Aula de Briefing

4,970
-1

Published on

Aprenda a importância e como montar um bom Briefing para seu plano de Marketing.

Published in: Marketing
0 Comments
10 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
4,970
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
280
Comments
0
Likes
10
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aula de Briefing

  1. 1. Métodos e Técnicas para elaboração do briefing Como fator decisivo para criação publicitária. Flávio de Matos Henrique flamathenri@hotmail.com
  2. 2. Pauta  Tema  Métodos Briefing. e Técnicas para elaboração do  Estratégias  Apresentação de Slides
  3. 3. Definições  Briefing:Significa a passagem de informações de uma pessoa para outra.  O briefing é um direcionamento preciso para o trabalho a ser realizado. Nele, devem estar listados dados sem os quais as possibilidades de erro são enormes.
  4. 4. Por que Fazer um Briefing  O sucesso de um produto está diretamente relacionado à construção de um Briefing completo, claro e objetivo.
  5. 5. Como fazer  Não há regras estabelecidas para escrever um Briefing.  o briefing deve ser um diálogo contínuo entre o anunciante e a agência.
  6. 6. Características de um Briefing  O briefing é um documento que deve conter:    Características da empresa ? Características do mercado em que ela atua? Característica da pesquisa: Problema de marketing, públicoalvo a ser investigado
  7. 7. Itens de um Briefing  Saiba tudo sobre o produto ou serviço       Nome Como é feito? Qual a imagem do produto no mercado? Quais as principais características diferenciadoras em relação à concorrência? Pontos Positivos e Negativos? Possui influências ambientais ou culturais
  8. 8. Itens de um Briefing  Preparando o Mercado    Qual a participação do produto neste mercado, em volume e dinheiro? Qual a evolução deste mercado? Qual é a sazonalidade? Qual o mercado alvo?
  9. 9. Itens de um Briefing  Conheça bem os Consumidores    Qual seu target? Faixa etária, sexo, classe social, ocupação profissional de seus consumidores? Consumidor alvo? Lugar de compra dos consumidores?
  10. 10. Itens de um Briefing  Preço    Anotar o seu preço e do concorrente. Analisar Descontos. Aumento no Preço.
  11. 11. Itens de um Briefing  Conheça melhor ainda seus concorrentes.     Quais os principais concorrentes diretos? Quais os preços praticados pelos concorrentes? Pontos positivos e negativos dos produtos concorrentes? Quais as principais campanhas de propaganda dos concorrentes?
  12. 12. Itens de um Briefing  Objetivo do projeto.    Quais necessidades o produto vai satisfazer ? Quais são os objetivos da empresa? Quem quer atingir, quantidade e o que comunicar?
  13. 13. Itens de um Briefing  Ações de Marketing.  Neste item devemos pensar quais são as possíveis ações que cabem para seu produto?
  14. 14. Itens de um Briefing  Verba e Prazo.   A verba disponível para o job e o prazo. Não esquecendo de perguntar se é flexível ou não.
  15. 15. O que não deve conter em um Briefing  Briefing muito extenso.    Briefing demasiadamente sistematizado.    Ele tende a confundir. Desperdiça-se Tempo. Ele tende a atrapalhar e não a ajudar. o sistema se torna mais importante que a informação . Briefing curto demais.   Deficiências na Informação. Pensamento limitado.
  16. 16. Conclusão  O briefing é um documento vital para definir o foco principal da mensagem da propaganda, que por sua vez, procura ser ousada e criativa. Quanto mais claro, objetivo e bem elaborado for, mais ele será fundamental e facilitará o processo de criação.
  17. 17. Final Dúvidas?
  18. 18. Referências Bibliográficas SAMPAIO, Rafael, Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso, 2ª edição, Rio de Janeiro, Editora Campus, 1999.  Site: www.portaldapropaganda.com.br.  Site: http://www.des1gnon.com 
  19. 19. Exercícios Baseados nos conceitos da aula, como fazer um briefing de qualidade, extraindo todas as informações do cliente?
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×