas e a calda que se formou. Sirva gelado.
  13. 13. Pudim de Queijo Rendimento: 4 pessoas Ingredientes: açúcar 16,00 col. de sopa leite 1,00 xic. de chá maisena 1,00 col. de sopa margarina 0,50 col. de sopa ovo 3,00 unidade(s) queijo parmesão 3,00 col. de sopa Modo de Preparo: Caramelize uma forma com 1/4 do açucar. Bata o açúcar restante com as gemas. Junte o leite e o queijo parmesão ralado. Adicione a margarina e as claras em neve. Bata bem. Despeje na forma caramelizada. Asse em banho-maria e desenforme depois do frio. Bolo de Cobertura Crocante Rendimento: 8 pessoas Ingredientes: açúcar 1,50 xic. de chá água 0,50 xic. de chá amêndoa 50,00 grama(s) canela 2,00 col. de café far. de trigo 2,00 xic. de chá fermento cubo 40,00 grama(s) leite 2,00 xic. de chá limão 1,00 unidade manteiga 0,50 xic. de chá margarina 1,00 xic. de chá ovo 2,00 unidade(s) sal 0,50 pitada(s) Modo de Preparo: Dissolva o fermento em um pouco de leite morno. Bata bem os ovos. Junte 1/3 do açúcar, a manteiga, a farinha e o fermento, batendo a cada ingrediente. Junte o restante do leite morno, o sal e a casca do limão ralada. Cubra a massa e deixe crescer até dobrar de volume novamente. Cobertura Misture o restante do açúcar, as amêndoas picadas, a margarina e a canela. Polvilhe a cobertura sobre a massa Asse em forno médio. Arroz Doce Rendimento: 6 pessoas Ingredientes: açucar 3,00 xic. de chá arroz 3,00 xic. de chá canela 3,00 col. de sopa gema de ovo 6,00 unidade(s) leite 1,50 litro(s) Modo de Preparo: Cozinhe o arroz no leite ( reserve um pouco) em fogo brando, mexendo sempre. Quando o arroz estiver quase cozido, junte o açúcar e as gemas desmanchadas no leite restante. Depois de pronto, polvilhe a canela.
  14. 14. Cocada Rendimento: 4 pessoas Ingredientes: açúcar 500,00 grama(s) coco ralado 100,00 grama(s) leite condensado 1,00 grama(s) leite de coco 200,00 mililitros Modo de Preparo: Misture todos os ingrediente e leve ao fogo. Mexa até desgrudar do fundo da panela. Despeje sobre o mármore. Deixe esfriar e corte em losangos. Doce de Abóbora Rendimento: 6 pessoas Ingredientes: abóbora 1,00 Kilo(s) açúcar 1,50 Kilo(s) coco ralado 3,00 xic. de chá Modo de Preparo: Cozinhe a abóbora cortada em cubos. Junte a abóbora, o açúcar e o coco ralado e leve ao fogo brando. Mexa e deixe apurar, até aparecer o fundo da panela. Sorvete de Leite Condensado Rendimento: 4 pessoas Ingredientes: gema de ovo 2,00 unidade (s) leite 3,00 xic. de chá leite condensado 1,00 lata (s) maisena 0,50 col. de sopa Modo de Preparo: Dissolva as gemas e a maisena no leite frio. Despeje esta mistura em uma panela, junte o leite condensado e leve ao fogo brando. Mexa até engrossar , sem deixar levantar fervura. Despeje em forminhas de gelo e leve ao congelador. Doce Nevado Rendimento: 10 pessoas Ingredientes: achocolatado em pó 5,00 col. de sopa açúcar 200,00 grama(s) clara de ovo 10,00 unidade(s) leite 1,00 litro(s) limão 1,00 unidade(s) maisena 1,50 col. de sopa Modo de Preparo: Bata as claras em neve e junte o açúcar até obter um suspiro firme. Raspe a casca do limão e coloque as raspas no leite as colheradas. Deixe cozinhar em fogo baixo. Retire as bolas do leite e coloque-as em taças. Deixe o leite esfriar. Dissolva nele a maisena e o achocolatado em pó. Leve de volta ao fogo e mexa até engrossar um pouco. Derrame a calda sobre as bolas. Sirva gelado.
