Your SlideShare is downloading. ×
Apresentação powerpoint  projeto escola 25 anos
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Apresentação powerpoint projeto escola 25 anos

793
views

Published on

Apresentação Projeto 25 anos da Escola Ruth Holzmann Ribas

Apresentação Projeto 25 anos da Escola Ruth Holzmann Ribas

Published in: Education

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
793
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. CURSO DE TECNOLOGIAS NAEDUCAÇÃO APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TICs
  • 2. ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA RUTH HOLZMANN RIBASCURSISTAS: CLAUDETE AP. SCHNAIDER CLAUDIA DAS GRAÇAS V. CORDEIROESCOLA PÓLO: ESCOLA MUL. JOSÉ HOFFMANNFORMADORA: MARIA DE FÁTIMA MELLO ALMEIDA
  • 3. PROJETOTEMA: ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA RUTH HOLZMANN RIBAS: 25 ANOS DE INSERÇÃO NA HISTÓRIA E TRANSFORMAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLARTURMA: 06 turmas do período da manhãNº DE ALUNOS : 180 alunos
  • 4. JUSTIFICATIVA Neste ano em comemoração aos 25 anos de atuaçãona comunidade, data marcante para todos que fazemparte desta história, sentiu-se a necessidade em levaros alunos a conhecerem a história da escola e suastransformações no decorrer destes anos.
  • 5. OBJETIVOSLevar os alunos a conhecerem o histórico da escola e suas transformações no decorrer destes 25 anos.Valorizar o papel da escola na comunidade escolar onde está inserida.Identificar os profissionais que atuaram na escola.Proporcionar a aquisição de conhecimentos do mundo digital.Utilizar as TICs na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem dos alunos.
  • 6. METODOLOGIA Os trabalhos realizados foram desenvolvidos dentro do tema principal que era os 25 anos da escola. O projeto foi desenvolvido por todas as turmas da escola. Cada professora escolheu um tema para ser trabalhado com os alunos.
  • 7. DESENVOLVIMENTO• As atividades desenvolvidas foram: confecção de painel com fotos da escola onde os alunos puderam verificar as mudanças ocorridas tanto no espaço físico bem como no quadro de professores e funcionários que fizeram parte da história da escola, painel com fotos e histórico da patrona da escola, entrevista com a ex-diretora e ex-aluna da escola, produção de acrósticos , desenhos, caderno de poesias, paródia, música, pesquisa com os pais e confecção de gráficos, mapa do bairro onde a escola está inserida, entre outras atividades.
  • 8. • Realização da Exposição Pedagógica na escola nodia 23/10/2012, para toda comunidade escolar.• VII Exposição Pedagógica no centro de eventos nodia 25/10/2012.
  • 9. FOTOS DAS ATIVIDADES DO PROJETO–EXPOSIÇÃO NA ESCOLA
  • 10. VII EXPOSIÇÃO PEDAGÓGICA
  • 11. AVALIAÇÃOA avaliação ocorreu durante a realização do projeto. Avaliação dos alunos:“No dia da entrevista, eu achei muito legal, porque a diretora Eliete contou a história da Escola Ruth e também ela contou um pouco da história dela”. (Aluna: Leandra 1º/2º)“ Eu gostei da entrevista com a diretora Eliete porque ela contou como era a escola no passado.”( Aluno: Victor 1º/2º)“Eu gostei de ver as fotos da escola, porque eu não sabia como a escola era antes.” ( Aluno: João