  15. 15. Bolo Gelado Ingredientes: açúcar 2,00 xic. de chá far. de trigo 2,00 xic. de chá fermento em pó 1,00 col. de sopa ovo 4,00 unidade(s) suco laranja 200,00 mililitros Modo de preparo: Bata as gemas com o suco de laranja. Acrescente o açúcar, a farinha de trigo, as claras batidas em neve e o fermento em pó. Asse em assadeira levemente untada e enfarinhada. Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira. Sirva bem gelado. Abacaxi com Creme Ingredientes: abacaxi 1,00 unidade açúcar 50,00 grama(s) água 0,50 litro(s) creme de leite 1,00 lata (s) gelatina fruta 170,00 grama (s) Modo de preparo: Escorra o soro do creme de leite. Lave e descasque o abacaxi, retire o miolo duro e corte-o em pedaços pequenos. Misture a água e o açúcar, junte o abacaxi, e leve ao forno para cozinhar. Junte a gelatina e mexa até dissolver o pó. Retire do fogo. Junte o creme de leite e misture. Divida em tacinhas e leve à geladeira. Sirva gelado. Bolo de maçã Ingredientes: açúcar 200,00 grama (s) far. de trigo 200,00 grama (s) fermento em pó 2,00 col. de café maçã 1,00 unidade manteiga 4,00 col. de sopa ovo 4,00 unidade (s) sal 1,00 pitada (s) Modo de preparo: Bata as claras em neve e junte as gemas uma a uma e batendo sempre. Bata a manteiga com o açucar. Junte as claras batidas. Peneire juntos a farinha de trigo e o fermento e junte este pó ao creme. Misture bem. Despeje a massa em forma untada. Descasque e corte a maçã em fatias finas. Coloque as fatias sobre a massa. Leve o bolo ao forno médio. Milkshake de Creme Ingredientes: xícara de sorvete de creme 1,00 unidade (s) copinho de iogurte natural 1,00 unidade (s) xícara de leite 1,00 unidade (s) xícara de germe de trigo 0,50 unidade(s) Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes no copo do liquidificador. Ligue e conte até 10. Desligue e sirva em copo alto com canudinho
  16. 16. Sorvete de manga Ingredientes: manga 4,00 unidade (s) água 01 copo ( se necessário ) forminhas para picolé Modo de preparo: Lave as mangas, descasque e corte em pedaços não muito grandes. Coloque no copo do liquidificador. Tampe e bata por 10 segundos. Se a mistura estiver muito espessa e emperrar o liquidificador adicione água. Bata por 10 segundos até obter um creme. Despeje em forminhas para sorvete e leve ao congelador por 4 horas. Pavê de morangos Ingredientes: lata de leite condensado 1,00 unidade (s) a mesma medida de leite de vaca ovos 3,00 unidade (s) pacote de bolachas champagne 1,00 unidade (s) lata de creme de leite 1,00 unidade (s) colheres (sopa) de açúcar 2,00 unidade (s) caixa pequena de morangos 1,00 unidade (s) Modo de preparo: Separe as claras das gemas. Em uma panela, misture o leite condensado, o leite e as gemas. Leve ao fogo brando, mexendo sempre com uma colher de pau, para engrossar. Despeje esse creme em um pirex. Por cima do creme coloque as bolachas champagne, uma ao lado da outra. Separe 4 morangos e bata o restante no liquidificador com o açucar. Despeje os morangos sobre as bolachas. Bata as claras em neve na batedeira Adicione o açúcar às claras e bata por mais 30 segundos. Fora da batedeira adicione o creme de leite. Coloque essa mistura como última camada. Leve à geladeira por mais 3 horas para endurecer. Tire da geladeira, corte os morangos reservados ao meio e decore o pavê. Mousse de Manga Ingredientes: gelatina sem sabor 1,00 pacote( 12 gramas ) água 5,00 colheres de sopa creme de leite sem soro 1,00 lata mangas sem caroços 3,00 unidades mangas para cobertura 2,00 unidades Açúcar a gosto cravo-da-índia moído 12 colherinha claras em neve 3,00 unidades Modo de preparo: Dissolva a gelatina na água e leve ao banho-maria, misturando bem. Deixe mornar. Bata as três mangas no liquidificador e acrescente o creme de leite, açúcar e cravo-da-índia. Misture bem os ingredientes e em seguida acrescente as claras em neve. Coloque na forma untada e molhada, com cavidade no meio, e leve à geladeira. Um pouco antes de servir, prepare a cobertura da mousse, batendo uma manga no liquidificador. Pique a outra em pedacinhos e ponha em cima da mousse. Por último junte à manga batida no liquidificador quatro colheres de sopa de vinho branco seco. Misture e despeje sobre a mousse. Decore a gosto. Volte à geladeira. Guarde essa receita com carinho. Quando a estação de mangas passar, ela não deve ser jogada fora. Com um pouco de criatividade é possível fazer outras mousses deliciosas Substitua as mangas por morangos, uvas, maracujá ou limão. É só calcular bem as substituições.
  17. 17. Maria-mole super leve Ingredientes: xícara de karo 1,00 unidade xícara de açúcar 1,00 unidade claras em neve bem firme 4,00 unidades gelatina em pó sem sabor 1,00 pacote (12g) coco ralado 1,00 pacote (50g) Modo de preparo : Leve ao fogo o karo com o açúcar e 1 xícara de água, deixando ferver sem mexer por 15 minutos (ponto de bolha). Despeje aos poucos, sobre as claras, sem desligar a batedeira. Acrescente a gelatina previamente amolecida em12 xícara de água e dissolva em banho-maria. Continue batendo até ficar consistente. Coloque numa assadeira retangular (média) untada. Leve à geladeira até endurecer. Corte com o cortador no formato desejado e passe no coco ralado. Frapé Karolino Ingredientes: xícaras de leite 2,50 unidades xícara de leite de coco 1,00 unidade xícara de karo 0,50 unidade bolas de sorvete de creme 6,00 unidades xícara de chocolate em pedacinhos 0,50 unidades Modo de preparo: Bata no liquidificador os 4 primeiros ingredientes. Junte o chocolate e sirva a seguir Licor de Jabuticaba Ingredientes: Jabuticaba 5,00 litros água 3,00 litros açucar refinado 2,00 kg vodka 1,00 garrafa conhaque 1,50 garrafa Modo de preparo: Lave bem as jabuticabas. Coloque-as numa panela com a água, deixando em fogo lento até que as frutas se abram. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Extraia a polpa das jabuticabas com o espremedor e torne a levar ao fogo, juntado quase 2 kg de açucar refinado. Aproveite toda a água em que as jabuticabas foram cozidas. Deixe ferver durante cerca de meia hora. Apague o fogo e deixe esfriar bem. Passe por uma peneira fina e acrescente a vodka e o conhaque. Misture muito bem e filtre, colocando um chumaço grande de algodão no fundo do funil. Troque o algodão de vez em quando para que fique bem filtrado. Deixe em garrafas hermeticamente fechadas por 30 a 60 dias. Se preferir um licor mais fraco, diminua a dose de vodka. Bolinhas de banana Ingredientes: açucar 4,00 xic. de chá banana 6,0 unidade(s) manteiga 1,00 col. de sopa Modo de preparo: Descasque e pique as bananas. Leve ao fogo brando as bananas, o açucar e a manteiga. Mexa até as bananas derreterem e o creme engrossar. Retire, deixe esfriar e molde as bolinhas. Se desejar, polvilhe com confeitos. Coloque em forminhas de papel.