  • 12. “Eu gostei muito de trazer celular e maquina fotográfica para tirarfotos da escola. Gostei também de apresentar a música que aprofessora Lucirene fez.” (Aluna: Kathrein-2º/2º)“Eu adorei fazer este trabalho de tirar fotos da escola. Eu acho quea Escola Ruth é muito boa, organizada e a educação daqui éexcelente.” (Aluno: Jessé-2º/2º)“Eu gostei muito porque é legal entrevistar pessoas que nãoconhecemos e saber um pouco de sua vida . Foi mais legal ainda,assistir a entrevista na televisãoPorque a gente viu os erros e rimos todos juntos. Foi muito bomconhecer a ex-aluna Bernadete. (Aluna: Natasha-2º/2º)“Eu achei interessante porque a entrevista teve a participação dosalunos e gostei de saber um pouco da vida escolar da entrevistadaBernadete. Foi bem legal que ela veio na exposição da escola e podever a sua entrevista escrita e também na televisão. Foi um trabalhomuito importante.(Aluno: Luis Gustavo-2º/2º)
  • 13. Avaliação da Diretora : Projeto realizado pela pedagoga Claudete Aparecida Schnaider e pelaprofessora Claudia das Graças Valentim Cordeiro, ambas integrantes do curso TIC. O projeto foi realizado em nossa Escola no mês de outubro e foi de grandeimportância, pois contribuiu para a efetivação do projeto sobre os 25 anos de nossaescola, culminando nas exposições pedagógicas: da Escola e da VII ExposiçãoPedagógica. Durante o desenvolvimento do projeto observou-se o envolvimento dos alunosnos trabalhos, na apresentação artística, na preparação das entrevistas, na escolhadas mídias utilizadas, bem como o sucesso e a expectativa para o dia dasentrevistas e da apresentação dos trabalhos. Os alunos comportaram-se comolegítimos entrevistadores e expectadores. No dia da exposição na escola foi outroponto em destaque a apresentação das entrevistas em forma de registro escritocomo também no vídeo para o público e inclusive para os alunos assistirem. Portanto, este trabalho foi bastante significativo para os alunos, como tambémcontribuiu para o resgate da história da nossa escola para toda comunidade. (Marli Teresinha Mattos Meira – diretora)
  • 14. Avaliação das Professoras :A realização do projeto foi bastante enriquecedora e significativa, pois alunos eprofessores tiveram a oportunidade de fazer o resgate histórico da nossa escola. Observou-se que a utilização dos recursos tecnológicos na práticapedagógica despertou o interesse dos alunos e ao mesmo tempo proporcionou-lhes uma aprendizagem significativa. (Professora Claudete Aparecida Schnaider)O projeto desenvolvido foi de grande importância para que a comunidade escolarreconhecesse o histórico da escola, reformas, profissionais que desempenharamimportante papel na construção dessa história.Observamos os objetivos propostos sendo atingidos quando nossos alunosrealizavam as atividades relacionadas ao tema e na emoção deles ao contemplara exposição onde puderam ver: fotos antigas e recentes, maquetes, poesias,músicas, entrevistas entre outros. (Professora Claudia das Graças Valentim Cordeiro )
  • 15. REFERÊNCIAS ICOMOS (Org.). Carta de Burra (1980). Disponível em: <http://embarecr.com/cartas%20patrimoniais/documentos/CARTA%20DE %20BURRA.pdf>. Acesso em: 25/09/2012 TORNAGHI, Alberto José da Costa. PRADO.Maria Elisabette Brisola Brito.ALMEIDA, Maria Elizabeth Biancocini de. Tecnologias na educação : ensinando e aprendendo com as TIC :guia do cursista 2. ed. – Brasília : Secretaria de Educação a Distância, 2010. Fontes de consulta: Projeto Político Pedagógico da Escola Professora Ruth Holzmann Ribas, Ponta Grossa-2008 Fotos. Filmagens. Fichas funcionais dos professores e demais funcionários. Pasta individual ex-aluna da escola.
  • 16. PowerPoint:Claudete Aparecida SchnaiderClaudia das Graças Valentim CordeiroFotos:Claudete Aparecida Schnaider e alunos do 2ºano do 2º ciclo-BVídeos:Claudete Aparecida Schnaider Ponta Grossa, 11 de novembro de 2012.