  18. 18. Torta de Morango Ingredientes: MASSA manteiga 100,00 gramas margarina 100,00 gramas açúcar 100,00 gramas sal 1,00 pitada canela em pó 1,00 pitada ovo 1,00 unidade far. de trigo 300,00 gramas RECHEIO leite 0,50 litro açúcar 1,00 xic. de chá gemas 3,00 unidades açúcar (separado) 100,00 gramas far. de trigo 0,50 xic. de chá leite 0,50 copo morango 2,00 caixas Modo de preparo: Amasse os ingredientes da massa com as pontas dos dedos até formar uma massa homogênea. Leve à geladeira. Enquanto isso prepare o recheio. Leve ao fogo meio litro de leite e deixe ferver. Junte uma xícara da chá de açucar. À parte, bata as três gemas, 100 gramas de açucar, meia xícara de farinha de trigo e meio copo de leite. Adicione essa mistura ao leite fervendo e mexa até engrossar e virar um creme. Retire a massa da geladeira e com ela forre o fundo e os lados de uma forma redonda refratária. Leve ao forno para assar e deixe corar. Quando esfriar, distribua o creme. Cubra-os com morango previamente lavados e picados ao meio. Por cima dos morangos jogue uma cobertura feita à parte para dar um brilho especial, misturando em uma panela um copo grande de água, um copo de açucar, uma colher de maisena, uma colher de polvilho e gotas de anilina amarela. Leve ao fogo e retire quando formar uma caldinha. Deixe a torta na geladeira até a hora de servir. Biscoito de Ameixa Ingredientes: farinha de trigo 4,00 xícaras açucar 4,00 xícaras ovos 6,00 unid manteiga 1,00 colher leite 1,00 xícara fermento em pó 1,00 colher sal 1,00 pitada Modo de preparo: Bata a manteiga e o açúcar. Junte as gemas e continue batendo. Acrescente a farinha de trigo peneirada com o fermento, o sal e o leite. Por fim, despeje as claras batidas em neve. Asse em tabuleiro comprido e bem untado. Depois de assado, corte ao meio, recheie (um dica são ameixas) e cubra com glacê ou passe açucar refinado. Antes de servir, corte em quadradinhos. Não deixe que a massa fique muito alta. Se puder, asse os biscoitos em mais de uma fornada, em tabuleiros grandes, para que os biscoitos fiquem mais delicados. Sirva com suco de frutas ou refrigerantes.
  19. 19. Bolo de formigueiro Ingredientes: ovos 4,00 unidades farinha de trigo 2,00 xícaras açucar 2,00 xícaras manteiga 200 gramas fermento em pó 1,00 colher leite 250 ml sal 1,00 pitada coco ralado 1,00 pacote pequeno chocolate granulado 200 gramas Modo de preparo: Bata as gemas e o açucar. Adicione a farinha, o leite, a manteiga e o sal. Bata bem, junte o coco ralado e, por último, o fermento e as claras em neve, misturando apenas. Despeje metade da massa numa forma untada. Polvilhe metade do chocolate granulado. Cubra com a outra metade da massa e leve ao forno quente para assar. Cobertura: Enquanto assa o bolo, prepare a cobertura com uma lata de creme de leite com soro, 3 colheres cheias de chocolate em pó, 3 colheres de açucar e uma pitada de sal. Misture bem até formar um mingau grosso. Despeje sobre o bolo ainda quente e polvilhe o chocolate granulado. Torta de Rocambole Rendimento: 20 pessoas Ingredientes: açucar 6,00 col. de sopa água 3,00 col. de sopa far. de trigo 6,00 col. de sopa fermento em pó 1,00 col. de café geléia de goiaba 8,00 col. de sopa leite 0,50 litro(s) maisena 3,00 col. de sopa manteiga 250,00 grama(s) ovo 6,00 unidade(s) pêssego 250,00 grama(s) Modo de preparo: Bata as claras em neve, acrescente as gemas e metade do açucar. Bata novamente. Peneire juntos a farinha de trigo e o fermento em pó. Coloque a massa em uma assadeira untada e asse em forno quente. Desenforme sobre um plástico limpo. Recheio com a géleia de goiaba e enrole como um rocambole. Leve á geladeira. Disolva a maisena no leite, misture o açucar e leve ao fogo, mexendo até engrossar. Deixe esfriar. Bata a manteiga até ficar cremosa e misture o creme de maisena. Fatie o rocambole e disponha camadas numa travessa. Coloque sobre o rocambole os pêssegos picados e sobre eles uma camada de creme, repetindo as camadas até terminar com o rocambole. Sirva gelado. Obs: O recheio é suficiente para rechear dois rocamboles. Flocos Kid Ingredientes: bolo de chocolate 1,00 fatia sorvete de flocos 3,00 bolas Decoração: 3 colheres (sopa) de cobertura de chocolate Modo de preparo: Esfarele a fatia do bolo até obter uma espécie de farofa ( você vai precisar de quatro colheres (sopa) de farofa de bolo). Coloque as bolas de sorvete de flocos em um prato de sobremesa, uma ao lado da outra, e polvilhe com a farofa de bolo. Regue com a cobertura de chocolate e sirva em seguida.
  20. 20. Mousse de Jabuticaba Ingredientes: água 1,00 litro leite condensado 1,00 lata gelatina sem sabor 1,00 pacote suco de jabuticaba 1,00 copo ovo 2,00 unidade(s) Modo de preparo: Suco: Leve um litro de jabuticaba, com casca e polpa, ao fogo com a guá para esquentar. Espere esfriar, esprema as jabuticabas e coe. Mousse: Bata no liquidificador, o leite condensado, a gelatina dissolvida em meia xícara de chá de água fervendo, e o suco da jabuticaba. Separe as claras, bata-as até ficarem em neve, e misture-as com o resto dos ingredientes. Despeje em um pires ou tacinhas individuais. Leve para gelar. Geleia salgada de Jabuticaba Ingredientes: jabuticaba 5,00 litro(s) açucar 2,00 copos americanos alho à gosto sal à gosto Modo de preparo: Esmague as jabuticas com a mão, coe em peneira de taquara ou plástico. Leve esse suco ao fogo, de preferência em tacho de cobre ou alumínio. Deixe dar ponto de geléia. Acrescente o tempero. Por último acondicione em vasilhame de vidro. Para conservar pode ficar fora de refrigeração. Mango Mix Ingredientes: xarope de groselha 3,00 colheres (sopa) melancia picada 1,00 xícara (chá) melão picado 1,00 xícara (chá) sorvete de manga Yopa 3,00 bolas Decoração: Folhas de hortelã Modo de preparo: Coloque o xarope de groselha em uma taça e acrescente a melancia e o melão picados. Por cima, coloque as bolas de sorvete de manga, decore com as folhas de hortelã e leve em seguida à mesa. Variações: Esta taça também fica muito gostosa se você substituir o sorvete de manga por sorvete de creme ou de abacaxi. Se você preferir, use vinho licoroso ou vinho do Porto em vez de xarope. Granita de Champanhe Ingredientes: Cubos de gelo triturado 5,00 cubos Champanhe doce 7,00 colheres (sopa) Sorvete de creme Yopa 3,00 bolas Decoração: Violetas comestíveis passadas em açúcar Modo de preparo: Coloque quatro colheres (sopa) do gelo triturado em uma taça e regue com o champagne. Acrescente as bolas de sorvete de creme e junte o gelo triturado restante. Decore com as violetas e sirva imediatamente. Variação: Se você preferir, substitua o champanhe por vinho tinto. Dica: Lave as violetas delicadamente, escorra e pincele comum pouco de clara de ovo. Em seguida, polvilhe com açúcar cristal e deixe secar. Elas ganharão um bonito aspecto cristalizado.
  21. 21. ALBONDIGUILLAS CON JAMÓN Minialmôndegas com Presunto ______________________________________________________________________________ Rendimento: 15 a 20 minialmôndegas Tempo de preparo e resfriamento: cerca de 40 a 45 min Tempo de cocção: 15 a 20 min ______________________________________________________________________________ 350g de carne de porco crua magra 150g de presunto cru, cortado em fatias grossas 1 ovo batido 6 colheres (sopa) de farinha de rosca 2 colheres (sopa) de cebola, picada fininho 1 colher (sopa) de salsinha, picada fininho sal e pimenta azeite de oliva para fritar farinha de trigo para polvilhar ______________________________________________________________________________ Moa a carne de porco e o presunto juntos. Adicione o ovo batido, a farinha de rosca, a cebola, a salsinha, sal e pimenta a gosto. Misture bem com as mãos. Faça bolinhas pequenas, do tamanho de nozes, coloque-as numa assadeira e deixe na geladeira até ficarem firmes. Aqueça um pouco de azeite em uma frigideira grande. Passe as pequenas almôndegas na farinha, cobrindo-as bem, e frite no azeite quente até ficarem douradas, virando-as de tempos em tempos. Retire da frigideira, escorra e sirva quentes ou frias. _____________________________________________________________________________ PAELLA À LA VALENCIANA ______________________________________________________________________________ Para 4 a 6 pessoas Tempo de preparo: 30 min Tempo de cocção: 30 min ______________________________________________________________________________ 1 pitada de açafrão 1/2 litro de caldo de galinha morno 6 colheres (sopa) de azeite 4 dentes de alho socados 1 cebola grande, descascada e picada 500g de galinha crua, cortada em cubos 1 pimentão vermelho, cortado em tiras finas 200g de arroz de grão longo 1/2 xícara (chá) de ervilhas frescas 1 dúzia de mexilhões grandes, nas conchas, limpos e escorridos 4 tomates descascadas, sem sementes e cortados em oito 1 colher (sopa) de salsinha, picada fininho 200g de camarões médios, limpos sal e pimenta ______________________________________________________________________________ Deixe o açafrão de molho no caldo morno. Aqueça o azeite em uma frigideira grande e pesada. Coloque o alho e a cebola no azeite quente, mexendo bem. Acrescente a galinha. Refogue em fogo brando até a cebola ficar transparente. Adicione as tiras de pimentão e o arroz e mexa até ficarem cobertos com o azeite. Refogue por mais 1 min e adicione o caldo de galinha com açafrão. Misture bem e deixe cozinhando em fogo baixo por 15 min. Adicione as ervilhas e deixe cozinhando por 5 min. Acrescente os mexilhões e os tomates. Continue a cozinhar em fogo brando até todos os mexilhões abrirem (descarte os que não abrirem). Acrescente a salsinha e os camarões ficarem e deixe no fogo por mais uns 3 min, ou até os camarões ficarem cozidos. Tempere a gosto e sirva imediatamente. Dica: Você pode usar sobras de frango cozido, acrescentado junto aos mexilhões, no final do tempo de cozimento. E, se quiser usar ervilhas em lata, junte-as também no final da cocção.
  22. 22. TORTILLA À LA ESPANÕLA Omelete Espanhola ______________________________________________________________________________ Rendimento: 2 omeletes (para 2 a 4 pessoas) Tempo de preparo: 5 a 10 min Tempo de cocção: 20 min ______________________________________________________________________________ 6 colheres (sopa) de azeite de oliva 4 batatinhas holandesas, descascadas e cortadas em rodelas finas 1 cebola média, picada fininho 1 dente de alho socado 6 ovos 2 colheres (sopa) de leite sal e pimenta ______________________________________________________________________________ Aqueça metade do azeite em uma frigideira em fogo médio e salteie as batatas, sem deixá-las dourar. Adicione a cebola e o alho e tampe. Deixe em fogo até as batatas ficarem macias - por cerca de 10 min. Bata os ovos com o leite e tempere ligeiramente. Aqueça metade do azeite restante em uma frigideira para omeletes e despeje metade dos ovos batidos. Quando os ovos estiverem firmado, espalhe sobre eles metade da mistura de batatas com cebolas cozinhando sobre fogo brando até a parte inferior ficar dourada e a de cima, firme. Dobre a omelete em dois e transfira para um prato aquecido. Faça a segunda omelete, usando o resto do azeite. Sirva quente, com uma salada.

×